Ilhas Rosário: um clássico passeio pelo mar do Caribe em Cartagena

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Ilhas Rosário

Todo mundo que chega a Cartagena, na Colômbia, quer conhecer as famosas Ilhas Rosário e curtir o dia em Playa Blanca, na Ilha Barú. Não é por acaso que o passeio virou um clássico e eu vou explicar tudo para você.

Quando disse que você vai se apaixonar por Cartagena, talvez não tenha ficado claro que o poder de sedução desse lugarzinho, banhado pelo mar do Caribe, vai muito além de suas construções e do seu jeitão cosmopolita.

A verdade é que, embora as praias continentais da cidade não sejam lá grandes coisas, o que você vai encontrar nas Ilhas Rosário é tudo aquilo que deseja: praias de areia clarinha, mar de cor azul turquesa e tranquilidade.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

História de Cartagena

Cartagena das Índias foi fundada em 1533 e tem esse nome em homenagem à cidade de Cartagena, na Espanha. Durante todo o período colonial, Cartagena teve um importante papel na administração e na expansão do império espanhol, devido à presença dos vice-reis que habitavam a cidade.

Com os anos, a vida moderna trouxe profundas transformações para Cartagena.

As mudanças podem ser percebidas nas áreas econômica, social, política e cultural. Uma grande parcela desse avanço se deve ao desenvolvimento industrial e à consolidação de uma forte classe empresarial, associada à imigração estrangeira.Você vai se apaixonar por Cartagena

Ao longo dos anos, Cartagena também se firmou como um importante destino turístico na América do Sul, atraindo para cá viajantes do mundo todo.

O Centro Histórico da cidade, conhecido como Ciudad Amuralhada, foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1984. Em 2007, sua arquitetura militar foi reconhecida como a quarta maravilha da Colômbia.

Conheça as Ilhas Rosário

As 27 ilhas que formam o arquipélago Ilhas Rosário fazem parte do Parque Nacional Corales del Rosario.

Ao desembarcar na Isla Rosario, a maior de todo o arquipélago, você poderá escolher entre duas principais atividades: visitar o oceanário, que fica na Ilha San Martin de Pajares, ou fazer enorquel para ver centenas de peixes colorido em seu habitat natural.

Eu escolhi visitar o oceanário, já que faria o esnórquel em outros momentos da minha viagem pela Colômbia.

Oceanário

Eu confesso que, inicialmente, tinha pensado que o oceanário fosse mais um daqueles pequenos aquários, onde peixes vivem sufocados em redomas de vidro, mas não era nada disso.

As piscinas são construídas utilizando os próprios corais da ilha e, nelas, nadam tartarugas-marinhas, tubarões-gato, barracudas, meros, golfinhos e um monte de outras espécies de animais marinhos.

Ilhas Rosário

O que eu mais gostei foi de assistir ao momento de alimentação dos tubarões e ao show dos golfinhos, mas não vá pensando que você poderá nadar com eles – somente os tratadores têm acesso aos animais.

Ilhas Rosário

Do oceanário até o meu destino seguinte, a Playa Blanca, foram aproximadamente 20 minutos em uma lancha rápida, e eu confesso que estava ansioso para chegar logo.

Oceanário passou a permitir que visitantes entrem no tanque dos golfinhos. Porém, isso só vale para mulheres e crianças – homens não podem. Esse contato dura pouco tempo, o suficiente para você tirar uma foto tocando esses dóceis animais.

Playa Blanca

Esta deliciosa praia fica na Isla Barú, que faz parte do arquipélago Ilhas do Rosário e se tornou um dos mais importantes destinos do Caribe colombiano.

Ilhas Rosário

Neste paraíso tropical, rústico e natural, moram apenas dez mil pessoas que vivem basicamente da agricultura e da pesca – você estará rodeado pela natureza e por gente amável, sempre sorridente.

Mas, como apenas apreciar essa beleza sem fim não é suficiente, precisamos falar do mar.

Ilhas Rosário

Para nossa completa satisfação, a água é bem quentinha, em torno dos 28 graus, e sem muitas ondas. Sabe aquele mar do qual você não quer sair jamais? Ele está em Playa Blanca.

Como visitar as Ilhas Rosário

Os barcos para as Ilhas Rosário saem do Muelle Turístico de la Bodeguita – o píer que fica na diagonal direita da Torre del Reloj. Se quiser, você pode comprar o passeio lá mesmo, no dia anterior.

Eu contratei a Delfines Tour, mas o serviço de todas me pareceu muito semelhante.

O horário de partida das lanchas é, geralmente, às 8h, mas é aconselhável chegar pelo menos 30 minutos antes.

Independentemente de qual tipo de embarcação você escolher, será preciso pagar uma de tarifa extra de COP 19.000, referente ao imposto portuário e à entrada no Parque Nacional. Esse valor é pago diretamente no guichê do píer, no momento do embarque.

Quanto custa

Playa Blanca não é um destino caro, diferentemente do que eu imaginava. O aluguel de uma barraca para três pessoas custa COP 25.000, e você pode ficar o tempo que quiser.

O almoço tradicional – chamado bandeja especial – vem com peixe frito, arroz de coco, salada e banana frita e custa aproximadamente COP 20.000.

→ Quanto custa viajar para Cartagena

Uma cocada, comprada com uma palenquera, custa COP 3.000.

Ilhas Rosário

A entrada no Oceanário custa COP 20.000.

Para fazer o esnórquel na Isla Rosario, você terá que pagar COP 25.000, e isso inclui o aluguel do equipamento.

Quando ir

Cartagena tem um clima quente e úmido, com pouca variação de temperatura durante o ano.

Os meses mais chuvosos são setembro, outubro e novembro, sendo que, em outubro, sua chance de pegar chuva é bem maior.

→ Quando ir a Cartagena

Em compensação, os meses de dezembro a abril têm dias claros e quentes, ideais para a gente aproveitar o mar do Caribe.

A temperatura da água sempre está perto dos 28 graus.

Como chegar

De catamarã, a viagem demora duas horas e custa, em média, COP 50.000, incluindo o almoço.

Se você prefere um passeio mais tranquilo, com ar-condicionado e orientações de um guia de turismo, essa deverá ser a sua escolha, mas se você curte aventura, sol quente e quer uma viagem breve para passar mais tempo nas praias das ilhas, escolha a lancha rápida.

O tíquete para esse tipo de embarcação custa cerca de COP 70.000 e também inclui o almoço.

Ilhas Rosário

Eu, francamente, considero a lancha rápida a forma mais fácil de chegar às Ilhas Rosário.

A viagem dura cerca de 45 minutos de pura emoção: as lanchas se movimentam a uma velocidade de aproximadamente 50 km/h e saltam sobre as ondas, em voos que vão lhe deixar realmente com medo.

Entretanto, tudo fica muito mais tranquilo quando você coloca os seus pés nas areias seguras desse paraíso caribenho.

Se preferir, você pode fazer o trajeto até Playa Blanca de táxi, passando por Magdalena e fazendo a travessia até a ilha de balsa.

Onde ficar em Cartagena

A parte histórica de Cartagena é cercada por uma muralha, construída ainda no período colonial. Dentro dos muros, os bairros mais procurados são Centro Histórico e San Diego.

Fora dos muros, a melhor pedida é Bocagrande. Essa área moderna tem hotéis grandes e lojas, bares, restaurantes bem disputados.

Há, também, Getsemani, que pode ser interessante para quem quer gastar menos.

Faixas de preço em Cartagena

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Cartagena. Especialmente, as que ficam na parte mais turística, nos arredores da Cidade Amuralhada.

Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Centro Histórico

Como o nome diz, essa é a parte mais antiga da cidade, onde estão muitos prédios históricos, igrejas e praças. Realmente é a área mais viva de Cartagena, com movimento dia e noite.

No bairro, também ficam restaurantes tradicionais, bares super descolados, lojinhas e muitos hotéis.

Isso significa que, quando não estiver nas praias, é nesta área que, provavelmente, você passará seu tempo. Então, ficar hospedado no Centro Histórico facilita muito.

Há mais duas coisas que você precisa saber antes de decidir onde ficar em Cartagena.

A primeira é que os hotéis são pequenos, com poucos quartos e isso acaba reduzindo a oferta. Logo, os preços são mais altos. Uma boa solução é fazer a reserva com antecedência, depois de comparar bastante os preços.

A segunda coisa é que o Centro Histórico se tornou muito turístico e, claro, os moradores acabaram deixando essa área e indo morar em bairros mais distantes. Isso atrapalha um pouco quem gosta de ter mais contato com moradores.

Agora, veja as melhores opções do Centro Histórico.

Hotel Casa San Agustin

O Hotel Casa San Agustin fica em uma área muito agradável, dentro da Cidade Amuralhada, a poucos minutos da beira-mar. Ele tem de tudo para ser o seu lugar para ficar em Cartagena e não é difícil imaginar por quê.

onde ficar em Cartagena

Com quartos magníficos, super confortáveis, bem decorados, com camas grande e roupa de cama de primeira, ele ganha muitos elogios dos hóspedes, que dizem se sentir em casa.

onde ficar em Cartagena

Falando nisso, o hotel funciona em um casarão colonial típico e só isso já nos proporciona uma grande experiência. Café da manhã excelente, limpeza em dia e internet rápida são outros pontos positivos.

onde ficar em Cartagena

Leones de Alba Hotel Boutique

O Leones de Alba Hotel Boutique é um dos hotéis mais premiados da cidade e jamais poderia ficar fora da lista de opções para você escolher onde ficar em Cartagena.

Tudo é absolutamente perfeito, a começar pelos detalhes no restauro do casarão que abriga o hotel: tudo foi incrivelmente pensado para manter a história do lugar e, também, para trazer contemporaneidade e aquele conforto que a gente merece.

onde ficar em Cartagena

O serviço é espetacular, os quartos são excelentes e a localização é ótima, com acesso fácil a tudo. Eu acho bom você dar uma olhada com calma, porque vale cada centavo.

onde ficar em Cartagena

Hotel Boutique Casona Del Colegio

Quartos fabulosos, piscina no terraço, atendimento acolhedor e super profissional. Esses são apenas alguns pontos positivos do Hotel Boutique Casona del Colegio.

Apesar de ter sido modernizado, o hotel preserva muitas das características dos casarões de Cartagena e é incrível como isso está na “alma” do hotel.

É um lugar onde tudo se encaixa para nos proporcionar uma experiência de hospedagem inesquecível. Nem preciso dizer que o café da manhã é dos deuses e que os drinques do bar são perfeitos, ne?

onde ficar em Cartagena

Candilejo Hotel Boutique

O Candilejo Hotel Boutique fica também dentro da muralha, mas já perto de uma das saídas, a que da para a Praça del Reloj, que, inclusive, é uma área bastante boêmia.

onde ficar em Cartagena

O hotel tem a cara de Cartagena: colorido, arejado e com aquela pegada caribenha que deixa todo mundo arrepiado. Os quartos são bons, o terraço é bem gostoso e o café da manhã é super completo, cheio de gostosuras locais.

Casa La Merced By Mustique

O Casa La Merced by Mustique é um hotel perfeito – sim, isso existe! É que os funcionários fazem tudo com tanto carinho que a gente percebe isso e, claro, isso muda tudo, não é mesmo?

onde ficar em Cartagena

A decoração perfeccionista, o ambiente tranquilo, a pequena biblioteca, a piscina, o terraço – que é uma delícia – e o café da manhã são alguns itens que merecem destaque.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são espaçosos, super aconchegantes, com camas grande e roupa de cama de primeira. É um lugar especial e você deve dar uma olhada com mais calma.

onde ficar em Cartagena

BastióN Luxury Hotel

O Bastión Luxury Hotel tem quartos espaçosos, muito confortáveis, piscina na cobertura e bar que serve drinques simplesmente perfeitos.

O pessoal que trabalha no hotel deixa tudo mais especial, esbanjando simpatia o tempo todo – isso você vai notar desde a hora do check-in.

O café é uma delícia – tem uma cafeteria Juan Valdez bem pertinho também – e eu sugiro experimentar um dos pratos do El Gobernador, o restaurante do hotel. É demais!

onde ficar em Cartagena

Calle De La Iglesia 35-59

O Calle de la iglesia 35-59 é um apartamento básico, mas com tudo que a gente precisa para passar uma boa temporada.

onde

Ele tem dois quartos, cozinha equipada, varandinha e acomoda até oito pessoas – isso deixa o custo-benefício bem interessante, ótimo para quem procur aum apartamento para ficar em Cartagena.

A localização é ótima, perto dos principais pontos turísticos e com fácil locomoção para todas as partes do Centro Histórico. A rua não é uma das mais movimentadas de Cartagena e isso é um ponto muito positivo.

onde ficar em Cartagena

Casa Pombo

O Casa Pombo tem apartamentos de até quatro quartos e funciona no esquema aparthotel – você tem a privacidade de ficar em uma casa com os serviços de um hotel. Bom, né? A estrutura é impecável, com tudo muito bem cuidado e limpo.

onde ficar em Cartagena

Os detalhes fazem muita diferença e cada apartamento parece ter sido decorado “a dedo”, tamanha é a perfeição. O atendimento da equipe é sempre muito elogiado, assim como o café da manhã – servido no terraço –e a área da piscina. É um excelente lugar para ficar em Cartagena!

Casa Virrey Eslava

O Casa Virrey Eslava é um apartamento no coração de Cartagena. Espaçoso, bem cuidado e, como fica em uma rua super tranquila – o que é uma raridade –, é uma das melhores opções para você ficar em Cartagena.

São 180 metros quadrados que acomodam até oito pessoas, em dois quartos. A cozinha é completa e o prédio tem piscina, sauna e terraço.

onde ficar em Cartagena

A equipe que cuida da reserva e da manutenção é muito atenciosa, sempre ajudando no que a gente precisa. Isso faz muita diferença, né?

onde ficar em Cartagena

Viajero Cartagena

Sem dúvida, o Viajero Cartagena  é o melhor hostel para ficar em Cartagena. Ele está a cinco minutos a pé da área dos restaurantes, dentro da Cidade Amuralhada, no Centro Histórico de Cartagena. É a localização preferido de viajantes que querem explorar a cidade. Sem falar que ficar em um hostel lhe dá a chance de fazer amigos e conhecer a cidade com eles.

onde ficar em Cartagena

Os quartos compartilhados são espaçosos, arejados e sempre estão limpos. O ar-condicionado funciona, os lençóis são bons e os colchões passaram pelo meu critério de qualidade. O mesmo vale para o banheiro, que sempre está limpo. Há armários com trancas debaixo das camas, mas você precisa levar seu cadeado.

onde ficar em Cartagena

San Diego

O San Diego bairro fica do lado do Centro Histórico, dentro da Cidade Amuralhada, e é outra área bem turística – embora a gente veja mais moradores.

Historicamente, ele sempre foi habitado por comerciantes que tinham um poder aquisitivo mais alto. Por isso, há muitos casarões com varandas nas fachadas, algo muito tradicional em Cartagena.

É uma pena que muitas delas, hoje, estejam fechadas e com aspecto abandonado.

San Diego é também um importante polo gastronômico: é fácil encontrar ótimos restaurantes que servem os mais variados pratos da culinária mundial.

Maloka Boutique Hostel

O Maloka Boutique Hostel tem quartos amplos e com camas bastante confortáveis. Todas as áreas são bem arejadas e sempre estão bem cuidada e limpas.

onde ficar em Cartagena

A localização é excelente, dentro da Cidade Amuralhada e perto de tudo. Assim, fica fácil fazer os passeios pelas ilhas e também facilita na hora de explorar os cantinhos de Cartagena.

O café da manhã é simples, mas muito gostoso. O atendimento é muito elogiado e o custo-benefício também é interessante. É um bom lugar para ficar em Cartagena sem gastar muito.

onde ficar em Cartagena

Hotel Bantu by Faranda Boutique

Não dá para começar a descrever o Hotel Bantu by Faranda Boutique sem falar de sua piscina maravilhosa. Ela fica no terraço, em uma área com bastante verde, espreguiçadeiras e cadeiras de sol, perfeita para relaxar depois dos passeios.

onde ficar em Cartagena

O casarão onde funciona o hotel é sensacional. Completamente restaurante, ele preserva muito de suas características originais e isso inclui o pátio interno, que traz um respiro necessário.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são muito bons, com camas grandes e roupa de cama de primeira. O café da manhã é sempre muito elogiado e o atendimento é sempre muito simpático. Você vai gostar!

onde ficar em Cartagena

Hotel Cartagena Royal Inn

O Hotel Cartagena Royal Inn tem uma localização excelente, dentro da Cidade Amuralhada e pertinho de ótimos restaurantes – o que eu acho muito importante.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são muito confortáveis, com camas ótimas e decoração clara, bem clean. Os banheiros são espaçosos, estão sempre muito limpos e o chuveiro é uma maravilha. A jacuzzi no terraço garante um ponto extra para o hotel.

O café da manhã é muito variado, com muitas opções, incluindo algumas gostosuras locais que você vai gostar de provar. É um ótimo lugar para ficar em Cartagena.

onde ficar em Cartagena

Sofitel Legend Santa Clara Cartagena

Outro clássico da cidade, o Sofitel Legend Santa Clara Cartagena é o alto padrão de hospedagem que muita gente procura: atendimento excepcional, privacidade, restaurante com chefe renomado e tudo mais.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são fabulosos, espaçosos e muito aconchegantes. Camas grandes, roupa de cama de primeira, limpeza criteriosa e até o cheirinho dos quartos é especial: dizem que ajuda a relaxar.

onde ficar em Cartagena

O pátio interno é o símbolo da riqueza arquitetônica de Cartagena e a piscina é fantástica. É impossível não se apaixonar por este lugar!

Hotel Casa Quero

Mesmo não sendo o hotel mais famoso de Cartagena, o Hotel Casa Quero tem seus pontos positivos, e o atendimento personalizado é um deles: a equipe procura entender as nossas necessidades para atendê-las da melhor forma.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são ótimos, bastante aconchegantes, com camas boas e banheiros bem cuidados. A decoração, de forma geral, é super detalhista e isso deixa os ambientes mais leves.

onde ficar em Cartagena

O hotel fica dentro da Cidade Amuralhada, em uma área muito calma e ótima para relaxar à noite. O café da manhã é muito elogiado e sempre tem produtos fresquinhos.

onde ficar em Cartagena

Hotel Don Pedro de Heredia

O Hotel Don Pedro De Heredia fica no coração do Centro Histórico, então é muito gostoso passear pelas ruas e conhecer os incontáveis restaurantes, bares e cafés. O pátio interno, onde fica a piscina, tem um jardim bem lindo, é ótimo ficar ali tomando banho de piscina e relaxando depois dos passeios.

O café da manhã é bom, mas nada excepcional. O atendimento é muito elogiado e a internet é boa – dá até para trabalhar durante a viagem.

onde ficar em Cartagena

Getsemani

Se você quer gastar menos e ficar mais perto de quem vive em Cartagena, esse bairro pode ser uma boa pedida.

Fora da muralha, ele já é mais moderno, mas nem tão requintado. Há quem o considere menos seguro, mas isso pode ser uma questão de perspectiva, né?

O fato é que há muitas opções econômicas, mas considere que elas podem ficar um pouco mais afastadas das principais atrações da cidade.

Por outro lado, O Getsemani é  um bairro bem boêmio,  com vida noturna agitada. Uma parada no tradicional Café Havana é indispensável.

Hotel Capellán de Getsemaní

O Hotel Capellán de Getsemaní foi totalmente reformado e está com tudo prontinho para nos receber: decoração fantástica, mobília linda, roupas de cama e banho de primeira linha e muito mais.

onde ficar em Cartagena

Outra novidade é o minibar, que tem várias bebidas de cortesia, além de frutas frescas da região. Isso é um barato, não acha?

onde ficar em Cartagena

Os quartos são ótimos, muito aconchegantes, a internet é super rápida, o café da manhã é delicioso e o atendimento é muito elogiado. Precisa de algo mais?

Hotel Casa Lola Deluxe Gallery

O Hotel Casa Lola Deluxe Gallery também funciona em uma casa colonial restaurada, que ganhou uma decoração encantadora e cheia de elegância. Os funcionários são muito simpáticos e cuidam de tudo com muito zelo.

Cheiroso, sempre limpo, arejado e super prático, este hotel ainda nos conquista com quartos muito acolhedores, mas é a área da piscina na cobertura que os hóspedes mais elogiam – você vai ver que eles estão certos.

Apesar de ficar na área mais badalada do Getsemani, o hotel tem tratamento acústico e isso é uma maravilha, porque o silêncio reina absoluto. É uma excelente opção para ficar em Cartagena.

Arsenal Hotel

Outra excelente opção é o Arsenal Hotel. Ele tem quartos super aconchegantes, uma piscina fantástica e o café da manhã é muito bom, sempre conquista os hóspedes.

onde ficar em Cartagena

A localização é muito boa, então dá para fazer praticamente tudo a pé, com pouco tempo de caminhada – Cartagena é toda plana, então é bem tranquilo.

onde ficar em Cartagena

O custo-benefício deste hotel também é muito interessante, mas você tem que fazer a reserva com antecedência, porque ele vive lotado.

onde ficar em Cartagena

Hotel Galeria La Trinidad

O Hotel Galeria la Trinidad fica em Getsêmani e tem quartos são charmosos, aconchegantes – alguns acomodam até seis adultos – e nos dão a sensação de estar em casa, sabe?

onde ficar em Cartagena

O café dá manhã é ótimo e o atendimento dos funcionários supera o esperado: eles são muito queridos. O custo-benefício é um dos melhores da cidade e, para garantir um quarto, é preciso reservar com antecedência.

 

Bocagrande

Esse bairro é para quem gosta de modernidade, hotéis grandes e bons restaurantes. Claro, isso tem um preço e ele pode ser alto: esse é um dos bairros mais caros da Colômbia.

Bocagrande fica de frente para o mar, mas a praia não é boa e muito menos atraente visualmente – principalmente depois que você conhecer as ilhas.

Novamente, vale lembrar que ficando fora da Cidade Amuralhada você terá mais deslocamentos.

Hyatt Regency Cartagena

Um dos hotéis mais fantásticos de Cartagena é o Hyatt Regency Cartagena. Ele fica de frente para a praia, tem quartos super aconchegantes, com tudo na medida – sem luxo exagerado.

A piscina é realmente fabulosa, perfeita para o calor que faz na cidade e ótima para relaxar depois dos passeios –tomando uns bons drinques.

O atendimento é espetacular e o café da manhã, com muita variedade, é sempre muito elogiado. É um dos fortes candidatos para você escolher onde ficar em Cargagena.

Hotel Almirante Cartagena Colombia

O Hotel Almirante Cartagena Colombia é um cinco estrelas e por aí você já consegue imaginar o que lhe espera, não é? Ele é um clássico e quem já foi rei nunca perde a majestade.

Os quartos são ótimos, com camas boas e banheiros espaçosos e alguns tem até hidromassagem. Talvez falte um pouco de modernidade. A piscina é sensacional, a sala de ginástica é boa, o atendimento é super profissional e o café é bom – poderia ter mais variedades.

Blue Concept

O Blue Concept  fica em Bocagrande, numa área bem movimentada cheia de restaurantes, bares, lojas e também um supermercado que funciona 24 horas. Ele é um dos meus preferidos em Cartagena. Tem uma piscina muito boa e um bar que funciona o tempo todo.

Os quartos são muito bem resolvidos e com uma decoração sensacional. Você poderá ficar conectado à internet o tempo todo, e não precisa se preocupar caso alugue um carro, pois o estacionamento é gratuito. O atendimento é muito elogiado e o preço é justo.

Madisson Boutique Hotel Cartagena

Também em Bocagrande, o Madisson Boutique Hotel Cartagena fica a apenas cem metros da praia. Assim, fica fácil começar o dia contemplando o mar.

Os quartos são bem amplos e têm uma decoração básica, no estilo das grandes redes mundiais, sabe?. O café da manhã é bem elogiado e a limpeza e o atendimento também.

O Madisson Boutique Hotel Cartagena fica a apenas dez minutos do aeroporto e tem internet muito boa para quem precisa trabalhar durante a viagem.

Gio Hotel Cartagena Tama

O GIO hotel Cartagena Tama é muito procurado por viajantes que querem curtir o dia na parte histórica ou nas ilhas e aproveitar o lado moderno de Cartagena à noite.

Ele fica em Bocagrande, fora da Cidade Amuralhada, perto de bares, restaurantes e lojas: é uma ótima opção para quem quer conforto e tranquilidade sem gastar muito.

Os quartos são bem confortáveis, espaçosos e equivalem ao preço pago na diária. O café da manhã é farto com várias opções de frutas e, claro, com o famoso café colombiano, orgulho nacional.

Edificio Palmetto Beach

O apartamento Edificio Palmetto Beach Apto 1702 acomoda até cinco pessoas e isso faz o custo-benefício ficar muito interessante. Tem vista para a praia de Bocagrande, cozinha completa, camas boas e quartos bem aconchegantes. Aliás, o apartamento todo é super bem cuidado.

Os donos são muito gentis e ajudem em tudo com a reserva – eu sempre digo que isso muda completamente a nossa experiência. Vale a pena dar uma olhada com calma, só não deixa para fazer a reserva na última hora,

Morros City Espectacular

O Morros City Espectacular é um apartamento grande, com 115 metros quadrados, que acomoda até oito pessoas. Ele fica em Bocagrande e tem uma vista sensacional para o mar.

O prédio é super interessante, tem uma piscina espetacular, sala de ginástica, estacionamento e fica perto de restaurantes, bares e tudo mais desse lado contemporâneo de Cartagena.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde que reabriu suas fronteiras, o Colômbia adotou várias medidas de prevenção e controle dos casos de covid-19. Isso significa que é preciso cumprir alguns requisitos sanitários e legais para entrar no país.

De forma geral, os documentos exigidos para a entrada de brasileiros – além dos já citados acima – são os seguintes:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19 com esquema vacinal completo, com a última vacina aplicada há, pelo menos, quatorze dias – exigido apenas de viajantes vacinados maiores de 18 anos – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR feito há, no máximo, 72 horas antes do embarque, ou de antígeno (teste rápido) feito, no máximo, 48 horas antes do embarque – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de 18 anos;
  3. Formulário Check-Mig preenchido e enviado eletronicamente entre 72h e 1h antes da chegada à Colômbia – exigido de todos os viajantes – veja como preencher o Check-Mig;
  4. Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.
FORMULÁRIO CHECK-MIG

O Check-Mig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário funciona como uma medida de segurança durante a pandemia covid-19, tornando mais fácil para as autoridades colombianas rastrear possíveis casos e entrar em contato com viajantes infectados.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia e pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store.

→ Como preencher o Check-Mig

Você pode acompanhar atualizações no site do Governo da Colômbia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem durante a pandemia não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com o esquema vacinal completo, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Viajantes de países que fazem parte do Mercosul ou que são associados ao bloco podem viajar usando apenas a carteira de identidade.

Isso foi possível por causa de um acordo, assinado em 2008, que reconhece a validade dos documentos de identificação pessoal de cada país como documento de viagem válido para Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela (suspenso temporariamente), Bolívia (em processo de adesão), Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Embora a carteira de identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas podem negar identidades emitidas há mais de dez anos, por medida de segurança contra fraudes.

Havendo dúvida quanto ao estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.

É muito importante saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras de identificação emitidas por órgãos de classe, como OAB e CRM, por exemplo, não são aceitas.

A certidão de nascimento também não é válida como documento de identificação. Portanto, crianças e adolescentes devem apresentar a carteira de identidade ou o passaporte para viajar.

Nos casos em que o motivo da viagem é diferente de turismo – trabalho, estudo, residência, etc. –, a carteira de identidade não será suficiente, sendo obrigatório apresentar o passaporte válido e visto específico, se for o caso.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

135 Comentários

  1. Hanna Moura

    Olá Altier!
    Parabens pelo artigo! Super últil !
    Onde vc comprou as passagens para Ilha? Tanto do catamarã qnto da lancha? Lembras o nome da empresa?
    Sabes alguma coisa sobre a casa en el agua?

    Abraço

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Hanna.

      Eu comprei no píer de onde saem os passeios, como conto no texto.
      Não me lembro a empresa, mas o serviço é praticamente o mesmo em todas.

      Um abraço.

      Responder
  2. Vinicios Castro

    Altier, primeiramente parabéns pelo site. Suas dicas são realmente incríveis, estão me ajudando demais no planejamento da viajem. Agora me responde uma coisa, você sabe o motivo pelo qual homens não podem entrar no oceanário?
    Obrigado!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Muito obrigado, Vinicios.

      Eles alegam questões hormonais, mas não sei lhe garantir se isso realmente procede, porque não sou especialista. :/

      Um abraço.

      Responder
  3. Thais

    Ola Altier, boa noite!
    Estou lendo suas histórias, estou amando. Eu e meu noivo, estamos nos programando para ir em Abril para Colômbia e conhecer Cartagena e San Andrés. Você acha um período bom?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Thais.

      Eu fui no final de março e começo de abril. Eu gostei, porque não é muito cheio, os preços são melhores e o clima é bom.

      Aproveite.

      Um abraço.

      Responder
  4. Keigiro

    Olá, Altier, agora no Oceanário é possível nadar com golfinhos, sim. Acabamos de voltar de lá. Mas essa atividade, na verdade se resume a entrar na água e tirar uma foto com o golfinho, fazendo carinho nele, por cerca de 1 minuto. Custa COP 50.000 (em torno de 50 reais) e é exclusivamente para mulheres ou crianças (creio que tenha algo a ver com hormônios masculinos, pois a foto é com uma fêmea).

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado.
      Vou incluir esta informação no blog.

      Um abraço.

      Responder
  5. Alexs

    Olá Altier,comprei 7 dias em Bogota e gostaria de passar 3 em Cartagena..
    Sou o perfil Super Mega Econômico,em viagem rs
    Quanto vc acha que levo,em Reais pra 3 dias em Cartagena (hotel e voo já pagos)
    Aguardo respostas querido,forte abraço

    Responder
  6. Marcia

    Adorei as suas dicas. Estou pensando em ir a Cartagena em novembro, pois quero um lugar com essa mistura de história e praias. Mas estou preocupada com as chuvas. Será que consigo aproveitar nesta época do ano?
    Obrigada!

    Márcia

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marcia.

      Dá sim, mesmo se chover, dificilmente você terá dias inteiros de chuva.

      Um abraço.

      Responder
  7. Renan Marchetti

    Olá tudo bem?
    Vou visitar Cartagena semana q vem, gostaria de saber até q horas os passeios contratados, no caso acho melhor essa lancha rápida, ficam na playa blanca. Chegam lá q horas e sai de lá que horas. Obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Renan.

      Eu explico todos os detalhes nos links do texto. 😉

      Um abraço.

      Responder
  8. Amanda

    Olá adorei sua postagem. Cada vez mais encanta com Cartagena, antes mesmo de conhecer. Só que tenho umas dúvidas.. primeiro vou viajar em novembro, será se é muito chuvoso essa época? Porque gosto muito de praia e tá sendo meu maior incentivo. Segundo ponto, eu gostaria também de conhecer o castilho, mas vi no site que você indicou que é carinho.. tem como ir lá com o guia ou Taxi sozinho??

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Amanda.

      O mês que mais chove em Cartagena é outubro. Novembro é melhor.
      Sim, você pode fazer o passeio sozinha, sem o guia.

      Um abraço.

      Responder
  9. kk

    olá!!!!! sabe me dizer se lá encontro máscara de mergulho com grau para alugar?
    obrigada KK

    Responder
    • Altier Moulin

      Nunca vi!

      Responder
  10. Giselle Coriolano

    Olá,
    adorei sua materia sobre Cartagena,estou indo com duas amigas e gostariamos de saber se podemos nadar com os golfinhos.
    valeu pelas dicas.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Giselle.

      Não vi passeios para nadar com golfinhos em Cartagena.

      Um abraço.

      Responder
  11. Roberta Xavier

    Oi Altier, que incrível seu blog!!

    Gostaria de saber quanto você pagou ao todo por esse tour. Essa agência que você mencionou que organiza tudo?

    E você recomenda ficar em Playa Blanca ou você acha que esse day tour já é o suficiente?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Roberta.
      Os preços estão descritos nesse post.
      Sobre ficar na Ilha, não é essencial, a não ser que você tenha tempo e curta algo mais roots. 😉

      Um abraço!

      Responder
  12. Ana Queiroz

    Olá, estava gostando muito das suas dicas sobre San Andreas, mas quando li as dics de cartagena, fiquei um pouco chocada em ver o passeio do oceanário, fazemos muito turismo ecológico, e é muito triste financiar passeis como estes onde animais magnificos estão confinados e sendo treinados para shows, poderiamos divulgar mais o quanto esse tipo de turismo prejudica o meio ambiente e os animais em que nele vivem. Precisamos nos educar mais sobre a vida marinha e ter a conciência em não financirmos este tipo de turismo. Com todo respeito ao seu blog, gostaria de ver você com todo o alcance de midia que você tem, ajudar a concientizar as pessoas. 😉

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Ana.

      Responder
  13. julia

    Oi Altier,
    Adorei as dicas muito obrigada!

    Queria fazer a reserva do passei, voce tem o contato da agencia de viagem que fecha esse passei ?

    Obrigada =)

    Responder
    • Altier Moulin

      Julia,

      Eu explico isso no item Quem leva.

      Um abraço.

      Responder
  14. Luciana Primo

    Perfeita suas dicas! Por acaso vc conheceu alguma praia no estilo Playa Blanca, mas que fosse mais tranquila? Com menos pessoas?
    Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Luciana,

      Existem as praias das Ilhas Grande e Marina, por exemplo, mas são bem mais caras.

      Um abraço.

      Responder
  15. Douglas

    Olá Altier…
    vou a Cartagena no fim de outubro.
    É possivel fazer o passeio a Playa Blanca e nao fazer a visita ao oceanário/snorkel? Não tenho interesse nesses passeios e queria aproveitar mais a praia.

    obs.: parabéns pelo blog, mto bom!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Douglas,

      É sim. Você pode contratar um passeio só para a praia. Procure por isso no pier de onde partem os barcos.

      Um abraço.

      Responder
  16. Karinna

    Estou saindo quinta 07/07/16 pra lá..megaaaaa ansiosa.
    Será que os preços aumentaram muito pra ir para playa blanca e oceanário?
    Nossa não vejo a hora de estar lá! O que você achou dos preços de comida um exemplo desse prato que vc postou? Não estou com dinheiro pra esbanjar muito 🙂 obg

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Karina,

      Os preços estão praticamente estáveis, pode se programar por eles.
      Quando ao valor da comida, bem, acho que você não leu o texto. Nele eu explico que a refeição está inclusa no preço do passeio. 😉

      Um abraço e boa viagem.

      Responder
  17. Rafaela Ely

    Muito bom o post! Passei um mês em Cartagena fazendo intercâmbio social lá em 2014 e comecei a escrever sobre isso agora. Pesquisando para lembrar de alguns pontos. 🙂 Que saudade que bateu! Beijos e boas viagens!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Rafaela.

      *Comentárii editado para remoção de links.

      Responder
  18. Italo

    Boa tarde Altier! Tudo bem ? Estou indo a Colômbia em 1 semana , ficarei por 8 noites, imagino ir Bogota , Cartagena e outra cidade . Como você me orienta , em termos de dias / cidade ? Que cidade vc recomenda para 2 noites? Vc tem e-mail ? Qual ? Abraço

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Italo,

      Em oito dias eu focaria mais em Bogotá (três dias para ver o básico) e Cartagena (mínimo de três dias), mas se quiser pode incluir San Andrés (que mereceria pelo menos três dias, mas talvez você faça em dois).

      Um abraço.

      Responder
  19. Baracho

    Será que consigo sacar com cartão Itau e Banco do Brasil em Cartagena???

    Responder
  20. Erick

    Olá,como faço para ir de Cartagena até as Ilhas Rosário?

    Responder
    • Altier Moulin

      É exatamente isso que explico no texto, Erick. 😉

      Responder
  21. Felipe Machado

    Boa noite!

    Show de bola sua matéria. Eu gostaria de saber se eu for pra Cartagena sem nenhum hotel e deixar para alugar quando eu chegar lá, será que eu consigo me hospedar? Eu estou querendo me hospedar no hotel Almirante Cartagena.

    Abraço.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Felipe,

      É sempre melhor sair de casa com tudo garantido. Eu acho que assim você evita preocupações de última hora.

      Faça a reserva aqui: http://goo.gl/34LPNA

      Um abraço.

      Responder
  22. Cindy

    Altier, tudo bom?
    tenho 18 dias no total na Colômbia!
    dividi em:

    4 dias – Bogota
    7 dias – Cartagena
    6 dias – San Andres

    O que você acha?
    Você indica dormir na Playa Blanca ?
    Você tem roteiros prontos pra indicar? estou um pouco perdida de onde ficar e o que fazer.

    Obrigada,

    bjs.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Cindy,

      Acho tempo demais em San Andrés, a não ser que dê uma esticada até à Ilha de Providencia. Outra opção é aproveitar para conhecer o Parque Tayrona.
      Sim, se tiver oportunidade, durma em Playa Blanca.
      Todos os roteiros e dicas estão aqui: https://www.penaestrada.blog.br/category/relatos/exterior/colombia/

      Um abraço.

      Responder
  23. bruno knott

    Belo post!

    Tenho três perguntas:

    – A catamarã, por ser mais lenta que a lancha, sai do porto um pouco mais cedo?

    – A Playa Banca não é muito cheia?

    – Sabe de alguma outra ilha bacana, talvez mais “privada”?

    Abraços!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Bruno,

      Não sei lhe informar os horários do Catamarã. Sim, a Playa Blanca é sempre cheia. Uma alternativa é San Pedro de Majagua, ilha privada quase deserta, mas há outra opções e você pode consultar no píer de onde partem as embarcações.

      Um abraço.

      Responder
  24. Francisco

    Primeiramente parabéns pelo Blog, sensacional. Você já comentou algo no sentido, mas desculpe a insistência. A dúvida é a seguinte: saindo de manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, de lá, seguir para a Isla Baru, Playa Blanca, o tempo é suficiente para curti Playa Blanca? E como se vai do Oceanário para Playa Blanca?
    Obrigado por antecipação.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Francisco,

      A viagem do Oceanário a Playa Blanca é rápida e, na praia, ficamos por cerca de duas horas. Dá pra curtir um pouco, mas se quiser você pode ficar hospedado por aqui e voltar pra Cartagena no dia seguinte.

      Eu não tenho informações sobre o transporte de Playa Blanca para o Oceanário.

      um abraço.

      Responder
    • Vinicius

      Francisco retornei agora de Cartagena ela esta passando por um fenômeno climático que tem deixado o mar bem agitado, por isso negociamos com uma agência de fazer o passeio de ônibus ate a praia blanca, lancha até ilhas do Rosário e retorno de ônibus. Estava incluso almoço, imposto da embarcação e uns drinks depois do almoço. Pagamos 55.000 COP por pessoa, o ônibus veio nos buscar as 7:45hs em nosso hotel em boca grande e retornamos as 4:30hs. O passeio ate o oceanario e de manhã, almoço na praia branca e saida da as 3 da tarde.

      Dica importante: faça esse passeio durante a semana, fui numa segunda feira e tinha pouca gente na praia. Na ilha do Rosário leve um pedaço de pão para atrair os peixes quando estiver no barco, o preço do oceanario ou snorkel esta 25.000COP por pessoa. O pessoal começa a ir embora da praia as 3 da tarde porque o mar começa ficar bem agitado.

      Responder
  25. CASSIO

    Olá Altier, parabéns pelos posts!!

    Estarei indo para San Andres e Cartagena, ficando 5 dias em cada.

    Quais passeios seria imperdíveis, minha intenção seria fazer passeios em dias alternados.

    Abs

    Cassio

    Responder
  26. Júlia

    Boa tarde!

    Nunca fiz viagem ao exterior, estou com uma marcada para cartagena em 01/02/16 à 08/02/2016. Gostaria de saber como faço a respeito do dinheiro… se devo levar convertido, se converto la… se levo em dolar… pensei em levar R$ 1.500,00 para gastar la, é pouco?

    Agradeço.

    Júlia

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Júlia,

      Leve dólares ou use seu cartão do banco para sacar dinheiro lá na moeda local. É difícil dizer que essa valor é suficiente, já que não conheço seu perfil de viagem, mas acredito que se souber economizar dá sim.

      Um abraço.

      Responder
  27. Laiane

    Oi Altier, boa noite!

    Adorei as dicas e realmente ajudou muito. Pra vc que já esteve lá, queria uma opinião sobre a logística da coisa.
    Vale a pena visitar o Arquipélago do Rosário e se hospedar, de repente, na Isla Grande por umas poucas noites? Chega-se a Isla Grande como (saindo de Barú)?

    Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Laiane,

      A maioria dos viajantes escolhe ficar na Isla Barú, mas a Isla Grande é uma boa opção. O que você terá que fazer é contratar, em Cartagena, uma lancha que te leve e busque nos dias combinados. A lancha que faz o passeio que explico neste post não vai a Isla Grande.

      Um abraço.

      Responder
  28. Ana Luiza

    Oi Altier,

    Eu andei pesquisando e em alguns posts eu vi que para ter acesso as praias seria 100 dólares por pessoa.
    E aqui seu valor tá mais bacaninha. Será isso mesmo?

    Responder
    • Altier Moulin

      Ana, foi o preço que paguei.

      Responder
      • Philip Shimada

        Boa tarde Altier,
        Gostei muito do blog. Pretendo ir para Cartagena em Maio, mas fiquei com dúvida nesse comentário pois não vi nada relacionado. US$100 (cem dólares) para acessar às praias? como assim?

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi Philip,

          Acredito que ela se referiu a algum pacote vendido por agências para levar turistas à praia.

          Um abraço.

          Responder
  29. Leandro

    Ola Altier, irei sozinho para Cartagena em abril do ano que vem. Quanto gastarei para ir de la ate essas praias mais distante?? Obrigado e parabéns pela matéria.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Leandro, todos os preços estão no post.

      Um abraço.

      Responder
  30. Neide

    Olá altier,
    Minha dúvida é mas sobre o trajeto da lancha as ilhas , morro de medo , não sei nadar , vc sabe me informar se já ocorreu muitos acidentes nesse trajeto ? :/

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Neide,

      Se você tem medo é melhor ir de catamarã. A viagem é mais longa, mas muito mais tranquila. Nunca ouvi sobre acidentes.

      Um abraço.

      Responder
  31. Camilla

    Boa noite.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Consigo me hospedar em Cartagena e fazer os passeios para San Andres e Ilhas Rosário, ou preciso me hospedar nesses lugares? Os passeios devem ser comprados antecipadamente? Mais ou menos quantos reais devo levar para um roteiro similar ao de vocês ?
    Obrigada e desculpa o interrogatório.. rs

    Responder
    • Altier Moulin

      Camilla,

      Para as Ilhas Rosarios, sim, mas San Andrés fica mmmmmuuuuiiiito longe. Tem que ir de avião. Compre com pelo menos dois dias de antecedência. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  32. Roberta

    Oi adorei suas dicas! Mt legal!
    Tenho uma duvida! Vou viajar com a minha familia em janeiro e como o dolar esta muito caro, estamos querendo levar real para trocar por pesos em cartagena. O q vc indica? Meu voo faz conexao em Cali, sabe dizer se no aeroporto de Cali ha casas de cambio para trocar? E o que fica mais vantajoso, trocar em cartagena ou Cali? Levar dolares ( mesmo nesse preço absurdo) ou reais?

    Obrigada!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Roberta,

      Você não vai conseguir trocar reais por pesos colombianos com tanta facilidade assim. Leve dólares ou use seu cartão do banco para sacar diretamente de sua conta corrente na moeda local.

      Um abraço.

      Responder
      • Roberta

        Me informaram q no aeroporto de bogota tem casas de cambio q trocam real. E em cartagena algumas tbm. Esta errado entao?

        Obrigada

        Responder
        • Altier Moulin

          Roberta,

          Você pode levar o real, se quiser. O que eu quis dizer é que o dólar sempre será a moeda mais aceita do mundo. Por menor que seja a cidade, sempre haverá quem troque pra você. E outra, será que o câmbio para o real vai compensar lá? É um risco. Não adianta.

          Um abraço.

          Responder
  33. Sérgio Murilo

    Opa! Estou indo passar o réveillon em Cartagena e gostei bastante das dicas. Com certeza vamos querer visitar essa Playa Blanca. =D

    Responder
    • Altier Moulin

      Aproveite, Sérgio.

      Responder
  34. Daniel Fontana

    Olá Altier, gostei muito do seu post!
    Estou de passagem comprada para cartagena, e gostaria muito de passar mais tempo em playa blanca. Para isso entrei nos hoteis que você sugere em seu blog. Me deparei com o hotel chamado “Hotel Sport Barú”, e estou com um pouco de dúvida com relação a localização do hotel. Enfim, minha dúvida é se é possível visitar o oceanário, posteriormente ir à playa blanca e ficar hospedado lá em Barú no Hotel Sport Barú por dois dias e, após a hospedagem, retornar de barco para cartagena.
    Obg. e parabéns pelo blog.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Daniel,

      Você pode sair de manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, de lá, seguir para a Isla Baru onde ficará hospedado. O mesmo barco lhe buscará no dia seguinte para levar você de volta a Cartagena. Mas não se esqueça de combinar isso com a empresa antes de comprar o tíquete.

      O hotel realmente não fica em Plaua Blanca, mas parece ser muito legal. Se quiser fazer a reserva você pode usar este link: http://goo.gl/JAJ6Ov.

      Um abraço e ótima viagem!

      Responder
  35. Maria julia

    Ei boa noite, li o seu post e me interessei muito por playa blanca e barú! Irei para cartagena de 30 de janeiro à 8 de fevereiro… E estava pensando em me hospedar em um hotel por lá por uns dois dias para poder aproveitar mais a praia… Porém também queria fazer o passeio para o oceanário você poderia me informar como faria p ir nesse passeio e no mesmo dia ficar em barú para me hospedar ja?!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Maria Julia,

      Você pode fazer assim: saia pela manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, depois, siga para a Isla Baru. Esse mesmo barco lhe buscará no outro dia para e levar de volta a Cartagena. Mas não se esqueça de combinar isso com a empresa antes de comprar o tíquete.

      Um abraço.

      Responder
  36. Bianca

    Bom dia, Altier,
    Adorei as dicas.
    Você sabe me dizer qual seria uma boa localização para hospedagem em Cartagena?
    Como funciona o transporte na cidade? é bom? Barato?

    Obrigada,
    Bianca

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Bianca,

      Eu fiz esse post com as dicas de hospedagem: http://goo.gl/xcFtWL
      Táxi em Cartagena é bem barato e dá pra fazer muita coisa a pe.

      Um abraço.

      Responder
  37. Jeniffer

    Olá, tenho uma dúvida sobre a compra do passeio, você disse que as embarcações saem as 9am, e que é recomendado chegar meia hora antes, essa meia hora antes seria justamente para fazer a compra do pacote?
    Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Jeniffer,

      Considero importante chegar antes para dar tempo de pagar as tarifas extras (o imposto portuário) e encontrar seu barco com calma, já que são muitas embarcações que partem simultaneamente.

      Um abraço.

      Responder
  38. Mariana

    Olá, Altier! Eu de novo!

    Playa Blanca pertence à Isla Baru, que pertence às Islas del Rosário???

    Quero destinar dois dias da minha viagem para conhecer as praias, mas não quero visitar o Oceanário e nem fazer Snorkeling.

    Além da belíssima Playa Blanca, vc recomenda mais alguma praia tão linda?

    Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Mariana,

      Sim, Playa Blanca fica na Isla Baru, uma das ilhas do arquipélago das Islas del Rosário. Há outras opções sim, mas esta é a mas badalada. No píer de onde partem os passeios você vai encontrar informações sobre outras ilhas – elas são bem mais caras, mas não custa avaliar.

      Um abraço!

      Responder
      • Mariana

        Entendi!
        Passo por aqui futuramente para contar o que fiz por lá!
        Mais uma vez, obrigada!

        Responder
        • Altier Moulin

          Isso, volte e nos conte tudo. 🙂

          Responder
  39. Andressa Koya

    Olá,

    Qual o valor pra tirar foto com os golfinhos?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Andressa, eles não fazer isso lá. 🙂

      Responder
  40. Shirley

    Olá, Altier!!

    Vou para Cartagena nesse final de ano. Você pernoitou em Playa Blanca? Acha que vale a pena ou só o passeio de um nas ilhas já compensa?

    Abraços!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Shirley,

      Eu não pernoitei lá, mas sei do relato de leitores que fizeram isso e curtiram. Veja as opções de hospedagem aqui: http://goo.gl/CdbmPO

      Um abraço.

      Responder
  41. Daniela Cirelli

    Olá. Adorei seu site, tem ótima dicas. Estou indo pra Cartagena daqui a duas semanas. Você poderia me responder umas coisas? Como esses passeios são pagos? Cartão ou dinheiro? É sempre em pesos? Como eu posso trocar dólar por pesos em cartagena? Cartões de crédito são facilmente aceitos? Muito obrigada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Daniela,

      Os passeios podem ser pagos em dinheiro ou no cartão, sempre em pesos. Você pode trocar dólar em casas de câmbio ou sacar nos caixas rápidos diretamente de sua conta corrente – desde que seu carão esteja autorizado a operar no exterior. Sim, cartões são facilmente aceitos.

      Um abraço.

      Responder
  42. Katia

    Olá Altier,

    Devo levar real mesmo para trocar em Cartagena ou dólar?

    Adorei sua dicas. Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Katia,

      Leve dólar. Sempre.

      Um abraço.

      Responder
  43. Marcia

    Sensacional tudo que escreveu!!!! Estou empolgadíssima com suas dicas….parto para lá 31/07 com 8 dias de estadia e estou agradecida com seu blog e informações que postou….

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Marcia. Que sua viagem seja fantástica como foi a minha.

      Responder
  44. Luciana

    Olá, adorei as dicas!
    Estarei indo pra Cartagena com um bebê de dois anos, você acha possível fazer o passeio de lancha até a ilha? Viu crianças fazendo? Ou melhor uma opção menos radical? rsrs
    Desde já agradeço

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Luciana, eu não indicaria a lancha rápida nesse caso. Há catamarãs que vão mais devagar eu que são mais confortáveis.

      Um abraço.

      Responder
    • Fabio

      Quando eu fui, tinha uma colombiana do meu lado com um bebêzão que deveria ter uns 2 ou 3 anos, coisa mais fofa, ele foi dormindo boa parte do percurso, não tem nada demais!

      Responder
      • Altier Moulin

        Bacana, Fábio.

        Responder
  45. maria

    É possível no período de seis dias que tenho pra ficar em Cartagena ir até San Andres?

    Responder
    • Altier Moulin

      Se topar fazer algo bem corrido, podem ser quatro dias em Cartagena e dois em San Andres, Maria.

      Responder
  46. Carolina

    Olá, Altier. Passarei 8 dias em Cartagena com minha família. O que podemos fazer em todo esse tempo? Obrigada.

    Responder
  47. Carolina

    Olá Altier! Uma dúvida. Se eu decidir passar a noite em Playa Blanca, no outro dia tenho que pagar novamente a lancha para voltar para Cartagena? Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Carolina, você tem que combinar isso com a lancha antes de pernoitar. Caso contrário, terá que pagar sim.

      Um abraço.

      Responder
  48. Mayara

    Olá, Altier.

    Parabéns pelo blog. Adorei este roteiro completo. Estou querendo conhecer a Cartagena e fiquei admirada com as fotos e os detalhes. Só um detalhe que fiquei em dúvida e ninguém soube me responder, nem agências de viagens: lá no oceanário é possível tirar fotos com golfinhos ou mergulhar com eles?

    Obrigada pela atenção. Deus abençoe!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Mayara,

      Não, não é possível nadar com os golfinhos. Você pode fotografar, mas de fora da piscina.

      Um abraço.

      Responder
  49. Lisiane

    Poxa, adorei seu blog, “caí” nele por acaso e se tivesse visto antes, teria me poupado várias pesquisas sobre Cartagena… rs. Você poderia me detalhar melhor como são essas cabanas na Playa Blanca? Quero visitá-la, mas parece que as lanchas saem da praia na volta mais ou menos às 15h. Estava pensando em passar pelo menos uma noite por lá para aproveitar mais a praia. Como já tenho hotel pago em Cartagena, queria uma opção mais barata apenas neste dia. São Cabanas limpas e com banheiros? Sabe onde encontro mais informações a respeito?
    Agradeço desde já e, novamente, parabéns pelo post, conteúdo e textos ótimos. Já imprimi para levar comigo… rs.
    Abs,

    Responder
    • Altier Moulin

      Lisiane,

      São cabanas muito simples, no estilo cama e café. Eu não me hospedei nelas, então não tenho tantos detalhes. Infelizmente.

      Um abraço.

      Responder
  50. RICARDO

    Bom dia,
    Quantos dias devo ficar em Cartagena para conhecer os principais pontos turisticos de forma tranquila e sem enjoar do local??

    Um abraço

    Responder
    • Altier Moulin

      Ricardo, sugiro entre quatro e cinco dias.

      Responder
  51. Gabriela

    Oi Altier!

    Fiquei com uma dúvida sobre o passei as ilhas do Rosário.
    O pacote inclui, a ilsa do Rosário, que você pode escolher entre mergulho e oceanário + ida a Playa Branca certo?
    Minha duvida é o preço, o tíquete da lancha rápida, que custa COP 50.000 , já inclui as taxas e o ingresso para entrar no oceanário, ou você tem que pagar mais COP 20.000 da entrada?
    E as taxas de COP 13.000 ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Gabriela,

      Vamos às suas respostas: sim, você faz o passeio pelas ilhas Rosário e isso inclui o mergulho (ou o oceanário) e o passeio a Playa Blanca.
      O valor de COP 50.000 é apenas para a lancha. Todas as demais tarifas são extras.

      Um abraço!

      Responder
  52. Madson

    Oi Altier Moulin,

    Parabéns pelo blog, comecei a planejar minha viagem para Colombia e Peru e adorei sua dica das Ilhas Rosário, mas fiquei com uma dúvida, esses passeios de lancha rápida ou de catamarã levam vc e te esperam na visita ao oceanário?
    Algumas pessoas podem querer fazer mergulho com snorkel, o que o restante do grupo que não vai mergulhar fica fazendo?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Madson,

      Funciona assim: a lancha para na ilha e os grupos se dividem em quem vai ao oceanário e quem vai fazer o esnórquel. Ambos os grupos são acompanhados por guias o tempo todo e, no horário marcado, todos retornam para a mesma embarcação.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  53. Daniela Almeida

    Você sabe dizer os horários dessas balas para Isla Baru? Irei em janeiro e vou preferir ir assim, pois de barco minha mãe não vai querer.

    Responder
  54. DANIEL GOVETTI

    Altier blz?

    Cara, estou pensando em ir para Ilha do Rosario agora em janeiro. Estou comprando um pacote para Cartagena. A partir de lá como eu faço pra chegar até a ilha? As coisas são caras lá?

    Aguardo resposta, obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Daniel, tudo beleza sim.

      Rapaz, acho que você não leu o meu post… rs. As respostas para as suas duas perguntas estão nele. Dê uma olhada direitinho.

      Um abraço.

      Responder
  55. Amanda

    Oi Altier,

    No oceanário é possível mesmo nadar com os golfinhos? Qual o valor? Muito obrigada pelas informações, da pra ir com mais segurança sabendo destas dicas.. 😉

    Responder
    • Altier Moulin

      Amanda, o valor está descrito no post e nele eu não falo que você pode nadar com os golfinhos. Desculpe, mas parece que você não leu o texto. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  56. Rebecca

    Olá Altier,

    Você fez as duas ilhas no mesmo dia não é? A segunda lancha que você utilizou da isla rosario para a isla baru fazia parte da quantia inicial paga em cartagena ou cada trecho é pago a parte? Se sim, foi a mesma empresa? A que horas sai a lancha de retorno da isla baru? Obrigada pelas informações do blog, estou contando os dias para a viagem!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Rebecca,

      Sim foi tudo com a mesma empresa, pagando uma vez só e no mesmo dia.

      Responder
  57. Aline

    Ótimas dicas. Terei um dia meio apertado, mas acho que conseguirei fazer este passeio, pois quero muito. Vi que o horário de saída da lancha é próximo às 9 hs da manhã, mas qual seria o horario de volta? Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Aline,

      Você vai voltar no fim da tarde, umas 17h.

      Um abraço.

      Responder
  58. Sylvia

    Altier, existe algum passeio que leve apenas ao Oceanário?? Pq vou ficar só 1 dia em Cartagena, mas queria fazer esse passeio. Obrigada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Sylvia,

      Não vi nem um passeio assim, mas você pode perguntar no local onde são vendidos os passeios.

      Um abraço.

      Responder
  59. Esther

    Vou pra la dia 21 de outubro e não fechei os passeios com a empresa de turismo daqui. É tranquilo fecharmos tudo lá direto né?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Esther,

      Sim, é muito tranquilo fazer tudo por lá. E acredito que mais barato também.

      Aproveite a viagem. Um abraço.

      Responder
  60. Andresa Rizzo

    Olá Altier, estarei em Cartagena entre 05 à 12 de outubro… Valeu pelas dicas!!!! Obrigada!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Andresa,

      Você vai gostar demais de Cartagena. Aproveite!

      Um abraço.

      Responder
  61. ademir

    Show de bola suas dicas! Estou indo pra lá agora, de 12 a 19 de outubro e estou copiando suas dicas para levar junto. Valeu!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Ademir,

      Que bom que curtiu as dicas. Faça isso mesmo, leve as informações consigo e aproveite para se divertir.

      Um abraço.

      Responder
    • Arthur

      Muito obrigado pela informações. Irei à cartagena no dia 12de dezembro com minha esposa e seguirei suas dicas.
      Acha que com 6mil reais, com trasporte e hotel pagos, da para aproveitar por 8dias?

      Responder
      • Altier Moulin

        Sim, dá sim, Arthur. 🙂

        Responder
        • Julia

          Olá Altier.

          Estou indo com meu namorado daqui 20 dias: Bogotá, Cartagena e San Andrés.

          Pensamos em levar a mesma quantia: 6 mil reais.
          Hotel será pago no cartão.

          Você acha uma boa quantia?

          Responder
          • Altier Moulin

            Então, Julia. Eu não sei quantos dias vocês vão ficar e nem qual o estilo de vocês – há pessoas que gastam R$ 6 mil em um fim de semana… rs. Mas eu acredito que seja mais que o suficiente.

            Aproveite!

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2