Onde comer em Medellín: pratos da culinária local e melhores restaurantes

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Onde comer em Medellín

Escolher onde comer em Medellín é mergulhar um pouco mais na cultura dessa região colombiana. Eu falo isso porque, quando a gente para para olhar os cardápios, dá uma vontade enorme de provar vários pratos, mas é não apenas isso.

É que, assim como no Brasil e em várias partes do mundo, a comida traz uma herança. uma história que envolve, quase sempre, os povos que formam aquele lugar.

Neste caso, a maioria dos pratos típicos tem sua origem na culinária criolla, termo que se refere às gerações que nasceram na Colômbia, mas que tiveram origem europeia sem miscigenação indígena.

A comida antioqueña, o departamento onde está Medellín, reúne uma explosão de sabores e cores, quase sempre acompanhada por uma limonada com coco, um dos sucos mais vendidos em Medellín.

Sem dúvida, na Cidade da Primavera Eterna, vale a pena reservar momentos para desfrutar da gastronomia local.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

História de Medellín

A história da cidade começa com os povos indígenas que habitavam o Vale de Aburrá muito antes de os conquistadores espanhóis chegarem, em agosto de 1541.

Mas só entre 1630 e 1650 começou, de fato, a povoação da região com a chegada dos primeiros imigrantes. Oficialmente, a cidade foi fundada em 1675.

Onde comer em Medellín

Em sua história mais recente, a cidade alcançou lamentáveis índices de violências. Para você ter uma ideia, em 1991, foram assassinadas 6.500 pessoas, o que dá uma média de quase 20 pessoas por dia.

Entretanto, com o enfraquecimento do Cartel de Medellín, comandado pelo barão da droga Pablo Escobar, a redução gradativa da criminalidade passou a ser perseguida pelos governantes.

Onde comer em Medellín

O investimento em ações educativas e fiscalizadoras deu resultado, e a capital do departamento de Antioquia segue dando passos largos ruma à redução do número de assassinatos.

Por essas e tantas outras razões, os paisas – como são chamados os moradores da cidade – têm orgulho do progresso vivido por Medellín.

A região tem cerca de meia dúzia de universidades, e isso fomenta uma cena cultural vibrante e uma vida noturna agitada por milhares de jovens de todo o país.

Medellín é o segundo maior centro industrial do país e tem uma economia vibrante. Sua arquitetura tem um apelo decididamente modernista, que anda de mãos dadas com a progressividade dos seus moradores.

Onde comer em Medellín

Onde comer em Medellín

Um café da manhã bem típico em Medellín tem arepas de choclo – uns pãezinhos feitos de milho –, queijo branco e café.

No almoço, o típico antioqueño também é muito comum. Esse prato tem arroz, feijão, frango, ovo frito, chicharron – um belo pedaço de torresmo – e patacon – que é uma banana frita bem sequinha.

Onde comer em Medellín

O prato mais típico da cidade, porém, é a bandeja paisa.

Ele tem arroz, feijão, carne moída, linguiça, torresmo e ovo frito. Sempre bem servido, esse é o prato colombiano que mais se aproxima da nossa feijoada, em termos calóricos.

Onde comer em Medellín

Tem também o mondongo, que apesar da receita variar muito, é uma sopa tradicional com carne de porco picadinha, batatas e legumes, servidos com banana, abacate e arroz.

MELHORES RESTAURANTES

Há uma grande variedade de restaurantes na cidade, especialmente na Zona Rosa, o polo gastronômico da cidade.

Um excelente lugar para comer em Medellín e experimentar comida típica é Hatoviejo.

Onde comer em Medellín

No 3Tipicos e no Mondongos, dois restaurantes tradicionais da cidade, você pode provar o cazuela de frijoles, prato feito com feijão, carne desfiada, banana, abacate e milho.

Mas não é só nos restaurantes que saboreamos as comidas de Medellín.

Durante suas andanças pela cidade, aproveite as barraquinhas com frutas frescas e comidas de rua, como as arepas, experimente as obleas, um doce de massa fininha, recheado com o que você quiser. Vai valer a pena!

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...