Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Havana: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Havana: dicas de transporte em Cuba

Para planejar como chegar a Havana é preciso ter atenção em algumas questões, porque ainda que Cuba esteja cada vez mais no roteiro dos viajantes brasileiros, as coisas não são tão fáceis e simples de serem organizadas. Mas pode ter certeza de que todo esforço valerá a pena.

Depois de chegar a Havana e de caminhar pelas ruas da capital, você rapidamente notará o humor leve dos cubanos, a paixão que têm por sua terra – mesmo com tantas contradições – e se sentirá como em uma viagem no tempo, com carros antigos circulando por todos os lados.

Como chegar a Havana

De avião

O principal aeroporto do país é o Aeroporto Internacional José Martí (HAV), em Havana, então, partindo do Brasil, certamente será nele que você vai chegar, pois ele é o principal ponto de conexão com outras cidades do país.

A companhia aérea nacional é a Cubana de Aviación, mas ela não voa para o Brasil.

Então, você pode escolher entre as seguintes empresas aéreas: Copa Airlines, Latam e Avianca. Em todos os casos, será preciso fazer escala em algum outro país da América Latina.

Por isso,  é importante saber quais os documentos serão exigidos. 

O Panamá, por exemplo, exige o passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

De cruzeiro

Há navios de cruzeiro que chegam a Havana.

Durante a viagem pelo Caribe, as paradas são rápidas, de um ou dois dias, sem muito tempo para você explorar a cidade além dos pontos turísticos básicos. Mas, claro, é uma opção.

A comodidade de fazer um cruzeiro é que você está em um hotel cinco estrelas ambulante, com todos os serviços ao seu alcance. Isso significa que você não precisará se preocupar com hospedagem e alimentação, por exemplo.

Uma das empresas que fazer cruzeiro para Cuba é a MSC Cruzeiros.

Como viajar de Havana para outras cidades

De ônibus

A principal empresa de ônibus de Cuba é a Viazul, mas eu já adianto: comprar passagem é uma saga, já que os horários são reduzidos e os veículos estão sempre lotados.

É aí que está um grande problema, já que a venda só é feita nos guichês da empresa. Ela até tem um site, mas eu nunca consegui fazer uma simulação de compra nele – se você conseguir, por favor, me avise.

→ Veja onde comprar passagem da Viazul

Outra empresa, a Transtur está em todos os lugares, mas serve basicamente para quem compra pacotes com a Cubanacan.

Como chegar a Havana: dicas de transporte em Cuba

Gaviota também faz traslados para alguns destinos turísticos do país, que, geralmente, são vendidos pela Cubatur.

Se você optar por chegar a Havana de ônibus, eu sugiro que você leia: Como funcionam as agências de viagem em Cuba, já que todas são controladas pelo governo.

De carro

Se você é daqueles viajantes que ama colocar o pé na estrada, as coisas podem ser um pouco mais complicadas: não é fácil alugar um carro em Cuba.

E isso não é apenas pelo preço, mas porque nem sempre há veículos suficientes para atender a demanda. Para saber mais, leia: Dicas para alugar um carro em Cuba.

Como chegar a Havana: dicas de transporte em Cuba

De forma geral, as principais estradas e rodovias são razoáveis. Entretanto, é compreensível que a qualidade das vias piore à medida que nos afastamos dos grandes centros.

Em cidades turísticas, como Havana e Varadero, e nas ilhotas, como Cayo Largo, Cayo Largo e Cayo Guillermo, o trânsito pode ser agitado na alta temporada.

Visto para Cuba

Independentemente da forma que você escolher para chegar a Havana, será preciso apresentar o passaporte com validade de seis meses e o visto.

É muito importante ter o visto antes de embarcar para Cuba. Caso contrário, você pagará multa. Para saber mais, leia: Como comprar o visto para Cuba.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

11 respostas

  1. Oi, Keka.
    Sim, você pode contratar um táxi, por exemplo.
    Não existem apenas carros antigos, como aqueles clássicos americanos dos anos 1950.
    Dá para conseguir táxis com os do Brasil. Fique tranquila. 🙂
    Um abraço.

  2. Olá Altier! Vc saberia me dizer se para se locomover de uma cidade a outra em Cuba, podemos contrata algum carro privado, tipo taxi, ou algo assim? Digo, para não depender do transporte publioi….e vc saberia dizer como e onde podemos nos informar a respeito… Está bem dificil conseguir este tipo de informação na internet…agradeço se puder nos ajudar com alguma informação, abraço!

  3. Insegurança em Cuba? O ponto forte de Cuba é a sua segurança. Com certeza, roubos ocorrem com muito menos frequência do que em qualquer outro país latino. tanto é que o turismo em Cuba no ano de 2019 chegou a ter mais de quatro milhões e meio de turistas. Para se ter uma ideia ,o Brasil ,que é um país gigante, teve um pouco mais de seis milhões. Você está muito desinformado.

  4. Mariza Acácia Elias Ferreira
    Eu quero muito conhecer o país de Cuba eu tenho muitos amigos em Santiago de Cuba eu converso com eles todos os dias pela Internet eu tenho um namorado ai em Cuba e quero muito conhecer os Cubanos são pessoas maravilhosas espero que eu consiga viajar o mais breve possível

  5. Oi, Juliana.
    Cuba está com a fronteiras fechadas. A previsão é que comece a abrir gradualmente a partir de novembro.
    Um abraço!

  6. Olá, como vai? Fui tentar pesquisar passagens saindo do Rio ou São Paulo para Havana, mas não existem vôos disponíveis para nenhuma data no Google Vôos. Existe algum macete específico pra se comprar passagem pra lá?

  7. Gostaria de conhecer Havana e outras cidades cubanas, mas gosto de estar conectado a internet quando não estou passeando pelas ruas. A mobilidade urbana também me preocupa, paresse ser bastante restrita. A última dificuldade das que tenho notícias é o fato de não haver produtos básicos nas prateleiras dos mercados. É fato ou fake ?

  8. Oi, Julio.

    Felizmente eu não vi nada disso em Cuba. Aliás, me senti muito mais seguro lá do que no Brasil.
    A prostituição sim é um problema, mas de fato não vi situações de risco.

    Mesmo assim, obrigado por seu depoimento e sua opinião.

    Um abraço.

  9. Finalmente viajar a cuba não e garantido nada para o turista, é um pesadelo sim contar aduana no aeroportos q vai quer q você de seus chinelos até seu chapéu, horrível, tem muitos destinada a belos para visitar cuba é um país comúnista q não garanta nem a sua seguridade, gineteras q ejercen a prostituição invadem a sua prova tempo tudo, roubam até suas cuecas, eu não viajo nesse país de jeito nenhum.
    Esteupos roubos asaltos começando pela aduana do aerpto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1