Quanto custa viajar para Cartagena

66

Atualizado em 17 de janeiro de 2018

Muitas pessoas têm me perguntado quanto custou a minha viagem para Cartagena, na Colômbia. Como não acho justo compartilhar um orçamento fechado, compacto e que foi feito com base no meu estilo de viajante, eu resolvi organizar aqui as informações essenciais para que você mesmo saiba quanto custa viajar para Cartagena.

Os preços abaixo são ideais para um viajante econômico, aquele que sempre quer conhecer um lugar novo, que topa economizar sempre que possível, mas que não abre mão do conforto e da segurança. Se você é esse tipo de turista, então este artigo é perfeito para você.

CLIQUE PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE CARTAGENA

Cartagena das Índias foi fundada em 1533, e tem esse nome em homenagem à cidade de Cartagena, na Espanha. Durante todo o período colonial, Cartagena teve um importante papel na administração e na expansão do império espanhol, devido à presença dos vice-reis que habitavam a cidade.

Com os anos, a vida moderna trouxe profundas transformações para Cartagena. As mudanças podem ser percebidas nas áreas econômica, social, política e cultural. Uma grande parcela desse avanço se deve ao desenvolvimento industrial e à consolidação de uma forte classe empresarial, associada à imigração estrangeira.

Ao longo dos anos, Cartagena também se firmou como um importante destino turístico na América do Sul, atraindo para cá viajantes do mundo todo. O centro histórico da cidade, conhecido como Cidade Murada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 1984. Em 2007, sua arquitetura militar foi reconhecida como a quarta maravilha da Colômbia.

Todos os itens estão na moeda local, o Peso Colombiano (COP), mas, no fim do texto, há uma tabela com a conversão para Real dos principais itens apresentados, apenas para comparação.

Transporte

O item mais caro de uma viagem quase sempre é a passagem aérea, mas dá para encontrar voos saindo de São Paulo custando algo em torno de R$ 900. Eu voei de Vitória, no Espírito Santo, a Bogotá pagando R$ 840, incluindo as taxas. Os voos domésticos eu fiz com a Viva Colombia. Se você quiser saber mais detalhes sobre essa companhia aérea de baixo custo, leia: Como é voar Viva Colombia.

Se quiser ter mais mobilidade e preferir alugar um carro, saiba que a diária de um veículo popular aqui custa cerca de COP 150.000. Neste site, você compara os melhores preços e consegue a melhor tarifa da cidade.

A passagem no ônibus municipal custa COP 1.400, e um táxi do aeroporto até a Cidade Murada sai por cerca de COP 8.000.

Se quiser conhecer a cidade a bordo de um ônibus turístico, com direito a embarque e desembarque nas principais atrações da cidade por um período de 24 horas, você terá que desembolsar COP 52.000.

Quanto custa viajar para Cartagena

Vista de Bocagrande a bordo do ônibus vermelho do City Tour.

Hospedagem

Se você vai viajar para Cartagena, é preciso escolher bem onde ficar. Esse é o segundo item que geralmente mais pesa em nosso bolso. Cartagena está cheia de boas opções de hospedagem, e eu já publiquei um artigo que explica onde se hospedar na cidade. Nele, eu mostro as melhores regiões para cada tipo de viajante.

Reserve já o seu hotel em Cartagena e garanta os melhores preços.

Para fazer o seu orçamento, considere COP 70.000 o preço médio de uma diária em hotel três estrelas. Se topar ficar em um hostel, há boas opções custando entre COP 30.000 e COP 55.000. Cartagena tem ainda muitos apartamentos para serem alugados no AirBNB. A média de preços da diária é COP 220.000.

[bdotcom_bm bannerid=”22938″]

Alimentação

Para o nosso perfil de viajante econômico, é possível encontrar refeições saborosas por preços camaradas. O valor médio de um café da manhã é COP 8.000, o almoço varia em torno dos COP 15.000, e o jantar sobe para cerca de COP 22.000.

Para você ter outra referência, o Big Mac – só o sanduíche – custa COP 8.600.

Quanto custa viajar para Cartagena

Um almoço típico: filé de peixe, arroz de coco e banana frita.

Atrações turísticas

As atrações turísticas de Cartagena têm preços que considero justos, e estão na média mundial. Para visitar o Castilho de San Felipe, por exemplo, você pagará COP 14.000, e uma ida ao Museu da Inquisição custa COP 11.000.

O passeio mais famoso da cidade, o que nos leva às praias caribenhas das Ilhas Rosário, custa COP 55.000, sem contar os gastos extras que você terá por lá. Para saber mais detalhes desse passeio e o quanto você vai gastar, leia: Cartagena: o passeio pelas Ilhas Rosário.

Não se esqueça de incluir em seu roteiro um incrível fim de tarde do Café del Mar. Aqui, você deve gastar com petiscos e drinques algo em torno de COP 30.000.

Quanto custa viajar para Cartagena

Castilho de San Felipe

Quanto custa viajar para Cartagena

A Playa Blanca, no arquipélago das Islas del Rosário, é um dos motivos para você viajar para Cartagena.

Quanto custa viajar para Cartagena

O pôr do sol no Café del Mar.

Quanto custa viajar para Cartagena

Você sabe que, quando viajamos para o exterior, o ideal é não fazer a conversão de cada item. Isso pode mascarar o orçamento e dar uma ideia errada de valor. Lembre-se que você estará em um país diferente, em cidades com custos de vida distintos e que o seu lema será não converter.

Porém, como estamos falando de orçamento, disponibilizo abaixo os valores em Real de alguns itens para mera comparação, e para que você tenha uma ideia de quanto custa viajar para Cartagena. A cotação da moeda colombiana é a da data de publicação deste artigo. Para consultar o câmbio atualizado, acesse o site do Banco Central.

  PESO COLOMBIANO REAL
HOSPEDAGEM
Diária em hotel 70.000 87,15
Diária em hostel 30.000 37,35
Diária pelo AirBNB 220.000 273,90
ALIMENTAÇÃO
Café da manhã 8.000 9,960
Almoço 15.000 18,67
Jantar 22.000 27,39
TRANSPORTE 
Diária de veículo 150.000 186,75
Passagem de ônibus 1.400 1,74
Táxi para o aeroporto 8.000 9,96
ATRAÇÕES TURÍSTICAS 
Ilsas del Rosário 55.000 68,47
Café del Mar 30.000 37,35
Castilho de San Felipe 14.000 17,43

Veja todos os posts de Cartagena

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

66 Comentários

  1. Avatar

    Oi gostei muito das suas dicas vou agora dia 12/01/16 e tenho muitas dúvidas e estava até assustada com os preços que andei vendo dos passeio em outros sites, estou mais tranquila rsrs
    Só gostaria de saber sobre a troca de dinheiro, foi tranquila em Cartagena?

    Obrigado

  2. Avatar

    Acabo de chegar de Cartagena, onde fiquei de 16 a 19 de dezembro e, ao contrário da opinião geral, votei um tanto decepcionado. Não que não tenha gostado ou me arrependido de ter ido, longe disso. Mas não achei um destino barato e, certamente, é mais caro que Bogotá.

    Segundo me disseram outros brasileiros que visitaram mais cidades colombianas, foi o local mais caro de todos os outros. Outra tremenda desvantagem é o calor infernal, quase insuportável do lugar. Houve dia em que a sensação térmica chegou aos 43 graus! Você fica lavado de suor por causa da umidade. Isso não te permite desfrutar de forma agradável os passeios e é muito desconfortável, a tal ponto que, entre meio dia e 16h optei por ficar no hotel, no ar condicionado por absoluta falta de condições de ficar na rua. E olha que vivo no Nordeste do Brasil, onde faz calor o ano todo, mas nada que se compara ao clima de Cartagena que achei mais quente que Manaus, a título de comparação.

    Também detestei a quantidade absurda de vendedores ambulantes que, a toda hora e de forma insistente, ficam te abordando de forma desagradável. São inconvenientes e passam a sensação de que, a qualquer descuido seu, você poderia ser Furtado ou mesmo roubado. Aliás a cidade é muito pobre e suja, isso fica evidente para o turista. Por último, o centro histórico é belíssimo, sem a menor dúvida, mas não está bem conservado e já encontra-se um tanto descaracterizado com prédios modernosos e feios em meio aos casarões, nada que cause espanto em se tratando da América Latrina.

    • Altier Moulin

      Oi Pablo,

      Primeiro, agradeço por seu relato. Como sabemos, cada viajante tem uma visão e uma experiência particular. Eu estive em Cartagena no mês de março, já no final do verão, e não sofri tanto com o calor. Além do mais, 2015 foi o ano mais quente da história, segundo a ONU. E é verdade que a umidade piora e muito essa sensação de abafamento, mas o ponto positivo é que as praias caribenhas estão lá pra nos salvar. 🙂

      Quanto à segurança, fiquei alguns dias na cidade e não tive problema e muito menos me senti intimidade pelos vendedores. Isso é outra questão de percepção pessoal. É, talvez seja.

      Quanto aos preços, é verdade: Cartagena acaba sendo mais ‘inflacionada’ do que outras cidades menos turísticas da Colômbia. Isso segue um padrão mundial, né. Que o Rio de Janeiro nos represente. rs

      De toda forma, sei que aproveitou a viagem e entendi completamente suas observações.

      Um abraço.

  3. Avatar
    Heliton de Oliveira on

    Muito bom o post, estou lendo todos textos sobre a cidade que você tem no site e achando perfeito.
    Parabéns pelo trabalho, ajuda muito, ainda mais no meu caso que estou planejando a primeira viagem para fora do Brasil.
    Com certeza vou sentar com calma e ler atentamente as dicas para desfrutar de uma boa viagem daqui um tempo!

    Um abraço!

  4. Avatar

    Olá Altier

    Desculpe a pergunta mas eu nunca saí do Brasil, você levou dinheiro vivo com você para fazer o câmbio? Ou pode sacar no banco..por favor me explique melhor.
    Obrigada

    Rosangela

    • Altier Moulin

      Oi Rosangela,

      Você pode levar dólares e trocar lá pelo Peso Colombiano, ou então sacar direto do seu cartão de débito/crédito nos caixas rápidos. Eu escolhi esta segunda opção, mas não se esqueça de liberar seu cartão para ser usado no exterior.

      Um abraço.

  5. Avatar

    Oi Alter, pretendo ir em maio para Ilha de San Andrés, conhece? É melhor que Cartagena? Voce aconselha trocar real por peso colombiano? Onde posso trocar? Indica algum lugar?

  6. Avatar

    Olá
    Gostaria de passar 15 dias na Colômbia em julho. Ainda não comecei a organizar. Você poderia me dar dicas:
    a) é um mês bom pra ir?
    b) como conhecer Cartagena e Sant andres (deslocamentos). qual outro local você sugere neste tempo que tenho?
    Obrigada!

  7. Avatar

    Altier, primeiramente parabéns pelo blog, possui ótimos textos e são todos muito claros e objetivos.

    Estou indo realizar um intercâmbio social na Colômbia, onde ficarei por 6 semanas em Bucaramanga. Após este período irei aproveitar para encontrar minha namorada e conhecer outros locais.
    Através do seu site pude optar por Cartagena e Bogotá, num período total de 5 dias.

    Em relação ao dinheiro, você acredita que o saque através de cartão (cobrando todas as taxas de conversão e imposto) seja a forma mais viável economicamente falando?
    Estou pensando em levar dólar e trocar parte dele por pesos colombianos quando chegar em meu destino. Outra pergunta que fica, em Cartagena os hostels e restaurantes aceitam o dólar?

    Parabéns mais uma vez pelo site, me inspirou em fazer um blog durante esta minha futura experiência.

    • Altier Moulin

      Oi Bruno,

      Com a variação cambial você terá que fazer as contas. Não tem jeito. Pense que você terá que converter duas vezes: real x dólar x peso colombiano. Nessa troca é que você poderá perder dinheiro.
      Sim, a maioria dos hotels e restaurantes aceita dólar em Cartagena.

      Um abraço.

  8. Avatar

    Olá Altier,
    Obrigada pelas dicas!
    Setembro é um bom mes para ir a Cartagena?
    Ficando em San Andrés, é viável para fazer passeios para Isla Baru, Cartagena, Isla Del Rosário?

    • Altier Moulin

      Olá,

      A temperatura média em Cartagena é 28 graus. Durante todo o ano o sol brilha forte por aqui e o calor encobre qualquer estação, porém o período mais quente e seco está entre os meses de dezembro a abril, quando raramente chove. De maio a novembro é o período mais chuvoso, sendo que historicamente outubro é o mês que mais chove. A temperatura do mar varia entre 27 e 29 graus.

      Sobre San Andrés, acho que você está fazendo confusão: não há como ir daqui para Isla Baru ou Isla Rosario, que ficam no litoral de Cartagena.

      Um abraço.

  9. Avatar

    Olá, gostaria de saber se consigo fazer Cartagena e San Andres ? Como faria? Estou indo com minha mãe e pretendia ficar uns 8/10 dias? Tem algum roteiro que poderia me passar?

  10. Avatar

    Altier, encontrei sua reportagem atraves do google, pois estou fazendo algumas pesquisas com a intençao de ir para lá em junho/16 e como moro em Fort Lauderdale, Flórida, estava pensando na necessidade de visto ou não no meu passaporte brasileiro. Estava querendo ir à Cuba e me disseram que para entrar lá eu teria que estar saindo do Brasil e não dos USA. Acho que isso não se aplica a Colombia. Outra dúvida que o site nao me esclareceu é o melhor lugar para ficar em Cartagena; se é no Centro da cidade amuralhada ou em alguma praia mais distante. O meu forte nao e praia, e sim comidas locais e mercados municipais. Será que vc tem condiçoes de me dar essas informaçoes? Outra coisa que quero lhe falar: é sobre a sua colocação dos preços em COP e em reais. Se houver uma mudança no cambio no Brasil, como está havendo agora, e houve muito depois que vc escreveu, fica ruim. Acho que se pusesse em dolares ficaria mais fácil, independente da época em que le-se o seu artigo. Obrigado

  11. Avatar

    Primeiramente parabéns pelo blog Altier, foi o mais completo que achei até agora! Estou planejando ir para a Cartagena e ficar 10 dias, dentre esses 10 dias, 3 na isla de tierra bomba, vc acha viável? Outra questão é se só preciso do rg para ir, não preciso de mais nenhum documento? Obrigado desde ja!

  12. Avatar

    Muito bom seu post sobre Cartagena, estou fazendo os orçamentos aqui e pretendo ir em 28 de Outubro, queria saber como é o clima nessa época do ano?
    Eu li em alguns sites que chove muito em Outubro, isso é verdade?
    Estou com dúvidas também quanto os impostos de hospedagem que vou ter que pagar no hotel, em alguns sites vi que são 16%, em outros, nem colocam o%.
    Quero pegar um hotel com sistema All-Inclusive, você acha que vale a pena? O hotel que pesquisei (Decameron Cartagena) está saindo em média R$ 3.500,00 para seis dias.

    Grande abraço!

    • Altier Moulin

      Oi Paulo,

      Realmente o período que mais chove em Cartagena é de maio a novembro, sendo que outubro é o mês mais chuvoso.
      Sobre o imposto, o que acontece é que alguns sites já incluem o valor do imposto na diária, dai você não percebe a diferença.
      Eu sempre reservo os hotéis pelo Booking. Dê uma olhada neste post com dicas de onde ficar: https://www.penaestrada.blog.br/onde-se-hospedar-em-cartagena/

      Bom, se compensa ou não, eu não poderia dizer sem saber que tipo de viajante você é. Se quiser realmente aproveitar os serviços de um all inclusive, sim, está perfeito.

      Um abraço e ótima viagem!

  13. Avatar
    Marcelo Fonseca on

    Boas dicas, estou indo para lá agora dia 20/0716. sobre a moeda local, farei uma conexão por Panamá, é melhor levar dólar ou trocar Real por lá mesmo?

    • Altier Moulin

      No Panamá, se não for ficar muito tempo, use dólar ou seu cartão de débito. Mas lembre-se que ele precisa estar desbloqueado para uso no exterior.

      Uma braço.

  14. Avatar
    Amanda Abranches on

    Altier, bom dia!
    Estou indo daqui a uma semana para Cartagena. Uma dúvida: levo dólar e troco por peso lá ou levo real?
    Outra coisa, o que acha de U$500 para sete dias, sem considerar hotel nesse valor, considerando somente alimentação, deslocamento e passeios?

    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Elis,

      Sim, como quase todas as partes do Caribe, a salsa também é um ritmo frequente aqui. Há algumas escolas de salsa e casas onde você pode dançar esse ritmo. Um desses lugares é o Salsa Donde Fidel.

      Divirta-se!

  15. Avatar

    Boa tarde , pretendo ir para colombia em MARÇO DE 2017 gostaria de dicas

    onde ficar em cartagena voce fez algum pacote para ir pra la?

    e comprou as passagens avulso?

    Estou totalmente perdida preciso de um help rsss

  16. Avatar

    Olá Altier,

    Gostei bastante deste blog e da forma que escreve sobre cada relato, adorei a forma de expôr alguns gastos sobre a Colômbia o que auxilia na hora planejar uma viagem.

    Continue assim, sucinto e objetivo.

    Sucesso!!!

  17. Avatar

    Olá. Agradeço por tantas informações úteis. Irei a Cartagena no dia 27/10 e gostaria que você me esclarecesse, por gentileza: ficaremos eu, meu filho e meu marido e levaremos 700.000 pesos. Vc acha que é suficiente para passeios e alimentação? Levarei cartão de débito também – é aceito na maioria dos lugares (restaurantes, lojas, etc.)? Obrigada!

    • Altier Moulin

      Tatiana, isso é muito pessoal e praticamente impossível de prever, pois cada pessoa viaja e gasta de uma forma diferente. Mas, considerando uma viagem econômica e sem muitas regalias, dá sim.

      Um abraço.

  18. Avatar

    Ola, gostaria de tirar algumas dúvidas, vc disse que sacou diretamente com seu cartao de débito( ja liberado para uso no exterior) la em cartagena… Foram nos caixas Atm? Esses caixas sao de fácil localização? Tem no aeroporto? E o preço final da moeda ficou próximo ao da cotação do dia? Obrigado

  19. Avatar

    Oa! Altier a gente consegue sacar com cartão de debito, lá em Cartarrena, você acha que seria prudente para uma ferias de 30 dias eu já comprar aqui no Brasil peso colmbiano? Grato.

  20. Avatar

    olá Altier, vou com meu irmão passar 15 dias na colombia, entre bogotá,cali,medellin,cartagena e san andes.
    menino esse teu blog ta me ajudando muito viu. vou ler tudo bem direitinho e qualquer dúvida vou te perturbar.
    muito útil todas as dicas.Obrigado.

  21. Avatar

    boa tarde
    meu nome e cleyton
    pretendo viajar para a colombia no final do mes.
    gostaria de saber como faço para levar dinheiro?
    ou tem como eu levar dinheiro depositado na conta poupanca da caixa. vou conseguir sacar dinheiro lá

  22. Avatar

    Grande Altier.
    Gostariamos muito de ir nas férias de janeiro (01 semaninha)
    Minha preocupação não é apenas com o preços das passagens e sim quanto levar em dólares ou pesos (não sei o que é melhor comprar) para passarmos esse período com tranquilidade (sem extravagâncias) mas visitando a ilha e museus e eventuais passeios.

    Alguma dica?

    Obrigado
    Adilson
    Blumenau

Escreva um comentário