
Foto: José Luiz Gonzalez
É muito importante planejar bem sua viagem e saber quando ir a San Andrés, porque esta fantástica ilha do Caribe também tem suas melhores épocas para ser mais bem aproveitada. São esses segredinhos que eu vou explicar a partir de agora.
Neste território colombiano, você encontra passeios incríveis, mas eu arrisco dizer que os sete tons de azul do mar caribenho serão suficientes para lhe conquistar.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
História de San Andrés
San Andrés é a maior ilha do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e tem uma área de 26 quilômetros quadrados.
Todo esse território pertence à Colômbia desde 1803, quando a Espanha o anexou às terras sob seu domínio.
Apesar de a Nicarágua bater o pé e reclamar soberania sobre as ilhas, a Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2012, que o arquipélago pertence mesmo à Colômbia.
Geograficamente, a ilha é cortada de norte a sul por uma pequena cadeia de montanhas e daí vem sua origem: a erupção de um antigo vulcão lançou pedras do fundo do mar para a superfície.
Seu incrível mar e seus recifes de coral são os principais atrativos para milhares de turistas que visitam a ilha todos os anos – você vai notar isso.
Outra peculiaridade desse lugar incrível são seus habitantes.
A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e seus direitos fundamentais na Constituição de 1991.
A língua falada em San Andrés, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.
Mas nem tudo é beleza em San Andrés.
Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação motivada pela isenção de impostos. Ela foi concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953, com o intuito de dinamizar a economia e atrair turistas.
Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha e não encontraram a infraestrutura que mereciam.
Quando ir a San Andrés
A ilha de San Andrés é atravessada por uma cadeia de colinas e a mais alta delas chega a 85 metros acima do nível do mar, mas isso não influencia no clima: o calor predomina e o frio não tem vez.
Sem falar na alta umidade que nos faz transpirar muito, sendo que julho é o mês mais abafado e úmido.
De forma geral, o clima é sempre quente, com dias ensolarados e temperaturas máximas variando entre 26 e 29 graus. As estações são divididas em duas: verão e inverno.
De dezembro a fevereiro, a ilha tem uma grande circulação de turistas, principalmente por causa das férias escolares. No resto do ano, tudo fica mais calmo e mais barato.
Inverno
Em San Andrés, a palavra “inverno” serve apenas para caracterizar a época em que há mais chance de chover e isso pode atrapalhar a visibilidade no mar. Fora isso, tudo continua sendo um paraíso, com temperatura média de 25 graus nos dias mais frescos.
Eu estou falando dos meses de abril a novembro.
PROBABILIDADE DE CHOVER
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Então, é errado imaginar que choverá todos os dias o dia inteiro.
Verão
O verão é a estação seca de San Andrés – de dezembro a março. Nestas época, a temperatura gira em torno de 28 graus. É, sem dúvida, é uma ótima época para ir a San Andrés.
A virada de ano também é bem interessante em San Andrés, mas esqueça aquelas aglomerações de gente e festas super badaladas.
TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS
Na ilha, as principais opções são as festas organizadas pelos resorts. Se quiser algo mais informal, pegue uma garrafa de espumante e veja o ano novo chegar em Spratt Bight, a praia do centro de San Andrés.
Risco de furacões
San Andrés não é afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de julho a outubro. Neste período, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais.
Então, se puder, escolha outra época para conhecer San Andrés. Mas, claro, isso não significa que é impossível viajar nestes meses.
Mesmo não sendo afetado pelos furacões, o espaço aéreo de San Andrés poderá ficar interditado dependendo de onde você estiver partindo, já que cada companhia aérea poderá fazer escalas em diferentes países.
Dicas mês a mês
Janeiro
Mês de alta estação, com dias ensolarados e quentes – os termômetros sempre marcam entre 24 e 28 graus. A umidade não é agressiva, mas a ilha fica bastante movimentada. Então, é preciso se planejar e fazer as reservas com antecedência.
A chuva é pouca, daquelas de verão que logo passam. É um bom período para ir a San Andrés.
Fevereiro
Fevereiro tem as mesmas caraterísticas climáticas de janeiro, com a diferença de que chove menos. O calor continua, mas o movimento diminui um pouco, especialmente a partir da segunda quinzena.
Março
Mês excelente para conhecer San Andrés. Faz calor, os dias estão ensolarados e a chance de chover é mínima – é o mês com a menor quantidade de chuva durante todo o ano.
Eu estive em San Andrés no final de março e os dias estavam quentes, ideais para curtir a praia, mas o calor não era tão sufocante. Outro lado positivo é que eu não precisei fazer as reservas dos passeios com antecedência, já que a alta estação estava acabando.
Abril
Abril segue com tempo bom, mas a umidade já começa a aumentar. Dá para aproveitar San Andrés em todo seu esplendor, mesmo sendo o mês que marca o começo das chuvas.
Maio
Em maio, o clima já muda bastante. A probabilidade de chover é muito alta: as águas chegam com mais força e ficam até novembro.
Os termômetros marcam entre 25 e 30 graus, os dias são abafados e o calorão pode incomodar.
Junho
Junho seque as mesmas características de maio, com bastante chuva, mas isso não significa que chova o dia inteiro.
Os termômetros continuam marcando entre 25 e 30 graus, mas o calor anuncia que a sensação térmica é bem maior.
Julho
Julho é o mês mais abafado e úmido. A alta temperatura se junta com a alta umidade e faz San Andrés virar um caldeirão.
Embora os termômetros marquem 30 graus, a sensação térmica é muito maior. O ponto positivo é que a gente vai estar cercado de mar para aliviar o calor.
Agosto
Mês que marca, de fato, o início da temporada de furacões no Caribe. Mesmo que eles não cheguem a San Andrés, se puder, escolha outra época para viajar. Mas, claro, isso não significa que é impossível viajar neste mês.
Calor, umidade e pancadas de chuva deixam os dias bastante instáveis.
Setembro
Setembro é bem parecido com agosto, então valem as mesmas dicas.
Na metade do mês de setembro, acontece o Festival da Lua Verde.
Ele é uma expressão da cultura desta região do Caribe e, durante o evento, há apresentações musicais de países como Jamaica e Haiti. Também há palestras sobre música, exibição de documentários, mostras de danças típicas e da gastronomia local.
Outubro
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Como já é o final da temporada de furacões no Caribe, é preciso estar ciente de que tudo pode mudar, inclusive afetando seus voos. Como já disse, é melhor escolher outra época para ir a San Andrés.
Novembro
Novembro é um mês de transição, com dias ensolarados e bastante pancadas de chuva. Faz calor e a ilha ainda não está cheia de turistas.
No final do mês de novembro, acontecem as Festas do Padroeiro de San Andrés.
Nas celebrações, há apresentações de dança e música, feiras gastronômicas e o Reinado Internacional del Coco, concurso que acontece há décadas e escolhe a Miss Coco Internacional, a mulher mais bela dos países caribenhos.
Dezembro
Dezembro é o mês que marca a alta estação, quando turistas do mundo inteiro chegam para aproveitar as férias e as festas de fim de ano. Tudo fica mais caro, mais agitado e isso significa que é preciso fazer as reservas com antecedência.
A noite de Ano Novo é sem grandes festas, mas elas nem são tão necessárias quando estamos em um paraíso como San Andrés.
Médias de temperatura e chuva
Veja, na tabela abaixo, as médias registradas na cidade e programe melhor quando ir a San Andrés.
Altier, em San Andres a moeda corrente é a do país ou cobram em dólar?
Oi, Ana.
É o peso colombiano.
Um abraço.
Olá, td bem ?
Pretendo ir em Dezembro/2021, tipo 06/12 ? Pegarei chuva ? Grata
Adorei as dicas !!
Oi, Patrícia.
Impossível prever se dia 6/12 vai chover, né?
Eu explico qual a tendência do clima em casa época.
Dá para ter uma base, ne?
Altier, em San Andres a moeda corrente é a do país ou cobram em dólar?
Oi, Ana.
É é o peso colombiano – COP.
Um abraço.
Olá!! Estava querendo ir em Julho/23 pois será minha lua de mel. Será muito arriscado com as chuvas? Corre o risco de chover dias inteiros ou esse volume lá normalmente são pancadas isoladas? Obrigada.
Oi, Amanda.
O clima hoje em dia é bastante imprevisível, né? 🙂
Mas, geralmente, são chuvas passageiras.
Aproveite!
Um abraço.
Olá, você foi em qual época?
Estou planejando ir em Julho/21 mas estou um certo receio devido aos períodos de chuva.
Mesmo chovendo, os passeios são atrapalhados?
Oi, Irian.
Fui no final de março.
Provavelmente, você não terá dias inteiros de chuva.
Mas saiba que praia e chuva não combinam, ne?
Um abraço.
Oie.. estou querendo ir após o dia 15 de setembro. Tem muita chuva nessa época? Obrigada
Oi, Bárbara.
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Então, pode ser que pegue chuva no final de setembro.
Um abraço.
Boa tarde, estou planejando de ir no mês de agosto, o que você me diz deste mês?
Oi, Renan.
Mês de clima instável. Pode pegar dias nublados com pouca vhuva.
Um abraço.
Amei o post! Estou lendo todos os seus posts sobre San Andrés pois estou planejando ir em fevereiro/2020 e gostaria de saber se preciso reservar os passeios aqui no Brasil ou se posso fazer isso ao chegar lá.
Oi, Julia.
Pode fazer tudo lá.
Não tem erro.
Um abraço.
Não entendi a tabela, todos os meses exceto março e abril, tem chuva quase todos os dias?
A tabela estava errada, Recris.
Excluímos essa parte. Obrigado por avisar.
Um abraço.
Olá amigo!!
Estou planejando ir à San Andres no final de novembro, oque tem a me dizer sobre o clima na região ?
Oi, Sandro.
É um dos meses mais chuvosos. Veja na tabela e leia no texto, por favor.
Um abraço.