Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em San Andrés: melhores hotéis e resorts

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em San Andrés

Já faz um tempo que esta ilha da Colômbia caiu nas graças dos brasileiros e não é difícil entender porque ela atrai tanta gente assim: basta olhar para a cor do mar que tudo fica – literalmente – mais claro. Mas, você sabe onde ficar em San Andrés?

Mesmo sendo pequena, é importante observar alguns aspectos para aproveitar mais e melhor de tudo o que a San Andrés tem. Por isso, eu vou explicar qual a melhor área para se hospedar, quais os bairros com mais opções de restaurantes, bares e lojas, mostrar os resorts mais bem avaliados e os apartamentos de temporada mais bem localizados. Assim, provavelmente, responderei a todas as suas dúvidas.

Mas, antes de prosseguir, eu acho bom que você saiba um pouco mais sobre San Andrés.

História de San Andrés

San Andrés é a maior ilha do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e tem uma área de 26 quilômetros quadrados.

Todo esse território pertence à Colômbia desde 1803, quando a Espanha o anexou às terras sob seu domínio.

Apesar de a Nicarágua bater o pé e reclamar soberania sobre as ilhas, a Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2012, que o arquipélago pertence mesmo à Colômbia.

Geograficamente, a ilha é cortada de norte a sul por uma pequena cadeia de montanhas e daí vem sua origem: a erupção de um antigo vulcão lançou pedras do fundo do mar para a superfície.

Seu incrível mar e seus recifes de coral são os principais atrativos para milhares de turistas que visitam a ilha todos os anos – você vai notar isso.

Outra peculiaridade desse lugar incrível são seus habitantes.

A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e seus direitos fundamentais na Constituição de 1991.

A língua falada em San Andrés, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.

Onde ficar em San Andrés

Mas nem tudo é beleza em San Andrés.

Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação motivada pela isenção de impostos. Ela foi concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953, com o intuito de dinamizar a economia e atrair turistas.

Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha e não encontraram a infraestrutura que mereciam.

Outra peculiaridade deste lugar são seus habitantes. A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e seus direitos fundamentais na Constituição de 1991. A língua falada na ilha, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.

Mas nem tudo é beleza em San Andrés. Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação. Isso acontece, principalmente, pela isenção de impostos de San Andrés, concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953. O intuito era de dinamizar a economia e atrair turistas. Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha.

ENTRADA NA ILHA
É muito importante saber que, antes de embarcar para San Andrés, é preciso comprar a tarjeta de turismo. Ela nada mais é do que uma taxa turística e custa COP 105.000 – este preço é determinado pelo Governo de San Andrés.

Você pode comprar a tarjeta de turismo no aeroporto, no guichê da companhia aérea – tanto no Brasil quanto na chegada à Colômbia –, mas o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro.

Eu sugiro comprar na Colômbia, porque sei de companhias aéreas cobrando USD 40 pelo boleto em outros países – não vou dizer que é a Copa Airlines, ok? A tarjeta de turismo não é obrigatória para quem for permanecer na ilha por menos de 24 horas nem para crianças de até sete anos.

Onde ficar em San Andrés

Se você me perguntar qual a melhor área para ficar em San Andrés, eu vou responder North End sem precisar pensar muito.

É que este bairro, que fica coladinho com o aeroporto, é onde tudo acontece. Ele é o Centro de San Andrés, onde estão os principais comércios, bancos, serviços e tudo mais.

Como em qualquer lugar do mundo, há áreas mais turísticas e aquelas onde vivem os moradores. A região mais frequentada por turistas é, justamente, o norte da ilha – chamado de North End. De forma geral, é a melhor área para se hospedar na ilha.

Onde ficar em San Andrés

A região de San Luis também tem ótimos hotéis, resorts bem avaliados e praias espetaculares. Na verdade, Rocky Cay, a praia mais interessante de San Andrés, fica neste bairro.

Agora, se você quiser saber o grande segredo de San Andrés, eu posso lhe contar: se não quiser ficar em outras áreas, tudo bem, só não acho interessante ficar no sul da ilha e na costa oeste (do lado esquerdo do mapa). É que as duas regiões não tem praias com areia,  são apenas rochas que encontram o mar.

Vale a pena conhecer? Vale sim, mas não são as melhores escolhas para ficar em San Andrés.

Antes de prosseguir eu preciso dizer mais uma coisa, com muita sinceridade, que a cidade de San Andrés não é bonita, e quem disser o contrário estará mentindo. As casas de uma parte da ilha são muito simples e têm até um aspecto de pobreza. Mas, sem dúvida, as belezas naturais da ilha e das ilhotas ao seu redor não decepcionam.

Outra coisa que você vai notar é que os resorts não seguem o estilo de outras ilhas do Caribe: as coisas são bem mais simples. Isso vale para todas as opções de hospedagem.

Onde ficar em San Andrés

Depois de falar tudo isso, eu vou explicar o que você vai encontrar em cada bairro e mostrar quais as melhores opções de hospedagem. Assim, vai ser mais fácil decidir onde ficar em San Andrés.

No mapa abaixo você consegue se localizar melhor e ver todos os hotéis, resorts, hostels e apartamentos que eu vou mostrar com detalhes a partir de agora.

Hotéis em North End

Grande parte dos hotéis fica em North End, o centro da cidade, e é dele que partem os barcos que nos levam para os principais passeios, como o da Isla Acuario.

Além disso, é em North End que ficam lojas, restaurantes, mercados, agências de turismo e as praias urbanas mais frequentadas, como Spratt Bight.

Vale lembrar que San Andrés é totalmente livre de impostos, então é possível encontrar alguns produtos com preços mais interessantes, como perfumes, por exemplo. Eu não achei nada de tão especial, mas não custa andar pelas lojas e dar aquela olhada.

Eu sugiro ficar nesta área porque  dá para fazer muita coisa a pé,  sem gastar com transporte.

Sea Colors Hotel

O Sea Colors Hotel tem uma localização ótima, a poucos metros da principal praia, e os funcionários são muito receptivos e sempre deixam água, café, chá e alfajor à disposição dos hóspedes. Isso é um diferencial muito positivo.

Onde ficar em San Andrés

Os quartos são excelentes, amplos, claros e muito bem decorados com móveis novos. Camas grandes e macias, travesseiros ótimos e roupa de cama e de banho de boa qualidade completam a lista do conforto que merecemos. Alguns têm varanda com vista para o mar.

Onde ficar em San Andrés

Existem várias categorias de quartos que acomodam até seis pessoas. O café da manhã tem opções diferentes a cada dia e eles preparam tudo com muito cuidado. Vale a pena conferir.

Onde ficar em San Andrés

Hotel Arena Blanca by Dorado

O Hotel Arena Blanca by Dorado também fica na parte norte da ilha, onde a vida pulsa mais forte. Além de estar de cara para o incrível mar do Caribe, tem uma piscina sensacional que nem dá vontade de sair dela.

Tem, também, uma programação de shows e apresentações culturais à noite e, quando as apresentações acontecem em outros hotéis da rede, o hotel disponibiliza transporte gratuito de ida e volta.

Os quartos são espaçosos, com camas grandes e muito confortáveis. Os banheiros são bons, espaçosos e sempre muito bem limpos – alguns têm banheira. O café da manhã é muito bem avaliado e o restaurante tem muitas opções. É um ótimo lugar para ficar em San Andrés.

Hotel Casablanca

O Hotel Casablanca é uma das melhores opções para ficar em San Andrés e, se escolher ficar nele, eu garanto que seus dias serão ainda mais inesquecíveis. Ele fica de frente para o mar, os quartos têm uma vista incrível – imagina acordar todos os dias e dar de cara com a praia – e, na piscina, você pode relaxar no fim da tarde.

Eu acho o hotel é simplesmente lindo, os quartos são super agradáveis, bem decorados e arejados. O café da manhã é excepcional, então, é bom dar um tempo na dieta e aproveitar tudo.

O hotel fica a cinco minutos a pé das praias centrais, incluindo Spratt Bight, e o aeroporto fica a cinco minutos de carro. Uma das principais ilhas do arquipélago, Jhonny Cay, fica a apenas dez minutos de barco: é bem perto mesmo.

Samawi Hotel

O Samawi Hotel é mais um muito bem localizado, pertinho de tudo, e com uma estrutura muito boa. Os quartos são amplos, bem decorados e têm camas grande e excelentes e, ainda, uma vista insuportavelmente linda para o mar do Caribe.

Onde ficar em San Andrés

A piscina também é ótima, perfeita para os fins de tarde do verão, quando a gente só quer sombra e água fresca. Ela é perfeita para desfrutar de uns bons drinques – lembra desse meme?

Onde ficar em San Andrés

O atendimento dos funcionários é muito elogiado, a limpeza é super criteriosa e o café da manhã é ótimo, sempre com muita variedade e tudo fresquinho. Acho que você vai gostar.

Onde ficar em San Andrés

GHL Hotel Sunrise

O GHL Hotel Sunrise Uma das melhores opções para ficar em San Andrés, este hotelzão cumpre bem o que se propõe: hospedagem boa, perto do Centro, mas sem “regalias”. Os quartos, geralmente, são espaçosos e a vista é de tirar o fôlego – o sol nasce de frente para a janela -, mas é bom ficar nos andares mais altos.

Dá para ir caminhando até a praia de Spratt Bight, que é maravilhosa, com toda a infraestrutura de restaurantes, bares e barracas, e o Muelle Portofino, de onde partem vários passeios para as ilhas fica a poucos metros. Se quiser, você pode contratar passeios de jet ski que saem da praia privativa do hotel. Ah! E a piscina fica dentro do mar. Ostentação pura isso, não acha?

Como está perto do Centro, você pode fazer as refeições nos restaurantes baratinhos que a gente encontra facilmente em San Andrés. No mais, é curtir a ilha e dormir cedo, porque a vida noturna na cidade é fraca.

Portobelo Plaza de las Americas

O Portobelo Plaza de las Americas tem um excelente custo-benefício, mas esta não é a única qualidade do hotel. A localização é muito boa, na área mais turística da ilha, pertinho das praias mais urbanas.

Onde ficar em San Andrés

Os quartos são amplos, o café da manhã tem muitas variedades e o atendimento é super elogiado, sempre com a simpatia e o calor do povo caribenho.

Onde ficar em San Andrés

Tem uma piscina maravilhosa e internet que funciona – isso não é tão comum na ilha. É um hotel excelente para os padrões de San Andrés e, por isso, é uma boa escolha.

Onde ficar em San Andrés

Hotel El Dorado

O Hotel El Dorado é bom para quem gosta de curtir a noite e quer aproveitar o máximo até o sol aparecer no horizonte. Ele fica na área mais pulsante de San Andrés, então não espere que seja o lugar mais silencioso do mundo.

Os quartos são excelentes, todos muito bem decorados e com uma varinha que tem uma vista linda, daquelas que a gente precisa para se recuperar da ressaca, sabe? E tem ainda o café da manhã que é delicioso e ajuda a dar um melhorada.

A piscina é excelente, tem um bar muito legal que serve ótimos drinques. O hotel ainda tem uma programação cultural legal, com shows e apresentações musicais.

Le Castel Blanc Hotel Boutique

O Le Castel Blanc Hotel Boutique é para quem quer mais tranquilidade. Ele também fica no norte da ilha, mas em uma área com mais privacidade e sossego. Isso é muito bom, porque dá para curtir o melhor de San Andrés e ter noites tranquilas de sono.

Onde ficar em San Andrés

O atendimento é elogiado por todo mundo e você realmente pode contar com a atenção dos funcionário para o que precisar: eles adoram ajudar e dar dicas sobre a ilha.

Onde ficar em San Andrés

O café da manhã é simples, mas gostoso, os chuveiros têm água quente – isso também não é tão comum em San Andrés – e os quartos são excelentes, com camas grandes e muito aconchegantes. Vale cada centavo!

Hotel Decameron Maryland All Inclusive

O Hotel Decameron Maryland All Inclusive é para quem gosta de resort no estilo all inclusive. O bom da categoria é que a gente não precisa se preocupar com nada, né? É uma excelente opção para quem gosta de aproveitar o hotel e relaxar: tem serviços de SPA e, se precisar, eles ajudam a organizar os passeios que desejar.

Ele fica no norte da ilha, pertinho do aeroporto, de frente para a praia, e tem uma estrutura muito boa, com piscinas excelentes, quartos amplos e um serviço da bar e restaurante muito elogiado para o padrão de San Andrés – os drinques são ótimos.

Decameron Isleño All Inclusive

Outra opção de resort é o Decameron Isleño All Inclusive. A localização é excelente – só faltou ter uma praia bem linda de frente –, as piscinas são sensacionais e os quartos são bons, sem muito luxo.

Dentro dos padrões de San Andrés, ele tem comodidades essenciais de um all inclusive, com tudo na medida. O atendimento é bom, as comidas são boas e tem a tranquilidade que merecemos.

Onde ficar em San Andrés

Não é um dos melhores no quesito custo-benefício, mas na vida tudo tem um preço e nem sempre ele é justo. Talvez este seja o ponto negativo do hotel. Mas, fora isso, é uma excelente opção para ficar em San Andrés.

Onde ficar em San Andrés

Decameron Los Delfines

O Decameron Los Delfines também está entre as opções de all inclusive para ficar em San Andrés, mas é importante lembrar que os resorts da ilha não seguem o estilo de outras do Caribe: as coisas são bem mais simples.

Os quartos são básicos. O hotel não é grande, mas preza pela tranquilidade e pelo sossego, sem faltar nada. De frente para a praia, tem uma piscina “normalzinha” com serviço de bar.

O café da manhã é bom, mas as reclamações sobre o atendimento não são raras. Para os dias que quiser mudar de ambiente, explore a área comercial de San Andrés, que fica a apenas dez minutos a pé.

Decameron Aquarium All Inclusive

O Decameron Aquarium All Inclusive tem umas das melhores localizações da ilha. São vários prédios circulares construídos praticamente sobre a água e todos os quartos têm decoracão básica e varanda privativa, o que garante uma vista sensacional.

Onde ficar em San Andrés

A praia Spratt Bight está a apenas cinco minutos e, quando quiser explorar mais a ilha, a equipe do hotel pode ajudar com informações e as melhores dicas: pode perguntar mesmo.

quatro restaurantes dentro do hotel em, em alguns, há shows de música ao vivo, mas é importante lembrar que eles funcionam com reserva. Então, faça isso logo que chegar. O serviço de bar funciona 24 horas e, para quem gosta, o hotel oferece tratamentos estéticos e relaxantes no SPA.

Onde ficar em San Andrés

Apartamento Duplex Ocean Blue 1

O Apartamento Duplex Ocean Blue 1 é uma das melhores opções de San Andrés. A localização é excelente, perto do Centro, mas em um área mais tranquila. O prédio é bem cuidado e o atendimento da anfitriã e do pessoal da portaria é muito elogiado.

O apartamento é enorme, tem 190 metros quadrados e acomoda até dez pessoas em três quartos. Ele é todo mobiliado, tem uma cozinha bem equipada e uma vista bem interessante. É uma excelente opção para quem está em família ou com grupo de amigos, porque o custo-benefício fica muito mais interessante.

O condomínio tem uma piscina legal e uma das suítes tem uma jacuzzi com vista para o mar do Caribe. O píer de onde partem os passeios é muito perto, dá para ir caminhando, e o Centro, onde estão os principais comércios, também.

Best Location In Town

Para quem procura um apartamento, o Best Location in Town é uma boa opção. Como nome diz, ele tem uma localização excelente e um custo benefício muito interessante. Sem luxo, mas com tudo que precisamos, é uma boa escolha para ficar em San Andrés.

Onde ficar em San Andrés

O apartamento tem 55 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas, duas na cama de casal e duas no sofá-cama da sala. O atendimento do anfitrião é super elogiado e o processo de check-in muito prático, feito com o porteiro do prédio. Vale a pena conferir!

Apartamentos Vonblon

O Apartamentos Vonblon é muito bem localizado e isso significa que dá para fazer muita coisa a pé: ir ao Centro, às praias, ao píer e tudo mais. São três opções de apartamento que acomodam até seis pessoas, todos mobiliados e muito bem cuidados.

Onde ficar em San Andrés

É, também, uma excelente opção para quem prioriza o custo-benefício e não faz questão de luxo ou das “regalias” de um hotel. Afinal, o melhor da ilha está do lado de fora, né? Sem dúvida, é uma boa opção para ficar em San Andrés.

Viajero Hostel San Andres

O Viajero Hostel San Andres é super descolado e fica a apenas cinco minutos das praias e do centro. Todos os quartos têm ar-condicionado e uma decoração bem simples, mas original. O atendimento do pessoal da recepção é sempre bem agradável: eles estão sempre prontos para nos ajudar e dar dicas da cidade.

Onde ficar em San Andrés

No terraço, onde é servido o café da manhã, funciona um bar e todo mundo costuma se encontrar lá à noite. Apesar disso, eu não ouvi barulho nos corredores ou das festinhas que aconteciam no quinto andar. Dá para ver o pôr do sol e seu espetáculo de cores sobre o mar do Caribe.

Além de quartos compartilhados com beliches, o hostel tem suítes privativos, ideais para quem quer mais privacidade e para quem viaja em família ficar em San Andrés. Só tem um detalhe: eles sempre ficam lotados, então é bom fazer a reserva com bastante antecedência.

San Luis

A região do San Luis é interessante para quem quer conhecer melhor o modo de vida de quem habita a ilha, mas não vá achando que o bairro é bonito.

Aliás, tudo em San Andrés é muito simples, totalmente o oposto de outros destinos famosos do Caribe, como Cancún, por exemplo.

O grande ponto positivo é que nesta área que fica Rocky Cay, uma das praias mais badaladas de San Andrés.

Decameron Marazul All Inclusive

Descendo do Centro em direção a San Luis, a primeira boa opção é o Decameron Marazul All Inclusive. A estrutura do resort é muito boa, o atendimento é muitíssimo elogiado e a limpeza é super criteriosa. Isso é essencial, né?

Onde ficar em San Andrés

Ele fica de frente para o mar, tem um píer super encantador e as piscinas são maravilhosas. Isso significa que dá para curtir muito o hotel e aproveitar o máximo de San Andrés, com sossego e tranquilidade.

Os quartos são básicos, dentro do padrão da ilha, e a comida não é das melhores, mas há variedade. Para quem gosta, o resort tem uma programação cultural com apresentações de grupos locais e serviços de SPA.

Onde ficar em San Andrés

Hotel San Luis Place

Eu gosto muito do Hotel San Luis Place. Sinceramente, ele tem uma das melhores estruturas de San Andrés, com ambientes bem decorados, claros, arejados e super bem cuidados. Os quartos são muito acolhedores, com leveza e praticidade.

O atendimento é muitoprofissional e eles se preocupam em nos satisfazer o tempo todo. Então a gente acaba se sentindo mais acolhido e isso tem um reflexo direto no custo-benefício, porque bem-estar é fundamental.

Outro ponto muito positivo é que ele fica do ladinho de Rocky Cay, uma das melhores praias da ilha com uma estrutura excelente de barracas. Dá para passar o dia inteiro sem gastar uma fortuna e aproveitar o que há de melhor neste pedacinho do mapa: o mar.

Onde ficar em San Andrés

Hotel Cocoplum Beach

O Hotel Cocoplum Beach é um “basicão” com a enorme vantagem de ficar de frente para a praia de Rocky Cay. É o ponto mais badalado da ilha, depois de Spratt Bight, a praia do Centro e vale a pena ficar nele principalmente por isso.

Onde ficar em San Andrés

Os quartos são agradáveis, o restaurante tem um cardápio bom e a comida é saborosa, mas o café da manhã poderia ser melhor. O atendimento é muito elogiado e o custo-benefício é interessante. Eu considero uma boa opção para ficar em San Andrés.

Mar de Corales

Outra excelente opção é o Mar de Corales. Ele não fica de frente para a praia, mas é só atravessar a rua que a gente está em Rocky Cay. Isso, sem dúvida, é um ponto muito positivo.

Os quartos são modernos, confortáveis, com banheiros bons e camas espetaculares. Os funcionários são muito atenciosos e fazem de tudo para agradar: a gente percebe isso desde o momento do check-in.

É uma excelente área para quem quer aproveitar a praia e ter tranquilidade, mas o ponto negativo é ter que se deslocar para o Centro se quiser ter mais opções de comércio e restaurante. É uma das melhores escolhas para ficar em San Andrés.

Isla Bonita

O Isla Bonita tem uma das estruturas mais modernas de San Andrés para sua categoria, mas o ponto negativo é que ele fica em uma área não muito interessante, na parte menos atrativa da ilha.

Onde ficar em San Andrés

Os quartos são ótimos, amplos, confortáveis, com tudo novinho e sempre bem limpos. O restaurante é bom, tem um cardápio variado e o café da manhã também é super elogiado.

A piscina é muito boa e as áreas comuns são super agradáveis para o fim de tarde, depois daquele cansaço gostoso da praia. Vale a penas dar uma olhada especialmente pelo custo-benefício.

Onde ficar em San Andrés

Chalet del Mar

Os apartamentos do Chalet del Mar, que também fica na região de San Luis, têm uma decoração gostosa em um espaço que nos liberta de toda a “agitação” da cidade.  Eles são ideais para quem quer ficar mais tempo na ilha em busca de uma experiência mais próxima da que os moradores têm.

Onde ficar em San Andrés

Aliás, isso é o que as pessoas sempre comentam quando se hospedam neles: o contato com o povo da ilha é precioso. E se você gosta de viver uma experiência assim, vai se dar bem.

Tudo é novinho, muito bem cuidado e a dona dos apartamentos, a Ingrid, é super atenciosa e receptiva, como a maioria dos colombianos. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Hotel Ms San Luis Village Beach House

O Hotel MS San Luis Village Beach House é uma das melhores opções de San LuisConstruído à beira-mar, o hotel tem uma área cheia de coqueiros, onde você pode relaxar e receber uma massagem, e a piscina, que é sensacional.

A maioria dos quartos tem uma vista incrível para o mar de San Andrés e todos são decorados no estilo contemporâneo. Já imaginou acordar todos os dias de suas férias com uma vista assim?

Como falei, San Luis não é a área mais turística de San Andrés, por ser um bairro mais residencial e pobre. Porém, é nesta área que está uma das praias mais famosas da ilha: Rocky Cay. É uma questão de prioridades.

Decameron San Luis All Inclusive

Decameron San Luis All Inclusive fica de frente para uma das poucas áreas de banho de Sound Bay. Além da vista surreal, você vai acordar e dormir com o som do mar caribenho e isso ajuda a relaxar. Não é um resort grande, com muitas opções de entretenimento, mas está dentro do padrão San Andrés.

Onde ficar em San Andrés

Os quartos são confortáveis, mas básicos e há três restaurantes à disposição com muita variedade nos cardápios, incluindo pratos típicos e comida japonesa. De forma geral, a comida é bem elogiada e há shows de música ao vivo no hotel quase todos os dias.

Outros bairros de San Andrés

Como comentei, San Andrés tem áreas mais turísticas e que são mais interessantes para ficar hospedado, porque tudo acaba sendo mais prático. Mas há, também, bairros mais alternativos.

Eu vou falar rapidamente sobre eles, mas, de fato, não acho interessante escolher qualquer um deles para ficar em San Andrés.

É o caso do La Loma que, como o nome diz, fica em uma parte mais alta da cidade, sobre a pequena cadeia de montanha que corta a ilha de norte a sul. É o bairro mais antigo de San Andrés, ocupado basicamente por moradores.

Se escolher ficar nele, leve em consideração que o seu deslocamento para as praias será maior.

Sound Bay fica no sul da ilha e tem esse nome devido ao constante som das ondas que quebram nas rochas. Nesta área, não há muitas praias adequadas para banho além de pequenas enseadas espremidas entre as pedras, mas a paisagem e a tranquilidade podem ser grandes atrativos, especialmente se você for alugar um carro.

West View é uma região muito interessante para conhecer, passar um dia talvez, mas não é a melhor área para ficar, já que não tem praia com areia. Assim, você terá que fazer mais deslocamentos para aproveitar melhor o que San Andrés tem.

Faixas de preço em San Andrés

No mapa abaixo você encontra todas as opções de hospedagem de San Andrés. Há hotéis, hostels, resorts e apartamentos. Ou seja, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços.

Booking.com

Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.

Onde ficar em San Andrés

Com certeza você já consegue decidir onde ficar em San Andrés, certo? Então, aproveite estas dicas rápidas para curtir ainda mais este paraíso:

  • Alugue um carrinho de golfe – mule – para dar a volta na ilha;
  • Uma parada no La Piscinita é imperdível;
  • Faça o passeio para nadar com arraias na Isla Acuario;
  • Se quiser passar o dia sem gastar nada, vá a Spratt Bight;
  • Rocky Cay tem muitas barracas ótimas;
  • Não esqueça de separar o dinheiro da tarjeta de turismo.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.

Formulário CheckMig

O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.

→ Como preencher o CheckMig

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

99 respostas

  1. Vamos passar lua de mel em San Andrés em fevereiro e seu post foi essencial para escolher onde vamos ficar, no Hotel Arena Blanca.
    Espero que a patroa goste da escolha hehehe

  2. Olá, bom dia
    Estou indo para San Andrés em Maio 2020, porém ainda estou pesquisando. Minha principal preocupação é a hospedagem, pois vários hostels ainda estão com os valores congelados, acredito que por ser ainda cedo demais.
    Gostaria muito de ficar no El Viajero, todos me falam bem do hostel. Mas gostaria mesmo era de saber se você me indicaria outro hostel.

    Muito obrigada

  3. boa noite
    vou para San Andres e verifiquei que houve uma atualização da materia no dia 29/08/2017 .

    entao os valores de PESO COLOMBIANO X REAL estao atualizados aproximados?

  4. o El viajero… eu pesquiso alguns blogs, e alguns vlogs, a maioria diz que nao tem agua quente.. somente o casablanca e o noblehouse que tem disponivel.. esse hostel que vc ficou, tem agua quente?

  5. Olá bom dia!!!!
    gostaria de saber se neste hostel tem agua quente no banheiro
    leio muitos comentários que a maioria nao tem agua quente…

  6. Obrigada!!!
    Também reservei Hotel San Martin em Cartagena…sabe se a localização é boa? Me parece fácil o acesso até a parte Amuralhada…

  7. Boa tarde, tudo bem?

    Estarei em San Andres no periodo de 10/09 a 17/09 e gostaria de saber como é o lance da lingua, falando portugues da para se virar ou vamos ter que “arrastar” no espanhol?

  8. Oi, Raisa.

    Não posso afirmar que há, porque infelizmente não me lembro.
    Mas é certo que você encontrará opções nos hotéis maiores e em restaurantes da cidade.

    Um abraço.

  9. Olá!
    Vou passar a lua de mel agora no início de setembro. Eu e meu esposo somos vegetarianos, vc lembra de ter visto nos cardápios opções vegetarianas nos restaurantes de lá?

  10. Bom dia!
    Vou pra San Andrés em Fevereiro e reservei o GHL Hotel Sunrise, sabe me dizer algo a respeito? E quanto à localização dele?
    Obrigada!

  11. Oi, Carlos.

    San Andrés é bem pacata e eu não tive problemas em nenhuma área da cidade.
    Na região dos hotéis, geralmente há mais movimento e é tranquilo.

    Aproveite!

  12. Opa!
    Excelente post!!!
    Quanto a segurança na região do hostel que ficou é tranquilo?
    Estou fechando minha viagem para lá agora em outubro.
    Abs

  13. Oi! Não conhecia seu blog, e estou achando maravilhoso, muito direto e a leitura flui. Ainda lendo, se me aparece uma nova dúvida ela é respondida em seguida, no proximo parágrafo ou com indicação de um link.
    Estamos planejando uma viagem para final de setembro começo de outubro, incluindo um dia em bogotá, 3 em cartagena e 3 em san andres; e estou pegando ótimas dicas aqui.
    o problema tem sido a passagem, com o passaporte prestes a vencer e sem previsão de renovação, não poderemos ir de copa, o que limita bem nossas opções.
    seu blog certamente tem sido nosso guia

  14. Qlá, pretendemos ir agora em julho. eu, meu marido e meu filho de 17 anos, que gostaria de surfar. Onde você nos recomendaria? Ficaremos 3 dias, quais principais passeios que você sugere? O link do guia não consegui abrir.
    obrigada!

  15. Oi, Renato.

    Lamento profundamente pelo ocorrido e sei o quando isso é chato. Você registrou o boletim de ocorrência na Polícia? Não sei se cabe algum processo aqui do Brasil, mas é bom consultar um advogado.

    De qualquer forma, obrigado por seu relato. Ele irá ajudar a muitos viajantes.

    Um abraço.

  16. Altier, Boa Tarde! Através do seu Blog, tracei o meu roteiro para San Andrés, Cartagena e Bogotá. Suas dicas foram perfeitas e me ajudaram muito.

    Porém, eu queria aproveitar este canal, para divulgar um incidente ocorrido na Ilha de San Andrés, para que os brasileiros evitem surpresas desagradáveis. Eu e minha mulher, tivemos o cofre saqueado pela uma funcionária do Hotel Portobelo Plaza de Las Américas, no dia 07/05/17. Segue abaixo, o relato publicado no Site do Tripadivisor.

    Eu e minha mulher, nos hospedamos no Hotel Portobelo Plaza de Las Américas, localizado na em San Andres, no Período de 04/05/17 até 10/05/17. Tudo estava correndo muito bem até o dia 07/05/17. No referido dia, o cofre do meu quarto, onde eu guardava os meus pertences foi revirado, sendo furtado parte do valor que eu levei para minhas despesas.
    No dia 08/05/17, comuniquei o fato para o administrador do Hotel (Sr. Eric), que informou que analisaria as câmeras e posteriormente me passaria uma posição.
    Fiquei aguardando uma definição do administrador, porém, o mesmo só me deu um posicionamento oficial, depois de questiona-lo no dia 10/05/17, quando eu estava saindo do hotel.
    Sua Posição foi a seguinte: “Observamos as câmeras localizadas e constatamos que a funcionária realmente entrou no seu quarto mais de uma vez. Já efetuamos o desligamento da mesma. Porém, de acordo com as normas do nosso estabelecimento não podemos fazer nada tendo em vista, que a culpa foi sua pela falta de cumprimento dos protocolos do Hotel”.
    Tentei argumentar que meu cofre estava fechado, e mesmo que estivesse sem a trava através do código de segurança, nenhuma outra pessoa teria o direito de conferir se a porta estava liberada ou não. O mesmo cidadão foi irredutível e afirmou que a culpa era minha por não ter guardado devidamente os meus pertences.

    No meu entendimento, quando se escolhe um Hotel para te acolher numa viagem, pensamos que no conforto, segurança e hospitalidade, porém, no Portobelo Plaza de Las Américas este fator é descartado, pois os funcionários tem o aval do seu administrador para fazerem o que bem entender, pois segundo ele, se seus objetos estiverem expostos é culpa sua.
    O que me chama a atenção é o fato do administrador estar ciente da data e horário da minha saída do hotel e estrategicamente se escondeu para não nos responder. Ficou claro e evidente, que ele segurou a resposta, pois estava ciente que eu não teria condições de dar queixa na polícia, pois eu estava a caminho do aeroporto.

  17. Ooi Altier

    boa tarde, tudo bem?

    sou apaixonada no seu blog e foi por aqui que conheci a beleza de San Andreas, estou indo pra lá em outubro quanto voce acha que se gasta por dia comendo e badalando pela cidade, bjs

  18. Boa noite! Obrigada pelo retorno! Vi algumas pessoas reclamando de pulgas e outros insetos. Vc teve esse problema?

    Obrigada!

  19. Boa Noite,

    Estou interessada em viajar para San Andres, e seus posts estão me convencendo. Quero tirar uma semana com meu namorado, para ver muita beleza natural com conforto. Nao precisamos de resort luxuoso, com all inclusive, mas procuramos algo bacana, e de preferencia com pe na areia e praia linda.
    Se puder, gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Me indicaram o hotel Cocoplum. Voce conhece? Indica? Fica muito afastado do centro?

    Outro pergunta, é temos 2 semanas de férias, estou na duvida se vale a pena esticamos uns dias na Colombia e conhcer Medelin ou Bogota, ou se é mlehor viajarmos pelo nordeste brasileiro mesmo.

    Desde já agradeço e sua atenção.
    E parabens, suas dicas sao precisas e valiosas!

    Abracos,

    Laila

  20. Oi, Aline.

    O carrinho você aluga de manhã e, geralmente, devolve à tarde.
    Sim, há água quente.

    Um abraço. 😉

  21. Bom dia!

    Obrigada pelas dicas! Estou querendo ir em outubro e gostei mto do hostel q vc indicou, o el viajeiro. Porém, vi q n tem estacionamento, onde vc deixou o carrinho de golfe q vc alugou? Tem água quente? Não achei essa informação no booking!

    Obrigada

  22. Amigão, boa noite!

    Estou em Cartagena, indo para San Andres e fiz reserva no El Viajero pelo booking! Como você ficou hospedado lá, poderia me dizer se eles aceitam cartão de crédito?

    Grande Abraço e parabéns pelo blogs

    Michel

  23. Oi, Carlos.

    Você não precisa trocar dinheiro em Bogotá, a não ser que queira. è possível trocar em San Andrés.
    O tempo de conexão vai depender do seu voo, não tenho como dizer.

    É possível visitar essa adorável ilha o ano todo, já que as temperaturas são praticamente estáveis: sempre entre 28 e 30 graus. As chuvas, ainda que raras, são mais frequentes entre maio e novembro. Para nossa alegria, San Andrés não está na rota de ciclones e furacões que atingem o Caribe todos os anos.

    Um abraço.

  24. oi Altier tudo bem ? estou pensando em ir pra San Andreas em Agosto , saindo de São paulo e descendo em Bogota , pra trocar dolar por pelo dinheiro local certo ? De Bogota pra san andreas pegou outro avião , será que vou ter q esperar muito ? vc pode me dar alguma dica em termos de horário ? Agosto tem um clima bom lá ? obrigado pela atenção

  25. Oi, Paula.

    Realmente esse hotel ficam bem longe das principais atrações. Isso significa que para tudo o que você quiser fazer vai depender de transporte. Então, pense se isso vai sair mais barato ou vai ser mais cansativo.

    Um abraço.

  26. Olá,
    Vou viajar em fevereiro de 2017 para San Andres e recebi ofertas muito atrativas para ficar na rede On vacation ou no Blue Cove ou Tower hotel. Estou bastante com bastante duvida pois o Blue cove apesar de ter uma estrutura aparentemente melhor, fica a 10 km do centro. Isso é ruim ou é barato o transporte na ilha para passeios e centro?

  27. Boa note Altier, parabéns pelo blog. Pretendo ir para san andres em julho/2017, o que você acha em viajar com uma criança de 05 anos, há passeios que possamos aproveitar?
    Abraço.

  28. Sim, Raquel. Você pode sair do aeroporto.
    Aproveite para conhecer a Cidade Murada, que é a parte histórica da cidade.

    Um abraço.

  29. Bom dia, vou em abril para San andres e ficarei na escala em cartagena durante 8 horas no aeroporto. Você saberia me dizer se nesses casos há a possibilidade de sair do aeroporto e andar por cartagena? Soube que o aeroporto é bem perto do centro e queria pelo menos conhecer um pouco da cidade. Ficarei das 08 da manha as 16 horas no aeroporto. Obrigada e Parabéns pelo blog.

  30. ola!
    vou para san andreas no dia 01/01/17 com minha namorada, gostaria de saber se pode me informar qual o gasto +ou- por dia com hospedagem se nos ficarmos no lado norte em hostel, tem alguma ideia?

  31. Oi Pauline,

    Você pegará o final da estação de chuva, mas fique tranquila que, certamente, você vai aproveitar dias lindos por lá.

    Um abraço.

  32. Muito bom o site. Parabéns!
    Gostaria de uma opinião, quantos dias você acha bom ficar em San Andrés?

  33. Oi Neid,

    Não conheço esse hotel, mas ele ficha em Rocky Cay, uma das melhores praias da ilha.

    Aproveite. 🙂

  34. Olá!! Vou para San Andrés em outubro e ficarei no Hotel Cocoplum, na praia de mesmo nome. Não vi o nome do hotel na sua relação de bons hotéis e estou preocupada. Você sabe dizer algo sobre este local, por favor??Obrigada..Abç

  35. O ideal é comprar o trecho direto Fortaleza para Bogotá e os trechos para Cartagena e San Andrés pela Viva Colombia? Vale a pena ficar hospedado em Bogotá? Quantos dias vc sugere para ficar San Andrés? E vale a pena ir até Providência? Tem como se deslocar de barco ou é somente aéreo?

  36. olá tatiane,

    Também irei em novembro, partirei de poa logo após o show do guns n roses. Já reservaste o hotel? Se sim, quais as referências dele? Tenho pesquisado porém quanto mais pesquiso, mais em dúvida fico.

    obrigado.

  37. Luana,

    Você vai adorar San Andrés, e sua filha mais ainda. As principais ilhas dos passeios ficam a 10/15 minutos de barco e o mar não tem ondas, então não balança muito.
    Além disso, se quiser só curtir praias sem pegar barco, também dá. Há vários opções para você aproveitar com ela.

    Veja esse post: https://www.penaestrada.blog.br/o-que-fazer-em-san-andres/

    Sua única preocupação será com o sol. Portanto, abuse no protetor solar. 🙂

    Um abraço e aproveite a viagem.

  38. Olá! Estou programando férias em San Andres, mas minha filha estará com 01 ano e meio. Conseguirei aproveitar bem o lugar com criança pequena? Os passeios são tranquilos?

  39. Olá Altier, muito bom seu blog.

    Nos hostels, como El Viajero, por exemplo, é possível ficar em quarto individual?
    Estou em poucos dias e quero descansar pela noite.
    Além do El Viajero tem outro hostel com um bom custo benefício?

    Obrigado.

  40. Bom dia Altier,

    Volto eu, com mais e mais dúvidas. Vi que tenho que pagar uma taxa para entrar na Ilha, procede? Se sim, aonde eu solicito esse boleto? sabes me informar?

  41. Fosse sozinho? o Ideal é levar dólar já aqui do Brasil?

    Os passeios eu vi que são bem baratos… aceitam cartão de crédito?

  42. Olá Altier,

    Estou me programando para ir sozinha pra San Andrés, irei mais pro final do ano, em meados de novembro. Sou de Porto Alegre, irei de mochileira mesmo. Oque tu me indicarias a pegar de hospedagem, já que é somente eu quem vai?

    Aguardo um retorno e obrigada desde já, por sua atenção

  43. Oi Maik,

    Eu não tenho informações sobre o que ocorreu, mas neste caso sugiro que troque sim sua hospedagem. É melhor viajar tranquilo.

    Um abraço.

  44. Ola!

    Fiz uma reserva para julho/2016 no El Viajero. Mas vi muitas reclamações recentes sobre os percevejos, não tinham resolvido completamento o problema, e no dia 1º de Maio o Hostel foi fechado pela vigilância sanitária.
    Você sabe me dizer como está a situação agora? Se eu devo trocar minha reserva para outro Hostel?

    Obrigado!

  45. Olá!
    Com relação à moeda.
    O que vc recomenda? Levar dólar, comprar peso colombiano no Brasil, entre outras opcoes.
    Obrigada pelas dicas.

  46. Oi Domencia,

    A maioria dos hotéis oferece pacotes com os passeios, mas estou certo de que no hostel você vai pagar mais barato – pela hospedagem e pelos passeios – e ainda vai ter mais contato com outros viajantes.

    Um abraço.

  47. Estou devorando as informações. Farei de San Andres para Cartagena em maio e as dicas são sensacionais!
    Obrigada por compartilhar!
    Estou na dúvida se fico em um hostel ou hotel, porém, considerando que irei sozinha, acredito que o Hostel oferece mais “diversão”. Sabe se nos hotéis acontece alguma programação diária de passeios e etc?

  48. Tenho mais uma dúvida vou ficar 5 dias em San andres e 2 em cartagena estes 2 dias em cartagena será O suficiente?

  49. Oi Giovana,

    A rede Decameron é muito famosa e tem hotéis muito bons, mas a localização deste hotel não é a melhor. Sim, ele fica perto de Rocky Cay, uma das praias mais badaladas de San Andrés, mas um pouco longe do centrinho, onde estão os bares, hostels, as lojas, etc. Como a ilha é pequena, acredito que você não terá problema.

    Aproveite. Um abraço.

  50. Vou me hospedar no Decameron San Luis All Inclusive. Pode me dizer algo e respeito? Vou dia 5 de abril eu e uma amiga e estou com muito receio. Pode me ajudar se fiz uma escolha boa?

  51. Oi Thomas,

    Imagino que você tenha escolhido julho por causa das férias escolares. Outra opção seria janeiro, mas nessa época tudo fica mais caro e lotado. 🙁
    Eu aconselho que você fique na parte norte da ilha, em North End.

    Um abraço.

  52. Olá,
    Estou tentando montar uma viagem em família para julho, vc acha ser um período bom?
    Tenho pesquisado vários hotéis no booking e é como vc falou tem de todos os gostos, poderia informar qual seria o melhor lugar para se hospedar na ilha?

  53. Oi Nivya,

    O lado esquerdo é menos famoso e menos ‘turístico’. Lá você não terá tantas opções de praias e de serviços como mercado e restaurantes, por exemplo. Além disso, todos os passeios partem do lado direito da ilha, assim você terá que fazer muitos deslocamentos. Se estiver de carro será menos mal. 😉

    Um abraço.

  54. Olá!
    Parabéns pela matéria!
    Foi o blog mais completo sobre San Andres que encontrei.
    Uma dúvida: vi bons hotéis com um preço mais acessível do lado esquerdo da ilha, oposto à San Luis. É um bom local para se hospedar?
    Obrigada!

  55. Olá,
    Li no seu relato que você ficou hospedado no El Viajero. Li vários comentários no Booking reclamando e percevejos e outros insetos nos quartos, você presenciou algo do tipo no tempo que esteve hospedado?

    Super obrigada!

  56. Estou com viagem marcada para Colômbia para fevereiro de 2016 e pesquisando sobre experiências sobre voar na Viva Colômbia, descobri seu blog. Fiquei um pouco aliviada depois q vi seus posts rsrs…

    Comprei o trecho RIO/CTG/RIO na Copa airlines, via Panamá, e os trechos internos (San Andres e Bogotá), na Viva; impressionante a diferença entre ela e as maiores concorrentes…espero q corra tudo bem..rsrs

    Estou meeeeega ansiosa pela viagem e na fase de pesquisas de hospedagem, passeios, etc..e dos sites e blogs q tenho visto, o seu é um dos melhores, com informações completas e, principalmente, atualizadas.

    Parabéns pelo trabalho, e por ajudar muitos viajantes a transformar os sonhos em realidade.

    Qd voltar, passo por aqui pra contar minhas experiências e colaborar com outras pessoas…sei o qto é importante!!! Continue firme… Abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33