Pesquisar
Close this search box.

Roteiro para Cuba: 10 dias de viagem pelas principais cidades

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

roteiro para Cuba

Muita gente tem dúvidas na hora de montar um roteiro para Cuba. O país é intrigante, cheio de história e cultura, mas, ainda é pouco explorado pelos brasileiros. Provavelmente, isso acontece porque são poucas as informações atualizadas e confiáveis que encontramos na internet.

Eu passei 12 dias incríveis em Cuba e conheci lugares sensacionais. Se você não tiver todo esse tempo, dá para fazer  um roteiro perfeito em 10 dias.  Se tiver tempo sobrando, pode incluir outras cidades, como eu vou mostrar mais para frente.

Roteiro para Cuba

Cuba, na verdade, é um arquipélago com mais de 1.600 ilhas e foi lá que eu encontrei o mar mais lindo que já vi.

Só que existem realidades muito distintas no país: a que vemos no dia a dia de Havana é uma e a que encontramos nas ilhotas mais turísticas, como Cayo Largo, por exemplo, é outra completamente diferente.

Para aproveitar bem seus dias, eu acho ideal montar um roteiro que contemple as diferentes versões de Cuba. Eu visitei, além da capital, Havana, Cayo Largo, Cayo Guilhermo, Cayo Coco e Varadero.

Roteiro para Cuba

Não dá para negar que Cuba já faz parte da nossa vida. Uma prova disso são os clichês cubanos que parecem estar impregnados na cultura global.

Quem nunca ouviu sobre Fidel Castro e Che Guevara, líderes absolutos do socialismo cubano, e dos charutos produzidos aqui e exportados para o mundo inteiro?

Tem ainda o mojito, bebida feita de rum, que nasceu nas ruas de Havana e ganhou os bares do planeta: não saia de Cuba sem provar um.

Roteiro para Cuba

É, mas Cuba tem muito mais do que isso – claro – e você vai precisar de tempo para ver tudo com calma. Veja minha sugestão para seu roteiro:

  • Havana: quatro dias – o coração de Cuba;
  • Varadero: dois dias – as praias mais visitadas do país;
  • Cayo Largo: dois dias – o mar mais lindo que já vi;
  • Cayos Guillhermo e Coco: dois dias – a praia mais linda de Cuba;
  • Santiago de Cuba: três dias – se tiver mais tempo.

Quando ir a Cuba

A estação mais quente do ano vai de junho a agosto e o calor beira o insuportável. Neste período, os termômetros marcam sempre mais de 30 graus.

Mas, por causa da umidade, a sensação térmica é de quase 40 graus. Essa também é a temporada de chuvas, só que raramente você terá dias inteiramente nublados e chuvosos.

temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos.

Eu peguei a baixa estação – no mês de maio – e os dias estavam longos e ensolarados. Aconteciam pancadas rápidas de chuva no fim da tarde, mas nada que atrapalhasse minha programação.

Antes de comprar as passagens, veja: Quando viajar para Cuba.

Dinheiro em Cuba

Até pouco tempo era mais complicado planejar como gastar nosso dinheiro em Cuba. É que havia  duas moedas em circulação  e isso acabava complicando a nossa mente.

Mas, desde janeiro de 2021, Cuba considera apenas o peso cubano – identificado pela sigla CUP – como moeda nacional, que pode ser utilizada por cubanos e turistas. Mas isso não era assim.

Roteiro para Cuba

Como o real não é aceito em Cuba, a melhor opção é levar dólares e trocar por CUP na chegada ao país. Você também pode levar euros, claro. Mas, real, definitivamente, não.

Como a cotação é fixa –  um dólar equivale a 24 pesos cubanos  – não adianta procurar por algo abaixo disso. Da mesma forma, é bom evitar trocar a moeda em hotéis e restaurantes, por exemplo, pois esses tipos de estabelecimentos costumam ter uma taxa de conversão desfavorável.

→ Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques

Quais cidades conhecer?

Apesar de já ter dado um spoiler das cidades que você deve visitar, agora, eu explico com mais detalhes porque você deve conhecer cada uma delas.

Muito provavelmente, sua chegada será em Havana. O Aeroporto Internacional José Martí (HAV) é a principal porta de entrada do país. Infelizmente, não há voos diretos do Brasil. As rotas mais comuns fazem escala na Colômbia ou no Panamá.

Claro que o roteiro para Cuba que mostro, aqui, é apenas uma sugestão, uma ideia para você programar seus dias sem perder o essencial de cada cidade.

Antes de começar a planejar sua viagem, eu aconselho que você leia: Viagem para Cuba: tudo que você precisa saber do país

Havana: quatro dias

Mais do que uma simples parada obrigatória, Havana é o coração de Cuba. Quem nunca ouviu falar de suas ruas, seus casarões, seus carros antigos e da alegria dos cubanos?

A cidade é grande e tem muita coisa para a gente ver, mas as principais áreas estão concentradas entre Havana Vieja, Centro Havana e Vedado.

A  parte mais histórica é Havana Vieja,  onde os prédios do período colonial resistem ao tempo. Esse bairro é mais turístico, cheio de lojas e restaurantes.

Havana Centro é onde você verá, com mais facilidade, a vida cotidiana de quem vive na cidade. O vai e vem de pessoas, os mercadinhos, as casas caindo aos pedaços, as ruas esburacadas. Tudo – exatamente tudo – completa aquele estereótipo que temos no imaginário.

Eu mostro um pouco disso em: A vida em Cuba e seu contexto político.

Vedado é o bairro mais moderno entre os três, mas não venha pensando que vai ver aquela ostentação comum em países capitalistas. Aqui, tudo é bem simples, e o grande barato desta área é caminhar pelo Malecón – a avenida beira-mar – no fim da tarde.

Antes de decidir onde ficar na cidade, eu aconselho que você leia: Onde se hospedar em Havana e Superdicas de hospedagem em Cuba.

Atrações de Havana

Os programas imperdíveis aqui são: visitar a Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana, e os prédios históricos de Havana Vieja. Também vale a pena conhecer os lugares onde Che Guevara viveu e o Museu da Revolução.

Tem ainda o Capitólio, a sede do governo cubano, e você pode ainda visitar uma autêntica fábrica de charutos. Não se esqueça de tomar um mojito no La Bodeguita del Medio, o bar que criou a receita.

Na hora de comer, não deixe Havana sem experimentar o verdadeiro sabor dos paladares. Estes são restaurantes caseiros que vendem refeições muito saborosas e – principalmente – baratas. Eu explico isso melhor em: Comidas de Cuba: o que comer e beber no país.

Varadero: dois dias

Este é o balneário mais famoso de Cuba. Historicamente, Varadero é muito visitada por turistas estrangeiros e de estar no seu roteiro para Cuba. Por isso, tem a fama de que os cubanos não conseguem entrar na cidade, por causa dos altos preços. Bem, as coisas não são exatamente assim.

Varadero é, sim, muito procurada, e por dois motivos: as praias são realmente sensacionais, têm águas azuis-esverdeadas, transparentes e mornas. Além disso, é fácil chegar partindo de Havana, já que são apenas duas horas de carro.

Sobre os preços, eu não achei muita diferença de Havana. Mas claro, você tem que saber procurar os lugares mais baratos. Fugir de restaurantes declaradamente turísticos e dos resorts é um excelente começo para economizar.

Eu, por exemplo, fiquei em uma casa particular exatamente de frente para a praia. Paguei, na época, o equivalente a cerca de CUP 15 pela diária. E tudo o que eu precisava era, literalmente, atravessar a rua e me esticar na areia, juntos dos cubanos, que, sim, frequentam o balneário.

Em Varadero, você deve passar, pelo menos,  dois dias completos  para circular pelas praias sem muita pressa e desfrutar do mar do Caribe.

A noite é tranquila, mas pode ser que você encontre eventos e apresentações musicais no Pueblo, o centro da cidade, região onde moram os cubanos que vivem por aqui.

Cayo Largo del Sur: dois dias

Quando estava montando meu roteiro para Cuba, esse lugar me saltou aos olhos. As dicas que li e vi falavam de um lugar específico chamado Playa Sirena. Mas, Cayo Largo superou todas as minhas expectativas:   é nessa ilhota que está o mar mais lindo que já vi em todas as minhas viagens.

Infelizmente, ir a Cayo Largo não é barato. Eu paguei cerca de CUP 230 pelo pacote de um dia na ilha, que incluía as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio, os traslados e o almoço. Contando que o peso cubano equivale ao dólar, achei bem caro, mas valeu cada centavo. Eu explico isso em Bate-volta: um dia em Cayo Largo.

Além da Playa Sirena, eu conheci a Playa Paraiso, considerada uma das mais fantásticas do planeta pelos usuários do TripAdvisor, como eu explico em: Playa Paraiso, uma das melhores do mundo.

Como não há muito a ser explorado, você pode ficar dois dias, mas se a grana estiver curta, faça, pelo menos, o bate-volta de um dia como eu fiz.

Roteiro para Cuba

Cayo Guillermo e Cayo Coco: três dias

Essas ilhas gêmeas ficam um pouco mais afastadas de Havana. Para chegar a elas, você tem que viajar seis horas de carro ou pegar por um voo de quase uma hora, como eu explico em: Saiba como chegar a Cayo Guillermo.

Três dias inteiros são suficientes para você conhecer as praias dessas ilhotas. E por falar nisso, aqui está a praia mais linda de Cuba e uma das dez mais bonitas de todo o Caribe – um motivo justo para incluí-las no seu roteiro para Cuba.

Então, se você estava pensando em deixar Cayo Guillermo de lado, acho bom rever seus planos e dar uma olhada em: Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba.

Aqui, não há outra opção a não ser ficar hospedado em um resort. Antes que você torça o nariz, há preços bem convidativos de hotéis all inclusive e tudo pode ficar ainda mais barato se a reserva for feita com antecedência.

Como a cidade não tem muito a ser explorada, uma dica é colocar Cayo Guillermo no final de seu roteiro para Cuba, quando você precisará de um bom descanso antes de voltar ao Brasil.

Santiago de Cuba

Essa cidade histórica fica do lado oposto de Havana: mais ao sul da ilha de Cuba. Além de sua importância no período colonial, Santiago de Cuba é famosa por ter sido o berço da revolução socialista que tomou o poder em 1959.

Por isso, ela é um importante destino no país, mas, infelizmente, eu não conheci. Se você precisar de mais dicas, sugiro ler as dicas do De Mochila e Caneca.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

37 respostas

  1. Oi, Luis.
    Este é o desafio. Tem que ir tendo flexibilidade de dias para fazer ajustes no roteiro de acordo com a disponibilidade de deles.
    Planejar não significa exatamente ter uma programação fechada, mas sim saber o que é prioridade e como aproveitar melhor o tempo, já que não dá mesmo para comprar com antecedência.
    Eles nunca responderam um email meu. Você pode tentar! 😉
    Um abraço

  2. Altier,

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer pelas ótimas postagens.

    Você recomenda sempre planejar bem a viagem antes de ir para Cuba, mas como planejar se não dá para comprar as passagens aéreas de traslado interno em Cuba aqui do Brasil?

    Se eu entrar em contato com as agências estatais por email elas venderiam pacotes para Cayo Largo e Cayo Guillermo?

    Obrigado!!

  3. Olá,
    Tentei fazer um roteiro pelo interior usando a VIAZUL, mas estou encontrando dificuldades para voltar para Havana. Alguma dica?
    Obrigado,

  4. olá, tudo bom ? com qual agencia fechou o bate volta para cayo largo ? fechou lá ? com qual antecedência? obrigada

  5. Oi, Luciana.
    Não. Só se você fosse ficar na casa de algum conhecido ou parente.
    Um abraço.

  6. Olá! Irei em família em julho e estou em pânico porque soube que mesmo no resorts em Cayo Coco há muitas baratas. Isso procede? Vc indica algum resort em Cayo Coco ou Guillermo?

  7. Essa carta convite é obrigatória para turistas? Quero passar 10 dias em maio e não conheço ninguém em Cuba

  8. Boa tarde. Gostaria de saber sobre a internet. Se hoje temos acesso 24 horas, pois tenho filhos menores que preciso ter contato caso aconteça algo quando os deixar.

  9. Olá achei seu blog numa pesquisa bem rápida. Eu e meu namorado teremos 15 dias em maio, e estamos pensando em Cuba, inclusive para fazer mergulho livre, você tem alguma indicação?
    Obrigada!!!!!

  10. ainda existe a taxação, melhor euro para trocar, se for pagar em papel moeda, ai tanto faz, consideram a mesma cotação dolar ou euro (ai compensa o dolar que aqui esta mais barato)

  11. Teria alguma ideia de valores desse roteiro todo?
    Sei que não é algo simples ou fixo, mas apenas pra ter uma ideia de se é algo na casa dos 10k, 20k, 30k…

  12. Não visitem Callejon de Hamel!!
    Um desrespeito com o turista, tentam estorqui seu dinheiro de qualquer jeito, abusam das mulheres nas danças e jogam sujo contando mentiras. São agressivos nas atitudes e condutas, além de intimidarem o visitante.

  13. Oi, Maria.

    Foi bem tranquila e nada assustadora como você descreve. Ainda bem, né?
    A aeronave esta bem conversada, mas é pequena mesmo.

    Um abraço.

  14. Oi Altier,
    Apaixonada pelo seu blog.
    Gostaria de ter perguntar como foi a viagem de avião até Cayo Largo, eu morro de medo de avio pequeno e ouvi falar que os aviões cubanos não tem manutenção e são muito velhos. Fico apavorada só de pensar.

  15. Qual foi a sua experiência ficando em casas particulares? Como saber quais são oferecidas e se o contato para a hospedagem foi feito antes de chegar a Cuba?

  16. Oi, Julia.

    Não existe uma tabela fixa com horários dos voos. Todos são voos fretados e acontecem de acordo com as negociações das agências – sim, é muito estranho.
    Se fosse você, faria tudo lá, quando chegar, porque eles cancelam os voos sem qualquer explicação – um amigo perdeu uma diária de hotel por isso.

    De Varadero para Cayo Coco você pode ir de avião, ônibus ou alugar um carro.
    Todas as praias de Cuba são liberadas. Se tiver um resort na frente, você pode entrar e ir na praia sem problemas.
    Veja isso: https://www.penaestrada.blog.br/aproveite-seus-dias-de-praia-em-varadero/

    Um abraço.

  17. Boa tarde! Estou querendo fazer exatamente este roteiro. Tenho as seguintes dúvidas, se conseguir ajudar:
    – consigo me deslocar de Varadero para Cayo Coco? Eu tenho que voltar Havana? Tem ônibus ou consigo alugar carro?
    – por um acaso vc sabe com quem frequência tem voo pra Cayo Largo? Visto que eu só vou conseguir comprar o voo chegando em Havana?? Porque eu pretendo ficar uns 2/3 dias lá, e não consigo programar o resto da viagem sem saber a data que eu iria pra Cayo Largo.
    – li que as melhores áreas das praias só tem acesso se ficar nos resorts, o que deixaria o orçamento mais salgado, tem alguma outra forma de acessar? Ou ficando em casa igual vc ficou, a praia era tão bonita igual às demais?

  18. Boa tarde mestre. parabens pelo site, sensacional. Cara, ja viajei bastante, mas queria ir para um lugar diferente no final do ano… ai pensei em CUBA. Eu to doido para conhecer os CAYOS… adoro paisagens e lugares fotogenicos… tenho 10 dias de ferias… o que recomenda, Cayo Largo ou Guillermo? Devo chegar via PANAMÁ…

  19. Sim, Pedro.
    Eu sempre voltei para Havana. Fiz assim:

    1. Havana – Varadero: ida e volta de táxi;
    2. Havana – Cayo Largo: ida e volta de avião;
    3. Havana – Cayo Guillermo: ida de ônibus e volta de táxi.

    Lembrando que o táxi compensou porque estava em um grupo de quatro pessoas.

    Um abraço.

  20. oi Altier, como organizou o roteiro? precisava ficar voltando para Havana entre um lugar e outro? gostei dos lugares que estão aqui, e posso ter essa quantidade de dias, mas gostaria de saber como otimizar a logística de ida e volta de cada lugar. obrigado!!!

  21. Mais uma vez, muito obrigado Altier!!!! Suas dicas já me ajudaram e vão me ajudar bastante!
    Abração

  22. Oi, Leandro.

    É bom comprar as passagens com antecedência, porque a oferta é pouca.
    O problema é que não há venda pela internet. Só presencial.

    Um abraço.

  23. Altier, muito obrigado pelas informações!! Fiquei mais tranquilo!!!

    Outra pergunta: é preciso comprar as passagens de ônibus com muita antecedência ou dá improvisar o roteiro e ir para outro lugar já estando em uma cidade?

    Obrigado mais uma vez!!
    Abraços

  24. Oi, Leandro.

    Olha, eu tb levei EUR 1.000, mas gastei apenas EUR 800. Então, como diz que é um viajante econômico, dá sim.
    Sobre a hospedagem, se você for ficar em casas particulares (o que sugiro fazer) é muito de boa conseguir na hora que chegar – se não for muito cedo ou muito tarde, claro.

    Um abraço.

  25. Boa noite, Altier! Tudo bem?
    Muito obrigado pelas informações!
    Estou com duas dúvidas:
    A primeira: vou ficar 13 dias na ilha e no geral sou bem econômico. Estou levando 1000 euros. Será que é o suficiente?
    A segunda dúvida: É possível sair de Havana para outras cidades sem ter a hospedagem reservada? Por exemplo, se eu decidir ir a outra cidade que não estava no roteiro, é fácil arrumar um lugar para ficar?
    Agradeço desde já!
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *