Cartagena: o passeio pelas Ilhas Rosário

131

Atualizado em 17 de novembro de 2017

Quando eu disse que você iria se apaixonar por Cartagena, talvez não tenha ficado claro que o poder de sedução desse lugarzinho, banhado pelo mar do Caribe, vai muito além de suas construções e do seu jeitão cosmopolita. A verdade é que, embora as praias continentais da cidade não sejam lá grandes coisas, o que você vai encontrar nas Ilhas Rosário é tudo aquilo que deseja: praias de areia clarinha, mar de cor azul turquesa e tranquilidade.

BREVE HISTÓRIA DE CARTAGENA

As 27 ilhas que formam o arquipélago fazem parte do Parque Nacional Corales del Rosario. Ao desembarcar na Isla Rosario, a maior de todo o arquipélago, você poderá escolher entre duas principais atividades: visitar o oceanário ou nadar entre os peixes da ilha. Eu escolhi visitar o oceanário, já que faria o esnórquel em outros momentos da minha viagem pela Colômbia.

Chegando à Isla Rosario, a maior do arquipélago.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

Bocagrande: as praias continentais de Cartagena não têm quase nada de interessante.

Oceanário | Eu confesso que, inicialmente, tinha pensado que o oceanário fosse mais um daqueles pequenos aquários, onde peixes vivem sufocados em redomas de vidro. Mas não é nada disso. As piscinas daqui são construídas utilizando os próprios corais da ilha, e nelas nadam tartarugas-marinhas, tubarões-gato, barracudas, meros, golfinhos e tantas outras espécies de animais marinhos.

O que eu mais gostei, aqui, foi assistir ao momento de alimentação dos tubarões e ao show dos golfinhos, mas não vá pensando que você poderá nadar com eles. Na ilha, somente os tratadores têm acesso aos animais. Do oceanário até o meu destino seguinte, foram aproximadamente 20 minutos em uma lancha rápida, e eu confesso que estava ansioso para chegar logo.

ATUALIZAÇÃO | Recentemente, o Oceanário passou a permitir que visitantes entrem no tanque dos golfinhos. Porém, isso só vale para mulheres e crianças – homens não podem. Esse contato dura pouco tempo, o suficiente para você tirar uma foto tocando esses dóceis animais, e custa COP 50.000
Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

O show dos golfinhos é imperdível.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

Os tubarões-gato do oceanário que fica na Isla Rosario.

Playa Blanca | Essa deliciosa praia fica na Isla Barú, que faz parte do arquipélago Ilhas do Rosário e, recentemente, se tornou um dos mais importantes destinos do Caribe colombiano. Nesse paraíso tropical, rústico e natural, moram apenas dez mil pessoas que vivem basicamente da agricultura e da pesca. Aqui, você estará rodeado pela natureza e por gente amável, sempre sorridente.

Mas, como apenas apreciar essa beleza sem fim não é suficiente, me lanço ao mar. Para minha completa satisfação, a água é bem quentinha, em torno dos 28 graus, e sem muitas ondas. Sabe aquele mar do qual você não quer sair jamais? Ele está em Playa Blanca.

Uma imensidão para você se divertir na rústica Playa Blanca.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

O mar de incrível azul em Playa Blanca.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

Você pode revezar entre o banho de mar e relaxar nas barraquinhas.

Programe seu passeio pelas Ilhas Rosário

Quanto Custa | Playa Blanca não é um destino caro, diferentemente do que eu imaginava. O aluguel de uma barraca para três pessoas custa COP 15.000, e você pode ficar aqui o tempo que quiser.

O almoço tradicional – chamado bandeja especial – vem com peixe frito, arroz de coco, salada e banana frita e custa aproximadamente COP 15.000. Uma cocada, comprada com uma palenquera, custa COP 2.000. E vai aqui uma dica: se você encontrar alguém querendo lhe vender uma água por mais de COP 2.000, não compre – pechinche e pague menos. Aqui, é importante saber que você deve perguntar o preço de tudo antes de consumir.

A entrada no Oceanário custa COP 20.000. Para fazer o esnórquel na Isla Rosario, você terá que pagar COP 25.000, e isso inclui o aluguel do equipamento. Se você quiser uma ajuda para fazer seu planejamento financeiro, leia: Quanto custa viajar para Cartagena. Para saber qual a melhor forma de levar seu dinheiro na viagem, leia: Dinheiro na Colômbia: câmbio, saque e taxas.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

O meu almoço em Playa Blanca: simples, mas gostoso.

Quando ir | Cartagena tem um clima quente e úmido, com pouca variação de temperatura durante o ano. Entretanto, os meses mais chuvosos são entre setembro e novembro, sendo que em outubro a probabilidade de você pegar chuva por aqui é bem maior. Em compensação, os meses de dezembro a abril têm dias claros e quentes, ideais para a gente aproveitar o mar do Caribe. Aliás, por falar nele, a temperatura da água por aqui sempre está perto dos 28 graus.

Quem leva | Se você quiser sair do Brasil com tudo garantido, uma boa opção é comprar logo o seu passeio, já que na alta estação há muitos turistas na cidade. Veja algumas opções de passeios saindo de Cartagena para as Ilha Rosário.

Se decidir comprar seu passeio em Cartagena, você pode fazer isso nos guichês que ficam na entrada do Muelle Turístico de la Bodeguita – o píer que fica na diagonal direita da Torre del Reloj e de onde partem as embarcações. Aqui, procure pela Delfines Tour, a empresa que contratei para fazer esse passeio.

O horário de partida das lanchas é, geralmente, às 9h, mas é aconselhável chegar pelo menos 30 minutos antes. Independentemente de qual tipo de embarcação você escolher, será preciso pagar COP 13.500 de tarifa extra, que são COP 6.500 de imposto portuário e COP 7.000 referente ao tíquete de entrada no Parque Nacional. Esse valor é pago diretamente no guichê do píer, no momento do embarque.

Como chegar | De catamarã, a viagem demora duas horas e custa, em média, COP 35.000, incluindo o almoço. Se você prefere um passeio mais tranquilo, com ar-condicionado e orientações de um guia de turismo, essa deverá ser a sua escolha. Mas se você curte aventura, sol quente e quer uma viagem breve para passar mais tempo nas praias das ilhas, escolha a lancha rápida. O tíquete para esse tipo de embarcação custa COP 50.000 e também inclui o almoço.

Eu, francamente, considero a lancha rápida a forma mais fácil de chegar às Ilhas Rosário. A viagem dura cerca de 45 minutos de pura emoção: as lanchas se movimentam a uma velocidade de aproximadamente 50 km/h e saltam sobre as ondas, em voos que vão te deixar realmente com medo. Entretanto, tudo fica muito mais tranquilo quando você coloca os seus pés nas areias seguras desse paraíso caribenho.

Se preferir, você pode fazer o trajeto até Playa Blanca de táxi, passando por Magdalena e fazendo a travessia até a ilha de balsa. Na praça do mercado Bazurto, tome um ônibus para Pasacaballos, cuja tarifa custa COP 1.800, com saídas a partir das 7h. O seu trajeto termina na estação da balsa, depois de 30 ou 45 minutos. Aqui, você vai cruzar um braço do Río Magdalena e, já do outro lado, optar por um táxi ou mototáxi, que custam em média COP 8.000 até Playa Blanca. Para voltar, faça o trajeto inverso.

Cartagena: passeio pelas Ilhas Rosário

Lancha rápida: aventura que poupa tempo.

Onde ficar | Cartagena é realmente encantadora, mas para aproveitar melhor a cidade você precisa acertar na hora de escolher onde ficar. Para saber os melhores bairros e as minhas dicas de hotéis legais e baratos, leia: Onde se hospedar em Cartagena.

Reserve já o seu hotel em Cartagena e garanta os melhores preços.

Se você decidir pernoitar na Isla Barú, saiba que há opção de hospedagem para todos os bolsos. O Baru Playa Eco Beach Resort é um dos mais procurados na ilha, mas, se o seu orçamento pede algo mais em conta, há inúmeras opções disponíveis com preços mais camaradas. Veja a lista completa de lugares para você ficar nas Ilhas Rosário.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para ficar na Colômbia por até 90 dias, e, como o país faz parte do Mercosul, você só precisa apresentar sua carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitida há menos de dez anos, ou o passaporte, claro. Eu esclareço essa e algumas outras dúvidas nesse vídeo.

Informações importantes | Para planejar sua viagem com segurança e tranquilidade, eu sugiro que você também leia este post: Viagem para a Colômbia: visto, taxas e vacinas.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

131 Comentários

    • Muito obrigado pela informações. Irei à cartagena no dia 12de dezembro com minha esposa e seguirei suas dicas.
      Acha que com 6mil reais, com trasporte e hotel pagos, da para aproveitar por 8dias?

        • Olá Altier.

          Estou indo com meu namorado daqui 20 dias: Bogotá, Cartagena e San Andrés.

          Pensamos em levar a mesma quantia: 6 mil reais.
          Hotel será pago no cartão.

          Você acha uma boa quantia?

          • Altier Moulin

            Então, Julia. Eu não sei quantos dias vocês vão ficar e nem qual o estilo de vocês – há pessoas que gastam R$ 6 mil em um fim de semana… rs. Mas eu acredito que seja mais que o suficiente.

            Aproveite!

  1. Ótimas dicas. Terei um dia meio apertado, mas acho que conseguirei fazer este passeio, pois quero muito. Vi que o horário de saída da lancha é próximo às 9 hs da manhã, mas qual seria o horario de volta? Obrigada

  2. Olá Altier,

    Você fez as duas ilhas no mesmo dia não é? A segunda lancha que você utilizou da isla rosario para a isla baru fazia parte da quantia inicial paga em cartagena ou cada trecho é pago a parte? Se sim, foi a mesma empresa? A que horas sai a lancha de retorno da isla baru? Obrigada pelas informações do blog, estou contando os dias para a viagem!

  3. Oi Altier,

    No oceanário é possível mesmo nadar com os golfinhos? Qual o valor? Muito obrigada pelas informações, da pra ir com mais segurança sabendo destas dicas.. 😉

    • Altier Moulin

      Amanda, o valor está descrito no post e nele eu não falo que você pode nadar com os golfinhos. Desculpe, mas parece que você não leu o texto. 🙂

      Um abraço.

  4. Altier blz?

    Cara, estou pensando em ir para Ilha do Rosario agora em janeiro. Estou comprando um pacote para Cartagena. A partir de lá como eu faço pra chegar até a ilha? As coisas são caras lá?

    Aguardo resposta, obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Daniel, tudo beleza sim.

      Rapaz, acho que você não leu o meu post… rs. As respostas para as suas duas perguntas estão nele. Dê uma olhada direitinho.

      Um abraço.

  5. Oi Altier Moulin,

    Parabéns pelo blog, comecei a planejar minha viagem para Colombia e Peru e adorei sua dica das Ilhas Rosário, mas fiquei com uma dúvida, esses passeios de lancha rápida ou de catamarã levam vc e te esperam na visita ao oceanário?
    Algumas pessoas podem querer fazer mergulho com snorkel, o que o restante do grupo que não vai mergulhar fica fazendo?

    • Altier Moulin

      Oi Madson,

      Funciona assim: a lancha para na ilha e os grupos se dividem em quem vai ao oceanário e quem vai fazer o esnórquel. Ambos os grupos são acompanhados por guias o tempo todo e, no horário marcado, todos retornam para a mesma embarcação.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

  6. Oi Altier!

    Fiquei com uma dúvida sobre o passei as ilhas do Rosário.
    O pacote inclui, a ilsa do Rosário, que você pode escolher entre mergulho e oceanário + ida a Playa Branca certo?
    Minha duvida é o preço, o tíquete da lancha rápida, que custa COP 50.000 , já inclui as taxas e o ingresso para entrar no oceanário, ou você tem que pagar mais COP 20.000 da entrada?
    E as taxas de COP 13.000 ?

    • Altier Moulin

      Oi Gabriela,

      Vamos às suas respostas: sim, você faz o passeio pelas ilhas Rosário e isso inclui o mergulho (ou o oceanário) e o passeio a Playa Blanca.
      O valor de COP 50.000 é apenas para a lancha. Todas as demais tarifas são extras.

      Um abraço!

  7. Poxa, adorei seu blog, “caí” nele por acaso e se tivesse visto antes, teria me poupado várias pesquisas sobre Cartagena… rs. Você poderia me detalhar melhor como são essas cabanas na Playa Blanca? Quero visitá-la, mas parece que as lanchas saem da praia na volta mais ou menos às 15h. Estava pensando em passar pelo menos uma noite por lá para aproveitar mais a praia. Como já tenho hotel pago em Cartagena, queria uma opção mais barata apenas neste dia. São Cabanas limpas e com banheiros? Sabe onde encontro mais informações a respeito?
    Agradeço desde já e, novamente, parabéns pelo post, conteúdo e textos ótimos. Já imprimi para levar comigo… rs.
    Abs,

    • Altier Moulin

      Lisiane,

      São cabanas muito simples, no estilo cama e café. Eu não me hospedei nelas, então não tenho tantos detalhes. Infelizmente.

      Um abraço.

  8. Olá, Altier.

    Parabéns pelo blog. Adorei este roteiro completo. Estou querendo conhecer a Cartagena e fiquei admirada com as fotos e os detalhes. Só um detalhe que fiquei em dúvida e ninguém soube me responder, nem agências de viagens: lá no oceanário é possível tirar fotos com golfinhos ou mergulhar com eles?

    Obrigada pela atenção. Deus abençoe!

  9. Olá Altier! Uma dúvida. Se eu decidir passar a noite em Playa Blanca, no outro dia tenho que pagar novamente a lancha para voltar para Cartagena? Obrigada!

  10. Olá, adorei as dicas!
    Estarei indo pra Cartagena com um bebê de dois anos, você acha possível fazer o passeio de lancha até a ilha? Viu crianças fazendo? Ou melhor uma opção menos radical? rsrs
    Desde já agradeço

  11. Sensacional tudo que escreveu!!!! Estou empolgadíssima com suas dicas….parto para lá 31/07 com 8 dias de estadia e estou agradecida com seu blog e informações que postou….

  12. Daniela Cirelli on

    Olá. Adorei seu site, tem ótima dicas. Estou indo pra Cartagena daqui a duas semanas. Você poderia me responder umas coisas? Como esses passeios são pagos? Cartão ou dinheiro? É sempre em pesos? Como eu posso trocar dólar por pesos em cartagena? Cartões de crédito são facilmente aceitos? Muito obrigada.

    • Altier Moulin

      Oi Daniela,

      Os passeios podem ser pagos em dinheiro ou no cartão, sempre em pesos. Você pode trocar dólar em casas de câmbio ou sacar nos caixas rápidos diretamente de sua conta corrente – desde que seu carão esteja autorizado a operar no exterior. Sim, cartões são facilmente aceitos.

      Um abraço.

  13. Olá, Altier!!

    Vou para Cartagena nesse final de ano. Você pernoitou em Playa Blanca? Acha que vale a pena ou só o passeio de um nas ilhas já compensa?

    Abraços!

  14. Olá, Altier! Eu de novo!

    Playa Blanca pertence à Isla Baru, que pertence às Islas del Rosário???

    Quero destinar dois dias da minha viagem para conhecer as praias, mas não quero visitar o Oceanário e nem fazer Snorkeling.

    Além da belíssima Playa Blanca, vc recomenda mais alguma praia tão linda?

    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Mariana,

      Sim, Playa Blanca fica na Isla Baru, uma das ilhas do arquipélago das Islas del Rosário. Há outras opções sim, mas esta é a mas badalada. No píer de onde partem os passeios você vai encontrar informações sobre outras ilhas – elas são bem mais caras, mas não custa avaliar.

      Um abraço!

  15. Olá, tenho uma dúvida sobre a compra do passeio, você disse que as embarcações saem as 9am, e que é recomendado chegar meia hora antes, essa meia hora antes seria justamente para fazer a compra do pacote?
    Obrigada

    • Altier Moulin

      Oi Jeniffer,

      Considero importante chegar antes para dar tempo de pagar as tarifas extras (o imposto portuário) e encontrar seu barco com calma, já que são muitas embarcações que partem simultaneamente.

      Um abraço.

  16. Bom dia, Altier,
    Adorei as dicas.
    Você sabe me dizer qual seria uma boa localização para hospedagem em Cartagena?
    Como funciona o transporte na cidade? é bom? Barato?

    Obrigada,
    Bianca

  17. Ei boa noite, li o seu post e me interessei muito por playa blanca e barú! Irei para cartagena de 30 de janeiro à 8 de fevereiro… E estava pensando em me hospedar em um hotel por lá por uns dois dias para poder aproveitar mais a praia… Porém também queria fazer o passeio para o oceanário você poderia me informar como faria p ir nesse passeio e no mesmo dia ficar em barú para me hospedar ja?!

    • Altier Moulin

      Oi Maria Julia,

      Você pode fazer assim: saia pela manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, depois, siga para a Isla Baru. Esse mesmo barco lhe buscará no outro dia para e levar de volta a Cartagena. Mas não se esqueça de combinar isso com a empresa antes de comprar o tíquete.

      Um abraço.

  18. Olá Altier, gostei muito do seu post!
    Estou de passagem comprada para cartagena, e gostaria muito de passar mais tempo em playa blanca. Para isso entrei nos hoteis que você sugere em seu blog. Me deparei com o hotel chamado “Hotel Sport Barú”, e estou com um pouco de dúvida com relação a localização do hotel. Enfim, minha dúvida é se é possível visitar o oceanário, posteriormente ir à playa blanca e ficar hospedado lá em Barú no Hotel Sport Barú por dois dias e, após a hospedagem, retornar de barco para cartagena.
    Obg. e parabéns pelo blog.

    • Altier Moulin

      Oi Daniel,

      Você pode sair de manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, de lá, seguir para a Isla Baru onde ficará hospedado. O mesmo barco lhe buscará no dia seguinte para levar você de volta a Cartagena. Mas não se esqueça de combinar isso com a empresa antes de comprar o tíquete.

      O hotel realmente não fica em Plaua Blanca, mas parece ser muito legal. Se quiser fazer a reserva você pode usar este link: http://goo.gl/JAJ6Ov.

      Um abraço e ótima viagem!

  19. Oi adorei suas dicas! Mt legal!
    Tenho uma duvida! Vou viajar com a minha familia em janeiro e como o dolar esta muito caro, estamos querendo levar real para trocar por pesos em cartagena. O q vc indica? Meu voo faz conexao em Cali, sabe dizer se no aeroporto de Cali ha casas de cambio para trocar? E o que fica mais vantajoso, trocar em cartagena ou Cali? Levar dolares ( mesmo nesse preço absurdo) ou reais?

    Obrigada!!

    • Altier Moulin

      Oi Roberta,

      Você não vai conseguir trocar reais por pesos colombianos com tanta facilidade assim. Leve dólares ou use seu cartão do banco para sacar diretamente de sua conta corrente na moeda local.

      Um abraço.

        • Altier Moulin

          Roberta,

          Você pode levar o real, se quiser. O que eu quis dizer é que o dólar sempre será a moeda mais aceita do mundo. Por menor que seja a cidade, sempre haverá quem troque pra você. E outra, será que o câmbio para o real vai compensar lá? É um risco. Não adianta.

          Um abraço.

  20. Boa noite.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas. Consigo me hospedar em Cartagena e fazer os passeios para San Andres e Ilhas Rosário, ou preciso me hospedar nesses lugares? Os passeios devem ser comprados antecipadamente? Mais ou menos quantos reais devo levar para um roteiro similar ao de vocês ?
    Obrigada e desculpa o interrogatório.. rs

    • Altier Moulin

      Camilla,

      Para as Ilhas Rosarios, sim, mas San Andrés fica mmmmmuuuuiiiito longe. Tem que ir de avião. Compre com pelo menos dois dias de antecedência. 🙂

      Um abraço.

  21. Olá altier,
    Minha dúvida é mas sobre o trajeto da lancha as ilhas , morro de medo , não sei nadar , vc sabe me informar se já ocorreu muitos acidentes nesse trajeto ? :/

    • Altier Moulin

      Oi Neide,

      Se você tem medo é melhor ir de catamarã. A viagem é mais longa, mas muito mais tranquila. Nunca ouvi sobre acidentes.

      Um abraço.

  22. Ola Altier, irei sozinho para Cartagena em abril do ano que vem. Quanto gastarei para ir de la ate essas praias mais distante?? Obrigado e parabéns pela matéria.

  23. Oi Altier,

    Eu andei pesquisando e em alguns posts eu vi que para ter acesso as praias seria 100 dólares por pessoa.
    E aqui seu valor tá mais bacaninha. Será isso mesmo?

  24. Oi Altier, boa noite!

    Adorei as dicas e realmente ajudou muito. Pra vc que já esteve lá, queria uma opinião sobre a logística da coisa.
    Vale a pena visitar o Arquipélago do Rosário e se hospedar, de repente, na Isla Grande por umas poucas noites? Chega-se a Isla Grande como (saindo de Barú)?

    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Laiane,

      A maioria dos viajantes escolhe ficar na Isla Barú, mas a Isla Grande é uma boa opção. O que você terá que fazer é contratar, em Cartagena, uma lancha que te leve e busque nos dias combinados. A lancha que faz o passeio que explico neste post não vai a Isla Grande.

      Um abraço.

  25. Boa tarde!

    Nunca fiz viagem ao exterior, estou com uma marcada para cartagena em 01/02/16 à 08/02/2016. Gostaria de saber como faço a respeito do dinheiro… se devo levar convertido, se converto la… se levo em dolar… pensei em levar R$ 1.500,00 para gastar la, é pouco?

    Agradeço.

    Júlia

    • Altier Moulin

      Oi Júlia,

      Leve dólares ou use seu cartão do banco para sacar dinheiro lá na moeda local. É difícil dizer que essa valor é suficiente, já que não conheço seu perfil de viagem, mas acredito que se souber economizar dá sim.

      Um abraço.

  26. Olá Altier, parabéns pelos posts!!

    Estarei indo para San Andres e Cartagena, ficando 5 dias em cada.

    Quais passeios seria imperdíveis, minha intenção seria fazer passeios em dias alternados.

    Abs

    Cassio

  27. Primeiramente parabéns pelo Blog, sensacional. Você já comentou algo no sentido, mas desculpe a insistência. A dúvida é a seguinte: saindo de manhã de Cartagena no passeio que vai para o Oceanário e, de lá, seguir para a Isla Baru, Playa Blanca, o tempo é suficiente para curti Playa Blanca? E como se vai do Oceanário para Playa Blanca?
    Obrigado por antecipação.

    • Altier Moulin

      Oi Francisco,

      A viagem do Oceanário a Playa Blanca é rápida e, na praia, ficamos por cerca de duas horas. Dá pra curtir um pouco, mas se quiser você pode ficar hospedado por aqui e voltar pra Cartagena no dia seguinte.

      Eu não tenho informações sobre o transporte de Playa Blanca para o Oceanário.

      um abraço.

    • Francisco retornei agora de Cartagena ela esta passando por um fenômeno climático que tem deixado o mar bem agitado, por isso negociamos com uma agência de fazer o passeio de ônibus ate a praia blanca, lancha até ilhas do Rosário e retorno de ônibus. Estava incluso almoço, imposto da embarcação e uns drinks depois do almoço. Pagamos 55.000 COP por pessoa, o ônibus veio nos buscar as 7:45hs em nosso hotel em boca grande e retornamos as 4:30hs. O passeio ate o oceanario e de manhã, almoço na praia branca e saida da as 3 da tarde.

      Dica importante: faça esse passeio durante a semana, fui numa segunda feira e tinha pouca gente na praia. Na ilha do Rosário leve um pedaço de pão para atrair os peixes quando estiver no barco, o preço do oceanario ou snorkel esta 25.000COP por pessoa. O pessoal começa a ir embora da praia as 3 da tarde porque o mar começa ficar bem agitado.

  28. Belo post!

    Tenho três perguntas:

    – A catamarã, por ser mais lenta que a lancha, sai do porto um pouco mais cedo?

    – A Playa Banca não é muito cheia?

    – Sabe de alguma outra ilha bacana, talvez mais “privada”?

    Abraços!

    • Altier Moulin

      Oi Bruno,

      Não sei lhe informar os horários do Catamarã. Sim, a Playa Blanca é sempre cheia. Uma alternativa é San Pedro de Majagua, ilha privada quase deserta, mas há outra opções e você pode consultar no píer de onde partem as embarcações.

      Um abraço.

  29. Altier, tudo bom?
    tenho 18 dias no total na Colômbia!
    dividi em:

    4 dias – Bogota
    7 dias – Cartagena
    6 dias – San Andres

    O que você acha?
    Você indica dormir na Playa Blanca ?
    Você tem roteiros prontos pra indicar? estou um pouco perdida de onde ficar e o que fazer.

    Obrigada,

    bjs.

  30. Felipe Machado on

    Boa noite!

    Show de bola sua matéria. Eu gostaria de saber se eu for pra Cartagena sem nenhum hotel e deixar para alugar quando eu chegar lá, será que eu consigo me hospedar? Eu estou querendo me hospedar no hotel Almirante Cartagena.

    Abraço.

  31. Boa tarde Altier! Tudo bem ? Estou indo a Colômbia em 1 semana , ficarei por 8 noites, imagino ir Bogota , Cartagena e outra cidade . Como você me orienta , em termos de dias / cidade ? Que cidade vc recomenda para 2 noites? Vc tem e-mail ? Qual ? Abraço

    • Altier Moulin

      Oi Italo,

      Em oito dias eu focaria mais em Bogotá (três dias para ver o básico) e Cartagena (mínimo de três dias), mas se quiser pode incluir San Andrés (que mereceria pelo menos três dias, mas talvez você faça em dois).

      Um abraço.

  32. Muito bom o post! Passei um mês em Cartagena fazendo intercâmbio social lá em 2014 e comecei a escrever sobre isso agora. Pesquisando para lembrar de alguns pontos. 🙂 Que saudade que bateu! Beijos e boas viagens!

  33. Estou saindo quinta 07/07/16 pra lá..megaaaaa ansiosa.
    Será que os preços aumentaram muito pra ir para playa blanca e oceanário?
    Nossa não vejo a hora de estar lá! O que você achou dos preços de comida um exemplo desse prato que vc postou? Não estou com dinheiro pra esbanjar muito 🙂 obg

    • Altier Moulin

      Oi Karina,

      Os preços estão praticamente estáveis, pode se programar por eles.
      Quando ao valor da comida, bem, acho que você não leu o texto. Nele eu explico que a refeição está inclusa no preço do passeio. 😉

      Um abraço e boa viagem.

  34. Olá Altier…
    vou a Cartagena no fim de outubro.
    É possivel fazer o passeio a Playa Blanca e nao fazer a visita ao oceanário/snorkel? Não tenho interesse nesses passeios e queria aproveitar mais a praia.

    obs.: parabéns pelo blog, mto bom!

  35. Oi Altier,
    Adorei as dicas muito obrigada!

    Queria fazer a reserva do passei, voce tem o contato da agencia de viagem que fecha esse passei ?

    Obrigada =)

  36. Olá, estava gostando muito das suas dicas sobre San Andreas, mas quando li as dics de cartagena, fiquei um pouco chocada em ver o passeio do oceanário, fazemos muito turismo ecológico, e é muito triste financiar passeis como estes onde animais magnificos estão confinados e sendo treinados para shows, poderiamos divulgar mais o quanto esse tipo de turismo prejudica o meio ambiente e os animais em que nele vivem. Precisamos nos educar mais sobre a vida marinha e ter a conciência em não financirmos este tipo de turismo. Com todo respeito ao seu blog, gostaria de ver você com todo o alcance de midia que você tem, ajudar a concientizar as pessoas. 😉

  37. Oi Altier, que incrível seu blog!!

    Gostaria de saber quanto você pagou ao todo por esse tour. Essa agência que você mencionou que organiza tudo?

    E você recomenda ficar em Playa Blanca ou você acha que esse day tour já é o suficiente?

    • Altier Moulin

      Oi, Roberta.
      Os preços estão descritos nesse post.
      Sobre ficar na Ilha, não é essencial, a não ser que você tenha tempo e curta algo mais roots. 😉

      Um abraço!

  38. Giselle Coriolano on

    Olá,
    adorei sua materia sobre Cartagena,estou indo com duas amigas e gostariamos de saber se podemos nadar com os golfinhos.
    valeu pelas dicas.

  39. Olá adorei sua postagem. Cada vez mais encanta com Cartagena, antes mesmo de conhecer. Só que tenho umas dúvidas.. primeiro vou viajar em novembro, será se é muito chuvoso essa época? Porque gosto muito de praia e tá sendo meu maior incentivo. Segundo ponto, eu gostaria também de conhecer o castilho, mas vi no site que você indicou que é carinho.. tem como ir lá com o guia ou Taxi sozinho??

    • Altier Moulin

      Oi, Amanda.

      O mês que mais chove em Cartagena é outubro. Novembro é melhor.
      Sim, você pode fazer o passeio sozinha, sem o guia.

      Um abraço.

  40. Renan Marchetti on

    Olá tudo bem?
    Vou visitar Cartagena semana q vem, gostaria de saber até q horas os passeios contratados, no caso acho melhor essa lancha rápida, ficam na playa blanca. Chegam lá q horas e sai de lá que horas. Obrigado!

  41. Adorei as suas dicas. Estou pensando em ir a Cartagena em novembro, pois quero um lugar com essa mistura de história e praias. Mas estou preocupada com as chuvas. Será que consigo aproveitar nesta época do ano?
    Obrigada!

    Márcia

  42. Olá Altier,comprei 7 dias em Bogota e gostaria de passar 3 em Cartagena..
    Sou o perfil Super Mega Econômico,em viagem rs
    Quanto vc acha que levo,em Reais pra 3 dias em Cartagena (hotel e voo já pagos)
    Aguardo respostas querido,forte abraço

  43. Olá, Altier, agora no Oceanário é possível nadar com golfinhos, sim. Acabamos de voltar de lá. Mas essa atividade, na verdade se resume a entrar na água e tirar uma foto com o golfinho, fazendo carinho nele, por cerca de 1 minuto. Custa COP 50.000 (em torno de 50 reais) e é exclusivamente para mulheres ou crianças (creio que tenha algo a ver com hormônios masculinos, pois a foto é com uma fêmea).

  44. Ola Altier, boa noite!
    Estou lendo suas histórias, estou amando. Eu e meu noivo, estamos nos programando para ir em Abril para Colômbia e conhecer Cartagena e San Andrés. Você acha um período bom?

Escreva um comentário

Inline
Inline