Um dos meus programas preferidos em uma viagem é conhecer a culinária local. Então, você já pode imaginar que escolher onde comer em Cáli, uma das cidades com a melhor cozinha da Colômbia, foi uma tarefa fácil e super saborosa.
O meu destaque vai para a gastronomia super diversificada: você vai encontrar muita fartura – carnes, frutas, legumes, peixes – o que torna até difícil escolher quais pratos provar, mas se arrisque, porque a aventura valerá a pena.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Entenda a cidade
Santiago de Cáli – ou apenas Cáli – é uma das mais antigas cidades da Colômbia e das Américas. Ela foi fundada em 1536 pelo conquistador Sebastián de Belalcázar, apenas três anos após a fundação de Cartagena das Índias e dois anos antes da fundação de Bogotá.
Cáli fica no sudoeste da Colômbia, a 995 metros acima do nível do mar, e é a capital do departamento Valle del Cauca. Atualmente, a cidade tem 2,3 milhões de habitantes e é um importante centro industrial e comercial.
Praticamente toda a cidade pode ser percorrida a pé, aproveitando a sombra das árvores plantadas às margens do rio Cáli.
É possível observar a arquitetura de igrejas e de outras construções que são consideradas patrimônio histórico, além de visitar vários museus que mostram os segredos do passado e da vida contemporânea de Cáli.
Na década de 1980, a economia da cidade foi fortemente influenciada pelo crescimento do tráfico de drogas, que se tornou uma maneira rápida e fácil de acumular riquezas. O dinheiro de origem duvidosa se espalhou com velocidade por instituições públicas e por empresas privadas.
A lastimável realidade daquele tempo gerou muitas mortes e aumentou assustadoramente a corrupção no país, até que, em meados dos anos 1990, o governo central declarou guerra ao narcotráfico.
Atualmente, a cidade desfruta de um certa estabilidade econômica e é uma das mais produtivas do país, ocupando o terceiro posto entre as principais cidades, atrás de Bogotá e Medellín.
Além disso, Cáli é considerada a capital da salsa, ritmo que movimenta todos os cantos da cidade e que atrai grandes eventos como o Festival Mundial de Salsa.
Pratos típicos de Cáli
Eu recomendo que você experimente o sancocho de gallina, um prato festivo que se caracteriza por um caldo aromatizado feito com coentro, mandioca, banana e frango. Geralmente, é servido em uma panela de barro com pimentão, abacate e arroz.
O arroz atollado (na foto acima) parece com o nosso arroz de carreteiro e leva costelinha de porco, linguicinha e torresmo.
Já o manjar blanco é a sobremesa típica da região. Feito de doce de leite, ele é vendido em uma cabaça.
A aguardiente é uma das bebidas alcoólicas favoritas da Colômbia e, em cada região, há uma marca preferida. Em Cáli, a mais famosa é a Aguardiente Blanco del Valle.
O guarapo, o nosso famoso caldo de cana, também é muito consumido na região, que é grande produtora de cana-de-açúcar.
A chicha, que aqui é feita a partir da fermentação do abacaxi, é ligeiramente alcoólica e também bastante apreciada.
Onde comer em Cáli
A região do Centro Histórico, que foi onde passei a maior parte do meu tempo, tem ótimos restaurantes. As casinhas coloniais coloridas escondem algumas preciosidades e você pode se arriscar sem medo.
→ Passeio pelo Centro Histórico de Cáli
Eu indico o Azul Restaurante, ele serve comida variada em um ambiente muito acolhedor. O chefe, quase sempre, visita as mesas para saber como está o serviço. Vale a experiência!
Se o que você quer é mesmo experimentar os pratos locais, não deixe de ir no Ringlete. Ele é um restaurante pequeno, aconchegante e serve os melhores pratos regionais, como o sancocho.
Ele fica no bairro de Granada, uma área muito interessante, perto de muitos hotéis e hostels.
Para quem prefere comida vegetariana, o El Buen Alimento é o lugar certo. Eu não comi aqui, mas ouvi muitas referências boa desse lugar; Ele é indicado não apenas para quem não come carne, mas principalmente para quem gosta de produtos de qualidade e refeições funcionais.
0 comentários