Pesquisar
Close this search box.

Viagem à Colômbia: dicas essenciais para sua viagem

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Viagem à Colômbia: todas as dicas para você entender melhor o país

Durante sua viagem à Colômbia, você vai descobri que o país é muito mais que o lugar onde Pablo Escobar construiu seu império do narcotráfico e onde nasceu a cantora Shakira: “Waka Waka eh eh“.

A Colômbia nos brinda com diversos aspectos do turismo: é possível mergulhar nas águas claras de San Andrés, caminhar pelas ruas coloridas de Cartagena, ver de perto a vida cultural de Bogotá, passear pelo passado histórico de Cáli e se surpreender com Medellín.

Não é exagero dizer que a Colômbia respira história e cultura e que exibe traços do passado com orgulho de quem constrói um futuro melhor.

Seguro viagem para a Colômbia

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Informações essenciais

Visto

A primeira dúvida que muitas pessoas têm a respeito de uma viagem para a Colômbia é sobre o visto.

Então, vou logo explicar que brasileiros que viajam a turismo não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias.

Este prazo pode ser estendido para mais 90 dias, mas você precisará fazer uma solicitação às autoridades colombianas. De forma geral, o prazo total não ultrapassa os 180 dias.

Se a sua viagem for para estudo ou trabalho, você deve solicitar o visto no Consulado da Colômbia, ainda no Brasil.

Documentos

A entrada pode ser feita com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos e que esteja em bom estado de conservação.

Esta regra vale para todos os viajantes, incluindo crianças e adolescentes.

certidão de nascimento não é aceita para entrar na Colômbia, assim como a carteira de habilitação e qualquer outro documento de identidade, como carteira de trabalho e identidades emitidas por órgão de classe, como OAB e CREA.

Muita gente tem dúvida se a carteira de identidade será aprovada ou não. Grande parte das pessoas tem uma foto mais antiga e isso pode deixar dúvidas nos profissionais da imigração. Por isso, a dica que dou é: tenha um passaporte atualizado.

Viagem para a Colômbia

O passaporte é o documento do viajante e, com ele, você vai para qualquer lugar do mundo. Além disso, você coleciona carimbos, o que ajuda muito para obter vistos como o americano, o canadense e o australiano, por exemplo.

Brasileiros podem usar a carteira de habilitação (CNH) para dirigir na Colômbia.

Comprovantes para ter em mãos

É fundamental ter em mãos os comprovantes de hospedagem, as passagens de ida e volta e outras informações que podem ser solicitadas pelos agentes da imigração.

Se você der uma informação errada ou insegura, o seu processo pode demorar e, sim, você corre o risco de ser barrado na entrada.

Entre todos os países que visitei, a Colômbia foi onde tive mais questionamentos sobre meus planos de viagem, onde iria me hospedar, qual era o motivo da minha viagem.

Como eu estava com tudo bem claro, não tive problemas. Então, é bom estar preparado – esta dica vale para todos os países.

Vacina obrigatória

As doenças que mais frequentemente afetam turistas na Colômbia são o mal de altitude e problemas estomacais e intestinais. A malária e a febre amarela têm ocorrência restrita às zonas da floresta amazônica.

Apesar disso, a vacina contra febre amarela é obrigatória para entrar no país. Sem o Comprovante Internacional de Vacinação (CIVP), você será impedido de embarcar – veja como solicitar o CIVP pela internet.

Também é recomendado pelo governo colombiano tomar outras vacinas, como a antitetânica e a que previne as hepatites A e B, mas isso é uma atitude de prevenção, não uma obrigação.

Câmbio

peso colombiano é a moeda do país, identificada pela sigla COP.

Há notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 50.000, e moedas de 50, 100, 200, 500 e 1.000.

É altamente aconselhável levar dólares e trocar pela moeda local nas casas de câmbio localizadas em aeroportos e hotéis, ou no banco de sua preferência. Evite trocar moeda na rua.

Na chegada ao país, você deverá informar se estiver transportando um montante igual ou superior a USD 10.000 ou o equivalente em outras moedas. Se você não declarar a entrada da moeda estrangeira ou fizer declarações falsas, incompletas, desfiguradas ou equivocadas, as autoridades poderão reter os valores e impor sanções cambiais.

As principais cidades têm caixas eletrônicos nas ruas e nos comércios. Em sua maioria, esses equipamentos funcionam 24 horas e têm opção para o idioma inglês – além do espanhol.

Viagem à Colômbia: dicas essenciais para você entender melhor o país

Não custa lembrar que você não deve entregar seu cartão a estranhos nem revelar sua senha.

A maior parte dos hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais aceita cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard. Alguns lugares recebem, também, American Express e Diners Club.

Embora o uso de cartões de crédito seja comum, em cidades menores eles podem ser recusados.

A maioria das grandes lojas, supermercados, hotéis e restaurantes oferece a modalidade de pagamento com cartão de débito.

Lembre-se que para usar o seu cartão de crédito ou débito na Colômbia ele precisa ser internacional e estar desbloqueado para uso no exterior. Você pode fazer a solicitação diretamente no seu banco ou pelo aplicativo do celular.

Fuso horário

Duas horas a menos que o horário oficial de Brasília.

Língua

O espanhol é a língua oficial do país, porém, há registros de outras 72 línguas e dialetos locais falados regionalmente. Brasileiros, contando com a boa vontade dos colombianos, se comunicam bem com o portunhol.

Clima

O clima na Colômbia é equatorial e as temperaturas são constantes quase o ano inteiro.

As variações no termômetro não são determinadas pelas estações do ano, e sim pela altitude em relação ao nível do mar: quanto maior a altitude, mais baixa é a temperatura.

Ao nível do mar, os termômetros marcam em média 30 graus.

→ Clima na Colômbia: a melhor época de cada cidade

A temporada de chuva, que seria o inverno, acontece de abril a junho e depois de setembro a novembro.

Enquanto a temporada seca, o verão, vai de novembro a março e depois de julho a agosto. É na época de seca que você consegue fazer mais passeios pelo país.

Viagem à Colômbia: dicas essenciais para você entender melhor o país

Saúde

Não há atendimento médico de emergência gratuito aos estrangeiros, a não ser que você tenha um plano de saúde particular que opere em territórios internacionais, por isso, para sua viagem à Colômbia,  é muito importante que você tenha um seguro viagem. 

→ Faça uma cotação do seguro viagem

As grandes cidades da Colômbia têm clínicas e hospitais modernos. Em Bogotá, você pode até encontrar médicos que falam ou entendem português. A qualidade do serviço pode variar de acordo com a região, principalmente fora dos centros urbanos.

Segurança

As grandes cidades colombianas Bogotá, Medellín, Cartagena e Cali, são, em geral, seguras.

Os cuidados básicos que você deve tomar em sua viagem à Colômbia são os mesmos que em qualquer outra cidade latino-americana.

Evite andar com objetos de valor à mostra e sempre de olho e seus pertences, com malas e mochilas, evitando furtos e roubos.

Terrorismo

Ameaças de ataques terroristas são praticamente inexistentes na Colômbia.

Drogas

O país está atuando fortemente contra a produção de cocaína, por isso, a polícia colombiana fica alerta a todo o momento e age rápido – e às vezes violentamente – diante de qualquer suspeita envolvendo maconha ou cocaína, tanto por porte ou uso. As duas drogas são ilegais aqui.

Vida gay

O turismo para o público LGBTQIA+ na Colômbia, principalmente Bogotá, tem recebido investimentos.

O país tem buscado evoluir com práticas amigáveis, transformando este público em um segmento que gere lucro para as regiões. Resultado desse esforço foi receber o prêmio de destino emergente GLBT na Feira Internacional de Turismo de Madrid, em 2017.

Ao longo dos anos, o país tem reafirmado sua posição como um dos mais avançados da América Latina no que diz respeito aos direitos de gays e lésbicas.

Desde 2011, a homofobia é considerada crime, e, em 2015, o governo facilitou o processo legal de mudança de gênero. Em 2016, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado pela Corte Constitucional.

Apesar de terem os direitos preservados, não é comum ver manifestações de carinho entre casais gays em locais públicos.

Comida

Durante sua viagem à Colômbia, a gastronomia será uma experiência à parte.

A história colombiana contribuiu para enriquecer sua culinária, resultando em uma mistura de hábitos indígenas com tradições dos invasores espanhóis.

Além disso, a própria geografia do país influenciou, já que uma parte fica voltada para o oceano Pacífico, outra para o Atlântico e outra para a Amazônia. Isso sem contar a diferença de altitude, que altera o clima e também os sabores.

Sabendo disso já dá para perceber que estamos falando de algo diversificado e exótico.

Prato típico de vários países latino americanos, a ajiaco é uma sopa que tem de tudo. Na receita colombiana, a tradicional leva milho, frango, alcaparras e batata.

Não deixe de provar o arroz de coco, muito popular na região do Caribe. Trata-se do arroz que já conhecemos feito com leite natural de coco e, para um charme extra, é geralmente servido dentro do próprio coco.

Um ótimo acompanhamento para este prato são as tradicionais patacones, pedacinhos fritos de banana da terra, muito crocantes.

Não poderia deixar de mencionar o famoso café colombiano. O café não é, de fato, um prato típico, mas você não pode sair do país sem provar o que é considerado o melhor do mundo para muitos especialistas. Melhor até que o nosso.

Energia elétrica

A tensão elétrica na Colômbia é de 110v e as tomadas são, em geral, de dois pinos chatos, então para sua viagem à Colômbia, não se esqueça de levar um adaptador.

Internet

A maioria dos lugares, como hotéis, cafés e restaurantes, tem internet disponível para uso, o que é muito cômodo.

Aeroportos

A Colômbia é servida por 12 aeroportos internacionais.

O mais importante é o Aeroporto Internacional El Dorado (BOG), que fica em Bogotá, a 15 quilômetros do centro da cidade.

Dele partem a maior parte dos voos internacionais operadas pela Avianca, companhia aérea da Colômbia. Outras companhias são Latam, Copa Airlines, EasyFly, Satena e ADA.

Grandes e importantes cidades do país, como Cartagena, Medellín e Cáli, também têm aeroportos internacionais.

ônibus

O bom de viajar de ônibus na Colômbia é que, mesmo que você decida de última hora, tudo é absolutamente possível.

Quando quiser e para onde quiser, sempre dá para ir de ônibus. E isso, geralmente, é descomplicado e barato.

Em sua maioria, os ônibus colombianos são modernos, têm ar-condicionado, banheiro e alguns têm ainda internet e sistema de entretenimento a bordo,  e guiados por dois motoristas que se revezam nas viagens mais longas.

As principais empresas de ônibus da Colômbia são Expresso Brasilia e Expreso Bolivariano. A Movil Tours faz rotas internacionais para o país.

Transporte público

O ônibus Transmilenio é o principal meio de transporte público de Bogotá.

Trata-se de um sistema de ônibus articulados e corredores exclusivos, com estações de parada próprias. A cidade não tem metrô subterrâneo.

Para trajetos de curta distância, ônibus comuns são mais utilizados e pertencem a várias empresas diferentes, podendo variar na qualidade do serviço. Não há cobrador, por isso, você paga direto ao motorista.

Em Bogotá, todos os táxis usam taxímetro. No norte do país, é possível negociar a tarifa com o motorista, mas isso pode sair mais caro, já que para turistas quase sempre o preço é mais salgado.

De qualquer forma, não se esqueça de perguntar o valor antes de embarcar e verifique se o taxista ligou o taxímetro assim que a corrida começar.

Aplicativos como Uber funcionam bem na maioria das cidades.

Aluguel de carro

Brasileiros podem viajar pela Colômbia de carro usando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas ela deve ser apresentada juntamente com um documento de identificação, que nesse caso pode ser sua carteira de identidade ou seu passaporte.

É necessário, também, apresentar o documento original do veículo.

Para transitar pelas rodovias e cidades colombianas, é obrigatória a contratação do seguro automotivo – chamado de Carta Verde e também identificado pela sigla SOAT.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.

Formulário CheckMig

O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.

→ Como preencher o CheckMig

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Oi, Rosana.
    Vou tentar explicar tudo. 🙂

    San Andrés é o que San Andrés é. Não se pode comparar a outros lugares do Caribe sem entender o que realmente é o lugar.
    A cidade não é bonita, mas o mar é glorioso. Disso ninguém pode reclamar!

    Não me senti inseguro em San Andrés, mas sempre é bom ter os cuidados básicos: não dar bobeira com a bolsa e objetos de valor. Os mesmos que temos em qualquer cidade turística do Brasil.

    Eu gostei muito da comida, arroz, peixe, saladinha e banana (sempre tem banana frita). Há restaurantes de todos os tipos e preços. Não se preocupe!

    Sobre o clima, eu explico tudo aqui: https://www.penaestrada.blog.br/quando-ir-a-san-andres/

    Sobre a altitude de Bogotá. Sim, causa desconforto e é preciso entender como seu corpo vai reagir. Eu só tive dor de cabeça.

    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  2. Altier,
    Eu e meu filho, com 37 anos, estamos indo à Colômbia, passar Natal e Ano Novo.

    Vi num site que SantAndres não é realmente como dizem ser..nessa época muita gente, furtos, pouca estrutura no atendimento….

    Saímos de BH MG direto pra Bogotá….
    Visitaremos Medelin, Cartagena e SantAndres.
    Quero saber sobre:
    Clima
    Segurança
    Alimentação

    Vi que de um ligar para o outro há diferença no Clima devido a altitude.
    E a altitude em Bogotá, realmente traz desconforto?
    Obg.
    Abcs

  3. Oi, Altier!
    Dá pra conhecer a Lagoa de Guatavita e a catedral de sal em Zipaquirá no mesmo dia? Não fica muito corrido?
    Um abraço!

  4. Nossa, que trabalho caprichado… quantas informações importantes. Parabéns e Obrigada!
    Irei em breve e estou me sentindo mais tranquila após conhecer bem por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *