Quando ir a Cartagena: as melhores e piores épocas para sua viagem

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Cartagena é um pequeno paraíso da Colômbia e você vai se encantar não apenas com o azul das praias, mas com todas as cores da cidade, que exala muita cultura e história. Só que, para aproveitar melhor esse cantinho do mundo, vale apena saber quando ir a Cartagena.

A cidade fica muito mais atraente nos dias ensolarados e, como a gente também quer curtir o mar do Caribe, os passeios pelas ilhas da região, como o arquipélago das Ilhas Rosário, são uma ótima escolha.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Quando ir a Cartagena

Cartagena tem clima tipicamente tropical: o calor predomina e a umidade aumenta a sensação térmica.

A cidade não é afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de agosto a outubro.

Nesse período, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais, mas nada que estrague suas férias.

Verão: dezembro a abril

A temperatura média em Cartagena é 28 graus e as estações não são bem definidas, já que, durante todo o ano, o sol brilha forte e o calor prevalece.

Porém, o período mais quente e seco está entre os meses de dezembro e abril, quando raramente chove.

Eu estive na cidade no final de março e os dias estavam ensolarados, quentes, mas não havia aquela multidão de turistas.

TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS

Eu prefiro viajar na meia estação, fora de férias e feriados, pois acho que assim fica mais fácil conhecer e entender a vida local.

No mês de janeiro, durante o Festival de Música Clássica de Cartagena, vários pontos da cidade viram palco para apresentações musicais das obras dos compositores mais conhecidos do mundo.

Todos os anos, em março, acontece o Festival Internacional de Cinema de Cartagena. Criado em 1960, o festival conta com produções de mais de 30 países.

Inverno: maio a novembro

O período de maio a novembro é o mais chuvoso e é apenas por isso que ele se diferencia do verão, já que Cartagena tem, em média, 2.600 horas de sol por ano e a temperatura do mar varia entre 27 e 29 graus.

PROBABILIDADE DE CHOVER

Eu aconselho a  não viajar em outubro,  que, historicamente, é o mês que mais chove. Mesmo assim, são raros os dias em de chuva o tempo todo.

Fonte: Weather Spark

Onde ficar em Cartagena

A parte histórica de Cartagena é cercada por uma muralha, construída ainda no período colonial. Dentro dos muros, os bairros mais procurados são Centro Histórico e San Diego.

Fora dos muros, a melhor pedida é Bocagrande. Essa área moderna tem hotéis grandes e lojas, bares, restaurantes bem disputados.

Há, também, Getsemani, que pode ser interessante para quem quer gastar menos.

Faixas de preço em Cartagena

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de Cartagena. Especialmente, as que ficam na parte mais turística, nos arredores da Cidade Amuralhada.

Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.



Booking.com

Centro Histórico

Como o nome diz, essa é a parte mais antiga da cidade, onde estão muitos prédios históricos, igrejas e praças. Realmente é a área mais viva de Cartagena, com movimento dia e noite.

No bairro, também ficam restaurantes tradicionais, bares super descolados, lojinhas e muitos hotéis.

Isso significa que, quando não estiver nas praias, é nesta área que, provavelmente, você passará seu tempo. Então, ficar hospedado no Centro Histórico facilita muito.

Há mais duas coisas que você precisa saber antes de decidir onde ficar em Cartagena.

A primeira é que os hotéis são pequenos, com poucos quartos e isso acaba reduzindo a oferta. Logo, os preços são mais altos. Uma boa solução é fazer a reserva com antecedência, depois de comparar bastante os preços.

A segunda coisa é que o Centro Histórico se tornou muito turístico e, claro, os moradores acabaram deixando essa área e indo morar em bairros mais distantes. Isso atrapalha um pouco quem gosta de ter mais contato com moradores.

Agora, veja as melhores opções do Centro Histórico.

Hotel Casa San Agustin

O Hotel Casa San Agustin fica em uma área muito agradável, dentro da Cidade Amuralhada, a poucos minutos da beira-mar. Ele tem de tudo para ser o seu lugar para ficar em Cartagena e não é difícil imaginar por quê.

onde ficar em Cartagena

Com quartos magníficos, super confortáveis, bem decorados, com camas grande e roupa de cama de primeira, ele ganha muitos elogios dos hóspedes, que dizem se sentir em casa.

onde ficar em Cartagena

Falando nisso, o hotel funciona em um casarão colonial típico e só isso já nos proporciona uma grande experiência. Café da manhã excelente, limpeza em dia e internet rápida são outros pontos positivos.

onde ficar em Cartagena

Leones de Alba Hotel Boutique

O Leones de Alba Hotel Boutique é um dos hotéis mais premiados da cidade e jamais poderia ficar fora da lista de opções para você escolher onde ficar em Cartagena.

Tudo é absolutamente perfeito, a começar pelos detalhes no restauro do casarão que abriga o hotel: tudo foi incrivelmente pensado para manter a história do lugar e, também, para trazer contemporaneidade e aquele conforto que a gente merece.

onde ficar em Cartagena

O serviço é espetacular, os quartos são excelentes e a localização é ótima, com acesso fácil a tudo. Eu acho bom você dar uma olhada com calma, porque vale cada centavo.

onde ficar em Cartagena

Hotel Boutique Casona Del Colegio

Quartos fabulosos, piscina no terraço, atendimento acolhedor e super profissional. Esses são apenas alguns pontos positivos do Hotel Boutique Casona del Colegio.

Apesar de ter sido modernizado, o hotel preserva muitas das características dos casarões de Cartagena e é incrível como isso está na “alma” do hotel.

É um lugar onde tudo se encaixa para nos proporcionar uma experiência de hospedagem inesquecível. Nem preciso dizer que o café da manhã é dos deuses e que os drinques do bar são perfeitos, ne?

onde ficar em Cartagena

Candilejo Hotel Boutique

O Candilejo Hotel Boutique fica também dentro da muralha, mas já perto de uma das saídas, a que da para a Praça del Reloj, que, inclusive, é uma área bastante boêmia.

onde ficar em Cartagena

O hotel tem a cara de Cartagena: colorido, arejado e com aquela pegada caribenha que deixa todo mundo arrepiado. Os quartos são bons, o terraço é bem gostoso e o café da manhã é super completo, cheio de gostosuras locais.

Casa La Merced By Mustique

O Casa La Merced by Mustique é um hotel perfeito – sim, isso existe! É que os funcionários fazem tudo com tanto carinho que a gente percebe isso e, claro, isso muda tudo, não é mesmo?

onde ficar em Cartagena

A decoração perfeccionista, o ambiente tranquilo, a pequena biblioteca, a piscina, o terraço – que é uma delícia – e o café da manhã são alguns itens que merecem destaque.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são espaçosos, super aconchegantes, com camas grande e roupa de cama de primeira. É um lugar especial e você deve dar uma olhada com mais calma.

onde ficar em Cartagena

BastióN Luxury Hotel

O Bastión Luxury Hotel tem quartos espaçosos, muito confortáveis, piscina na cobertura e bar que serve drinques simplesmente perfeitos.

O pessoal que trabalha no hotel deixa tudo mais especial, esbanjando simpatia o tempo todo – isso você vai notar desde a hora do check-in.

O café é uma delícia – tem uma cafeteria Juan Valdez bem pertinho também – e eu sugiro experimentar um dos pratos do El Gobernador, o restaurante do hotel. É demais!

onde ficar em Cartagena

Calle De La Iglesia 35-59

O Calle de la iglesia 35-59 é um apartamento básico, mas com tudo que a gente precisa para passar uma boa temporada.

onde

Ele tem dois quartos, cozinha equipada, varandinha e acomoda até oito pessoas – isso deixa o custo-benefício bem interessante, ótimo para quem procur aum apartamento para ficar em Cartagena.

A localização é ótima, perto dos principais pontos turísticos e com fácil locomoção para todas as partes do Centro Histórico. A rua não é uma das mais movimentadas de Cartagena e isso é um ponto muito positivo.

onde ficar em Cartagena

Casa Pombo

O Casa Pombo tem apartamentos de até quatro quartos e funciona no esquema aparthotel – você tem a privacidade de ficar em uma casa com os serviços de um hotel. Bom, né? A estrutura é impecável, com tudo muito bem cuidado e limpo.

onde ficar em Cartagena

Os detalhes fazem muita diferença e cada apartamento parece ter sido decorado “a dedo”, tamanha é a perfeição. O atendimento da equipe é sempre muito elogiado, assim como o café da manhã – servido no terraço –e a área da piscina. É um excelente lugar para ficar em Cartagena!

Casa Virrey Eslava

O Casa Virrey Eslava é um apartamento no coração de Cartagena. Espaçoso, bem cuidado e, como fica em uma rua super tranquila – o que é uma raridade –, é uma das melhores opções para você ficar em Cartagena.

São 180 metros quadrados que acomodam até oito pessoas, em dois quartos. A cozinha é completa e o prédio tem piscina, sauna e terraço.

onde ficar em Cartagena

A equipe que cuida da reserva e da manutenção é muito atenciosa, sempre ajudando no que a gente precisa. Isso faz muita diferença, né?

onde ficar em Cartagena

Viajero Cartagena

Sem dúvida, o Viajero Cartagena  é o melhor hostel para ficar em Cartagena. Ele está a cinco minutos a pé da área dos restaurantes, dentro da Cidade Amuralhada, no Centro Histórico de Cartagena. É a localização preferido de viajantes que querem explorar a cidade. Sem falar que ficar em um hostel lhe dá a chance de fazer amigos e conhecer a cidade com eles.

onde ficar em Cartagena

Os quartos compartilhados são espaçosos, arejados e sempre estão limpos. O ar-condicionado funciona, os lençóis são bons e os colchões passaram pelo meu critério de qualidade. O mesmo vale para o banheiro, que sempre está limpo. Há armários com trancas debaixo das camas, mas você precisa levar seu cadeado.

onde ficar em Cartagena

San Diego

O San Diego bairro fica do lado do Centro Histórico, dentro da Cidade Amuralhada, e é outra área bem turística – embora a gente veja mais moradores.

Historicamente, ele sempre foi habitado por comerciantes que tinham um poder aquisitivo mais alto. Por isso, há muitos casarões com varandas nas fachadas, algo muito tradicional em Cartagena.

É uma pena que muitas delas, hoje, estejam fechadas e com aspecto abandonado.

San Diego é também um importante polo gastronômico: é fácil encontrar ótimos restaurantes que servem os mais variados pratos da culinária mundial.

Maloka Boutique Hostel

O Maloka Boutique Hostel tem quartos amplos e com camas bastante confortáveis. Todas as áreas são bem arejadas e sempre estão bem cuidada e limpas.

onde ficar em Cartagena

A localização é excelente, dentro da Cidade Amuralhada e perto de tudo. Assim, fica fácil fazer os passeios pelas ilhas e também facilita na hora de explorar os cantinhos de Cartagena.

O café da manhã é simples, mas muito gostoso. O atendimento é muito elogiado e o custo-benefício também é interessante. É um bom lugar para ficar em Cartagena sem gastar muito.

onde ficar em Cartagena

Hotel Bantu by Faranda Boutique

Não dá para começar a descrever o Hotel Bantu by Faranda Boutique sem falar de sua piscina maravilhosa. Ela fica no terraço, em uma área com bastante verde, espreguiçadeiras e cadeiras de sol, perfeita para relaxar depois dos passeios.

onde ficar em Cartagena

O casarão onde funciona o hotel é sensacional. Completamente restaurante, ele preserva muito de suas características originais e isso inclui o pátio interno, que traz um respiro necessário.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são muito bons, com camas grandes e roupa de cama de primeira. O café da manhã é sempre muito elogiado e o atendimento é sempre muito simpático. Você vai gostar!

onde ficar em Cartagena

Hotel Cartagena Royal Inn

O Hotel Cartagena Royal Inn tem uma localização excelente, dentro da Cidade Amuralhada e pertinho de ótimos restaurantes – o que eu acho muito importante.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são muito confortáveis, com camas ótimas e decoração clara, bem clean. Os banheiros são espaçosos, estão sempre muito limpos e o chuveiro é uma maravilha. A jacuzzi no terraço garante um ponto extra para o hotel.

O café da manhã é muito variado, com muitas opções, incluindo algumas gostosuras locais que você vai gostar de provar. É um ótimo lugar para ficar em Cartagena.

onde ficar em Cartagena

Sofitel Legend Santa Clara Cartagena

Outro clássico da cidade, o Sofitel Legend Santa Clara Cartagena é o alto padrão de hospedagem que muita gente procura: atendimento excepcional, privacidade, restaurante com chefe renomado e tudo mais.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são fabulosos, espaçosos e muito aconchegantes. Camas grandes, roupa de cama de primeira, limpeza criteriosa e até o cheirinho dos quartos é especial: dizem que ajuda a relaxar.

onde ficar em Cartagena

O pátio interno é o símbolo da riqueza arquitetônica de Cartagena e a piscina é fantástica. É impossível não se apaixonar por este lugar!

Hotel Casa Quero

Mesmo não sendo o hotel mais famoso de Cartagena, o Hotel Casa Quero tem seus pontos positivos, e o atendimento personalizado é um deles: a equipe procura entender as nossas necessidades para atendê-las da melhor forma.

onde ficar em Cartagena

Os quartos são ótimos, bastante aconchegantes, com camas boas e banheiros bem cuidados. A decoração, de forma geral, é super detalhista e isso deixa os ambientes mais leves.

onde ficar em Cartagena

O hotel fica dentro da Cidade Amuralhada, em uma área muito calma e ótima para relaxar à noite. O café da manhã é muito elogiado e sempre tem produtos fresquinhos.

onde ficar em Cartagena

Hotel Don Pedro de Heredia

O Hotel Don Pedro De Heredia fica no coração do Centro Histórico, então é muito gostoso passear pelas ruas e conhecer os incontáveis restaurantes, bares e cafés. O pátio interno, onde fica a piscina, tem um jardim bem lindo, é ótimo ficar ali tomando banho de piscina e relaxando depois dos passeios.

O café da manhã é bom, mas nada excepcional. O atendimento é muito elogiado e a internet é boa – dá até para trabalhar durante a viagem.

onde ficar em Cartagena

Getsemani

Se você quer gastar menos e ficar mais perto de quem vive em Cartagena, esse bairro pode ser uma boa pedida.

Fora da muralha, ele já é mais moderno, mas nem tão requintado. Há quem o considere menos seguro, mas isso pode ser uma questão de perspectiva, né?

O fato é que há muitas opções econômicas, mas considere que elas podem ficar um pouco mais afastadas das principais atrações da cidade.

Por outro lado, O Getsemani é  um bairro bem boêmio,  com vida noturna agitada. Uma parada no tradicional Café Havana é indispensável.

Hotel Capellán de Getsemaní

O Hotel Capellán de Getsemaní foi totalmente reformado e está com tudo prontinho para nos receber: decoração fantástica, mobília linda, roupas de cama e banho de primeira linha e muito mais.

onde ficar em Cartagena

Outra novidade é o minibar, que tem várias bebidas de cortesia, além de frutas frescas da região. Isso é um barato, não acha?

onde ficar em Cartagena

Os quartos são ótimos, muito aconchegantes, a internet é super rápida, o café da manhã é delicioso e o atendimento é muito elogiado. Precisa de algo mais?

Hotel Casa Lola Deluxe Gallery

O Hotel Casa Lola Deluxe Gallery também funciona em uma casa colonial restaurada, que ganhou uma decoração encantadora e cheia de elegância. Os funcionários são muito simpáticos e cuidam de tudo com muito zelo.

Cheiroso, sempre limpo, arejado e super prático, este hotel ainda nos conquista com quartos muito acolhedores, mas é a área da piscina na cobertura que os hóspedes mais elogiam – você vai ver que eles estão certos.

Apesar de ficar na área mais badalada do Getsemani, o hotel tem tratamento acústico e isso é uma maravilha, porque o silêncio reina absoluto. É uma excelente opção para ficar em Cartagena.

Arsenal Hotel

Outra excelente opção é o Arsenal Hotel. Ele tem quartos super aconchegantes, uma piscina fantástica e o café da manhã é muito bom, sempre conquista os hóspedes.

onde ficar em Cartagena

A localização é muito boa, então dá para fazer praticamente tudo a pé, com pouco tempo de caminhada – Cartagena é toda plana, então é bem tranquilo.

onde ficar em Cartagena

O custo-benefício deste hotel também é muito interessante, mas você tem que fazer a reserva com antecedência, porque ele vive lotado.

onde ficar em Cartagena

Hotel Galeria La Trinidad

O Hotel Galeria la Trinidad fica em Getsêmani e tem quartos são charmosos, aconchegantes – alguns acomodam até seis adultos – e nos dão a sensação de estar em casa, sabe?

onde ficar em Cartagena

O café dá manhã é ótimo e o atendimento dos funcionários supera o esperado: eles são muito queridos. O custo-benefício é um dos melhores da cidade e, para garantir um quarto, é preciso reservar com antecedência.

 

Bocagrande

Esse bairro é para quem gosta de modernidade, hotéis grandes e bons restaurantes. Claro, isso tem um preço e ele pode ser alto: esse é um dos bairros mais caros da Colômbia.

Bocagrande fica de frente para o mar, mas a praia não é boa e muito menos atraente visualmente – principalmente depois que você conhecer as ilhas.

Novamente, vale lembrar que ficando fora da Cidade Amuralhada você terá mais deslocamentos.

Hyatt Regency Cartagena

Um dos hotéis mais fantásticos de Cartagena é o Hyatt Regency Cartagena. Ele fica de frente para a praia, tem quartos super aconchegantes, com tudo na medida – sem luxo exagerado.

A piscina é realmente fabulosa, perfeita para o calor que faz na cidade e ótima para relaxar depois dos passeios –tomando uns bons drinques.

O atendimento é espetacular e o café da manhã, com muita variedade, é sempre muito elogiado. É um dos fortes candidatos para você escolher onde ficar em Cargagena.

Hotel Almirante Cartagena Colombia

O Hotel Almirante Cartagena Colombia é um cinco estrelas e por aí você já consegue imaginar o que lhe espera, não é? Ele é um clássico e quem já foi rei nunca perde a majestade.

Os quartos são ótimos, com camas boas e banheiros espaçosos e alguns tem até hidromassagem. Talvez falte um pouco de modernidade. A piscina é sensacional, a sala de ginástica é boa, o atendimento é super profissional e o café é bom – poderia ter mais variedades.

Blue Concept

O Blue Concept  fica em Bocagrande, numa área bem movimentada cheia de restaurantes, bares, lojas e também um supermercado que funciona 24 horas. Ele é um dos meus preferidos em Cartagena. Tem uma piscina muito boa e um bar que funciona o tempo todo.

Os quartos são muito bem resolvidos e com uma decoração sensacional. Você poderá ficar conectado à internet o tempo todo, e não precisa se preocupar caso alugue um carro, pois o estacionamento é gratuito. O atendimento é muito elogiado e o preço é justo.

Madisson Boutique Hotel Cartagena

Também em Bocagrande, o Madisson Boutique Hotel Cartagena fica a apenas cem metros da praia. Assim, fica fácil começar o dia contemplando o mar.

Os quartos são bem amplos e têm uma decoração básica, no estilo das grandes redes mundiais, sabe?. O café da manhã é bem elogiado e a limpeza e o atendimento também.

O Madisson Boutique Hotel Cartagena fica a apenas dez minutos do aeroporto e tem internet muito boa para quem precisa trabalhar durante a viagem.

Gio Hotel Cartagena Tama

O GIO hotel Cartagena Tama é muito procurado por viajantes que querem curtir o dia na parte histórica ou nas ilhas e aproveitar o lado moderno de Cartagena à noite.

Ele fica em Bocagrande, fora da Cidade Amuralhada, perto de bares, restaurantes e lojas: é uma ótima opção para quem quer conforto e tranquilidade sem gastar muito.

Os quartos são bem confortáveis, espaçosos e equivalem ao preço pago na diária. O café da manhã é farto com várias opções de frutas e, claro, com o famoso café colombiano, orgulho nacional.

Edificio Palmetto Beach

O apartamento Edificio Palmetto Beach Apto 1702 acomoda até cinco pessoas e isso faz o custo-benefício ficar muito interessante. Tem vista para a praia de Bocagrande, cozinha completa, camas boas e quartos bem aconchegantes. Aliás, o apartamento todo é super bem cuidado.

Os donos são muito gentis e ajudem em tudo com a reserva – eu sempre digo que isso muda completamente a nossa experiência. Vale a pena dar uma olhada com calma, só não deixa para fazer a reserva na última hora,

Morros City Espectacular

O Morros City Espectacular é um apartamento grande, com 115 metros quadrados, que acomoda até oito pessoas. Ele fica em Bocagrande e tem uma vista sensacional para o mar.

O prédio é super interessante, tem uma piscina espetacular, sala de ginástica, estacionamento e fica perto de restaurantes, bares e tudo mais desse lado contemporâneo de Cartagena.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde que reabriu suas fronteiras, o Colômbia adotou várias medidas de prevenção e controle dos casos de covid-19. Isso significa que é preciso cumprir alguns requisitos sanitários e legais para entrar no país.

De forma geral, os documentos exigidos para a entrada de brasileiros – além dos já citados acima – são os seguintes:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19 com esquema vacinal completo, com a última vacina aplicada há, pelo menos, quatorze dias – exigido apenas de viajantes vacinados maiores de 18 anos – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR feito há, no máximo, 72 horas antes do embarque, ou de antígeno (teste rápido) feito, no máximo, 48 horas antes do embarque – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de 18 anos;
  3. Formulário Check-Mig preenchido e enviado eletronicamente entre 72h e 1h antes da chegada à Colômbia – exigido de todos os viajantes – veja como preencher o Check-Mig;
  4. Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.
FORMULÁRIO CHECK-MIG

O Check-Mig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário funciona como uma medida de segurança durante a pandemia covid-19, tornando mais fácil para as autoridades colombianas rastrear possíveis casos e entrar em contato com viajantes infectados.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia e pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store.

→ Como preencher o Check-Mig

Você pode acompanhar atualizações no site do Governo da Colômbia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem durante a pandemia não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com o esquema vacinal completo, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Viajantes de países que fazem parte do Mercosul ou que são associados ao bloco podem viajar usando apenas a carteira de identidade.

Isso foi possível por causa de um acordo, assinado em 2008, que reconhece a validade dos documentos de identificação pessoal de cada país como documento de viagem válido para Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela (suspenso temporariamente), Bolívia (em processo de adesão), Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Embora a carteira de identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas podem negar identidades emitidas há mais de dez anos, por medida de segurança contra fraudes.

Havendo dúvida quanto ao estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.

É muito importante saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras de identificação emitidas por órgãos de classe, como OAB e CRM, por exemplo, não são aceitas.

A certidão de nascimento também não é válida como documento de identificação. Portanto, crianças e adolescentes devem apresentar a carteira de identidade ou o passaporte para viajar.

Nos casos em que o motivo da viagem é diferente de turismo – trabalho, estudo, residência, etc. –, a carteira de identidade não será suficiente, sendo obrigatório apresentar o passaporte válido e visto específico, se for o caso.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

4 Comentários

  1. Bruna

    Boa noite! Eu e meu noivo estamos pensando em ir na nossa lua de mel em junho. Nessa época será que chove muito?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Bruna.

      Não sei se você leu o texto, porque a resposta para sua pergunta está nele.
      Eu gastei um tempo escrevendo e procurando dados para oferecer informações completas.
      Coloquei, inclusive, uma tabela no final com os dias de chuva de cada mês.
      Enfim…

      Um abraço.

      Responder
  2. Marina

    Qdo ir a Cartagena/Colombia

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.