Centro Histórico de Cáli: um roteiro pelas memórias da cidade da salsa

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Centro Histórico de Cáli

O Centro Histórico de Cáli é onde está a maioria das atrações que indico, mas é claro que há muito mais coisas interessantes na cidade. Esta lista do que fazer em Cáli serve para que você tenha uma noção do que vai encontrar. Então, pode usar e abusar!

Dá para conhecer com calma todos os lugares em um único dia – perfeito para quem está em uma conexão longa.

Só não se esqueça que Cáli é sempre quente e úmida, então se organize para não passar calorão. Quando a noite chegar, procure uma escola de salsa e arrisque alguns passos. Você nunca mais se esquecerá de Cáli.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Entenda a cidade

Santiago de Cáli – ou apenas Cáli – é uma das mais antigas cidades da Colômbia e das Américas. Ela foi fundada em 1536 pelo conquistador Sebastián de Belalcázar, apenas três anos após a fundação de Cartagena das Índias e dois anos antes da fundação de Bogotá.

Cáli fica no sudoeste da Colômbia, a 995 metros acima do nível do mar, e é a capital do departamento Valle del Cauca. Atualmente, a cidade tem 2,3 milhões de habitantes e é um importante centro industrial e comercial.

Praticamente toda a cidade pode ser percorrida a pé, aproveitando a sombra das árvores plantadas às margens do rio Cáli.

É possível observar a arquitetura de igrejas e de outras construções que são consideradas patrimônio histórico, além de visitar vários museus que mostram os segredos do passado e da vida contemporânea de Cáli.

Na década de 1980, a economia da cidade foi fortemente influenciada pelo crescimento do tráfico de drogas, que se tornou uma maneira rápida e fácil de acumular riquezas. O dinheiro de origem duvidosa se espalhou com velocidade por instituições públicas e por empresas privadas.

A lastimável realidade daquele tempo gerou muitas mortes e aumentou assustadoramente a corrupção no país, até que, em meados dos anos 1990, o governo central declarou guerra ao narcotráfico.

Atualmente, a cidade desfruta de um certa estabilidade econômica e é uma das mais produtivas do país, ocupando o terceiro posto entre as principais cidades, atrás de Bogotá e Medellín.

Além disso, Cáli é considerada a capital da salsa, ritmo que movimenta todos os cantos da cidade e que atrai grandes eventos como o Festival Mundial de Salsa.

O que fazer no Centro Histórico de Cáli

É verdade que Cáli é uma das cidades mais perigosa da Colômbia. Então, Antes que você me pergunte, eu tenho uma dica sobre segurança: adote os mesmo cuidados que teria em qualquer grande cidade latino-americana, evitar ostentar objetos de valor e não dê bobeira com a mochila.

Dá para seguir o roteiro que eu fiz totalmente a pé pelo Centro Histórico de Cáli sem problemas, e pode ter certeza que você poderá contar com a amabilidade dos colombianos que sempre – sempre mesmo – estão dispostos a ajudar.

Seja na hora de procurar um táxi, seja quando o seu espanhol não for suficiente para explicar o que precisa, sempre haverá alguém para lhe socorrer.

Veja no mapa abaixo os lugares por onde você vai passar. Assim, você estabelece a melhor rota seguindo suas afinidades.

Museo del Oro Calima

É verdade que o Museu do Ouro de Cáli é muito mais simples do que o de Bogotá, mas, já que você estará pertinho, vale a pena visitá-lo.

Centro Histórico de Cáli

A entrada é gratuita e, em uma única sala, o museu reconta a história dos três etnias indígenas que habitavam a região antes da chegada dos espanhóis.

Centro Histórico de Cáli

Admire a precisão de peças milimétricas e entenda como eram os rituais de sepultamento dos mortos – eu gostei muito do sarcófago e da múmia em posição fetal, que estão muitíssimo bem conservados.

Iglesia e Museo ArqueolóGico de la Merced

Este prédio data de antes da fundação de Cáli. Aliás, nele foi celebrada a missa de fundação da cidade, em 1536.

Centro Histórico de Cáli

A construção abriga um interessante museu com objetos da era pré-colombiana pertencentes às culturas Quimbaya, Tolima, Calima, San Agustín, Nariño e Tumaco.

Centro Histórico de Cáli

Teatro Municipal Enrique Buenaventura

Bem pertinho do Museo del Oro, aproveite para apreciar a bela arquitetura do teatro.

Centro Histórico de Cáli

Iglesia De San Francisco

Esta bela construção fica em frente à sede do governo local em uma praça tradicionalmente construída no estilo espanhol.

Centro Histórico de Cáli

Orla do Rio Cáli

A famosa escultura Gato del Rio fica estrategicamente posicionada em uma das áreas mais bacanas da cidade – já fora do Centro Histórico de Cáli.

Centro Histórico de Cáli

É o lugar que você deve escolher para relaxar, protegendo-se nas sombras dos imensos bambuzais, ou fazer uma caminhada despretensiosa para observar a vida que corre às margens do rio.

Centro Histórico de Cáli

Museo La Tertulia

O Museu de Arte Moderna de Cali é muito bacana.

São três andares com obras fascinantes de artistas colombianos, mas o meu destaque vai para a sala El Cuerpo.

Centro Histórico de Cáli

Já na sala de exposições temporárias, que funciona no prédio ao lado, visitei as obras do movimento arte revolucionária. Elas foram produzidas por um grupo de artistas colombianos na década de 1970 que expressava o seu engajamento político por meio de cartazes e outras peças.

Centro Histórico de Cáli

Museo Caliwood

Se você é apaixonado por cinema, aproveite para dar uma passada neste pequeno museu, que fica pertinho do Museu la Tertulia.

Centro Histórico de Cáli

Nele, é explicado como são feitas as produções cinematográficas da região.

Iglesia San Pedro

Considerada por muitos anos a mais importante edificação do Centro Histórico de Cáli, esta igreja tem suas bases lançadas no ano de 1608.

Ela é considerada o maior exemplo arquitetônico dos primeiros anos da cidade.

Colina de San Antonio

Este pequeno monte, onde está a capela de Santo Antônio, proporciona uma vista muito interessante da cidade, principalmente da parte mais antiga.

Centro Histórico de Cáli

Atrás dele fica o Cristo Rei, um dos pontos mais visitados de Cáli.

Como visitar o Centro Histórico de Cáli

Quando ir

O clima de Cáli é tropical equatorial e a Cordilheira Ocidental bloqueia as frentes de ar úmido provenientes do Oceano Pacífico, impedindo que eles esfriem a cidade.

→ Quando ir a Cáli

A temperatura média é de 26 graus e há duas estações secas em Cáli: elas vão de dezembro a fevereiro e de junho a agosto.

Como chegar

O Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla Aragón (CLO), que atende a cidade de Cáli, fica em Palmyra, a 15 quilômetros.

Para ir do Centro ao aeroporto, você pode usar um carro de aplicativo ou ir até o Terminal 1 e procurar pelo guichê da empresa Rápido Aeropuerto no segundo piso – no site da empresa tem o Whatsapp.

→ Como chegar a Cáli

Os ônibus partem a cada 15 minutos, das 4h30 às 20h.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

16 Comentários

  1. Ulissez

    Olá, tudo bem? Muito bom seu post. Estou planejando uma viagem para Colômbia e Cali está inclusa, quantos dias você ficou na cidade? Obrigado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ulissez.

      Fiquei três dias. Esse é o tempo mínimo que eu indico.

      Um abraço.

      Responder
      • Ulisses

        A sim, valeu pela dica Altier, obrigado.

        Responder
        • Altier Moulin

          Por nada, Ulisses.

          Um abraço.

          Responder
  2. Ana Rita

    Obrigada pelas informações

    To indo agora em junho para a Colombia, queria saber se é fácil o câmbio real-peso, ou terei que comprar dólar

    Parabéns pelo blog

    😉

    Responder
  3. Nivaldo | Buenas Dicas

    Mais pombos! Haha. Pra quem tem fobia como eu, esses centros de cidades colombianas são terríveis. Tá pior que aqui em São Paulo.

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, eles estão por todos os lados, Nivaldo.
      Já procurou um tratamento para sua fobia? Pode ser uma boa opção.

      Um abraço.

      Responder
  4. Arno

    Vale a pena comprar Ida e volta a partir do Brasil e dentro da Colômbia comprar voos pela Air Colômbia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Arno.

      Foi isso que fiz. Mas acho que você se se confundiu: o nome é Viva Colombia.

      Um abraço.

      Responder
  5. Valkiria Bucar

    Muito bom seu post.. muito informativo!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Valkiria.

      Responder
  6. Lyvia Rodrigues

    Oi Altier, tudo bem? Lendo os comentários entendi que não é possível comprar passagem somente de Ida para um destino, é isso? Por exemplo: se eu quiser fazer Colombia + Catagena + San Andres, eu não posso apenas migrado de uma cidade à outra até voltar para Colômbia ponto de partida para retornar ao Brasil? Ma verdade eu preciso voltar à cidade de origem ir a outro destino, ficando desta forma:

    colômbia – catagena
    Catagena – Colômbia

    Colômbia – san andrés
    San Andrés – colombia

    Colômbia – Rio de Janeiro.

    É isso?

    Grata,

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Lyvia,

      Sua pergunta está um pouco confusa: acho que onde você escreveu Colômbia, você queria dizer Bogotá, certo?
      Então, você entendeu errado. Somente para San Andrés que é obrigatório ter passagem de ida e volta. Par as outras cidades você pode comprar apenas ida normalmente.

      Um abraço.

      Responder
  7. Eduardo

    Muito legal seu blog. Tô pegando várias dicas sobre a Colômbia, para onde estou planejando minha próxima viagem. Cali vale mesmo a pena? Terei 12 dias, os quais dividirei entre Bogotá, Cartagena, San Andrés e uma outra cidade, que pensei em Medellin, Santa Marta ou Cali.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Eduardo,

      Cara, eu gostei sim de Cáli, especialmente da parte histórica, mas Santa Marta pode ser mais interessante se você gosta de natureza. Vá a Santa Marta.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12
Share to...