Dúvidas sobre a Colômbia

32

Atualizado em 22 de março de 2017

Se você está planejando uma viagem para a Colômbia, mas ainda tem alguma dúvida, eu respondo as suas perguntas agora.
Uma das dúvidas frequentes de quem vai viajar para Colômbia é: quais documentos eu posso levar para minha viagem?
Como o país faz parte do Mercosul, nós, brasileiros, podemos viajar usando a nossa carteira de identidade ou nosso passaporte, mas atenção, se o seu voo vai fazer uma escala fora, ou seja, em outro país, por exemplo, no Panamá, você vai precisar apresentar o seu passaporte com validade de pelo menos seis meses.
Crianças também precisam apresentar a carteira de identidade. A certidão de nascimento não é aceita nesses casos.
O que eu levo pra gastar na Colômbia, dólar, peso ou real?
Essa é outra questão que deixa muita gente com dúvida. O dólar sempre será aceito em qualquer parte do mundo. O Real, pode ser que, em algumas cidades, você tenha dificuldade para trocar a moeda.  E comprar peso (colombiano) aqui, no Brasil, não é tão fácil. Não são todas as casas de câmbio que oferecem a moeda.
Então, você pode levar dólar e trocar lá ou, então, usar o seu próprio cartão do banco para a sacar mos caixas eletrônicos. Em alguns casos, você vai pagar uma pequena tarifa, mas, para mim, esse é o meio mais cômodo e mais seguro de viajar com dinheiro.
Como eu vou de uma cidade para outra? Como são as distâncias?
Bom, isso vai depender muito do seu roteiro e do tempo que você tem para fazer a sua viagem. Mas, de uma forma geral, a maneira mais cômoda e mais confortável de viajar é de avião. E, pode acreditar, na Colômbia isso é muito barato. Eu escrevi um post ‘Como é voar com a Viva Colombia‘. A Viva Colômbia é a empresa mais barata de passagem aérea que eu encontrei no país, e você pode conferir tudo isso no link que está aqui em baixo: www.penaestrada.blog.br/vivacolombia.
Qual a melhor estação para visitar a Colômbia?
Bom, isso também vai depender dos seus objetivos e da cidade que você quer visitar. Se você está procurando praia, entre dezembro e fevereiro o sol brilha mais, os dias são mais quentes e você vai aproveitar mais as praias do Caribe, em San Andrés e em Cartagena, por exemplo.
A estação mais chuvosa é entre setembro e outubro, quando também acontecem os ciclones no Caribe. Mas fique tranquilo porque San Andrés está fora dessa rota, e você não vai ter problema com isso.
Bom, eu espero ter ajudado você e sua viagem. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários. E siga a gente nas redes sociais. Até mais!