Quando ir à África do Sul: as melhores dicas para viajar em cada estação

40

Atualizado em 1 de fevereiro de 2022

Quando ir à África do Sul

É muito importante entender quando ir a África do Sul para que você possa aproveitar melhor sua viagem, sem perder tempo e, claro, seu precioso dinheiro.

Geograficamente, o país fica na zona de clima temperado, mas ao longo de seu território, há vários tipos de climas.

Como você pode ver no mapa abaixo,  o clima tropical abrange a maior parte  do território. O clima mediterrâneo aparece mais ao sul. O árido tropical, forma a paisagem das savanas no norte, e o clima de montanha é encontrado mais no oeste do país.

Olhando o mapa acima, também é fácil ver a diferença de climas e de temperaturas. Quanto mais próxima da cor vermelha, mais quente é a região; e quanto mais próximo do azul, mais temperado é o clima.

O clima em cada estação

A África do Sul é um país relativamente seco, com média anual de 460 milímetros de chuva. A porção sul-ocidental é onde mais chove no inverno, mas o resto do país é, quase sempre, mais chuvosa no verão.

Como fica no hemisfério sul, as estações do ano lá são exatamente nos mesmos meses daqui do Brasil.

Como sempre estamos dependendo do sol, da chuva, da velocidade dos ventos e outros fatores assim, acho importante entender as diferenças de cada estação.

VERÃO

De dezembro a fevereiro é verão na África do Sul.

Na região central e nordeste, na área do Parque Nacional Kruger,  faz bastante calor,  e mesmo com dias mais chuvosos, a temperatura chega facilmente a 35 graus.

No sudeste e sul, em Cape Town, por exemplo, o clima mediterrâneo traz bem menos chuvas no verão.

Os dias são mais longos, ensolarados e ideais para explorar o lado natural das cidades.

Se você pretende mergulhar, esta não é a melhor época. Os meses ideais vão de abril a setembro. O mesmo vale para surfistas que procuram boas ondas.

Veja quando ir à África do Sul

INVERNO

Entre julho e agosto é inverno no país.

Na região do Parque Nacional Kruger e nos arredores de Joanesburgo,  as temperaturas caem e o clima fica agradável. 

Esse período é ideal para fazer safáris, já que a vegetação está menos densa e facilita a visualização dos animais. Entretanto, os dias são mais curtos e anoitece cedo, por volta das 18h.

PRIMAVERA E OUTONO

Em outubro e novembro é baixa estação. O clima gostoso da primavera chega com a queda no número de turistas e quase tudo fica mais barato e menos lotado de gente. Esta é, obviamente, a melhor estação para ver as árvores floridas nos parques da África do Sul.

De março a junho é outono e início de inverno. Essa é uma ótima época para viajar, já que o clima é bom e é baixa temporada. É nessa época que chegam as baleias-francas-austrais na costa sul-africana, que aqui ficam até outubro.

Veja quando ir à África do Sul

Quando ir à África do Sul

 Não há exatamente um período ideal para ir à África do Sul , já que o país pode ser visitado o ano inteiro.

Como eu expliquei, alguns períodos são melhores para algumas atividades, e isso acontece em todos os lugares do mundo. Então, é bom viajar sabendo disso.

Para quem quer fazer safári

A melhor época para visitar Joanesburgo e para fazer safári no Parque Nacional Kruger é no inverno, entre julho e agosto.

Nessa estação, a temperatura é agradável e como os rios estão mais secos e o alimento mais escasso, a concentração de animais nos parques nacionais é maior.

Para quem vai a Cape Town

Se você vai à Cape Town, prefira o verão ou a primavera, de dezembro a fevereiro e entre outubro e novembro, respectivamente. Nesses períodos, os dias são longos e as chuvas menos frequentes.

As estações de transição – primavera e outono – são as melhores para fazer passeios a pé, porque o clima é agradável em quase todo o país.

Nos arredores da Cidade do Cabo, o inverno é chuvoso e fazer caminhadas pode ser um pouco difícil.

Se sua intenção é ficar perto das praias, o meio do verão é a melhor escolha, apesar delas ficarem sempre lotadas.

Veja os principais feriados do país.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Então, antes de viajar, verifique quais as medidas protetivas  estão sendo adotadas no seu destino. Alguns lugares exigem o comprovante de vacinação contra covid-19, o uso de máscara e até seguro viagem.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns dos hotéis;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento social;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto;
  • Restrição de horários e de capacidade de público em museus e eventos.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Passaporte com validade de pelo menos seis meses da data de chegada e 30 dias da data de saída.
Dinheiro| O rand (ZAR) é a moeda local. Para sua viagem, leve dólares ou euros e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | O país exige vacinação contra a febre amarela, independentemente do motivo da viagem.

SEGURO VIAGEM

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da África do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas da África do Sul.