É muito importante saber quando ir a San Andrés para planejar bem sua viagem, porque esta fantástica ilha do Caribe também tem suas melhores épocas para ser mais bem aproveitada. São esses segredinhos que eu vou explicar a partir de agora.
Neste território colombiano, você encontra passeios incríveis, mas eu arrisco dizer que os sete tons de azul do mar caribenho serão suficientes para lhe conquistar.
Seguro viagem para a Colômbia
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
História de San Andrés
San Andrés é a maior ilha do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e tem uma área de 26 quilômetros quadrados.
Todo esse território pertence à Colômbia desde 1803, quando a Espanha o anexou às terras sob seu domínio.
Apesar de a Nicarágua bater o pé e reclamar soberania sobre as ilhas, a Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2012, que o arquipélago pertence mesmo à Colômbia.
Geograficamente, a ilha é cortada de norte a sul por uma pequena cadeia de montanhas e daí vem sua origem: a erupção de um antigo vulcão lançou pedras do fundo do mar para a superfície.
Seu incrível mar e seus recifes de coral são os principais atrativos para milhares de turistas que visitam a ilha todos os anos – você vai notar isso.
Outra peculiaridade desse lugar incrível são seus habitantes.
A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e seus direitos fundamentais na Constituição de 1991.
A língua falada em San Andrés, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.
Mas nem tudo é beleza em San Andrés.
Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação motivada pela isenção de impostos. Ela foi concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953, com o intuito de dinamizar a economia e atrair turistas.
Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha e não encontraram a infraestrutura que mereciam.
Quando ir a San Andrés
A ilha de San Andrés é atravessada por uma cadeia de colinas e a mais alta delas chega a 85 metros acima do nível do mar, mas isso não influencia no clima: o calor predomina e o frio não tem vez.
Sem falar na alta umidade que nos faz transpirar muito, sendo que julho é o mês mais abafado e úmido.
De acordo com o Weather Spark, o clima é sempre quente, com dias ensolarados e temperaturas máximas variando entre 26 e 29 graus. As estações são divididas em duas: verão e inverno.
De dezembro a fevereiro, a ilha tem uma grande circulação de turistas, principalmente por causa das férias escolares. No resto do ano, tudo fica mais calmo e mais barato.
Inverno
Em San Andrés, a palavra “inverno” serve apenas para caracterizar a época em que há mais chance de chover e isso pode atrapalhar a visibilidade no mar. Fora isso, tudo continua sendo um paraíso, com temperatura média de 25 graus nos dias mais frescos.
Eu estou falando dos meses de abril a novembro.
PROBABILIDADE DE CHOVER
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Então, é errado imaginar que choverá todos os dias o dia inteiro.
Verão
O verão é a estação seca de San Andrés – de dezembro a março. Nestas época, a temperatura gira em torno de 28 graus. É, sem dúvida, é uma ótima época para ir a San Andrés.
A virada de ano também é bem interessante em San Andrés, mas esqueça aquelas aglomerações de gente e festas super badaladas.
TEMPERATURAS MÁXIMAS E MÍNIMAS
Na ilha, as principais opções são as festas organizadas pelos resorts. Se quiser algo mais informal, pegue uma garrafa de espumante e veja o ano novo chegar em Spratt Bight, a praia do centro de San Andrés.
Risco de furacões
San Andrés não é afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de julho a outubro. Neste período, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais.
Então, se puder, escolha outra época para conhecer San Andrés. Mas, claro, isso não significa que é impossível viajar nestes meses.
Mesmo não sendo afetado pelos furacões, o espaço aéreo de San Andrés poderá ficar interditado dependendo de onde você estiver partindo, já que cada companhia aérea poderá fazer escalas em diferentes países.
Dicas mês a mês
Janeiro
Mês de alta estação, com dias ensolarados e quentes – os termômetros sempre marcam entre 24 e 28 graus. A umidade não é agressiva, mas a ilha fica bastante movimentada. Então, é preciso se planejar e fazer as reservas com antecedência.
A chuva é pouca, daquelas de verão que logo passam. É um bom período para ir a San Andrés.
Fevereiro
Fevereiro tem as mesmas caraterísticas climáticas de janeiro, com a diferença de que chove menos. O calor continua, mas o movimento diminui um pouco, especialmente a partir da segunda quinzena.
Março
Mês excelente para conhecer San Andrés. Faz calor, os dias estão ensolarados e a chance de chover é mínima – é o mês com a menor quantidade de chuva durante todo o ano.
Eu estive em San Andrés no final de março e os dias estavam quentes, ideais para curtir a praia, mas o calor não era tão sufocante. Outro lado positivo é que eu não precisei fazer as reservas dos passeios com antecedência, já que a alta estação estava acabando.
Abril
Abril segue com tempo bom, mas a umidade já começa a aumentar. Dá para aproveitar San Andrés em todo seu esplendor, mesmo sendo o mês que marca o começo das chuvas.
Maio
Em maio, o clima já muda bastante. A probabilidade de chover é muito alta: as águas chegam com mais força e ficam até novembro.
Os termômetros marcam entre 25 e 30 graus, os dias são abafados e o calorão pode incomodar.
Junho
Junho seque as mesmas características de maio, com bastante chuva, mas isso não significa que chova o dia inteiro.
Os termômetros continuam marcando entre 25 e 30 graus, mas o calor anuncia que a sensação térmica é bem maior.
Julho
Julho é o mês mais abafado e úmido. A alta temperatura se junta com a alta umidade e faz San Andrés virar um caldeirão.
Embora os termômetros marquem 30 graus, a sensação térmica é muito maior. O ponto positivo é que a gente vai estar cercado de mar para aliviar o calor.
Agosto
Mês que marca, de fato, o início da temporada de furacões no Caribe. Mesmo que eles não cheguem a San Andrés, se puder, escolha outra época para viajar. Mas, claro, isso não significa que é impossível viajar neste mês.
Calor, umidade e pancadas de chuva deixam os dias bastante instáveis.
Setembro
Setembro é bem parecido com agosto, então valem as mesmas dicas.
Na metade do mês de setembro, acontece o Festival da Lua Verde.
Ele é uma expressão da cultura desta região do Caribe e, durante o evento, há apresentações musicais de países como Jamaica e Haiti. Também há palestras sobre música, exibição de documentários, mostras de danças típicas e da gastronomia local.
Outubro
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Como já é o final da temporada de furacões no Caribe, é preciso estar ciente de que tudo pode mudar, inclusive afetando seus voos. Como já disse, é melhor escolher outra época para ir a San Andrés.
Novembro
Novembro é um mês de transição, com dias ensolarados e bastante pancadas de chuva. Faz calor e a ilha ainda não está cheia de turistas.
No final do mês de novembro, acontecem as Festas do Padroeiro de San Andrés.
Nas celebrações, há apresentações de dança e música, feiras gastronômicas e o Reinado Internacional del Coco, concurso que acontece há décadas e escolhe a Miss Coco Internacional, a mulher mais bela dos países caribenhos.
Dezembro
Dezembro é o mês que marca a alta estação, quando turistas do mundo inteiro chegam para aproveitar as férias e as festas de fim de ano. Tudo fica mais caro, mais agitado e isso significa que é preciso fazer as reservas com antecedência.
A noite de Ano Novo é sem grandes festas, mas elas nem são tão necessárias quando estamos em um paraíso como San Andrés.
Médias de temperatura e chuva
Veja, na tabela abaixo, as médias registradas na cidade e programe melhor quando ir a San Andrés.
Onde ficar em San Andrés
Se você me perguntar qual a melhor área para ficar em San Andrés, eu vou responder North End sem precisar pensar muito.
É que este bairro, que fica coladinho com o aeroporto, é onde tudo acontece. Ele é o Centro de San Andrés, onde estão os principais comércios, bancos, serviços e tudo mais.
Como em qualquer lugar do mundo, há áreas mais turísticas e aquelas onde vivem os moradores. A região mais frequentada por turistas é, justamente, o norte da ilha – chamado de North End. De forma geral, é a melhor área para se hospedar na ilha.
A região de San Luis também tem ótimos hotéis, resorts bem avaliados e praias espetaculares. Na verdade, Rocky Cay, a praia mais interessante de San Andrés, fica neste bairro.
Agora, se você quiser saber o grande segredo de San Andrés, eu posso lhe contar: se não quiser ficar em outras áreas, tudo bem, só não acho interessante ficar no sul da ilha e na costa oeste (do lado esquerdo do mapa). É que as duas regiões não tem praias com areia, são apenas rochas que encontram o mar.
Vale a pena conhecer? Vale sim, mas não são as melhores escolhas para ficar em San Andrés.
Antes de prosseguir eu preciso dizer mais uma coisa, com muita sinceridade, que a cidade de San Andrés não é bonita, e quem disser o contrário estará mentindo. As casas de uma parte da ilha são muito simples e têm até um aspecto de pobreza. Mas, sem dúvida, as belezas naturais da ilha e das ilhotas ao seu redor não decepcionam.
Outra coisa que você vai notar é que os resorts não seguem o estilo de outras ilhas do Caribe: as coisas são bem mais simples. Isso vale para todas as opções de hospedagem.
Depois de falar tudo isso, eu vou explicar o que você vai encontrar em cada bairro e mostrar quais as melhores opções de hospedagem. Assim, vai ser mais fácil decidir onde ficar em San Andrés.
No mapa abaixo você consegue se localizar melhor e ver todos os hotéis, resorts, hostels e apartamentos que eu vou mostrar com detalhes a partir de agora.
Hotéis em North End
Grande parte dos hotéis fica em North End, o centro da cidade, e é dele que partem os barcos que nos levam para os principais passeios, como o da Isla Acuario.
Além disso, é em North End que ficam lojas, restaurantes, mercados, agências de turismo e as praias urbanas mais frequentadas, como Spratt Bight.
Vale lembrar que San Andrés é totalmente livre de impostos, então é possível encontrar alguns produtos com preços mais interessantes, como perfumes, por exemplo. Eu não achei nada de tão especial, mas não custa andar pelas lojas e dar aquela olhada.
Eu sugiro ficar nesta área porque dá para fazer muita coisa a pé, sem gastar com transporte.
Sea Colors Hotel
O Sea Colors Hotel tem uma localização ótima, a poucos metros da principal praia, e os funcionários são muito receptivos e sempre deixam água, café, chá e alfajor à disposição dos hóspedes. Isso é um diferencial muito positivo.
Os quartos são excelentes, amplos, claros e muito bem decorados com móveis novos. Camas grandes e macias, travesseiros ótimos e roupa de cama e de banho de boa qualidade completam a lista do conforto que merecemos. Alguns têm varanda com vista para o mar.
Existem várias categorias de quartos que acomodam até seis pessoas. O café da manhã tem opções diferentes a cada dia e eles preparam tudo com muito cuidado. Vale a pena conferir.
Hotel Arena Blanca by Dorado
O Hotel Arena Blanca by Dorado também fica na parte norte da ilha, onde a vida pulsa mais forte. Além de estar de cara para o incrível mar do Caribe, tem uma piscina sensacional que nem dá vontade de sair dela.
Tem, também, uma programação de shows e apresentações culturais à noite e, quando as apresentações acontecem em outros hotéis da rede, o hotel disponibiliza transporte gratuito de ida e volta.
Os quartos são espaçosos, com camas grandes e muito confortáveis. Os banheiros são bons, espaçosos e sempre muito bem limpos – alguns têm banheira. O café da manhã é muito bem avaliado e o restaurante tem muitas opções. É um ótimo lugar para ficar em San Andrés.
Hotel Casablanca
O Hotel Casablanca é uma das melhores opções para ficar em San Andrés e, se escolher ficar nele, eu garanto que seus dias serão ainda mais inesquecíveis. Ele fica de frente para o mar, os quartos têm uma vista incrível – imagina acordar todos os dias e dar de cara com a praia – e, na piscina, você pode relaxar no fim da tarde.
Eu acho o hotel é simplesmente lindo, os quartos são super agradáveis, bem decorados e arejados. O café da manhã é excepcional, então, é bom dar um tempo na dieta e aproveitar tudo.
O hotel fica a cinco minutos a pé das praias centrais, incluindo Spratt Bight, e o aeroporto fica a cinco minutos de carro. Uma das principais ilhas do arquipélago, Jhonny Cay, fica a apenas dez minutos de barco: é bem perto mesmo.
Samawi Hotel
O Samawi Hotel é mais um muito bem localizado, pertinho de tudo, e com uma estrutura muito boa. Os quartos são amplos, bem decorados e têm camas grande e excelentes e, ainda, uma vista insuportavelmente linda para o mar do Caribe.
A piscina também é ótima, perfeita para os fins de tarde do verão, quando a gente só quer sombra e água fresca. Ela é perfeita para desfrutar de uns bons drinques – lembra desse meme?
O atendimento dos funcionários é muito elogiado, a limpeza é super criteriosa e o café da manhã é ótimo, sempre com muita variedade e tudo fresquinho. Acho que você vai gostar.
GHL Hotel Sunrise
O GHL Hotel Sunrise Uma das melhores opções para ficar em San Andrés, este hotelzão cumpre bem o que se propõe: hospedagem boa, perto do Centro, mas sem “regalias”. Os quartos, geralmente, são espaçosos e a vista é de tirar o fôlego – o sol nasce de frente para a janela -, mas é bom ficar nos andares mais altos.
Dá para ir caminhando até a praia de Spratt Bight, que é maravilhosa, com toda a infraestrutura de restaurantes, bares e barracas, e o Muelle Portofino, de onde partem vários passeios para as ilhas fica a poucos metros. Se quiser, você pode contratar passeios de jet ski que saem da praia privativa do hotel. Ah! E a piscina fica dentro do mar. Ostentação pura isso, não acha?
Como está perto do Centro, você pode fazer as refeições nos restaurantes baratinhos que a gente encontra facilmente em San Andrés. No mais, é curtir a ilha e dormir cedo, porque a vida noturna na cidade é fraca.
Portobelo Plaza de las Americas
O Portobelo Plaza de las Americas tem um excelente custo-benefício, mas esta não é a única qualidade do hotel. A localização é muito boa, na área mais turística da ilha, pertinho das praias mais urbanas.
Os quartos são amplos, o café da manhã tem muitas variedades e o atendimento é super elogiado, sempre com a simpatia e o calor do povo caribenho.
Tem uma piscina maravilhosa e internet que funciona – isso não é tão comum na ilha. É um hotel excelente para os padrões de San Andrés e, por isso, é uma boa escolha.
Hotel El Dorado
O Hotel El Dorado é bom para quem gosta de curtir a noite e quer aproveitar o máximo até o sol aparecer no horizonte. Ele fica na área mais pulsante de San Andrés, então não espere que seja o lugar mais silencioso do mundo.
Os quartos são excelentes, todos muito bem decorados e com uma varinha que tem uma vista linda, daquelas que a gente precisa para se recuperar da ressaca, sabe? E tem ainda o café da manhã que é delicioso e ajuda a dar um melhorada.
A piscina é excelente, tem um bar muito legal que serve ótimos drinques. O hotel ainda tem uma programação cultural legal, com shows e apresentações musicais.
Le Castel Blanc Hotel Boutique
O Le Castel Blanc Hotel Boutique é para quem quer mais tranquilidade. Ele também fica no norte da ilha, mas em uma área com mais privacidade e sossego. Isso é muito bom, porque dá para curtir o melhor de San Andrés e ter noites tranquilas de sono.
O atendimento é elogiado por todo mundo e você realmente pode contar com a atenção dos funcionário para o que precisar: eles adoram ajudar e dar dicas sobre a ilha.
O café da manhã é simples, mas gostoso, os chuveiros têm água quente – isso também não é tão comum em San Andrés – e os quartos são excelentes, com camas grandes e muito aconchegantes. Vale cada centavo!
Hotel Decameron Maryland All Inclusive
O Hotel Decameron Maryland All Inclusive é para quem gosta de resort no estilo all inclusive. O bom da categoria é que a gente não precisa se preocupar com nada, né? É uma excelente opção para quem gosta de aproveitar o hotel e relaxar: tem serviços de SPA e, se precisar, eles ajudam a organizar os passeios que desejar.
Ele fica no norte da ilha, pertinho do aeroporto, de frente para a praia, e tem uma estrutura muito boa, com piscinas excelentes, quartos amplos e um serviço da bar e restaurante muito elogiado para o padrão de San Andrés – os drinques são ótimos.
Decameron Isleño All Inclusive
Outra opção de resort é o Decameron Isleño All Inclusive. A localização é excelente – só faltou ter uma praia bem linda de frente –, as piscinas são sensacionais e os quartos são bons, sem muito luxo.
Dentro dos padrões de San Andrés, ele tem comodidades essenciais de um all inclusive, com tudo na medida. O atendimento é bom, as comidas são boas e tem a tranquilidade que merecemos.
Não é um dos melhores no quesito custo-benefício, mas na vida tudo tem um preço e nem sempre ele é justo. Talvez este seja o ponto negativo do hotel. Mas, fora isso, é uma excelente opção para ficar em San Andrés.
Decameron Los Delfines
O Decameron Los Delfines também está entre as opções de all inclusive para ficar em San Andrés, mas é importante lembrar que os resorts da ilha não seguem o estilo de outras do Caribe: as coisas são bem mais simples.
Os quartos são básicos. O hotel não é grande, mas preza pela tranquilidade e pelo sossego, sem faltar nada. De frente para a praia, tem uma piscina “normalzinha” com serviço de bar.
O café da manhã é bom, mas as reclamações sobre o atendimento não são raras. Para os dias que quiser mudar de ambiente, explore a área comercial de San Andrés, que fica a apenas dez minutos a pé.
Decameron Aquarium All Inclusive
O Decameron Aquarium All Inclusive tem umas das melhores localizações da ilha. São vários prédios circulares construídos praticamente sobre a água e todos os quartos têm decoracão básica e varanda privativa, o que garante uma vista sensacional.
A praia Spratt Bight está a apenas cinco minutos e, quando quiser explorar mais a ilha, a equipe do hotel pode ajudar com informações e as melhores dicas: pode perguntar mesmo.
Há quatro restaurantes dentro do hotel em, em alguns, há shows de música ao vivo, mas é importante lembrar que eles funcionam com reserva. Então, faça isso logo que chegar. O serviço de bar funciona 24 horas e, para quem gosta, o hotel oferece tratamentos estéticos e relaxantes no SPA.
Apartamento Duplex Ocean Blue 1
O Apartamento Duplex Ocean Blue 1 é uma das melhores opções de San Andrés. A localização é excelente, perto do Centro, mas em um área mais tranquila. O prédio é bem cuidado e o atendimento da anfitriã e do pessoal da portaria é muito elogiado.
O apartamento é enorme, tem 190 metros quadrados e acomoda até dez pessoas em três quartos. Ele é todo mobiliado, tem uma cozinha bem equipada e uma vista bem interessante. É uma excelente opção para quem está em família ou com grupo de amigos, porque o custo-benefício fica muito mais interessante.
O condomínio tem uma piscina legal e uma das suítes tem uma jacuzzi com vista para o mar do Caribe. O píer de onde partem os passeios é muito perto, dá para ir caminhando, e o Centro, onde estão os principais comércios, também.
Best Location In Town
Para quem procura um apartamento, o Best Location in Town é uma boa opção. Como nome diz, ele tem uma localização excelente e um custo benefício muito interessante. Sem luxo, mas com tudo que precisamos, é uma boa escolha para ficar em San Andrés.
O apartamento tem 55 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas, duas na cama de casal e duas no sofá-cama da sala. O atendimento do anfitrião é super elogiado e o processo de check-in muito prático, feito com o porteiro do prédio. Vale a pena conferir!
Apartamentos Vonblon
O Apartamentos Vonblon é muito bem localizado e isso significa que dá para fazer muita coisa a pé: ir ao Centro, às praias, ao píer e tudo mais. São três opções de apartamento que acomodam até seis pessoas, todos mobiliados e muito bem cuidados.
É, também, uma excelente opção para quem prioriza o custo-benefício e não faz questão de luxo ou das “regalias” de um hotel. Afinal, o melhor da ilha está do lado de fora, né? Sem dúvida, é uma boa opção para ficar em San Andrés.
Viajero Hostel San Andres
O Viajero Hostel San Andres é super descolado e fica a apenas cinco minutos das praias e do centro. Todos os quartos têm ar-condicionado e uma decoração bem simples, mas original. O atendimento do pessoal da recepção é sempre bem agradável: eles estão sempre prontos para nos ajudar e dar dicas da cidade.
No terraço, onde é servido o café da manhã, funciona um bar e todo mundo costuma se encontrar lá à noite. Apesar disso, eu não ouvi barulho nos corredores ou das festinhas que aconteciam no quinto andar. Dá para ver o pôr do sol e seu espetáculo de cores sobre o mar do Caribe.
Além de quartos compartilhados com beliches, o hostel tem suítes privativos, ideais para quem quer mais privacidade e para quem viaja em família ficar em San Andrés. Só tem um detalhe: eles sempre ficam lotados, então é bom fazer a reserva com bastante antecedência.
San Luis
A região do San Luis é interessante para quem quer conhecer melhor o modo de vida de quem habita a ilha, mas não vá achando que o bairro é bonito.
Aliás, tudo em San Andrés é muito simples, totalmente o oposto de outros destinos famosos do Caribe, como Cancún, por exemplo.
O grande ponto positivo é que nesta área que fica Rocky Cay, uma das praias mais badaladas de San Andrés.
Decameron Marazul All Inclusive
Descendo do Centro em direção a San Luis, a primeira boa opção é o Decameron Marazul All Inclusive. A estrutura do resort é muito boa, o atendimento é muitíssimo elogiado e a limpeza é super criteriosa. Isso é essencial, né?
Ele fica de frente para o mar, tem um píer super encantador e as piscinas são maravilhosas. Isso significa que dá para curtir muito o hotel e aproveitar o máximo de San Andrés, com sossego e tranquilidade.
Os quartos são básicos, dentro do padrão da ilha, e a comida não é das melhores, mas há variedade. Para quem gosta, o resort tem uma programação cultural com apresentações de grupos locais e serviços de SPA.
Hotel San Luis Place
Eu gosto muito do Hotel San Luis Place. Sinceramente, ele tem uma das melhores estruturas de San Andrés, com ambientes bem decorados, claros, arejados e super bem cuidados. Os quartos são muito acolhedores, com leveza e praticidade.
O atendimento é muitoprofissional e eles se preocupam em nos satisfazer o tempo todo. Então a gente acaba se sentindo mais acolhido e isso tem um reflexo direto no custo-benefício, porque bem-estar é fundamental.
Outro ponto muito positivo é que ele fica do ladinho de Rocky Cay, uma das melhores praias da ilha com uma estrutura excelente de barracas. Dá para passar o dia inteiro sem gastar uma fortuna e aproveitar o que há de melhor neste pedacinho do mapa: o mar.
Hotel Cocoplum Beach
O Hotel Cocoplum Beach é um “basicão” com a enorme vantagem de ficar de frente para a praia de Rocky Cay. É o ponto mais badalado da ilha, depois de Spratt Bight, a praia do Centro e vale a pena ficar nele principalmente por isso.
Os quartos são agradáveis, o restaurante tem um cardápio bom e a comida é saborosa, mas o café da manhã poderia ser melhor. O atendimento é muito elogiado e o custo-benefício é interessante. Eu considero uma boa opção para ficar em San Andrés.
Mar de Corales
Outra excelente opção é o Mar de Corales. Ele não fica de frente para a praia, mas é só atravessar a rua que a gente está em Rocky Cay. Isso, sem dúvida, é um ponto muito positivo.
Os quartos são modernos, confortáveis, com banheiros bons e camas espetaculares. Os funcionários são muito atenciosos e fazem de tudo para agradar: a gente percebe isso desde o momento do check-in.
É uma excelente área para quem quer aproveitar a praia e ter tranquilidade, mas o ponto negativo é ter que se deslocar para o Centro se quiser ter mais opções de comércio e restaurante. É uma das melhores escolhas para ficar em San Andrés.
Isla Bonita
O Isla Bonita tem uma das estruturas mais modernas de San Andrés para sua categoria, mas o ponto negativo é que ele fica em uma área não muito interessante, na parte menos atrativa da ilha.
Os quartos são ótimos, amplos, confortáveis, com tudo novinho e sempre bem limpos. O restaurante é bom, tem um cardápio variado e o café da manhã também é super elogiado.
A piscina é muito boa e as áreas comuns são super agradáveis para o fim de tarde, depois daquele cansaço gostoso da praia. Vale a penas dar uma olhada especialmente pelo custo-benefício.
Chalet del Mar
Os apartamentos do Chalet del Mar, que também fica na região de San Luis, têm uma decoração gostosa em um espaço que nos liberta de toda a “agitação” da cidade. Eles são ideais para quem quer ficar mais tempo na ilha em busca de uma experiência mais próxima da que os moradores têm.
Aliás, isso é o que as pessoas sempre comentam quando se hospedam neles: o contato com o povo da ilha é precioso. E se você gosta de viver uma experiência assim, vai se dar bem.
Tudo é novinho, muito bem cuidado e a dona dos apartamentos, a Ingrid, é super atenciosa e receptiva, como a maioria dos colombianos. Vale a pena dar uma olhada com calma!
Hotel Ms San Luis Village Beach House
O Hotel MS San Luis Village Beach House é uma das melhores opções de San Luis. Construído à beira-mar, o hotel tem uma área cheia de coqueiros, onde você pode relaxar e receber uma massagem, e a piscina, que é sensacional.
A maioria dos quartos tem uma vista incrível para o mar de San Andrés e todos são decorados no estilo contemporâneo. Já imaginou acordar todos os dias de suas férias com uma vista assim?
Como falei, San Luis não é a área mais turística de San Andrés, por ser um bairro mais residencial e pobre. Porém, é nesta área que está uma das praias mais famosas da ilha: Rocky Cay. É uma questão de prioridades.
Decameron San Luis All Inclusive
O Decameron San Luis All Inclusive fica de frente para uma das poucas áreas de banho de Sound Bay. Além da vista surreal, você vai acordar e dormir com o som do mar caribenho e isso ajuda a relaxar. Não é um resort grande, com muitas opções de entretenimento, mas está dentro do padrão San Andrés.
Os quartos são confortáveis, mas básicos e há três restaurantes à disposição com muita variedade nos cardápios, incluindo pratos típicos e comida japonesa. De forma geral, a comida é bem elogiada e há shows de música ao vivo no hotel quase todos os dias.
Outros bairros de San Andrés
Como comentei, San Andrés tem áreas mais turísticas e que são mais interessantes para ficar hospedado, porque tudo acaba sendo mais prático. Mas há, também, bairros mais alternativos.
Eu vou falar rapidamente sobre eles, mas, de fato, não acho interessante escolher qualquer um deles para ficar em San Andrés.
É o caso do La Loma que, como o nome diz, fica em uma parte mais alta da cidade, sobre a pequena cadeia de montanha que corta a ilha de norte a sul. É o bairro mais antigo de San Andrés, ocupado basicamente por moradores.
Se escolher ficar nele, leve em consideração que o seu deslocamento para as praias será maior.
Sound Bay fica no sul da ilha e tem esse nome devido ao constante som das ondas que quebram nas rochas. Nesta área, não há muitas praias adequadas para banho além de pequenas enseadas espremidas entre as pedras, mas a paisagem e a tranquilidade podem ser grandes atrativos, especialmente se você for alugar um carro.
West View é uma região muito interessante para conhecer, passar um dia talvez, mas não é a melhor área para ficar, já que não tem praia com areia. Assim, você terá que fazer mais deslocamentos para aproveitar melhor o que San Andrés tem.
Faixas de preço em San Andrés
No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de San Andrés. Há hotéis, hostels, resorts e apartamentos. Ou seja, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços.
Você só precisa clicar sobre os pins azuis para ver mais detalhes de cada uma delas.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos
Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.
Dinheiro
A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas
A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Informações sobre covid-19
As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.
Formulário CheckMig
O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.
O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia. Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.
Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.
O GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.
O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.
Veja mais sobre a Colômbia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.
20 respostas
Oi, Bárbara.
O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.
Então, pode ser que pegue chuva no final de setembro.
Um abraço.
Oie.. estou querendo ir após o dia 15 de setembro. Tem muita chuva nessa época? Obrigada
Oi, Amanda.
O clima hoje em dia é bastante imprevisível, né? 🙂
Mas, geralmente, são chuvas passageiras.
Aproveite!
Um abraço.
Olá!! Estava querendo ir em Julho/23 pois será minha lua de mel. Será muito arriscado com as chuvas? Corre o risco de chover dias inteiros ou esse volume lá normalmente são pancadas isoladas? Obrigada.
Oi, Ana.
É o peso colombiano.
Um abraço.
Oi, Ana.
É é o peso colombiano – COP.
Um abraço.
Altier, em San Andres a moeda corrente é a do país ou cobram em dólar?
Altier, em San Andres a moeda corrente é a do país ou cobram em dólar?
Oi, Patrícia.
Impossível prever se dia 6/12 vai chover, né?
Eu explico qual a tendência do clima em casa época.
Dá para ter uma base, ne?
Olá, td bem ?
Pretendo ir em Dezembro/2021, tipo 06/12 ? Pegarei chuva ? Grata
Adorei as dicas !!
Oi, Irian.
Fui no final de março.
Provavelmente, você não terá dias inteiros de chuva.
Mas saiba que praia e chuva não combinam, ne?
Um abraço.
Olá, você foi em qual época?
Estou planejando ir em Julho/21 mas estou um certo receio devido aos períodos de chuva.
Mesmo chovendo, os passeios são atrapalhados?
Oi, Renan.
Mês de clima instável. Pode pegar dias nublados com pouca vhuva.
Um abraço.
Boa tarde, estou planejando de ir no mês de agosto, o que você me diz deste mês?
Oi, Julia.
Pode fazer tudo lá.
Não tem erro.
Um abraço.
Amei o post! Estou lendo todos os seus posts sobre San Andrés pois estou planejando ir em fevereiro/2020 e gostaria de saber se preciso reservar os passeios aqui no Brasil ou se posso fazer isso ao chegar lá.
A tabela estava errada, Recris.
Excluímos essa parte. Obrigado por avisar.
Um abraço.
Não entendi a tabela, todos os meses exceto março e abril, tem chuva quase todos os dias?
Oi, Sandro.
É um dos meses mais chuvosos. Veja na tabela e leia no texto, por favor.
Um abraço.
Olá amigo!!
Estou planejando ir à San Andres no final de novembro, oque tem a me dizer sobre o clima na região ?