Quando ir a San Andrés

4

Atualizado em 16 de junho de 2018

Esta querida ilha do Caribe tem suas melhores épocas para ser mais bem aproveitada. Por isso, é muito importante planejar bem sua viagem e saber quando ir a San Andrés.

Território colombiano, aqui, você encontra passeios incríveis, mas eu arrisco dizer que os sete tons de azul do mar caribenho serão suficientes para lhe conquistar. Para explorar mais desse lugar, eu acho bom você ler: O que fazer em San Andres.

Quando ir a San Andrés

A ilha é atravessada por uma cadeia de colinas e a mais alta delas está a 85 metros acima do nível do mar. Por aqui, o calor predomina e o frio não tem vez . Sem falar na alta umidade, que nos faz transpirar muito, sendo que julho é o mês mais abafado e úmido.

San Andrés não é afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe nos meses de agosto a outubro. Nesse período, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais. Então, se puder, escolha outra época para conhecer San Andrés. Mas, claro, isso não significa que é impossível viajar pra cá neste período.

Mesmo não sendo afetado pelos furacões, o espaço aéreo de San Andrés poderá ficar interditado dependendo de onde você estiver partindo, já que cada companhia aérea poderá fazer escalas em diferentes países. Para saber mais, você pode ler: Como chegar a San Andrés.

O clima é sempre quente, com dias ensolarados e as temperaturas máximas variam entre 26 e 29 graus. As estações são divididas em duas: verão e inverno. De dezembro a fevereiro, a ilha tem uma grande circulação de turistas, principalmente por causa das férias escolares. No resto do ano, tudo fica mais calmo e mais barato.

Inverno: abril a junho e setembro a novembro

Como eu já disse, frio não é um problema por aqui. A palavra inverno serve apenas para caracterizar a época em que há mais chance de chover e atrapalhar a visibilidade no mar. Fora isso, San Andrés continua sendo um paraíso. A temperatura média anual é 27 graus e, no chamado inverno daqui, ela cai para apenas 25.

Reserve já o seu hotel em San Andrés e garanta os melhores preços.

O mês com maior incidência de chuvas é outubro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo. Então, é errado imaginar que choverá todos os dias durante essa época. Para se ter uma ideia do nível de chuva por aqui, a pluviosidade média é de 1578 milímetros de chuva por ano. No Rio de Janeiro é de 1278.

O que fazer em San Andrés

San Andrés em março, quando estive na ilha.

Na metade do mês de setembro, acontece o Festival da Lua Verde. Ele é uma expressão da cultura desta região do Caribe e, durante o evento, há apresentações musicais de países como Jamaica e Haiti. Também há palestras sobre música, exibição de documentários, mostras de danças típicas e da gastronomia local. No final do mês de novembro, acontecem as Festas do Padroeiro de San Andrés. Nessas celebrações, há apresentações de dança e música, feiras gastronômicas e o Reinado Internacional del Coco, concurso que acontece há décadas e escolhe a Miss Coco Internacional, a mulher mais bela dos países caribenhos.

Verão: dezembro a março e julho a agosto

Durante o verão, ou a estação seca de San Andrés, a temperatura gira em torno de 28 graus. E sem dúvida, essa é uma ótima época para ir a San Andrés.

Eu estive em San Andrés no final de março. Nessa época, os dias são quentes, ideais para curtir a praia, mas o calor não é tão sufocante. Outro lado positivo é que eu não precisei fazer as reservas dos passeios com antecedência, já que a alta estação já havia acabado.

A virada de ano também é bem interessante em San Andrés, mas esqueça aquelas aglomerações de gente e festas super badaladas. Aqui, as principais opções são as festas organizadas pelos resorts, como mostramos em: Conheça os melhores resorts de San Andrés. Se quiser algo mais informal, pegue uma garrafa de espumante e veja o ano novo chegar em Spratt Bight, a praia do centro de San Andrés.

Veja, na tabela abaixo, as médias registradas na cidade e programa melhor quando ir a San Andrés.

QUANDO IR A SAN ANDRÉS
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação
Janeiro 24 28 94
Fevereiro 24 29 41
Março 24 29 23
Abril 25 29 33
Maio 25 30 122
Junho 25 30 224
Julho 25 29 203
Agosto 25 30 201
Setembro 25 30 234
Outubro 24 30 309
Novembro 25 29 274
Dezembro 24 29 147

Veja todos os posts de San Andrés

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário