Onde comer em San Andrés: melhores restaurantes – e mais baratos também

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Esta pequena ilha colombiana, cercada pelo mar azul do Caribe, além de reservar belezas naturais de tirar o fôlego, garante uma boa experiência gastronômica. Justamente por isso, eu preparei esta lita com os melhores restaurantes para você escolher onde comer em San Andrés.

Cercada pelo mar, a ilha é um prato cheio para quem gosta de frutos do mar, pois eles chegam fresquinhos à mesa e, quase sempre, têm preço justo.

Olhando por esse lado, fica fácil entender que San Andrés não é a queridinha de muitos viajantes à toa: além de muito barata, a ilha é um imenso duty free, onde pagar impostos não está no vocabulário.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Onde comer em San Andrés

Como já comentei, há vários restaurantes especializados em frutos do mar, assim como barracas que vendem comida típica.

Eles se concentram na região do Centro, em North End, e também na região de San Luis.

Se você quiser uma dica especial, para comer bem e muito barato, eu sugiro dar uma passado no El Parquedero, que fica em North End, mas não na orla – veja no mapa.

Eu paguei COP 8.500 por um almoço que incluía uma sopinha de verduras para a entrada, um farto prato principal com frango frito ou ensopado, arroz, banana frita e salada, e tem ainda um refresco.

O restaurante serve refeições o dia inteiro, e é ideal para quem chega dos passeios com muita fome.

No mapa abaixo, você poderá ver todos os restaurantes que sugiro.

La Regatta

Considerado o melhor restaurante de San Andrés, o La Regatta tem uma cardápio muito variado de frutos do mar – e em português. Tudo é preparado com extremo bom gosto e cuidado, usando produtos locais.

O restaurante fica em uma plataforma flutuante, em cima do mar, e isso já garante um visual lindo. Além disso, tem um atendimento muito elogiado e os pratos são muito bem servidos, o que faz a alegria dos viajantes.

Gourmet Shop

Não é apenas a decoração que chama atenção no Gourmet Shop. Descontraído, ele é ótimo para saborear bons pratos enquanto colocamos o papo em dia. É um dos lugares que mais me senti à vontade em San Andrés. Ah! Os drinques são sensacionais – os garçons sempre têm ótimas sugestões.

O cardápio é bastante diversificado: tem opções da tradicional comida caribenha, massas, peixes, churrasco e hambúrgueres. É um lugar que agrada a todos!

PerúWok

Quem é apaixonado por ceviche, como eu, já tem um lugar certo para comer em San Andrés. O PerúWok combina a tradição de preparar ceviches com os frutos do mar fresquinhos do mar do Caribe, e é isso que faz o restaurante ser um dos mais queridos da ilha.

Claro que há muito mais que ceviche no cardápio: carnes, frango e mariscos, são algumas opções.  Não deixe o restaurante sem provar o Pisco Sour e a limonada de coco.

Ghl Relax Sunrise

Dentro do GHL Relax Sunrise, um dos melhores hotéis de San Andrés, funcionam dois super bem avaliados: Las Gaviotas e Henriette.

Eles ficam aberto para almoço e jantar e, mesmo que você não esteja hospedado no hotel, vale a pena ter essa experiência.

Restaurante Casablanca

Outro restaurante que funciona dentro de um hotel, e que merece sua atenção é o Restaurante Casablanca, que fica no incrível Hotel Casabranca.

O restaurante é bem exclusivo, são apenas seis meses, e o atendimento é primoroso. Ele serve pratos da comida caribenha, asiática e italiana – todos maravilhosos.

Ele tem uma vista linda para a praia e isso deixa o ambiente muito mais agradável. É sem decepções!

Cafecafé Since 1992

Já o CafeCafé nos proporciona a experiência de compartilhar o mesmo espaço que viajantes do mundo todo e com moradores da cidade, que adoram este café.

No calor que faz nesta região, você pode começar os trabalhos com um drinque ou uma limonada. Depois, é partir para o cardápio que tem frutos domar, massas, caldos, lanches e muito mais.

Capitán Mandy

O Capitan Mandy é um dos restaurantes com melhor custo-benefício de San Andrés.

É fácil encontrar cazuela de mariscos, o rondón, paella, polvo, peixes, massas com frutos do mar e muitas outras opções a preços ótimos –isso é muito importante.

Há duas unidades, no Centrinhoe no Capi Beach, na beira mar da Playa de San Luiz.

Artigiani Gelateria

A maravilhosa Artigiani Gelateria já é sucesso em San Andrés faz muito templo. Os gelatos artesanais são excepcionais mesmo.

Servido com um delicioso waffle, recheado com o gelato e com calda e toppings agosto. É uma gulodice!

Aqua Beach Club

Para quem gosta de passar o dia em em uma barraca de praia, desfrutando de uma comida boa, do banho de mar e daqueles bons drinques, a Aqua Beach Club é perfeita para isso.

Ela fica em Rocky Cay,  a praia mais badalada da ilha e funciona todos os dias das 9h às 17h

Comidas típicas de San Andrés

O rondón é um dos pratos mais típicos da ilha de San Andrés.

Historicamente, esse tipo de ensopado é preparado pelos homens e leva peixe, marisco, banana verde, leite de coco, mandioca, pimenta e pimentão e é cozido ao ar livre, em um fogo alimentado com folhas de coqueiro e cascas de coco.

No dia a dia, o prato mais consumido é o peixe frito, servido com arroz de coco, salada e plátanos – bananas – fritos. É comum encontrar mulheres vendendo doces tradicionais – como as cocadas – nas praias e esquinas da cidade.

Outras especialidades da ilha são as empanadas de cangrejo e a torta de plátano.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

4 Comentários

  1. marcela

    Bom dia! Amei achar sua página com tantas dicas preciosas! Penso em conhecer San Andres esse novo ano e por aqui estou tendo uma base dos gastos. Poderia me informar, por alto, quanto se levaria para 5 dias, em casal? Vi seu post sobre os gastos, porém se puder, gostaria de uma dica de quanto levar em mãos para passeios e alimentação.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marcela.

      Eu não consigo dizer quanto uma pessoa deve levar em uma viagem, porque isso varia muito de pessoa pra pessoa.
      O que faço é publicar os preços e cada um faz seu orçamento.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  2. thiago

    Ola Boa Noite, em media quanto sai em COP uma refeição?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...