Quando ir a Cáli: as melhores épocas para conhecer esta cidade colombiana

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Para escolher quando ir a Cáli, você precisa levar em consideração, principalmente, os meses com mais chance de chover, já que a cidade tem temperaturas acima dos 20 graus praticamente o ano inteiro.

Sem inverno rigoroso e frio extremo – os termômetros nunca descem abaixo de 19 graus –, dá para conhecer Cáli em qualquer época do ano, mas é melhor se programar para conhecer a cidade em uma das estações secas.

Assim, você poderá desfrutar de tudo o que ela tem de uma forma mais agradável, porque você deve concordar comigo que chuva e viagem não combinam, não importa qual seja o destino.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Entenda a cidade

Santiago de Cáli – ou apenas Cáli – é uma das mais antigas cidades da Colômbia e das Américas. Ela foi fundada em 1536 pelo conquistador Sebastián de Belalcázar, apenas três anos após a fundação de Cartagena das Índias e dois anos antes da fundação de Bogotá.

Cáli fica no sudoeste da Colômbia, a 995 metros acima do nível do mar, e é a capital do departamento Valle del Cauca. Atualmente, a cidade tem 2,3 milhões de habitantes e é um importante centro industrial e comercial.

Praticamente toda a cidade pode ser percorrida a pé, aproveitando a sombra das árvores plantadas às margens do rio Cáli.

É possível observar a arquitetura de igrejas e de outras construções que são consideradas patrimônio histórico, além de visitar vários museus que mostram os segredos do passado e da vida contemporânea de Cáli.

Na década de 1980, a economia da cidade foi fortemente influenciada pelo crescimento do tráfico de drogas, que se tornou uma maneira rápida e fácil de acumular riquezas. O dinheiro de origem duvidosa se espalhou com velocidade por instituições públicas e por empresas privadas.

A lastimável realidade daquele tempo gerou muitas mortes e aumentou assustadoramente a corrupção no país, até que, em meados dos anos 1990, o governo central declarou guerra ao narcotráfico.

Atualmente, a cidade desfruta de um certa estabilidade econômica e é uma das mais produtivas do país, ocupando o terceiro posto entre as principais cidades, atrás de Bogotá e Medellín.

Além disso, Cáli é considerada a capital da salsa, ritmo que movimenta todos os cantos da cidade e que atrai grandes eventos como o Festival Mundial de Salsa.

Quando ir a Cáli

O clima em Cáli é tropical equatorial e, apesar de não ser na beira da praia, os ventos que vêm do Oceano Pacífico até chega à cidade, mas o frio não.

A temperatura média é de 26 graus, e a mínima chega apenas aos 19 graus.

Assim como outras cidades colombianas, o que diferencia as estações são o volume e a frequência das chuvas – são esses fatores que vão influenciar na sua decisão de quando ir a Cáli.

TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA

A precipitação média anual é de cerca de 1.000 milímetros na maior parte da área metropolitana de Cáli, e a umidade relativa do ar gira em torno dos 75%.

Estação seca

Há duas estações secas em Cáli: elas vão de dezembro a fevereiro e de junho a agosto.

Essas são  as melhores épocas para conhecer Cáli. 

As chuvas acontecem com menor frequência, sem atrapalhar muito qualquer programação.

A temperatura é sempre agradável, e a umidade não deixa a cidade muito abafada, já que é época de seca.

Em agosto, acontece o Festival de Música do Pacífico, encontro ideal para quem quer conhecer mais sobre as manifestações culturais da região de Cáli.

No festival, grupos colombianos e estrangeiros interpretam músicas típicas dos países banhados elo Oceano Pacífico.

Estação chuvosa

Também há duas estações chuvosas em Cáli. Elas vão de março a maio e de setembro a novembro.

 Outubro e abril são os meses mais chuvosos  e eu considero melhor evitar viajar nessas épocas.

Porém, mesmo em época de chuva, o melhor de Cáli é viver a cidade, conhecer as casas de salsa e interagir com a população local: para isso, não há tempo ruim.

PROBABILIDADE DE CHUVA

Um evento imperdível que acontece em Cáli todo o mês de setembro é o Festival Mundial de Salsa, que reúne dançarinos do mundo todo para apresentações, oficinas e debates.

Fonte: Weather Spark

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Share to...