Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Cáli: as melhores épocas para sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Cáli

Para escolher quando ir a Cáli, você precisa levar em consideração, principalmente, os meses com mais chance de chover, já que a cidade tem temperaturas acima dos 20 graus praticamente o ano inteiro.

Sem inverno rigoroso e frio extremo – os termômetros nunca descem abaixo de 19 graus –, dá para conhecer Cáli em qualquer época do ano, mas é melhor se programar para conhecer a cidade em uma das estações secas.

Assim, você poderá desfrutar de tudo o que ela tem de uma forma mais agradável, porque você deve concordar comigo que chuva e viagem não combinam, não importa qual seja o destino.

Entenda a cidade

Santiago de Cáli – ou apenas Cáli – é uma das mais antigas cidades da Colômbia e das Américas. Ela foi fundada em 1536 pelo conquistador Sebastián de Belalcázar, apenas três anos após a fundação de Cartagena das Índias e dois anos antes da fundação de Bogotá.

Cáli fica no sudoeste da Colômbia, a 995 metros acima do nível do mar, e é a capital do departamento Valle del Cauca. Atualmente, a cidade tem 2,3 milhões de habitantes e é um importante centro industrial e comercial.

Praticamente toda a cidade pode ser percorrida a pé, aproveitando a sombra das árvores plantadas às margens do rio Cáli.

É possível observar a arquitetura de igrejas e de outras construções que são consideradas patrimônio histórico, além de visitar vários museus que mostram os segredos do passado e da vida contemporânea de Cáli.

Na década de 1980, a economia da cidade foi fortemente influenciada pelo crescimento do tráfico de drogas, que se tornou uma maneira rápida e fácil de acumular riquezas. O dinheiro de origem duvidosa se espalhou com velocidade por instituições públicas e por empresas privadas.

A lastimável realidade daquele tempo gerou muitas mortes e aumentou assustadoramente a corrupção no país, até que, em meados dos anos 1990, o governo central declarou guerra ao narcotráfico.

Atualmente, a cidade desfruta de um certa estabilidade econômica e é uma das mais produtivas do país, ocupando o terceiro posto entre as principais cidades, atrás de Bogotá e Medellín.

Além disso, Cáli é considerada a capital da salsa, ritmo que movimenta todos os cantos da cidade e que atrai grandes eventos como o Festival Mundial de Salsa.

Quando ir a Cáli

O clima em Cáli é tropical equatorial e, apesar de não ser na beira da praia, os ventos que vêm do Oceano Pacífico até chega à cidade, mas o frio não.

A temperatura média é de 26 graus, e a mínima chega apenas aos 19 graus.

Assim como outras cidades colombianas, o que diferencia as estações são o volume e a frequência das chuvas – são esses fatores que vão influenciar na sua decisão de quando ir a Cáli.

TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMAQuando ir a Cáli

A precipitação média anual é de cerca de 1.000 milímetros na maior parte da área metropolitana de Cáli, e a umidade relativa do ar gira em torno dos 75%.

Estação seca

Há duas estações secas em Cáli: elas vão de dezembro a fevereiro e de junho a agosto.

Essas são  as melhores épocas para conhecer Cáli. 

As chuvas acontecem com menor frequência, sem atrapalhar muito qualquer programação.

A temperatura é sempre agradável, e a umidade não deixa a cidade muito abafada, já que é época de seca.

Em agosto, acontece o Festival de Música do Pacífico, encontro ideal para quem quer conhecer mais sobre as manifestações culturais da região de Cáli.

No festival, grupos colombianos e estrangeiros interpretam músicas típicas dos países banhados elo Oceano Pacífico.

Estação chuvosa

Também há duas estações chuvosas em Cáli. Elas vão de março a maio e de setembro a novembro.

 Outubro e abril são os meses mais chuvosos  e eu considero melhor evitar viajar nessas épocas.

Porém, mesmo em época de chuva, o melhor de Cáli é viver a cidade, conhecer as casas de salsa e interagir com a população local: para isso, não há tempo ruim.

PROBABILIDADE DE CHUVA
Quando ir a Cáli

Um evento imperdível que acontece em Cáli todo o mês de setembro é o Festival Mundial de Salsa, que reúne dançarinos do mundo todo para apresentações, oficinas e debates.

Fonte: Weather Spark

Onde ficar em Cáli

Os bairros que eu considero mais viáveis para quem vai passar apenas alguns dias e quer conhecer os principais pontos de interesse de Cáli são:

  • San Antonio, cheio de casarios coloniais.
  • El Peñon, entre o Centro Histórico e o rio Cáli;
  • Granada, moderno e com boa infraestrutura.

Se sua ideia é curtir mais o Centro Histórico, eu sugiro os bairros San Antonio e El Peñon, cheio de casas e prédios coloniais. Se quiser ficar em uma área mais moderna, eu indico o bairro Granada, especialmente entre as ruas 4 e 12.

Ficando nestas três áreas, você também estará relativamente perto do Cerro Tres Cruces e da Colina de San Antonio, dois grandes atrativos turísticos da cidade.

San Antonio

O San Antonio é um dos bairros que eu mais gosto em Cáli, especialmente porque é super fácil conhecer toda a parte histórica, com acesso fácil a outra partes da cidade, como o moderno Granada, que fica a apenas alguns minutos de caminhada, do outro lado do rio.

É uma área super boêmia, com muitos pontos de apresentações musicais, pequenas galerias de arte e ateliês de artesanato que convivem em harmonia há décadas – talvez, séculos. Eu gosto demais de lugares assim.

Sem falar que o casario colonial e as ruas de paralelepípedo deixam tudo ainda mais acolhedor.

O bairro tem muitos hotéis e pousadas aconchegantes, mas é preciso fazer a reserva com antecedência, porque a procura por esta área é grande.

No mapa acima, você consegue ver os hotéis mais bem avaliados, as pousadas mais procuradas e os hostels mais legais.

Hotel Colina de San Antonio

O Hotel Colina de San Antonio é perfeito para quem quer ficar pertinho do Centro Histórico e aproveitar a herança colonial da cidade. Ele é uma ótima opção para ficar em Cáli, porque tem estacionamento, quartos bem equipados, camas grandes e super aconchegantes. Como são várias categorias, desde os mais rústicos aos mais modernos, você pode escolher a que cabe melhor no seu orçamento.

Onde ficar em Cáli

A recepção funciona 24 horas e você pode se informar sobre passeios pela cidade: o atendimento é sempre muito elogiado. O café da manhã é sensacional, a limpeza é super criteriosa e a localização é, mesmo, excelente. Como não amar um lugar assim, né? E eu nem falei que, do terraço, a gente tem uma bela vista para a parte histórica da cidade.

Hotel Boutique San Antonio

O Hotel Boutique San Antonio funciona em um prédio colonial, que foi totalmente adaptado para virar um hotel e, desde então, recebe viajantes do mundo todo. A localização é excelente, com acesso fácil a vários pontos turísticos do Centro e perto de vários bares e restaurantes – dá para ir a pé.

A equipe que faz o atendimento é sempre muito simpática e prestativa. O café da manhã é bom – podia ter mais variedades – e os quartos, apesar de compactos, são bem práticos e aconchegantes. As camas são boas, os colchões são macios e a roupa de cama e de banho são de primeira qualidade. Além disso, o custo-benefício é muito bom.

Rossa Palma

O Rossa Palma nos proporciona uma experiência de hospedagem absolutamente fantástica. Tudo começa pelo atendimento, que já dá sinais de este é um hotel diferente e preocupado com o nosso bem-estar. Tudo se completa com as maravilhas dos quartos, que são amplos, bem decorados e com camas sensacionais.

Onde ficar em Cáli

Os ambientes coloridos, arejados, com muito verde e móveis de design deixam tudo mais aconchegante e, de verdade, não dá nem vontade de sair do hotel. Isso também faz parte de uma viagem. Certo? Ainda mais se você gosta de piscina, sombra e água fresca. É, sem dúvida, um ótimo lugar para ficar em Cáli.

Casa Ruta Sur

Decorada no estilo colonial, a pousada Casa Ruta Sur fica a cinco minutos a pé do Museu do Ouro, uma das grandes atrações do Centro Histórico. Ele é uma típica casa colonial que foi adaptada para receber gente do mundo todo e tem acolhimento e a simpatia dos donos como marca registrada.

Onde ficar em Cáli

Os quartos são amplos e as camas super confortáveis, tudo sempre muito bem cuidado e com cheirinho de limpeza, sabe como é? Não é por acaso que a pousada é super bem avaliada, considerada fantástica pelos hóspedes.

Moonshine Boutique Hostal

A Moonshine Boutique Hostal já foi um hostel, mas, hoje, é uma pousada. Ela tem quartos que acomodam até seis pessoas, mas não existe mais a opção de reservar apenas uma cama: mudanças pós-pandemia. Por isso, a pousada foi completamente reformada e readaptada.

Onde ficar em Cáli

O atendimento continua um dos melhores de Cáli, a cozinha compartilhada fica à disposição dos hóspedes e os ambientes, tanto os quartos quanto os de convivência, são práticos, sempre estão bem cuidados e limpos. Vale a pena dar uma olhada com calma, porque o custo-benefício é super interessante.

Viajero Cali 

Um dos mais queridos hostels da cidade, o Viajero Cáli também é uma escola de salsa, ritmo mais famoso desta terra. Nele, a movimentação é constante e você sempre estará cercado de gente legal, seja na piscina ou na sala de televisão.

Onde ficar em Cáli

Os quartos são agradáveis, limpos e bem arejados. A internet funciona em todas as áreas e você pode contratar passeios na recepção: como ele fica perto de várias atrações do Centro Histórico, dá pra fazer praticamente tudo a pé. Tudo é muito limpo, seguro e a atmosfera é leve.

El Peñon

O El Peñon é um dos melhores bairros para ficar em Cáli. Ele fica coladinho com o Centro Histórico, na margem do rio Cáli, em uma área bastante arborizada e segura.

Em poucos metros, você vai encontrar ótimos restaurantes, bares, mercados, cafés, lojas e, além disso, o acesso a outras partes da cidade é super fácil. Isso é um ponto muito positivo!

Nesta área, você pode caminhar até o Gato del Rio, um ícone de Cáli, e aproveitar para conhecer o Museu la Tertulia, que tem excelentes exposições de arte contemporânea.

É um lugar para a gente explorar com calma e, assim, ir descobrindo suas maravilhas. Para ter uma ideia melhor das distâncias, veja o mapa abaixo.

Hotel El Peñon

O Hotel El Peñon é muito bem localizado, perto de vários pontos turísticos, e tem quartos espaçosos e camas muito confortáveis. O hotel tem dois restaurantes muito bons e isso pode se traduzir em praticidade. Todas as áreas são sempre muito limpas e bem cuidadas.

Onde ficar em Cáli

A equipe que faz o atendimento é sempre muito simpática e prestativa – eles ajudam bastante com dicas. É um hotel, que, no geral, tem um custo-benefício excelente e isso é, sem dúvida, um ponto muito positivo. Preciso dizer, ainda, que o café da manhã é muito gostoso, com produtos de qualidade.

Onde ficar em Cáli

Hotel Obelisco

O Hotel Obelisco é mais uma excelente opção para ficar em Cáli, porque ele tem tudo que a gente precisa: quartos amplos, arejados e limpos, banheiros espaçosos e com chuveiros ótimos, atendimento extremamente atencioso e café da manhã dentro dos padrões, com muitas coisas gostosas.

Onde ficar em Cáli

Tem uma localização ótima, pertinho do rio Cáli, então dá para fazer caminhadas e visitar vários pontos turísticos, tanto no Centro Histórico quanto nos bairros vizinhos. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel porque o custo-benefício pode ser interessante.

Hotel Dann Carlton Cali

O Hotel Dann Carlton Cáli é famoso por duas características: o café da manhã, daqueles que a gente nunca quer parar de comer, e a piscina, perfeita para o dia e para a noite, porque faz bastante calor em Cáli no verão.

Onde ficar em Cáli

Além disso, ele tem uma estrutura muito boa, apesar de não ser um hotel novo. Talvez seja por isso que o valor das diárias não seja exorbitante, então dá para encontrar um quarto que cabe no seu orçamento com facilidade. É uma excelente escolha para ficar em Cáli.

On Hotel

O On Hotel é o que tem mais a minha cara. É que eu gosto de hotéis menores, com decoração minimalista, praticidade e conforto: a primeira coisa que olho em um hotel é a cama. Vai entender, né? E este hotelzinho ainda tem um capricho incrível com a limpeza e com a manutenção.

Onde ficar em Cáli

Os quartos são amplos, alguns têm uma salinha de estar, todos bem arejados e com banheiros bons, espaçosos e roupa de cama e banho excelentes. Sem falar que a localização é fantástica, em uma área bem segura para fazer caminhadas de dia e à noite.

Granada

O Granada é um bairro mais contemporâneo, com avenidas largas e onde vive a classe média alta da cidade. Então, já deu para entender que o bairro é um ótimo lugar para ficar em Cáli.

Super bem cuidado e seguro, é neste bairro que fica a Zona Rosa de Cáli, área que concentra os melhores restaurantes, bares e cafés da cidade. Então, para quem quer curtir à noite, é a opção mais interessante.

Os hotéis são um pouco mais luxuosos do que em outras partes da cidade, mas, como vou mostrar, sempre é possível encontrar um lugar para ficar sem estourar o orçamento.

No mapa abaixo estão algumas opções que considero as melhores do Granada. Tem opções para todos os gostos e bolsos!

Sonesta Hotel Cali

Na área mais nova de Cáli, o Sonesta Hotel Cáli fica um pouco mais longe do Centro Histórico – nada que um carro de aplicativo não resolva. Ele é ideal para quem quer conforto sem medida para aproveitar este lado da cidade. O que eu mais gostei foi da área da piscina: no calor de Cáli, ela faz muita diferença.

Onde ficar em Cáli

Com dois restaurantes e quartos extremamente confortáveis, o hotel fica perto de importantes centros de compras, como o Chipichape Shopping Centre e a Zona Rosa, região de restaurantes, bares e cafés que é um barato.

Há estacionamento gratuito, o café da manhã é feito com produtos da estação e tudo é muito bom mesmo. Tem balcão de turismo na recepção, então dá para contratar passeios guiados ali mesmo. Esta é, sem dúvida, uma das melhores opções de Cáli.

Cáli Marriot

Outra ótima opção para ficar em Cáli, o moderno Cáli Marriott Hotel fica no Granada, o mais novo centro de entretenimento da cidade. Ele é para viajantes exigentes, que prezam pelo conforto e pela qualidade dos serviços prestados, sem se importar tanto com valores.

Onde ficar em Cáli

O hotel está cercado por lojas elegantes, restaurantes renomados e muitas outras atrações. O Shopping Centenario, por exemplo, fica a apenas 250 metros e até o Centro Histórico são apenas 15 minutos de caminhada.

O hotel tem SPA, sauna, academia, dois restaurantes, um terraço amplo e um bar com vista para a piscina. Os quartos são extremamente confortáveis e as camas têm lençóis de algodão egípcio – nem precisava disso, né? A internet funciona muito bem, já que há pontos de acesso individuais em cada quarto.

Now Hotel

O Now Hotel tem estilo próprio e muitos pontos positivos. Quartos amplos e confortáveis, ambientes comuns arejados, limpos e bem cuidados, atendimento super elogiado e café da manhã muito bom, com muitas opções – isso é ótimo porque agrada a todo mundo.

Onde ficar em Cáli

O meu destaque vai para a piscina vermelha. Super diferente, né? A localização é excelente, no Granada, um dos bairros mais bonitos, organizados e seguros de Cáli, do ladinho do Centro Histórico. Isso significa que dá para aproveitar os dois lados da cidade sem fazer muitos deslocamentos.

Onde ficar em Cáli

Hotel Basic MS Centenario

O Hotel Basic MS Centenario tem duas características principais que fazem dele uma excelente opção para ficar em Cáli: o tamanho dos quartos e o preço da diária. Eu digo isso porque você vai ficar muito bem instalado, em uma área ótima, e ter espaço de sobra por um preço justo.

Sem falar que o lugar é tranquilo e sem barulho, a equipe que faz o atendimento é muito simpática e sempre ganha elogios dos hóspedes. Tem, ainda, o café da manhã que faz jus ao preço que pagamos, e o fácil acesso a outras partes da cidade.

Leclerc Hotel Boutique

Para encerrar esta lista com muita classe, o Leclerc Hotel Boutique. Ele tem uma equipe espetacular que prepara tudo para que a gente tenha a melhor experiência de hospedagem possível. Isso faz muita diferença, porque, mesmo o lugar sendo maravilhoso, o atendimento é o que nos conquista.

Toda a estrutura é fantástica, com quartos aconchegantes, bem decorados e com conforto máximo. O café da manhã tem muitas opções saudáveis e durante o todo dia a gente pode se servir de suco, café e chá. Além disso, todos os dias o hotel prepara uma surpresinha para deixar tudo mais especial. É uma excelente escolha para ficar em Cáli.

Faixas de preço em Cáli

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Cáli.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.

Formulário CheckMig

O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.

→ Como preencher o CheckMig

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1