Quando ir a Cartagena

4

Atualizado em 17 de janeiro de 2018

Cartagena é um pequeno paraíso da Colômbia. Aqui, você vai se encantar não apenas com o azul das praias, mas com todas as cores da cidade, que exala muita cultura e história. Só que, para aproveitar melhor esse cantinho do mundo, vale apena saber quando ir a Cartagena.

A cidade fica muito mais atraente nos dias ensolarados e, como a gente também quer curtir o mar do Caribe, os passeios pelas ilhas da região são uma ótima escolha, como mostro em: Cartagena: o passeio pelas Ilhas Rosário.

Quando ir a Cartagena

Cartagena das Índias está no nível do mar, então, o mal de altitude não será um problema para você. A cidade é banhada pelo mar do Caribe, mas não é tão simples encontrar aquelas praias paradisíacas de areia branquinha, já que as mais urbanas não são tão indicadas para banho. Apesar disso, você terá dezenas de motivos para adorar a cidade, como eu conto em: Você vai ser apaixonar por Cartagena.

Com um clima tipicamente tropical, o calor predomina. Então, a sua escolha de quando ir a Cartagena não precisa girar em torno da possibilidade de fazer frio. Pelo contrário, o calor aqui é tanto que a umidade aumenta a sensação térmica e passeios com mais esforço devem ser evitados por volta do meio-dia. No fim da tarde, aproveite o alívio quem vem com os ventos litorâneos.

Reserve já o seu hotel em Cartagena e garanta os melhores preços.

Cartagena não é afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de agosto a outubro. Nesse período, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais, mas nada que estrague suas férias.

Quando ir a Cartagena

O fantástico pôr do sol de Cartagena.

Verão: dezembro a abril

A temperatura média em Cartagena é 28 graus e as estações não são bem definidas já que durante todo o ano, o sol brilha forte, e o calor encobre todos os climas. Porém, o período mais quente e seco está entre os meses de dezembro e abril, quando raramente chove.

Eu estive na cidade no final de março. Os dias estavam ensolarados, quentes, mas não havia aquela multidão de turistas. Eu prefiro viajar na meia estação, fora de férias e feriados, pois acho que assim fica mais fácil conhecer e entender a vida local.

O réveillon também atrai muita gente, mas não espere grandes festas já que trata-se de uma virada do ano diferente, mais cultural e na rua. A tradição do branco para os colombianos funciona como para nós, brasileiros.

Quando ir a Cartagena

O incrível mar do Caribe.

No dia da virada, as pessoas se vestem de branco e vão para as ruas da cidade murada, que ficam repletas de gente tocando música ao vivo e soltando fogos de artifício. É um jeito diferente de experimentar a cidade, e que, com certeza, lhe renderá boas lembranças.

No mês de janeiro, durante o Festival de Música Clássica de Cartagena, vários pontos da cidade viram palco para apresentações musicais das obras dos compositores mais conhecidos do mundo. Todos os anos, em março, acontece o Festival Internacional de Cinema de Cartagena. Criado em 1960, o festival conta com produções de mais de 30 países.

Inverno: maio a novembro

O período de maio a novembro é o mais chuvoso, e apenas por isso se diferencia do verão, já que Cartagena tem, em média, 2.600 horas de sol por ano e a temperatura do mar varia entre 27 e 29 graus.

Eu aconselho a não viajar em outubro, que, historicamente, é o mês que mais chove. Mesmo assim, são raros os dias em de chuva o tempo todo.

QUANDO IR A CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 23 30 1  0
Fevereiro 24 30 0  0
Março 24 30 1  1
Abril 25 31 22  4
Maio 25 31 120  10
Junho 25 31 101  13
Julho 25 31 119  11
Agosto 25 31 128  13
Setembro 2 31 144  15
Outubro 25 31 238  16
Novembro 25 31 156  12
Dezembro 24 30 50  3

Veja todos os posts de Cartagena

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

    • Altier Moulin

      Oi, Bruna.

      Não sei se você leu o texto, porque a resposta para sua pergunta está nele.
      Eu gastei um tempo escrevendo e procurando dados para oferecer informações completas.
      Coloquei, inclusive, uma tabela no final com os dias de chuva de cada mês.
      Enfim…

      Um abraço.

Escreva um comentário