A capital da Colômbia é uma das mais encantadoras da América Latina. Reconhecida pela Unesco como cidade musical, ela é a expressão de várias culturas sustentadas em suas esquinas. Só por isso você já pode imaginar que existam muito mais que 10 motivos para conhecer Bogotá .
Claro que os motivos que escolhi são apenas um aperitivo para você começar a conhecer Bogotá com seus sabores, cheiros e cores.
É verdade que o clima da cidade consegue ser ainda mais chato do que o de São Paulo. Com o céu sempre cinza, Bogotá pode ter em um único dia as quatro estações do ano. Por isso, esteja sempre acompanhado de um casaco e, se possível, de um guarda-chuva.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
História de Bogotá
Os primeiros povos a habitar a região de Bogotá foram os muiscas.
Na época da chegada dos espanhóis, estima-se que havia meio milhão de nativos desse grupo vivendo nos planaltos e nas colinas, em uma área de aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados, abrangendo todo o planalto de Bogotá.
Embora não haja registro documental da fundação da cidade, foi aceita a data de 6 de agosto de 1538. Segundo a tradição, nesse dia o frei Domingo de las Casas celebrou a primeira missa em uma igreja de palha, construída perto da atual catedral.
Em 1815, chegou à Colômbia a expedição comandada por Pablo Morillo com o objetivo de reconquistar a colônia em revolta. As batalhas duraram até 1819 e terminaram com a vitória da campanha de libertação liderada por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander.
Estava selada a independência colombiana.
Em 1938, Bogotá já tinha uma população que superava os 300 mil habitantes. Nessa fase, a cidade teve um bom número de projetos de infraestrutura implantados. A partir disso, Bogotá viveu uma série de mudanças fundamentais em seu aspecto arquitetônico, e a população urbana começou a crescer.
Maior e mais importante cidade colombiana, Bogotá está a uma altitude de 2.640 metros. Ponto de convergência de pessoas de todo o país, nela se misturam construções modernas e outras que evocam o seu passado colonial.
Seus muitos parques fazem de Bogotá uma cidade verde, sem falar das montanhas que a cercam, como Cerro de Monserrate e o Cerro de Guadalupe. É do alto desses montes que vemos Bogotá e seus tons de marrom, resultado do revestimento de tijolo dos edifícios.
10 Motivos para conhecer Bogotá
Servida por um eficiente serviço de transporte público, Bogotá pode ser percorrida facilmente sem que você precise gastar muito.
Além disso, museus e outros atrativos têm tarifa zero aos domingos. Bom, acho que você já percebeu que só fica trancado no quarto do hotel quem realmente quiser, não é? Então, chegou a sua hora de conhecer Bogotá.
1. Cerro Monserrate
Depois de uma cansativa subida de 2.350 metros, você vai ter uma incrível visão de toda a cidade, mas não é apenas isso: você pode almoçar ou jantar no Casa de San Isidro, que serve pratos da culinária francesa, ou na Casa de Santa Clara, que tem comida típica bogotana.
No alto do monte, tome um chá de coca ou uma lulada, um suco feito com uma fruta local, o lulo.
Se não quiser fazer a longa caminhada de subida, você pode usar o funicular, um transporte similar ao trem, ou o teleférico.
Eu já expliquei como é subir o Cerro de Monserrate.
2. Museo Botero
Fernando Botero, o maior artista plástico da Colômbia, tem um museu totalmente dedicado às suas obras no coração de Bogotá.
Todo o prédio, onde funciona o Museu Botero, é dirigido pela Casa da Moeda.
Em seus dois andares, com várias salas e corredores, estão mais de 180 telas e esculturas do artista, que gostava de ressaltar o volume em suas obras.
3. Noite Colombiana
Já que estamos na cidade mais musical da Colômbia, conhecer um pouco de seus ritmos é imprescindível. Aqui, a cumbia, a salsa e o vallenato são quase unanimidade. Na terra de Shakira, a musa pop é adorada e tocada consecutivamente nas baladas.
O reggaeton, que eu diria ser o ritmo mais próximo ao nosso tecnobrega, também reina nas baladas bogotanas, sem falar dos hits americanos, claro.
4. Centro Histórico
O Chorro de Quevedo foi construído em 1960 para ser uma base militar, mas, atualmente, é considerado um dos mais efervescentes pontos culturais da cidade.
Em seus arredores, ficam os principais museus de Bogotá – são mais de 50.
Nessa região, também está a Plaza Bolívar, a Casa de Nariño – sede do governo –, o Capitolio Nacional e a Catedral Primada de Colômbia.
Evite caminhar desacompanhado pelo centro histórico durante a noite.
5. Gastronomia Bogotana
O ajiaco, uma sopa de milho com frango servida com abacate e arroz de coco, se tornou um símbolo da cidade, e, para realmente conhecer Bogotá, é imprescindível que você experimente essa maravilha.
Entretanto, ela não é a única gostosura da gastronomia local.
Um bom exemplo é o tamal, um prato bem típico de arroz temperado com carne de frango e servido em uma folha de bananeira que, geralmente, é saboreado no café da manhã.
As opções incluem ainda a simples arepa, um tipo de pão feito de milho, a água de panela, uma espécie de chá feito à base de açúcar caramelizado, e o caldo de costela bovina.
6. Museo del Oro
Um dos maiores museus do ouro do mundo, o Museo del Oro de Bogotá foi inaugurado em 1939.
Ele tem um acervo de obras pré-colombianas que utilizam como matéria-prima fundamental o ouro e estão ligadas ao cotidiano de seu povo.
O museu tem três andares e, nele, está o Poporo Quimbaya, a primeira peça da coleção exposta há mais de 65 anos.
Uma das áreas mais interessantes do museu está destinada à Lenda do El Dorado.
Ela retrata um pouco das histórias contadas a respeito da Laguna Guatavita. Em uma das salas estão guardados vários artefatos em ouro encontrados nas escavações feitas na área da lagoa.
7. Laguna Guatavita
O Parque Natural Laguna de Guatavita tem 693 hectares e é considerado sagrado. A história colombiana conta que o povo chibcha, da etnia muisca, usava as águas da lagoa para fazer suas oferendas e rituais religiosos.
Esse povo lançava nas margens da lagoa, sempre de costas, as peças que produziam em ouro e somente o sacerdote podia ir até o ponto mais profundo, utilizando la balsa de la ofrenda para realizar os rituais mais especiais.
Eu já contei como é visitar a Lagoa de Guatavita e conhecer a lenda do El Dorado.
8. Catedral de Sal
Em Zipaquirá, a 50 quilômetros de Bogotá, está o que é considerada a primeira maravilha turística da Colômbia: a Catedral de Sal.
Esse conjunto de corredores subterrâneos, escavados a uma profundidade que chega a 180 metros, tem mais de dois quilômetros de extensão.
Neles, estão retratadas as etapas que marcaram o sofrimento de Cristo, com peças esculpidas inteiramente em pedras de sal.
Eu já contei como é visitar a Catedral de Sal da Colômbia.
9. Café na Juan Valdez
A marca mais famosa de cafeterias do país está em todos os lugares de Bogotá.
Produzidos com o café plantado e colhido nas fazendas colombianas, os produtos da marca Juan Valdez se tornam um orgulho dos colombianos – especialmente dos que vivem em Bogotá –, e uma parada aqui é inevitável.
Uma boa sugestão é visitar a loja que fica no Centro Cultural Gabriel García Márquez, pertinho dos museus e de outros atrativos do Centro Histórico.
10. SantuáRio da Virgem De Guadalupe
A única maneira de ver Bogotá do alto, com o Cerro Monserrate em um mesmo cenário, é subir a pequena montanha onde está o Santuário da Virgem de Guadalupe, que tem uma escultura de 15 metros da santa.
Há, também, um pequeno templo que resistiu a dezenas de terremotos.
Olá, bom dia! Tudo bem?
Estou querendo ir na última semana de junho, passar uns 6/7 dias na Colômbia.
Vc acha que essa época do ano é boa para ir?
Pensei em ficar 2 dias (inteiros em Bogotá) e 4 em Cartagena.
Vc acha que esse roteiro é bom, ou vc me sugeriria outra coisa?
Caso positivo, quais suas dicas de Bogotá e de Cartagena.
Obrigada
Oi, Paula.
Dê uma olhada neste guia: https://www.penaestrada.blog.br/guia-colombia-lugares-incriveis/
Um abraço.
Excelente blog!! Estou planejando meu roteiro de 20 dias na Colombia e certamente pegarei muitas dicas por aqui!!! Parabéns e obrigada!
Aproveite, Marília.
Adorei o blog, estou indo morar em Neiva – Huila por 6 meses, irei fazer um intercâmbio acadêmico. Sabe me dizer se para transitar de bogotá ou neiva para medelin, san andres, cali, cartagena a opção aérea é uma boa?
Oi Victor,
Infelizmente não conheço esta região. 🙁
Um abraço.
É realmente necessário se vacinar contra febre amarela para ir pra Bogotá?
Né não, Eduardo.
Veja esse post: https://www.penaestrada.blog.br/viagem-para-a-colombia-visto-taxas-e-vacinas/
Um abraço.
Altier, tudo bem com voce?
Em Jan/2016 estarei na Colombia e as informacoes que voce posta tem me ajudado muito.
Por ser a minha primeira vez, gostaria de uma sugestao sua: terei 2 dias uteis livres em Bogota e gostaria de conhecer a cidade e seus pontos turisticos. Pensei no primeiro dia fazer um city tour ( centro historico, museu do ouro, Botero, esmeralda, plaza bolivar, palacio residencial, congresso e catedral).
No Segundo dia, penso em visitar Zipaquira / Catedral do Sal.
Baseado em sua viagem e experiencia, voce sugere mais algum lugar?
Gostaria tambem de visitar o Cerro Monserrate. Voce acha que da tempo de encaixar e conciliar em algum destes dias?
Abraco
Roberto
Oi Roberto,
Seu roteiro está perfeito para dois dias. Primeiro faça a parte do Centro e, depois, Monserrate. No segundo dia vá para o interior, Zipaquirá.
Uma boa dica é tentar dar um pulo na Laguna Guatavita, que fica em Sesquile.
Veja esse post: https://www.penaestrada.blog.br/lagoa-de-guatavita-o-lago-sagrado-dos-colombianos/
Um abraço.