A Catedral de Sal da Colômbia

8

Atualizado em 23 de abril de 2018

Em Zipaquirá, a 50 quilômetros de Bogotá, está aquela que é considerada a primeira maravilha turística da Colômbia: a Catedral de Sal. Esse conjunto de corredores subterrâneos, escavados a uma profundidade que chega a 180 metros, tem mais de dois quilômetros de extensão e retrata as etapas que marcaram o sofrimento de Cristo, com peças esculpidas inteiramente em pedras de sal.

Embora essa seja uma importante atração para turistas do mundo todo, os colombianos fazem questão de lembrar que a catedral é um lugar de devoção e de exercício da fé. Talvez eu precise ser um pouco mais religioso para compreender a razão pela qual os mineiros se dedicaram à tarefa de construir tão grandiosa obra.

A mina já possuía uma conotação espiritual muito antes da construção da primeira catedral, em 1954. Ela tinha uma grande nave que era sustentada por quatro colunas improvisadas, o que mais tarde faria com que fosse interditada. A catedral atual teve sua construção iniciada em 1991, a 60 metros abaixo da anterior, fechada um ano antes. O novo projeto novo foi concluído em 1995.

Essa é uma mina ainda ativa, de onde são extraídas toneladas e mais toneladas desse tão precioso mineral, que era a base de troca antes da criação da moeda. Só para se ter uma ideia de sua grandeza, para a construção da catedral foram retiradas mais de 250 mil toneladas de rocha e ainda estima-se que a mina deverá durar pelo menos mais 500 anos.

catedral-de-sal-05

Uma das estações da via dolorosa: tudo é feito de sal.

catedral-de-sal-06

A nave principal da Catedral de Sal e a cruz que tem mais de 15 metros.

catedral-de-sal-01

Turista fotografa a cruz na nave principal.

catedral-de-sal-08

Resolvi experimentar para saber se era salgado.

Programe sua visita à Catedral de Sal

Toda a visita é acompanhada por guias que falam espanhol ou inglês. O passeio começa com a via sacra, sendo que, em cada estágio, há uma cruz esculpida em sal com outros elementos que têm um significado diferente. Todo o passeio dura cerca de 1h30 e a orientação é não perder tempo com fotografias no caminho de ida: aproveite para prestar atenção nas explicações do guia e fotografe na volta, quando terá mais tempo livre.

Quanto custa | A entrada custa COP 23.000, para adultos, e COP 16.000, para crianças de 4 a 12 anos. O estacionamento custa COP 4.000 e não há limite de permanência.

Onde comer | O complexo da Catedral de Sal dispõe de uma praça de alimentação. O chicaquicha, um prato com vários tipos de carnes, custa COP 16.000.

Quando ir | A catedral funciona todos os dias, das 9h às 5h30. Prefira visitar no fim de tarde, quando o movimento é menor.

Como chegar | Os ônibus para Zipaquirá partem do Terminal de Transportes, na cidade de Bogotá. Na Plataforma 3, de cor vermelha, tome um ônibus intermunicipal até aqui. A tarifa custa COP 4.200 e a viagem dura cerca de 1h30.

Usando o Sistema Transmilenio, tome qualquer ônibus com destino ao Portal Norte – por exemplo, os ônibus com as placas B14, B1, B73 – e desça no módulo de Intermunicipais com destino a Zipaquirá, na Plataforma 2, Zona Sul. A tarifa do Transmilenio varia entre COP 1.400 e COP 1.700.

Zipaquirá conta com serviço de táxis que podem te levar até à catedral, partindo do Centro. A tarifa fica em torno de COP 3.500.

catedral-de-sal-02

Escultura no chão da nave principal.

catedral-de-sal-07

Um dos altares onde são celebradas missas e até casamentos.

catedral-de-sal-03

Homenagem aos escultores: todo o trabalho duro foi feito por mineiros.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Avatar

    Vamos à Colômbia no início de outubro e como tenho 80 anos (não aparento, faço exercícios) gostaria de saber se há contraindicação para a visita à Catedral do Sal, em razão da profundidade da mesma. Li 60 metros abaixo da antiga que tinha 180 metros, o que dá 240 metros de profundidade. Será que posso passar mal na visita? Se puder (e souber), por favor mande resposta para meu e-mail). Desde já obrigada.

    • Altier Moulin

      Oi Célia,

      Não vejo dificuldades para você que parece ser uma pessoa ativa e em boa forma física. A descida é suave e pouco cansativa. Os túneis são bem ventilados – há um sistema engenhoso para levar oxigênio da superfície até lá. Portanto, não desista de visitar a Catedral. Mas se perceber que não está se sentindo confortável avise o guia e ele lhe orientará como proceder.

      Fique bem e boa viagem.

  2. Avatar
    Vinícius Marques on

    Altier bom dia!

    Eu e minha namorada iremos para Colômbia logo após o Carnaval, e estamos nos baseando muito em seus relatos para traçar nosso roteiro.
    Iremos para Bogotá – Medellin – Cartagena – San Andres.
    Li algumas reportagens sobre a Catedral de Sal, e achei muito divergente os valores que encontrei. Tem lugares falando que custa quase 350 reais, mas imagino que seja fechando com alguma agência de turismo.
    Quando você foi, você foi de ônibus como descrito? Foi fácil se achar?

    Abraço e obrigado

    • Altier Moulin

      Oi Vinícius,

      Eu fui de carro com amigos que fiz em Bogotá, mas como a Catedral é o atrativo mais famoso dessa região, estou certo de que você não terá dificuldade para chegar lá de ônibus. Sobre os preços, o que eu paguei foi exatamente isso.

      Um abraço.

  3. Avatar

    Boa Noite

    Em Maio pretendo conhecer a Catedral, pensei em alugar um carrinho , por causa da mobilidade e facilidade de fazer alguns desvios no caminho.
    A minha única preocupação é quanto a segurança. Como são as estradas ? É seguro ?Vou viajar com uma irmã que tem medo de tudo. Ela acha que o Sendero Luminoso ainda esta por toda parte rsrsrs….
    Pensei na possibilidade de fechar um táxi , até cotei das 8 am até as 5 pm , cobraria 280,00 reais , incluindo BGT até catedral pela manhã e depois , nos levaria até Andres Carnes Res p/ almoço e de volta a bogota

    Qual melhor opção ?

    • Altier Moulin

      As estradas são ótimas e seguras, Jade.
      Acho que sua irmã deve se informar melhor, pois o Sendero Luminoso atuou no Peru, e não na Colômbia. 😉

      Um abraço.

Escreva um comentário