Preciso começar dizendo que Medellín entrou no meu roteiro por causa de uma conexão – que era obrigatória – para a deliciosa ilha de San Andrés. Como nada é por acaso, descobri muitas coisas legais para fazer em Medellín.
Terra de Fernando Botero, o artista da Monalisa gordinha, e cenário principal da série Narcos, que conta a história de Pablo Escobar, Medellín tem museus encantadores, parques sensacionais, comida boa e um povo super acolhedor.
Como você deve imaginar, é impossível reunir tudo o que a cidade tem de bom – ainda mais difícil é ver e fazer tudo em uma única viagem. Então, eu reuni os lugares que mais gostei para lhe inspirar com o que fazer em Medellín.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
História de Medellín
Medellín fica no centro do território colombiano, em um vale a pouco mais de 1.500 metros de altitude. A cidade está rodeada por picos rochosos que ultrapassam os 2.100 metros, e seu povo é sempre muito cordial.
A história da cidade começa com os povos indígenas que habitavam o Vale de Aburrá muito antes de os conquistadores espanhóis chegarem, em agosto de 1541.
Mas só entre 1630 e 1650 começou, de fato, a povoação da região com a chegada dos primeiros imigrantes. Oficialmente, a cidade foi fundada em 1675.
Em sua história mais recente, a cidade alcançou lamentáveis índices de violências. Para você ter uma ideia, em 1991, foram assassinadas 6.500 pessoas, o que dá uma média de quase 20 pessoas por dia.
Entretanto, com o enfraquecimento do Cartel de Medellín, comandado pelo barão da droga Pablo Escobar, a redução gradativa da criminalidade passou a ser perseguida pelos governantes.
O investimento em ações educativas e fiscalizadoras deu resultado, e a capital do departamento de Antioquia segue dando passos largos ruma à redução do número de assassinatos.
Por essas e tantas outras razões, os paisas – como são chamados os moradores da cidade – têm orgulho do progresso vivido por Medellín.
A região tem cerca de meia dúzia de universidades, e isso fomenta uma cena cultural vibrante e uma vida noturna agitada por milhares de jovens de todo o país.
Medellín é o segundo maior centro industrial do país e tem uma economia vibrante. Sua arquitetura tem um apelo decididamente modernista, que anda de mãos dadas com a progressividade dos seus moradores.
O que fazer em Medellín
Parques, bibliotecas, museus e tantos outros espaços públicos são muito bem aproveitados.
Manifestações culturais e expressões de cordialidade enchem a cidade diariamente, e mesmo que eu passasse todos os dias da minha vida em Medellín, jamais descobriria todos os segredos da cidade.
Plaza Botero
A primeira atração da lista do que fazer em Medellín é a Plaza Botero.
Nela, estão expostas 23 esculturas do artista colombiano Fernando Botero, nascido em Medellín. Ao longo dos anos, ele foi criando figuras fofas e assimétricas que ganharam notoriedade mundial.
A Plaza Botero era uma área obscura da cidade. Sem vida, era ocupada pelo tráfico e por vadios que praticavam pequenos furtos.
Embora tenha sido revitalizado, talvez seja o lugar onde você deve ter mais atenção quanto à sua segurança, por causa do grande volume de pessoas que transitam pelo lugar.
Museo de Antioquia
Em frente à Plaza Botero, está o Museo de Antioquia. Nele, estão também outras dezenas de esculturas e telas de Botero.
O prédio, por si só, é uma grandiosa obra de arte. Antiga sede do governo municipal, ele tem um jardim harmonioso, com cafés onde acontecem apresentações de bandas locais.
Parque Explora
Este é um lugar que você não pode deixar de incluir em sua lista do que fazer em Medellín, porque no parque está o maior aquário de água doce do mundo – tem aquário de água salgada também.
Mas não é só isso: no vivário, dezenas de espécies de répteis e anfíbios podem ser vistas bem de perto. No terceiro andar do Parque Explora, há quatro salas de exposições superinteressantes.
Eu visitei três exposições: a primeira retratava o processo da comunicação humana, a segunda era uma viagem pelas histórias de Júlio Verne, e a terceira, uma experiência fantástica em que os cinco sentidos são colocados a prova.
Pertinho do Parque Explora ficam o Planetario de Medellín, o Parque de los Deseos e o Jardín Botánico.
Parque de los Pies Descalzos
Bem no meio do Centro Administrativo de Medellín, este parque é um daqueles refúgios que toda cidade moderna deveria ter e, por isso, deve estar em sua lista do que fazer em Medellín.
A ideia não poderia ser melhor: em uma área toda coberta por pequenas pedrinhas, você só pode entrar descalço, e uma placa anuncia “sinta a energia que vem da terra”.
Para anular a confusão sonora que vem das ruas, o parque tem uma enorme estrutura de onde caem 60 pequenas cascatas, criando um som constante e muito mais agradável do que aquele que vem do motor dos carros.
Passando por aqui, não deixe de aproveitar a oportunidade para relaxar.
Cerro Nutibara
O Cerro Nutibara, que fica no centro da cidade de Medellín, é o ponto ideal para ter uma visão geral da cidade e das montanhas que a cercam.
Há, ainda, uma réplica de um antigo povoado paisa, a etnia que deu origem a toda a região, e o Museu de la Ciudad com exposições fotográficas.
Por favor, coloque isso em sua programação de atividades para fazer em Medellín.
Jardin BotáNico
A Carol Moreno, que escreve o Mochilão Trips, também esteve em Medellín e nos dá outra dica.
Ela conta que o Jardim Botânico tem entrada gratuita e é uma ótima opção. Lá, você pode visitar o orquidário e desfrutar da natureza bem pertinho do Centro.
El Peñol
Esta rocha, com mais de 200 metros de altura, fica a cerca de 80 quilômetros de Medellín e é um clássico bate-volta que você pode fazer em Medellín.

Foto: Andrés Leal
Para chegar ao seu topo, você deve subir 740 degraus. Do alto, dá para ter uma vista sensacional da represa Peñol-Guatapé e dos povoados da região.
Esse foi um passeio que eu não tive oportunidade de fazer, mas está na minha lista para a próxima viagem por estas bandas.
Planeje sua viagem a Medellín
Quando ir
O clima de Medellín é o equatorial de montanha, com temperaturas amenas o ano inteiro: sempre entre 16 e 28 graus. A temporada de chuvas é longa e vai de março a novembro.
O mês mais chuvoso é outubro, quando as temperaturas mais variam.
Na temporada seca, que vai de dezembro a fevereiro, as temperaturas se mantêm entre os 17 e 28 graus. A recomendação é sempre ter um casaco ao alcance, usar protetor solar e óculos escuros.
Como chegar
A porta de entrada para a cidade de Medellín é o Aeroporto Internacional José Maria Cordova (MDE), que fica na cidade de Rionegro, a 35 quilômetros.
Para chegar ao Centro, há quatro opções: você pode usar um carro de aplicativo e pagar cerca de COP 65.000, tomar um táxi privado e pagar cerca de COP 80.000, pegar um táxi coletivo, pagando cerca de COP 40.000, ou pegar o micro-ônibus que parte periodicamente e custa cerca de COP 10.000.
Eu usei os quatro serviços e considero todos viáveis, dependendo das circunstâncias.
O micro-ônibus é o mais lento de todos e pode ser cansativo. Além disso, você deverá descer em San Diego e tomar outro táxi até o seu destino final.
Mesmo assim, essa é a opção mais barata já que, infelizmente, o moderno sistema de trens de Medellín não chega até Rionegro.
Outro aeroporto que atende a cidade é o Aeroporto Olaya Herrera (EOH), que fica em Medellín, mas que só opera com pequenas aeronaves.
Boa noite Altier, estou indo para Colômbia de agosto. Suas dicas são muito úteis. Vou ficar 02 semanas, visitando Bogotá, Medellin, Cartagena e Santa Marta.
Apenas comentando, existe um tratado entre os países sul americanos, em que as pessoas podem transitar apenas com o documento de identidade.
Vou locar um carro em Bogotá até Medellin, passando pela Fazenda Nápoles, é tranquilo né?
Abraço.
Oi, Carlos.
Infelizmente não tenho informações específicas dessa área.
Um abraço.
Olá Altier! Parabéns pelo blog. Tenho lido ele bastante para poder montar meu roteiro até a Colômbia. duas duvidas me surgiram:
1. Quais os melhores bairros para hospedar em Medellin? Meu estilo é mochileiro.
2. Quero ir de Cali até Quito de ônibus. Você tem alguma objeção quanto a segurança?
Obrigado mais uma vez.
Oi Allisson,
Talvez a região central seja mais interessante para você por conta do transporte público, especialmente na região da Plaza Botero.
A respeito da viagem de ônibus, nunca ouvi comentários negativos sobre esta rota. Claro, tenha os cuidados básicos e vá na fé.
Um abraço.
Muito util suas orientações, somente com a intenção de sugerir se colocasse as indicações como chegar e qual o melhor meeio de transporte. Obrigada
Obrigado, Norma. Vou acrescentar.
Boa noite, Altier!
To indo para Bogotá e de lá para Cartagena com um amigo, depois ficarei só. Queria saber o que você me recomenda: ir primeiro pra San Andrés ou Medellin – vale lembrar que vou passar um final de semana e não sei se isso pesa também.
Aguardo respostas.
Oi Matilde,
Sua questões não ficaram claras. Você quer decidir seu final de semana entre San Andrés e Medellin? Se for isso, escolha San Andrés. Medellin é agitada em qualquer dia e sempre haverá o que fazer na cidade.
Um abraço.
Grato pelas dicas caro viajante!
Acabei de comprar minha passagem pela Viva Colômbia, e a diferença de preço é enorme. Graças a Deus bem mais barata no site da Viva Colômbia e com várias opções de destinos e datas. Nos sites de pesquisa daqui do Brasil ela nem aparece e os preços chegam a ser 5 X mais caros.
Parabéns pelo trabalho.
Obrigado e boa viagem!
Por favor, algum passeio turístico relacionado a história de Pablo Escobar em Medellín?
Oi Aline,
Desconheço qualquer atividade turística relacionada a ele. Acredito que os colombianos querem mesmo é esquecer essa época. 😉
Um abraço!
Há a Hacienda Napóles que era de propriedade de Pablo Escobar, o governo a transformou em um parque devido a grande quantidade de animais que se encontram lá dentre eles hipopótamos e diversas espécies de aves,, que eram de propriedade de Escobar, além de alguns carros antigos de sua coleção particular, e há quem diga que tem uns doláres enterrados pela fazenda.
Obrigado pela dica, Ajakson.
Estou pensando em ir para Medellín no final do ano.
Quantos dias me recomendaria?
Para fazer a cidade e os arredores, eu recomendo três dias, Jean.
Olá amigo viajante!!!
Adorei, de verdade, tudo que li aqui. Estamos indo, meu marido e eu, para Medellín e Cartagena ainda este mês e as tuas informações e dicas nos ajudarão muito em nossa estadia por lá. Parabéns pela linguagem simples, correta e de fácil entendimento a todos. Sempre que precisar, sei onde encontrar informações úteis e pertinentes.
Grande abraço e que Deus te abençoe sempre.
Muito obrigado, Mara. Aproveite a viagem!