O que fazer em Cartagena das Índias

44

Atualizado em 12 de março de 2018

Seria praticamente impossível listar e sugerir tudo o que você pode fazer em Cartagena. Chegando à cidade, assim como eu percebi, você vai ver como isso funciona. São várias casinhas e prédios que abrigam museus, centros de cultura, lojinhas, cafés, bares e restaurantes. Isso sem falar dos grandes e famosos monumentos turísticos que a cidade preserva ao longo de séculos.

Então, já que a minha tarefa é difícil, quero deixar claro que Cartagena tem muito mais a oferecer. Entretanto, eu listei algumas atrações que considerei mais interessantes, e que valem a pena serem visitadas, nem que seja enquanto você se desloca de um lugar para outro.

O que fazer em Cartagena

Ilhas Rosário | Esse é um dos programas que deve estar no topo de sua lista do que fazer em Cartagena. A cerca de 50 minutos de barco, essas ilhas são o destino de quase todo turista que chega aqui. Aproveite para passar um dia em Playa Blanca desfrutando o melhor de Cartagena. No post Cartagena: passeio pelas ilhas Rosário eu conto todos os detalhes.

O passeio para as Ilhas Rosários deve estar em sua lista de coisas para fazer em Cartagena.

Em Playa Blanca, você pode alternar entre banho de mar e descanso nas barraquinhas.

Castillo San Felipe de Barajas | Essa antiga fortaleza – que parece mesmo um castelo – é uma bela herança do tempo em que Cartagena lutava contra piratas e invasores. Aqui, você pode contratar o serviço de um guia para desvendar, com as instruções dele, os segredos de cada pedacinho dessa complexa construção. Ela foi erguida por escravos e durou 121 anos.

Não deixe de caminhar pelos interessantes túneis que serviram para estocar a pólvora usada nos canhões. O Castillo San Felipe de Barajas funciona diariamente, de 8h as 18h. A entrada custa COP 14.000. O serviço de guia sai por COP 40.000, para grupos de até seis pessoas.

O que fazer em Cartagena

A visita ao Castillo San Felipe e uma opção para fazer em Cartagena.

Las Bóvedas | Esse antigo prédio, onde atualmente funciona um mercado de artesanato, foi construído para também estocar pólvora e, mais tarde, usado como cadeia. Caminhar pelo corredor, sob seus 47 arcos, e não cair na tentação de entrar em cada portinha é um desafio e tanto.

Catedral de Cartagena | Também chamada de Basílica Menor, essa Catedral fica em frente ao Palacio de la Proclamación, a sede do governo da província de Bolívar. Sua origem remonta à primeira igreja da cidade, que foi destruída por um incêndio em 1552.

O que fazer em Cartagena

Las Bóvedas: Hoje é um mercado de artesanato, mas já foi usado como cadeia.

Parroquia San Pedro Claver | Originalmente construída em 1580 e, depois, reconstruída no século 17. No altar-mor dessa igreja estão os restos mortais de San Pedro Claver, o apóstolo dos escravos. Esse templo é o que tem a arquitetura mais importante, considerando o seu valor estético. Em frente à igreja, há várias esculturas muito interessantes que ilustram profissões comuns na cidade.

Convento de la Popa | Construído no início do século 17, pelos padres agostinianos, esse conjunto arquitetônico está a 150 metros de altura, no topo de uma colina. Originalmente, ele serviu como um refúgio para escravos fugitivos e, mais tarde, foi palco de batalhas e até usado como quartel e fortaleza.

Monumento à Índia Catalina | Esse é um dos símbolos mais queridos da cidade. Pedro de Heredia, fundador de Cartagena, chegou à então Vila Kalamary, e essa índia serviu de intérprete junto ao seu povo. Índia Catalina nasceu na aldeia de Galerazamba, onde hoje é o município de Santa Catalina.

O que fazer em Cartagena

Igreja San Pedro Claver: A mais importante esteticamente.

Torre del Reloj | Onde hoje está essa torre ficava a única entrada para a Cidade Murada. O relógio, que adorna a parte superior da edificação, foi acrescentado no século 19 e se tornou um importante atrativo da cidade.

Teatro Adolfo Mejía | Este teatro foi construído sobre as ruínas da antiga Igreja de la Merced, em 1625. Em 1933, foi rebatizado Teatro Heredia, para marcar o sexto centenário da cidade. Faça uma visita guiada pelo teatro e informe-se sobre os espetáculos, que são frequentes. Eu assisti ao Festival de Artes Cênicas, com artistas de vários países, e sinceramente, eu não esperava encontrar algo tão legal assim para fazer em Cartagena. As visitas acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Monumento Sapatos Velhos | Antes de sua localização atual, atrás do Castillo de San Felipe, o monumento, obra de Tito Lombana, ficava no bairro Getsêmani. Na verdade, ele não é nada mais do que uma escultura, mas se tiver por perto, passe e tire uma bela foto com o Castillo ao fundo.

o-que-fazer-em-cartagena-09

Onde hoje está a Torre del Reloj ficava a única entrada para a cidade murada

O que fazer em Cartagena

Faça uma visita guiada pelo teatro e informe-se sobre os espetáculos.

Passeio de charrete | Esse é um passeio bem tradicional, que muita gente adora fazer em Cartagena. Por COP 55.000, você é guiado durante 30 minutos por cenários que jamais sairão de sua memória. O passeio faz a volta na Cidade Murada e é muito interessante, especialmente para casais que desejam celebrar seu romance saboreando um ótimo champanhe.

City Tour | Para conhecer a cidade, você pode contratar um passeio de trolley com a City Trolley Tour, custando COP 35.000. O trajeto é feito em 2h30, e os tíquetes podem ser comprados com vendedores autorizados em frente à Torre del Reloj. Já o tradicional ônibus vermelho custa COP 45.000, porém o tíquete é válido por 48 horas e inclui o tour a pé pela parte histórica da cidade. Esse passeio começa sempre às 15h45, na parada 6, que fica em frente à casa do escritor Gabriel García Márquez – que, aliás, é uma decepção, porque só vemos os muros.

O que fazer em Cartagena

O tradicional passeio de charrete.

O que fazer em Cartagena

Vista de Bocagrande a bordo do ônibus vermelho do City Tour.

Bocagrande | Essa é a área mais moderna da cidade. Tem grandes prédios e hotéis bonitões. Aqui estão as principais marcas de fast food, os restaurantes mais caros da cidade e também as lojas de marcas famosas. As praias de Bocagrande e região não são muito interessantes para banho.

Café del Mar | Esse é um programa imperdível e deve estar em sua lista de coisas para fazer em Cartagena. É que gente do mundo inteiro vem para cá a fim de apreciar o pôr do sol. Construído sobre a muralha, esse bar parece uma Torre de Babel com suas tantas diferentes línguas. Aqui, peça um drinque, arraste uma poltrona e, simplesmente, relaxe.

Igreja e Faculdade de Santo Domingo | A construção desses dois prédios foi realizada entre 1579 e 1698. É a mais antiga construção civil da cidade. Na frente dessa igreja, fica a Plaza Santo Domingo, que tem uma escultura enorme de Fernando Botero e inúmeros bares e restaurantes. É um ótimo lugar para terminar o dia.

O fabuloso pôr do sol do Café del Mar.

O que fazer em Cartagena

A Plaza San Domingo é ideal para o seu começo de noite.

Programe sua viagem para Cartagena

Quanto Custa | Se você quiser uma ajuda para fazer seu planejamento financeiro, leia: Quanto custa viajar para Cartagena. Para saber qual a melhor forma de levar seu dinheiro na viagem, leia: Dinheiro na Colômbia: câmbio, saque e taxas.

Quando ir | Cartagena tem um clima quente e úmido, com pouca variação de temperatura durante o ano. Entretanto, os meses mais chuvosos são entre setembro e novembro, sendo que em outubro a probabilidade de você pegar chuva por aqui é bem maior.

Em compensação, os meses de dezembro a abril têm dias claros e quentes, ideais para a gente aproveitar o mar do Caribe. Aliás, por falar nele, a temperatura da água por aqui sempre está perto dos 28 graus. Para ver as informações completas, leia: Quando ir a Cartagena.

Quem leva | Se você quiser sair do Brasil com tudo garantido, uma boa opção é comprar logo o seu passeio, já que na alta estação há muitos turistas na cidade. Veja algumas opções de passeios saindo em Cartagena.

Como chegar | A Viva Colombia tem as melhores tarifas para Cartagena, partindo de Bogotá, Cáli, Medellín ou Pereira. Sua chegada será no Aeroporto Internacional Rafael Núñez (CTG), que fica bem perto da Cidade Murada. Antes de pegar um táxi, solicite seu tíquete no guichê que funciona logo na saída. Ao informar o seu destino, o valor já será impresso, evitando assim uma cobrança abusiva.

Na Cidade Murada é possível fazer tudo a pé. Uma boa opção são as busetas, que nos levam a todos os bairros, dentro e fora da muralha. Os táxis não têm taxímetro, então sempre pergunte quanto custará a corrida antes de entrar no carro. Veja mais informações: Como chegar a Cartagena.

Onde ficar | Cartagena é realmente encantadora, mas para aproveitar melhor a cidade você precisa acertar na hora de escolher onde ficar. Para saber os melhores bairros e as minhas dicas de hotéis legais e baratos, leia: Onde se hospedar em Cartagena.

Reserve já o seu hotel em Cartagena e garanta os melhores preços.

Onde comer | Para almoçar, o Nativo Caribe Fusion, um restaurante que – como o nome diz – ainda é frequentado basicamente por quem mora ou trabalha no Centro, tem preços muito camaradas e um menu que vai lhe agradar. Pergunte pelas sugestões do dia e pague pouco para comer muito. Eu paguei COP 13.000 por uma refeição com entrada, prato principal e bebida.

A Gelateria San Lorenzo tem um sorvete artesanal servido numa deliciosa casquinha. Eu experimentei o de ciruela, que é a ameixa fresca, por COP 3.500, e gostei demais. Já no La Paletteria você vai achar picolé artesanal dos sabores mais diferentes possíveis. Os preços variam entre COP 4.000 a e COP 5.000.

Informações importantes

Segurança | Eu caminhei sozinho pela cidade em diversos horários e, em nenhum momento, me senti inseguro. À noite, é comum pessoas oferecerem maconha aos turistas nas esquinas menos movimentadas.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para ficar na Colômbia por até 90 dias, e, como o país faz parte do Mercosul, você só precisa apresentar sua carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitida há menos de dez anos, ou o passaporte, claro. Eu esclareço essa e algumas outras dúvidas nesse vídeo.

Vacina | Desde abril de 2017, o governo colombiano exige a vacinação contra a febre amarela. Depois de vacinado, você terá que solicitar o Comprovante Internacional de Vacinação, como eu explico em: Como solicitar o certificado de vacinação.

Informações importantes | Para planejar sua viagem com segurança e tranquilidade, eu sugiro que você também leia este post: Viagem para a Colômbia: visto, taxas e vacinas.

Veja todos os posts de Cartagena

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

44 Comentários

    • Altier Moulin

      Oi Patthy,

      Eu usei meu cartão de débito e fiz saques na moeda local usando caixas eletrônicos.

      Consulte seu banco sobre como habilitar seu cartão. Essa é a forma mais prática que conheço.

      Um abraço!

        • Altier Moulin
          Altier Moulin on

          Oi Francesca,

          Não há bancos brasileiros em Cartagena, mas você pode usar seus cartões de débito para fazer saques nos caixas eletrônicos normalmente, desde que eles sejam de uma bandeira internacional, como Visa ou Master Card. Ah, lembre-se de autorizar o uso do cartão no exterior antes de embarcar. Fale com seu gerente.

          Um abraço.

  1. Avatar

    Olá,

    Minha esposa e eu seguimos um conselho de trocar o dinheiro no aeroporto de Bogotá. Não faça isso. As taxas do aeroporto são ofensivas e voce encontra boas taxas de cambio em Cartagena. Evite cartões de crédito pois eles convertem COPs para Dolares e depois Dolares para Reais, ou seja, voce perde dinheiro em duas conversões.

    Enfim, meu conselho é trocar dinheiro nas casas de câmbio de Cartagena. Tem uma rua em frente a torre do relógio que é cheia de casas de câmbio.

  2. Avatar

    Estamos indo para Cartagena na páscoa 🙂 Para visitar esses pontos que você cita e depois ir mergulhar na ilha de rosário, onde eu me hospedo?

    Obrigada! Seu blog é demais!

  3. Avatar

    Oláá!! vou para colombia agora no final de novembro, gostaria de saber quantos dias são suficientes em cartagena, se vale a pena pegar uma van e conhecer o parque tayrona.
    Você foi solteiro? É um bom país para solteiros conhecerem? hehehe
    beijos

    • Altier Moulin

      Oi Debora,

      Você precisa de quatro dias. Sim, acho que você deve ir ao Parque Tayrona, mas só se gostar de fazer longas caminhadas. E não, eu não fui solteiro.

      Um, abraço.

  4. Avatar

    Olá Altier,

    Irei para Colômbia agora em dezembro, conhecer Bogotá e Cartagena, e seu blog muito me ajudou. Parabéns pelo ótimo trabalho. As fotos também estão muito boas. Levarei dólares e um cartão de crédito para eventualidades e/ou compras. O que me preocupa é a temperatura em Cartagena, tenho notado que, a essa época, de tarde, a sensação térmica chega facilmente aos 40º. Pergunto: você sofreu muito com o calor?

  5. Avatar

    Bom dia amigo,

    Pretendo ir em maio de 2016, é uma época boa?
    Real ou Dolar? referente a saque no débito, é feito em banco 24 horas?

    Abraço

  6. Avatar

    Altier,
    Muito útil seu blog!

    Estava pensando em passar uns 13 dias em Cartagena, depois de 8 em Bogotá e agora me parece muito.
    Seria melhor alterar esse tempo ou realmente há o que fazer por tantos dias?

    Abraço!

  7. Avatar
    Jaqueline Martins on

    Altier,
    Achei seu blog um maximo!
    Estou planejando uma viagem a Cartagena em Janeiro de 2017, e estou adorando sua dicas! Você chegou a conhecer Medellin, ou visitar a Fazenda de Pablo Escobar?? Quero muito conhece-la, aproveitar Cartagena, e também passar uns dias nas Ilhas do Rosário.

  8. Avatar

    Boa noite Altier, parabéns pelo sue blog.

    Pretendo ir para Cartagena e Bogotá, viagem de oito dias contando embarque e desembarque.Pretendo ir em uma terça e voltar em uma quarta. O que você sugere: quantos dias devo ficar em Bogotá e quantos em Cartagena? Em qual cidade passar o final de semana?

    • Altier Moulin

      Oi Thais,

      Acho que você deve passar o fds em Cartagena. Há baladinhas, bons cafés, restaurantes e muitas coisas boas, inclusive praias.
      Pense em quatro dias em Cartagena e três em Bogotá, mais ou menos.

      Um abraço.

  9. Avatar

    Ótimo seu post. Estou planejando ir em janeiro/2017, só que ainda me tenho algumas duvidas a respeito da vida noturna de Cartagena. Estou indo com varios amigos e gostaríamos de saber se tem bares e boates para curtir também a noite da cidade. Voce sabe me informar?

    • Altier Moulin

      Oi Lucas,

      Cartagena é extremamente agitada durante a noite. São inúmeros bares, casas de salsa e outras opções para você curtir muito.
      Como ela sempre fica lotada de viajantes, sempre há gente bonita e interessante para interagir.

      Vocês vão aproveitar muito.

      Um abraço.

  10. Avatar

    Confesso que fiquei meio preocupado. Estou indo agora dia 20 de setembro para Cartagena e ficarei 7 dias com minha noiva, que lá já será esposa – lua de mel. Rs. Mas vi que é período que pode chover. Tomara que não chova muito, ou mesmo nada. Mas ficarei em um hotel que vc não falou, além de eu ter feito reserva pelo Expedia. Ficarei no Hotel Almirante Cartagena. Vc conheceu ou viu/ouviu algo a respeito. A única coisa não muito positiva que vi é que o café da manhã não é grande coisa. E fiz questão de ficar lá pelo custo benefício, além de ser beira-mar e ter banheira, digamos que essencial para lua de mel. Rs. No mais, ótimas matérias. Faça muitas viagens e nos delicie com tantas experiências. Abraço

    • Altier Moulin

      Oi Rommel,

      Embora seja a época chuvosa, isso não significa que choverá todos os dias. Depende mesmo da sorte.
      Sobre o hotel, infelizmente não tenho informações sobre ele.

      Um abraço.

  11. Avatar
    Lidiane Oliveira on

    Oie Altier,

    Sabe me dizer se tem algum passeio de Cartagena para San Andres? vou ficar 10 dias e estou tentando convencer minha amiga a irmos à San Andres.
    Grata.

  12. Avatar

    Olá, Boa tarde!
    Irei a Cartagena em fevereiro de 2017. Será uma viagem de casal e passaremos alguns dias para esperar o navio. Alguma dica de hotel próximo ao porto para ficarmos? E qual melhor passeio pois teremos praticamente apenas dois dias na cidade. Se puder me mandar um e-mail.

  13. Avatar

    Amigo, boa tarde estava pensando em ir para la, porem tenho uma filha, minhas ferias e so em junho, e ela vai esta com 1 ano e 4 meses. da para ir e passear? o que vc acha? provavelmente meus pais irao. logo serao 4 adultos e ela. abracos
    e obrigado

  14. Avatar
    JOAO BATISTA JUNIOR on

    Olá, parabéns pelos posts que muito nos ajuda nas viagens.
    Vou fazer um stopover de 17 horas em cartagena.
    Chegarei em Cartagena no dia 1 de julho, às 16h00 e voar para Miami no dia seguinte, às 09h30.
    O que posso fazer nesse tempo “livre”?
    (Vou ficar no hotel Dann a beira mar)

  15. Avatar

    Olá!! Seria muito bom poder ler todas as dicas em um aplicativo ou se pudesse baixar ou até mesmo compartilhar para visualizar off-line.
    Parabéns pelo post!! Obrigada pelas dicas!

Escreva um comentário