10 motivos para você conhecer Bogotá

10

Atualizado em 21 de novembro de 2017

A capital da Colômbia é uma das mais encantadoras da América Latina. Reconhecida pela Unesco, em 2012, como uma cidade musical, Bogotá é a expressão de várias culturas sustentadas em suas esquinas. Conhecer essa cidade é fazer um passeio pela história de um país encantador e apaixonante. Por isso, listei dez motivos para você conhecer Bogotá como poucos turistas conhecem.

Claro que esses motivos são apenas um aperitivo para você começar a conhecer Bogotá com seus sabores, cheiros e cores. É verdade que o clima da cidade consegue ser ainda mais chato do que o de São Paulo. Com o céu sempre cinza, Bogotá pode ter em um único dia as quatro estações do ano. Por isso, esteja sempre acompanhado de um casaco e, se possível, de um guarda-chuva.

Servida por um eficiente serviço de transporte público, Bogotá pode ser percorrida facilmente sem que você precise gastar muito. Além disso, museus e outros atrativos têm tarifa zero aos domingos. Bom, acho que você já percebeu que, por aqui, só fica trancado no quarto do hotel quem realmente quiser, não é? Então, chegou a sua hora de conhecer Bogotá.

1. Curtir o visual da cidade do alto do Cerro Monserrate

Depois de uma cansativa subida de 2.350 metros, você vai ter uma incrível visão de toda a cidade de Bogotá. Mas não é apenas isso: aqui você pode almoçar ou jantar no Casa de San Isidro, que serve pratos da culinária francesa, ou na Casa de Santa Clara, que tem comida típica bogotana.

No alto do monte, tome um chá de coca ou uma lulada, um suco feito com uma fruta local, o lulo. Se não quiser fazer a longa caminhada de subida, você pode usar o funicular, um transporte similar ao trem, ou o teleférico. Para saber mais sobre Monserrate, leia: Subindo o Cerro de Monserrate, em Bogotá.

10 motivos para você conhecer Bogotá

A subida do Cerro Monteserrate.

2. Visitar o Museo Botero

Fernando Botero, o maior artista plástico da Colômbia, tem um museu totalmente dedicado às suas obras no coração de Bogotá. Todo o prédio, onde funciona o Museu Botero, é dirigido pela Casa da Moeda. Em seus dois andares, com várias salas e corredores, estão mais de 180 telas e esculturas do artista, que gostava de ressaltar o volume em suas obras.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Monalisa de Botero.

10 motivos para você conhecer Bogotá

O volume se destaca nas obras de Botero.

conhecer-bogota-08

El Pájaro, uma das 180 peças do museu.

3. Conhecer os ritmos da noite colombiana

Já que estamos na cidade mais musical da Colômbia, conhecer um pouco de seus ritmos é imprescindível. Aqui, a cumbia, a salsa e o vallenato são quase unanimidade. Na terra de Shakira, a musa pop é adorada e tocada consecutivamente nas baladas. O reggaeton, que eu diria ser o ritmo mais próximo ao nosso tecnobrega, também reina nas baladas bogotanas, sem falar dos hits americanos, claro.

[bdotcom_bm bannerid=”22935″]

4. Passear pelo fantástico centro histórico

O Chorro de Quevedo foi construído em 1960 para ser uma base militar, mas, hoje, é considerado um dos mais efervescentes pontos culturais da cidade. Aqui, ficam os principais museus de Bogotá – são mais de 50. Nessa região, também está a Plaza Bolívar, a Casa de Nariño – sede do governo –, o Capitolio Nacional e a Catedral Primada de Colômbia. Evite caminhar desacompanhado pelo centro histórico durante a noite.

Reserve já o seu hotel em Bogotá e garanta os melhores preços.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Plaza Bolívar e a Catedral.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Chorro de Quevedo: uma zona de eferverscência cultural.

conhecer-bogota-03

Igreja da Candelária, na região do centro histórico.

5. Experimentar a autêntica gastronomia bogotana

O ajiaco, uma sopa de milho com frango servida com abacate e arroz de coco, se tornou um símbolo da cidade, e, para realmente conhecer Bogotá, é imprescindível que você experimente essa maravilha. Entretanto, ela não é a única gostosura da gastronomia local.

Um bom exemplo é o tamal, um prato bem típico de arroz temperado com carne de frango e servido em uma folha de bananeira que, geralmente, é saboreado no café da manhã. A bandeja paisa também possui seu espaço por aqui. Composta de arroz, feijão, carne, torresmo, abacate e banana frita, ela pode ser considerada a feijoada colombiana no quesito calorias.

As opções incluem ainda a simples arepa, um tipo de pão feito de milho, a água de panela, uma espécie de chá feito à base de açúcar caramelizado, e o caldo de costela bovina.

10 motivos para você conhecer Bogotá

O famoso ajiaco.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Água de panela com arepa e queijo.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Caldo de costilla ou caldo de costela bovina.

6. Conhecer o fantástico Museo del Oro

Um dos maiores museus do ouro do mundo, o Museo del Oro de Bogotá foi inaugurado em 1939. Ele tem um acervo de obras pré-colombianas que utilizam como matéria-prima fundamental o ouro e estão ligadas ao cotidiano de seu povo. O museu possui três andares e, aqui, está o Poporo Quimbaya, a primeira peça da coleção exposta há mais de 65 anos.

Uma das áreas mais interessantes do museu está destinada à Lenda do El Dorado. Ela retrata um pouco das histórias contadas a respeito da Laguna Guatavita. Em uma das salas estão guardados vários artefatos em ouro encontrados nas escavações feitas na área da lagoa.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Poporo Quimbaya: a primeira peça da coleção do museu.

7. Aproveitar para viajar até a Laguna Guatavita

O Parque Natural Laguna de Guatavita tem 693 hectares e é considerado sagrado. A história colombiana conta que o povo chibcha, da etnia muisca, usava as águas da lagoa para fazer suas oferendas e rituais religiosos.

Esse povo lançava nas margens da lagoa, sempre de costas, as peças que produziam em ouro e somente o sacerdote podia ir até o ponto mais profundo, utilizando la balsa de la ofrenda para realizar os rituais mais especiais. Leia mais sobre essa história em Lagoa de Guatavita e a lenda do El Dorado.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Laguna Guatavida: onde a lenda é realidade.

8. Visitar a Catedral de Sal, em Zipaquirá

Em Zipaquirá, a 50 quilômetros de Bogotá, está o que é considerada a primeira maravilha turística da Colômbia: a Catedral de Sal. Esse conjunto de corredores subterrâneos, escavados a uma profundidade que chega a 180 metros, tem mais de dois quilômetros de extensão. Neles, estão retratadas as etapas que marcaram o sofrimento de Cristo, com peças esculpidas inteiramente em pedras de sal. Eu conto todos os detalhes desse passeio em: A Catedral de Sal da Colômbia.

10 motivos para você conhecer Bogotá

O salão principal da Catedral de Sal.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Um dos conjuntos de escultura da Catedral.

9. Tomar um café na Juan Valdez para conhecer Bogotá

A marca mais famosa de cafeterias do país está em todos os lugares de Bogotá. Produzidos com o café plantado e colhido nas fazendas colombianas, os produtos da marca Juan Valdez  se tornam um orgulho dos colombianos – especialmente dos que vivem em Bogotá –, e uma parada aqui é inevitável. Uma boa sugestão é visitar a loja que fica no Centro Cultural Gabriel García Márquez, pertinho dos museus e de outros atrativos do centro histórico.

10. Ver Bogotá do alto, com o Monteserrate no cenário

A única maneira de ver Bogotá do alto, com o Cerro Monserrate em um mesmo cenário, é subir a pequena montanha onde está o Santuário da Virgem de Guadalupe, que tem uma escultura de 15 metros da santa. Aqui, há também um pequeno templo que resistiu a dezenas de terremotos.

10 motivos para você conhecer Bogotá

A imagem da virgem com 15 metros de altura.

10 motivos para você conhecer Bogotá

Bogotá e o Cerro Monserrate em um mesmo cenário.

10 motivos para você conhecer Bogotá

O pequeno templo à Virgem de Guadalupe.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

10 Comentários

  1. Avatar

    Altier, tudo bem com voce?

    Em Jan/2016 estarei na Colombia e as informacoes que voce posta tem me ajudado muito.

    Por ser a minha primeira vez, gostaria de uma sugestao sua: terei 2 dias uteis livres em Bogota e gostaria de conhecer a cidade e seus pontos turisticos. Pensei no primeiro dia fazer um city tour ( centro historico, museu do ouro, Botero, esmeralda, plaza bolivar, palacio residencial, congresso e catedral).
    No Segundo dia, penso em visitar Zipaquira / Catedral do Sal.
    Baseado em sua viagem e experiencia, voce sugere mais algum lugar?
    Gostaria tambem de visitar o Cerro Monserrate. Voce acha que da tempo de encaixar e conciliar em algum destes dias?
    Abraco

    Roberto

  2. Avatar

    Adorei o blog, estou indo morar em Neiva – Huila por 6 meses, irei fazer um intercâmbio acadêmico. Sabe me dizer se para transitar de bogotá ou neiva para medelin, san andres, cali, cartagena a opção aérea é uma boa?

  3. Avatar

    Excelente blog!! Estou planejando meu roteiro de 20 dias na Colombia e certamente pegarei muitas dicas por aqui!!! Parabéns e obrigada!

  4. Avatar

    Olá, bom dia! Tudo bem?

    Estou querendo ir na última semana de junho, passar uns 6/7 dias na Colômbia.

    Vc acha que essa época do ano é boa para ir?

    Pensei em ficar 2 dias (inteiros em Bogotá) e 4 em Cartagena.

    Vc acha que esse roteiro é bom, ou vc me sugeriria outra coisa?

    Caso positivo, quais suas dicas de Bogotá e de Cartagena.

    Obrigada