Quando ir a Medellín

0

Atualizado em 20 de novembro de 2017

Muito mais do que a cidade onde Pablo Escobar construiu seu império, essa metrópole com quase 2,5 milhões de habitantes não pode faltar em seu roteiro pela Colômbia. Então, antes de comprar as passagens, descubra quando ir a Medellín.

Aqui, na cidade da eterna primavera, onde as flores são constantes devido ao seu clima sempre ameno, as tradições culturais são fortes e se manifestam no artesanato, na música e na culinária, mas, se quer uma boa dica, aproveite o clima gostoso da cidade para explorar seus parques e ver a cidade do alto, como eu mostro em: O que fazer em Medellín.

Quando ir a Medellín

Como Medellín tem um clima agradável o ano todo, você pode visitá-la em qualquer período. Apesar de estar a 1.520 metros acima do nível do mar, o mal de altitude não será um problema grave para você.

Reserve já o seu hotel em Medellín e garanta os melhores preços.

O clima é equatorial de montanha, com baixa variação térmica. Isso quer dizer que a temperatura se mantém na mesma faixa o ano inteiro, e os termômetros sempre marcam entre 16 e 28 graus, o que nos proporciona uma média de 22 graus.

Mesmo com a agradável temperatura que se mantém, a cidade de Medellín sofre com chuvas constantes o ano inteiro e, exatamente por isso, as estações por aqui são determinadas pela época de chuva e pela de seca.

Quando ir a Medellín

O clima de Medellín é um convite para explorar seus parques bem cuidados.

Chuvas: março a novembro

A temporada de chuvas é o que vai afetar sua escolha de quando ir a Medellín. Os meses mais chuvosos são maio e outubro, quando a cidade chega a ver 25 dias chuvosos. Este também é o mês mais frio, com temperatura mínima de 16 graus. Sim, este é o frio de Medellín, não à toa conhecida como a cidade da eterna primavera.

Em agosto, acontece a famosa Feria de las Flores, uma poderosa exibição da grande variedade de flores e cores que existem na cidade. O Festival Internacional de Jazz acontece no mês de setembro, quando a cidade fica mais cheia e diversos shows gratuitos são organizados.

Seca: dezembro a fevereiro

Essa é a melhor época para conhecer Medellín. O mês de julho também pode ser bom, por ser mais quente e ter poucos dias de chuva. É na temporada seca que as temperaturas se mantêm entre 17 e 28 graus, com pouca precipitação. Ainda assim, é sempre bom ter um casaco e usar protetor solar e óculos escuros.

Em dezembro acontece o Luces de Navidad, quando Medellín fica toda iluminada para o Natal e a cidade vive intensamente esse clima de fraternidade e alegria.

Veja, na tabela abaixo, as médias registradas na cidade e programa melhor sua viagem.

MEDELLÍN
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 16 27 61  12
Fevereiro 16 28 76  13
Março 17 28 120  18
Abril 17 27 163  23
Maio 17 27 199  23
Junho 17 27 148  18
Julho 16 28 119  17
Agosto 16 28 154  19
Setembro 16 27 172  22
Outubro 16 26 221  25
Novembro 16 27 151  21
Dezembro 16 27 88  16
CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário