Catedral de Sal: a incrível mina que virou uma das Sete Maravilhas da Colômbia

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Catedral de Sal

A Catedral de Sal é um dos cartões-postais da Colômbia. Nos arredores de Bogotá, com fácil acesso e uma influente campanha promocional, é praticamente impossível não fazer uma visita ao subterrâneo dessa mina de sal que ganhou conotação religiosa.

E, se quiser saber, vale muito a pena conhecer este lugar!

Zipaquirá fica a 42 quilômetros de Bogotá é nesta cidade que está a Catedral de Sal, considerada uma das Sete Maravilhas da Colômbia.

Escavados a uma profundidade que chega a 180 metros, o conjunto de corredores subterrâneos tem mais de dois quilômetros de extensão e retrata as etapas que marcaram o sofrimento de Cristo, com peças esculpidas inteiramente em pedras de sal.

Embora seja uma importante atração para turistas do mundo todo, os colombianos fazem questão de lembrar que a catedral é um lugar sagrado, de uma devoção que começou há muitas décadas.

Catedral de Sal

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Uma Catedral de Sal

A mina, que fica a 2.652 metros de altitude, já possuía uma conotação espiritual muito antes da construção da primeira catedral, em 1954, que tinha uma grande nave sustentada por quatro colunas improvisadas – o que, mais tarde, faria com que ela fosse interditada.

Catedral de Sal

A catedral atual teve sua construção iniciada em 1991, a 60 metros abaixo da anterior, fechada um ano antes, e foi concluída em 1995.

A mina de sal ainda está ativa e todos os dias são extraídas toneladas e mais toneladas desse tão precioso mineral – que já foi base de troca antes da criação da moeda.

Só para se ter uma ideia de sua grandeza, para a construção da catedral foram retiradas mais de 250 mil toneladas de rocha e ainda estima-se que a mina deverá durar pelo menos mais 500 anos.

SETE MARAVILHAS DA COLÔMBIA
A ideia de escolher as Sete Maravilhas da Colômbia partiu do jornal El Tiempo, que convidou seus leitores a eleger as obras feitas pelo homem mais relevantes para o país. Só poderiam entrar na lista lugares que se enquadrassem em uma série de requisitos, entre eles, ter sido construída pelo homem, estar no território colombiano, possuir interesse cultural e patrimonial, estar em excelente qualidade arquitetônica e, também, ter sido concluído.

Catedral de Sal

Depois de três etapas de seleção, a lista com as Sete Maravilhas da Colômbia fiou assim: Catedral de Sal, em Zipaquirá; Santuário das Lajas, em Ipiales; Parque Arqueológico de Santo Agostinho, no departamento de Huíla; Arquitetura Militar de Cartagena das Índias, em Cartagena; Cidade Perdida, em Sierra Nevada de Santa Marta; Parque Arqueológico de Tierradentro, no departamento de Cauca; Teatro Colón, em Bogotá.

Como visitar a Catedral de Sal

Toda a visita é acompanhada por guias que falam espanhol ou inglês.

O passeio começa com a via sacra, sendo que, em cada estágio, há uma cruz esculpida em sal com outros elementos que têm um significado diferente.

Catedral de Sal

Todo o passeio dura cerca de 1h30 e a orientação é não perder tempo com fotografias no caminho de ida: aproveite para prestar atenção nas explicações do guia e fotografe na volta, quando terá mais tempo livre.

Quanto custa

Há três tipos de ingresso que custam entre COP 77.500 e 113.000. Cada tipo de ingresso oferece uma experiência diferente.

Você pode comprar e ver as informações completas no site da Catedral de Sal.

O complexo da Catedral de Sal tem uma praça de alimentação.

Quando ir

A catedral funciona todos os dias, das 9h às 17h40 – horário do último acesso. Se possível, prefira visitar durante a semana e no fim da tarde, quando o movimento é menor.

Como chegar

A Catedral de Sal fica a 42 quilômetros de Bogotá e está a 2.652 metros de altitude.

Com agência

A maneira mais cômoda de chegar à Catedral de Sal e contratando um passeio – privado ou em grupo. Assim, você não terá que se preocupar com muita coisa.

As agências colombianas, geralmente, oferecem passeio de seis horas, que é o básico, já com transporte, ingressos e guia inclusos.

Embora esta seja a opção mais prática, nem sempre é a mais barata.

Catedral de Sal

De ônibus

Viajar para Zipaquirá de ônibus é a opção mais barata, mas você vai gastar um bom tempo no trajeto: cerca de 40 minutos do Centro de Bogotá até o Terminal Norte, e mais uma hora até Zipaquirá.

Além disso, o ônibus vai até o Centro de Zipaquirá – ele não vai até a Catedral de Sal. Do Centro de Zipaquirá você pode pegar um táxi para a Catedral.

Os ônibus saem do Terminal Norte de Bogotá a cada dez minutos e a passagem custa COP 5.000.

De trem

Trem turístico de La Sabana, que vai de Bogotá a Zipaquirá, funciona aos sábados, domingos e feriados.

A viagem na Maria Fumaça dura o dia inteiro e é uma boa opção para quem está com tempo e busca entretenimento, já que há várias atividades durante a viagem, coo shows de música, por exemplo.

A passagem custa entre COP 68.000 e 74.000.

De carro

Viajar de carro até a Catedral de Sal é bem tranquilo.

O percurso é feito na rodovia 45A, no sentido norte. A estrada está em excelente estado e isso faz a viagem render – com a ajuda do GPS fica tudo ainda mais fácil.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

8 Comentários

  1. jade

    Boa Noite

    Em Maio pretendo conhecer a Catedral, pensei em alugar um carrinho , por causa da mobilidade e facilidade de fazer alguns desvios no caminho.
    A minha única preocupação é quanto a segurança. Como são as estradas ? É seguro ?Vou viajar com uma irmã que tem medo de tudo. Ela acha que o Sendero Luminoso ainda esta por toda parte rsrsrs….
    Pensei na possibilidade de fechar um táxi , até cotei das 8 am até as 5 pm , cobraria 280,00 reais , incluindo BGT até catedral pela manhã e depois , nos levaria até Andres Carnes Res p/ almoço e de volta a bogota

    Qual melhor opção ?

    Responder
    • Altier Moulin

      As estradas são ótimas e seguras, Jade.
      Acho que sua irmã deve se informar melhor, pois o Sendero Luminoso atuou no Peru, e não na Colômbia. 😉

      Um abraço.

      Responder
  2. Vinícius Marques

    Altier bom dia!

    Eu e minha namorada iremos para Colômbia logo após o Carnaval, e estamos nos baseando muito em seus relatos para traçar nosso roteiro.
    Iremos para Bogotá – Medellin – Cartagena – San Andres.
    Li algumas reportagens sobre a Catedral de Sal, e achei muito divergente os valores que encontrei. Tem lugares falando que custa quase 350 reais, mas imagino que seja fechando com alguma agência de turismo.
    Quando você foi, você foi de ônibus como descrito? Foi fácil se achar?

    Abraço e obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Vinícius,

      Eu fui de carro com amigos que fiz em Bogotá, mas como a Catedral é o atrativo mais famoso dessa região, estou certo de que você não terá dificuldade para chegar lá de ônibus. Sobre os preços, o que eu paguei foi exatamente isso.

      Um abraço.

      Responder
  3. Célia Maciel

    Vamos à Colômbia no início de outubro e como tenho 80 anos (não aparento, faço exercícios) gostaria de saber se há contraindicação para a visita à Catedral do Sal, em razão da profundidade da mesma. Li 60 metros abaixo da antiga que tinha 180 metros, o que dá 240 metros de profundidade. Será que posso passar mal na visita? Se puder (e souber), por favor mande resposta para meu e-mail). Desde já obrigada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Célia,

      Não vejo dificuldades para você que parece ser uma pessoa ativa e em boa forma física. A descida é suave e pouco cansativa. Os túneis são bem ventilados – há um sistema engenhoso para levar oxigênio da superfície até lá. Portanto, não desista de visitar a Catedral. Mas se perceber que não está se sentindo confortável avise o guia e ele lhe orientará como proceder.

      Fique bem e boa viagem.

      Responder
  4. Sonia Rodrigues

    Muito interessante. Gostei da estátua homenageando o escultor.

    Responder
    • Altier Moulin

      Ei Sonia,

      Tem muitas coisas realmente interessantes nesse lugar. As esculturas são fantásticas.

      Um abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...