Quando ir a Cáli

0

Atualizado em 19 de janeiro de 2018

Escolher quando ir a Cáli significa que você já deixou de lado os receios com a cidade que, infelizmente, tem a fama de ser a mais perigosa da Colômbia. Apesar de todo esse alarde, os cuidados que devemos ter são os mesmos que tomamos em qualquer cidade latino-americana.

Se isso serve para lhe tranquilizar, saiba que, enquanto explorei o centro histórico de Cáli a pé, nada de perigoso me aconteceu. Então, foque na cultura da cidade, regada a salsa, ritmo caribenho que aqui se dança de uma maneira única, e se divirta.

Quando ir a Cáli

A cidade fica no sudoeste da Colômbia, a 995 metros acima do nível do mar, e é a capital do departamento Valle del Cauca. Atualmente, ela tem 2,3 milhões de habitantes e é um importante centro industrial e comercial do país.

Por aqui, o clima é tropical equatorial e, apesar de não ser na beira da praia, a brisa do oceano pacífico chega à cidade, mas o frio não. A temperatura média é de 26 graus, e a mínima chega apenas aos 13 graus.

Reserve já o seu hotel em Cáli e garanta os melhores preços.

Assim como outras cidades colombianas, o que guia as estações são as chuvas, e é isso que vai influenciar sua decisão de quando ir a Cáli. A precipitação média anual é de cerca de 1.000 milímetros na maior parte da área metropolitana de Cáli, e a umidade relativa do ar gira em torno dos 75%.

Seca: dezembro a março e julho a agosto

Essa é a melhor época para conhecer Cáli. As chuvas acontecem com menos frequência, sem atrapalhar muito sua programação. A temperatura é sempre agradável, e a umidade não deixa a cidade muito abafada, já que é época de seca.

Em agosto, acontece o Festival de Música do Pacífico. Esse encontro é ideal para quem quer conhecer mais sobre as manifestações culturais da região de Cáli. No festival, grupos colombianos e estrangeiros interpretam músicas típicas do Pacífico.

Chuva: abril a junho e setembro a novembro

Mesmo em época de chuva, o principal de Cáli é viver a cidade, conhecer os bares e a população e, para isso, não tem tempo ruim. Outubro e abril são os meses mais chuvosos.

Um evento imperdível que acontece em Cáli todo o mês de setembro é o Festival Mundial de Salsa, quando se reúnem dançarinos da cidade, do país e do exterior para apresentações, oficinas e debates.

Veja, na tabela abaixo, as médias registradas na cidade e programa melhor sua viagem.

QUANDO IR A CÁLI
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 20 31 48 9
Fevereiro 20 31 60 10
Março 19 30 103 12
Abril 16 28 122 15
Maio 18 28 97 15
Junho 19 30 54 10
Julho 20 31 28 9
Agosto 20 33 46 8
Setembro 19 30 69 11
Outubro 16 28 114 17
Novembro 18 28 98 14
Dezembro 19 31 65 11

 

Veja todos os posts de Cáli

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário