Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

54

Atualizado em 4 de fevereiro de 2019

Assim que coloquei os pés em San Andrés, ouvi falar da Isla Acuario e, também, da Isla Jhonny Cay. Por se tratar do mar do Caribe, já podia imaginar o que me esperava. Então, eu vim conhecer esses lugares tão especiais e, agora, conto como você deve se organizar para aproveitar ao máximo o seu passeio, sem perder tempo com o que não vale a pena.

CLIQUE PARA SABER MAIS DA HISTÓRIA DE SAN ANDRÉS

San Andrés é a maior ilha do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, e tem uma área de 26 quilômetros quadrados. Todo esse território pertence à Colômbia desde 1803, quando a Espanha o anexou às terras sob seu domínio. Apesar de a Nicarágua reclamar soberania sobre as ilhas, a Corte Internacional de Justiça decidiu, em 2012, que o arquipélago pertence mesmo à Colômbia.

A ilha é cortada de norte a sul por uma pequena cadeia de montanhas. San Andrés tem sua formação na erupção de um antigo vulcão que lançou pedras do fundo do mar para a superfície, criando a maioria das ilhas. Seu incrível mar e seus recifes de coral são os principais atrativos para milhares de turistas que visitam a ilha todos os anos.

Outra peculiaridade desse lugar são seus habitantes. A população nativa conseguiu o reconhecimento de sua identidade e seus direitos fundamentais na Constituição de 1991. A língua falada aqui, o inglês crioulo – kríol ou creole english –, também passou a ser reconhecida como oficial no arquipélago.

Mas, nem tudo é beleza em San Andrés. Um dos problemas que mais aflige os habitantes é a superpopulação motivada principalmente pela isenção de impostos de San Andrés. Ela foi concedida pelo governo de Gustavo Rojas Pinilla, em 1953, com o intuito de dinamizar a economia e atrair turistas. Assim, mais e mais pessoas migraram para a ilha.

Primeiro,  você precisa saber que é possível fazer o passeio para essas duas ilhas no mesmo dia. Logo, o segundo passo é contratar um transporte seguro, já que a única forma de chegar até aqui é de barco. No final do texto, eu deixo algumas opções de empresas para você escolher.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

A gente demora para entender a cor dessa água.

O passeio na Isla Acuario

A primeira parada do passeio é na Isla Acuario. Eu confesso que, quando ouvi falar esse nome, imaginei se tratar de um oceanário, como o que visitei em Cartagena. Mas não é nada disso. Na verdade, a ilha tem esse nome porque é um imenso aquário natural. São várias piscinas formadas pelos bancos de corais, onde nadam livremente peixes de várias espécies.

Reserve já o seu hotel em San Andrés e garanta os melhores preços.

Comparada com as outras, a Isla Acuario é pequena, mas sua estrutura é suficiente. Há duas barracas grandes e outras pequenas oferecem comida, bebida e serviços como guarda-volumes e aluguel de equipamentos para esnórquel.

O aluguel da máscara e do esnórquel custa COP 5.000. Se você quiser comprá-los, nas lojinhas que funcionam em frente ao píer de onde partem as lanchas, você pagará apenas COP 10.000. Como eu já havia comprado os meus equipamentos, paguei apenas COP 2.000, para guardar minha mochila, e COP 5.000, pelas sapatilhas. Acredite, as sapatilhas são indispensáveis para caminhar sobre os corais.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Esta é a Isla Acuario.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

É fácil entender porque ela tem este nome, né?

Da Isla Acuario, há dois horários de saída para Johnny Cay: às 11h30 e às 12h50. Eu aconselho que você fique um tempo a mais aqui para aproveitar o que, para mim, é o melhor lugar de San Andrés.

É na Isla Acuario que também acontece o encontro com arraias. Aqui, eu pude tocar e passar alguns momentos com esses animais. É muito tranquilo, e há instrutores para orientar sobre os riscos e como se aproximar dos animais. Esse passeio custa COP 25.000 e começa às 15h30, partindo do Muelle Puerto Fino.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Eu nadei com arraias neste paraíso.

A visita à Isla Johnny Cay

A viagem de lancha até aqui é rápida – não demora 15 minutos. Johnny Cay fica mais ao norte da ilha de San Andrés e tem melhor infraestrutura: barracas estão espalhadas por quase todo lado. Para entrar na ilha, é preciso comprar um tíquete de preservação ambiental que custa COP 5.000.

Depois de passar horas mergulhando na Isla Acuario, você vai considerar as praias de Johnny Cay muito normais – será que isso é possível? Então, o barato aqui é caminhar pela ilha e conhecer as praias até escolher a sombra de um coqueiro para se deitar e apreciar as belezas naturais do lugar.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Esta é a praia mais ‘popular’ de Jhonny Cay.

Johnny Cay é o habitat de répteis muito simpáticos. O lagarto de cor azulada – símbolo da ilha – e as iguanas que estão por toda parte. Portanto, não se assuste e respeite o espaço de cada um.

O retorno para San Andrés pode ser feito na lancha que parte às 13h30 ou às 15h. Na hora da partida, você deve ficar atento, pois são muitas lanchas e todas partem em horários próximos.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Mas há áreas menos visitadas e mais naturais.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

As muitas barracas e sombras de Johnny Cay.

Planeje sua visita às ilhas Acuario e Johnny Cay

Quando ir | É possível visitar San Andrés o ano todo, já que as temperaturas são praticamente estáveis: sempre entre 28 e 30 graus. As chuvas, ainda que raras, são mais frequentes entre maio e novembro, sendo que outubro é o mês mais chuvoso. Para nossa alegria, a ilha não está na rota de ciclones e furacões que atingem o Caribe todos os anos. Antes de programar sua viagem, eu sugiro que você leia: Quando ir a San Andrés.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

O incrível mar do Caribe.

Quanto custa | O passeio de lancha rápida até as ilhas custa COP 15.000. Se você precisar alugar equipamentos, vai ter que pagar mais COP 5.000, pelo esnórquel, e COP 5.000, pelas sapatilhas. Se quiser uma ajuda para fazer seu planejamento financeiro, leia: Quanto custa viajar para San Andrés. Para saber qual a melhor forma de levar seu dinheiro na viagem, leia: Dinheiro na Colômbia: câmbio, saque e taxas.

Quem leva | Se você quiser sair do Brasil com tudo garantido, uma boa opção é comprar logo os seus passeios, já que na alta estação há muitos turistas na ilha. Veja algumas opções de passeios em San Andrés. Eu contratei o serviço de transporte da Beethoven Tour’s e Puerto Fino, mas existem muitas outras boas companhias que fazem esse trajeto.

O que levar | Eu não aconselho comer na ilha, porque é bem mais caro que na cidade. Sim, isso é uma questão pessoal que você pode avaliar quando chegar lá, mas, na dúvida, não se esqueça de levar um lanche extra. Leve, também, protetor solar, uma canga – ou toalha – e sua máquina fotográfica, claro.

Como chegar | Quando decidi viajar para San Andrés, eu fiz uma busca em várias companhias aéreas e o preço das passagens era realmente desanimador. Mas, então, eu ouvi falar da Viva Colombia – que agora se chama Viva Air – , uma companhia aérea que tem os melhores preços do país. Você pode ler mais em: Como é voar com a Viva Colombia  e em Como chegar a San Andrés.

É também muito importante saber que, antes de embarcar para a ilha, é preciso ter um boleto turístico. Ele custa COP 105.000 e você pode comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia aérea, mas o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro. A compra do boleto não é obrigatória para quem for permanecer na ilha por menos de 24 horas nem para crianças de até sete anos.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Dá para chegar aqui de lancha rápida ou de catamarã. Você escolhe.

Ao chegar a San Andrés, é preciso fazer um novo processo de imigração, apresentando o passaporte – ou sua carteira de identidade – e o boleto turístico. Eu explico todos os detalhes disso em: Como chegar a San Andrés.

Onde ficar | Antes de escolher o seu hotel por aqui, eu sugiro que você leia as minhas dicas em: Onde se hospedar em San Andrés. Eu fiquei no hostel Viajero San Andres e gostei bastante do serviço que encontrei. Além disso, ele fica muito bem localizado, no Centro, de onde é possível caminhar para os principais pontos da ilha. O valor do táxi do aeroporto até aqui é COP 10.000. Não pague mais do que isso, porque o hostel fica tão perto do aeroporto que é possível ir a pé.

Isla Acuario: o melhor lugar de San Andrés

Dias de muita tranquilidade e ótimas praias em San Andrés.

Dicas essenciais

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para ficar na Colômbia por até 90 dias, e, como o país faz parte do Mercosul, você só precisa apresentar sua carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitida há menos de dez anos, ou o passaporte, claro.

Vacina | Desde abril de 2017, o governo colombiano exige a vacinação contra a febre amarela. Depois de vacinado, você terá que solicitar o Comprovante Internacional de Vacinação, como eu explico em: Como solicitar o certificado de vacinação.

Segurança | De forma geral, San Andrés é muito segura, e, como o seu principal motor econômico é o turismo, há muito respeito por quem chega aqui. Portanto, você não terá problemas ao caminhar nas imediações dos hotéis ou no centro da cidade em qualquer hora do dia. A única coisa que você deve evitar é andar sozinho durante a noite em bairros mais afastados do Centro.

Informações importantes | Para planejar sua viagem com segurança e tranquilidade, eu sugiro que você também leia este post: Viagem para a Colômbia: visto, taxas e vacinas.

Veja todos os posts de San Andrés

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

54 Comentários

    • Altier Moulin

      Obrigado, Fernando!

      Realmente o mar de San Andres é uma coisa surreal. Em alguns momentos eu pensei que não seria possível ser tão azul.

      Um abraço!

  1. Avatar

    Boa matéria. Porém, uso de sapatilhas para caminhar sobre os corais é simplesmente absurdo e vergonhoso… É o homem sempre não se contentando em admirar, há de estragar tudo o que vê.
    Sem mais.

  2. Avatar

    Oi,

    Ontem vi uma matéria sobre essa ilha do Caribe e amei. Você foi por conta própria? Eu vi em um site de compras coletivas, mas achei que se fosse sozinha sairia mais barato. Pode me mandar dicas pelo e-mail? E também, qual a melhor época, sem chuva, claro? Obrigada!

  3. Avatar

    Oi,

    Adorei o post, mas fiquei com um dúvida: vc fez Acuario e Johnny Cay no mesmo dia? Outra coisa: Estou indo com um bebê de dois anos. Você acha que consigo fazer os passeios bem, mesmo com ele? E a la piscinita, também consigo fazer com ele?

    • Altier Moulin

      Oi Loyara,

      Como eu conto no texto, sim, fiz os passeios em um único dia. Quanto ao bebê, fique tranquila. Apenas tenha cuidado com o sol.

      Um abraço.

  4. Avatar

    Oi,

    adorei as dicas, mas não entendi muito, pois fala primeiro para irmos na Isla Acuario, ficar até 12:50 para aproveitar melhor, depois fala que o passeio começa às 15:30h, mas que a Isla Johnny Cay termina às 15h, de repente foi erro de interpretação minha, mas irei viajar com umas amigas dia 24/02/16 e quero ir com tudo muito certinho, para criar um roteiro, você poderia me orientar por favor?

    Aguardo ansiosamente!

    Desde já agradeço!!

    • Altier Moulin

      Ei Luiza,

      Na Isla Acuário acontecem dois passeios: um que é combinado com uma visita à ilha Johnny Cay e outra que é exclusivamente para nadar com arraias. Isto está explicado no texto.

      Um abraço

  5. Avatar

    Olá vc me indica ir nos meses de setembro ou outubro. Ouvi falar q nessa época chove muito, gostaria de saber se vale a pena. Seu Blog é maravilhoso!

    • Altier Moulin

      Oi Chélen,

      A temperatura média em Cartagena é 28 graus. Durante todo o ano o sol brilha forte por aqui e o calor encobre qualquer estação, porém o período mais quente e seco está entre os meses de dezembro a abril, quando raramente chove. De maio a novembro é o período mais chuvoso, sendo que historicamente outubro é o mês que mais chove. A temperatura do mar varia entre 27 e 29 graus.

      Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Andrea,

      Fui em abril. Setembro e outubro são os meses menos indicados para ir à Colômbia pois chove bastante. 🙁

      Um abraço.

  6. Avatar
    Ronald Barbosa Dantas on

    Altier, boa noite! Tranquilo?

    Definitivamente seu blog é o mais completo q encontrei, rs. Parabéns mais uma vez!!!

    Mais uma dúvida: em San Andres um dia p dar um rolé na ilha e outro dia p fazer os passeios q vc sugere acima é suficiente? Ou vc sugere um terceiro dia p um outro passeio? Abração e obrigado mais uma vez

    • Altier Moulin

      Oi Ronald,

      É suficiente sim, mas tudo depende do seu tempo e do seu bolso. Se tiver mais tempo, dá pra ir a Cayo Bolívar ou à Isla Providencia, mas são bem mais longe e eu não fui.

      Um abraço.

  7. Avatar

    Eu sei que é o fotografo que faz a foto e não a câmera, mas… qual câmera você tirou essas fotos espetaculares (principalmente aquela segurando a arraia)?

    • Altier Moulin

      Oi Letícia,

      Na época, eu usava uma Nikon D5000, mas ela gostou tanto do Caribe que deu um mergulho no mar de Barbados. 😉
      Hoje, a câmera que uso é uma Canon 70D. Ambas me satisfazem.

      Um abraço.

  8. Avatar

    Olá! Fiquei com uma dúvida:
    Você foi à Isla Acuario em dois dias diferentes? Um para ir a Johnny Cay também e outro apenas para o encontro com as arraias? Por que percebi que os horários de saída para a outra praia e para o encontro com as arraias não batem, e gostaria muito de poder fazer essa atividade também!

    Desde já, obrigada 🙂

  9. Avatar

    Gostaria de saber se existe condicao de surf em algum lugar da ilha? alguma ilha perto? ou em algum lado de san andres? vou levar a prancha…nem que seja algo nao tao bom..mas preciso surfar

  10. Avatar

    Olá, boa noite.
    Estou pesquisando sobre ir pra San Andrés.
    Você acha que é melhor comprar os equipamentos de mergulho no Brasil, ou lá?!
    Saberia me dizer se por lá é caro? É quanto mais ou menos em Reais?
    É sobre o cambio estou com dúvida também.
    Ir pelo panamá ou bogotá pra tocar o dinheiro?

  11. Avatar

    Olá!!!! Iremos agora em dezembro pra Ilha. Li algumas matérias sobre essas travessias de barco e me preocupei um pouco. Vamos com 3 crianças. Existem realmente trechos mais tensos que devemos evitar por conta delas?? É possível chegar por terra?? Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Débora,

      Não vi nada perigoso nos trajetos que fiz até essas ilhas. Há opções de barcos menores ou maiores, mais estruturados. Além disso, a viagem de San Andrés até as ilhas é bem rápida, cerca de 15 minutos.
      Não é possível chegar por terra, já que elas são ilhas.

      Um abraço.

  12. Avatar

    Olá,

    Gostaria de saber se consigo comprar camera fotografica lá em San Andres? pois pelo o que estou vendo as compras por la saem mais barato.

    obrigada

    • Altier Moulin

      Oi, Maristela.

      Eu não achei tão vantajoso comprar lá.
      Os preços são muito semelhantes aos do Brasil e, aqui, temos a facilidade da garantia.

      Pense bem. Um abraço.

  13. Avatar

    Boa Tarde tudo bem?

    Uma duvida que fiquei no post…. você fez Acuario e Jonhy cay no mesmo dia correto?
    Como funciona, você vai para acuario, depois vai para Jonhy cay e posteriormente volta para Acuario para fazer mantarraias?
    A duvida surgiu pq no post esta falando q a ultima lanhca que sai de Acuario para Jonhy cai sai as 12:50, e que Mantarrais é as 15h..
    Desde ja agradeço a atenção.

    Obrigado.

    Leonardo Klein

    • Altier Moulin

      Oi, Leonardo.

      Sim, fiz as duas no mesmo dia, mas funciona assim:
      Em um dia inteiro eu fiz a Isla Acuario para aproveitar a praia e nadar com os peixes e, mais tarde, Isla Jhonny Cay para curtir mais praias.
      No dia seguinte, eu voltei a Isla Acuario só para nadar com as arrais. São duas atividades diferentes. Compreendido?

      Um abraço.

      • Avatar

        Pena que nã é tao mais seguro assim! No centro não tem problema! Mas na Rua do El Viajeiro conheci uma pessoas que foi furtada de dia e mais uma que tentaram puxar a bolsa! E soube de mais duas! O hostel é realmente muito perto de td! Mas os 200 mts que andamos na rua dele não é muito segura a noite! Eu voltaria a ficar la sim! Mas aconselho a sempre andar em grupo a noite! E nunca va a pé do aeroporto a noite! Porque eu n sabia q era super perigoso, e achei os taxistas estranhos no aeroporto e fui, so descobri quando a menina da rescepcao falou q eu era doida de ter ido!
        Usei a portofino tb pq comprei la na hora e gostei bastante!

  14. Avatar
    Danieli Broseghini Goltara on

    Ei, tudo bem!?!? Muito bom o seu blog. Acompanho muito a suas dicas. Estou indo para SAN Andres em Abril/2017. Já fechei passagem e agora estou a procura de um hotel que tenha alguma opção de entretenimento, como piscina, por exemplo, pq vamos ficar 8 dias. Estou achando os preços dos hotéis caríssimos. Está difícil achar um hotel com uma estrutura um pouco melhor com preço acessível. Faz fui em outros lugares do Caribe e achei os preços de Hotel bem melhores. Será que Abril é alta temporada por lá?

  15. Avatar

    Queria saber se tanto a ilha do Rosário, qto as praias de San Andrés , tenho que passar pelos corais, pois gostaria de ficar so na beiradas porque tenho uma deficiencia no pé e talvez não consiga calçar as sapatilhas.

  16. Avatar

    oieee tudo bem?!!

    Me tira uma dúvida, pela avianca tem os voos com escala até a ilha. No blog vi que vc comenta sobre comprar a passagem de bogota até san andres, em outra empresa, mas isso seria uma opção, na verdade hoje sai o mesmo valor comprando pela avianca do que ficar comprando separado.

  17. Avatar

    Olá Altier, a minha dúvida já foi respondida nos comentários anteriores quanto à Acuario e Johnny Cay. Bem, achei melhor então passar um dia todo em Acuario para fazer à tarde o passeio com as arraias e no outro dia ir só à Johnny Cay. Tem essa programação por lá? Os passeios são comprados em empresas de turismo ou é possível comprar na saída das lanchas? Desde já, obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi, Rafaela.

      Você pode comprar os passeios no local de partida das lanchas.
      Eu realmente não vi esta opção de passar o dia todo em uma ilha e depois ir pra outra, mas acredito que você consegui se informando lá.
      Mas as ilhas são pequenas e um dia só na Acuário pode ser demais. Pense.

      Um abraço.

Escreva um comentário