Como chegar a San Andrés

12

Atualizado em 11 de dezembro de 2017

Chegar a San Andrés não é uma tarefa difícil, mas é preciso se atentar a apenas alguns detalhes que diferenciam a entrada neste paraíso. É que, antes de embarcar, você precisa comprar um boleto turístico. Ele custa COP 105.000 e é possível comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia aérea, antes do embarque. Normalmente, quem faz uma escala em Bogotá, pode deixar para comprar o boleto na capital colombiana.

Ao chegar a San Andrés, é preciso fazer um novo processo de imigração apresentando o passaporte – ou a carteira de identidade – e o boleto turístico. O aeroporto é modesto – mas bem resolvido – e tem internet na sala de embarque.

A ilha de San Andrés está a cerca de 780 quilômetros da costa colombiana. A Nicarágua fica mais perto, a apenas 190 quilômetros, mas, como há uma discussão entre os dois países sobre quem é o dono do território, só há voos partindo da Colômbia para cá. Para nós, brasileiros, o jeito mais fácil de colocar os pés nesse paraíso é voando, já que os cruzeiros, por aqui, não são muito comuns.

Chegar a San Andrés

O Aeroporto de San Andrés (ADZ) é modesto, mas bem resolvido: tem até internet na sala de embarque. A Viva Colombia tem voos periódicos e é uma ótima opção para você chegar a San Andrés, mas a companhia só vende passagens de ida e volta, por se tratar de uma regra geral para a ilha. Eu paguei COP 149.990 – ida e volta, incluindo taxas e bagagem extra – partindo de Medellín. Outras companhias como Latam, Avianca, Copa Airlines e a Wingo, low-cost do mesmo grupo que a Copa, também voam para San Andrés.

Se o seu voo for com a Avianca, sua conexão provavelmente será em Bogotá. Com a Latam, em Lima, e com a Copa Airlines e Wingo, no Panamá. Assim que chegar à ilha, suas bolsas serão revistadas como medida de segurança.

Um conselho importante é chegar mais cedo ao aeroporto, na hora de deixar a ilha. Sempre recomendam duas horas de antecedência e, neste caso, é bom cumprir esta regra, já que, quando os voos estão muito cheios, as filas ficam enormes tanto no embarque quanto na imigração. Melhor não correr riscos.

Veja todos os posts de San Andrés

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

12 Comentários

  1. Avatar

    Altier, estou indo pra cartagena e san andrea agora dia 8 de dezembro. vamos ficar em cartagena e depois vamos comprar uma passagem de cartagena para san andres no dia 11. voce acha que é seguro deixarmos pra comprar la dia 8 ou compramos daqui do brasil?

    • Altier Moulin

      Oi, Lais.

      Eu acredito que ele não seja vendido aqui no Brasil.
      Eu comprei no aeroporto de Bogotá, onde o voo fez uma escala.
      De qualquer forma, você pode se informar no momento do checkin.
      Mas tenha em mente que você deve comprar antes de chegar à ilha.

      Um abraço.

  2. Avatar

    Alter boa tarde
    Estou indo para SanAndrés no carnaval, gostaria de saber se vc me aconselha a reservar transfer do aeroporto para o Hotel e vice versa, somos em 5 adultos, como é o serviço de taxi? ficaremos no Decameron San Luis que é no meio da ilha. Reservando o transfer estão cobrando 37 US por pessoa achei super caro.
    O taxi sai mais ou menos quanto?
    o que vc recomenda?
    obrigada
    Arlette

Escreva um comentário