Vinícolas de Cape Town e arredores: um passeio pelos vinhos da Áficra do Sul

Atualizado em 20 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Vinícolas de Cape Town e arredores

África do Sul ocupa uma alta posição na lista dos dez principais países produtores de vinho do mundo e a uva símbolo é a Pinotage. Com uma característica doce no aroma e no paladar, dependendo do tratamento, produz dos vinhos mais leves até os mais encorpados. Isso tudo eu aprendi durante o passeio pelas vinícolas de Cape Town e seus arredores.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Vinícolas de Cape Town

Existem muitas fazendas produtoras de vinho nos arredores de Cape Town, mas eu escolhi conhecer apenas quatro.

Asara Estate

O dia começou ensolarado e não demorou meia hora até o Asara Estate.

A primeira safra da fazenda foi em 1691 e, desde então, o Asara tem sido propriedade de uma única família. Inicialmente, eram duas fazendas de vinho, mas depois, as terras foram unidas pelos atuais administradores. Assim, eles criaram um destino de agroturismo sustentável, acolhedor e amigável.

Vinícolas de Cape Town e arredores

Com 180 hectares, o Asara oferece um belo cenário natural: em um salão com vista para o porão de barris, onde descansa a bebida de Baco, você pode degustar algumas taças da preciosa bebida.

Vinícolas de Cape Town e arredores

O Centro de Degustação do Asara funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos, o horário é das 10h às 16h.

Delaire Graff Estate

A segunda parada foi na Delaire Graff Estate.

Essa vinícola fica entre majestosas montanhas e tem uma bela vista para os vinhedos de Stellenbosch: a Delaire é um dos principais destinos de vinho do mundo.

A arquitetura impressiona, misturando a herança holandesa com artefatos do estilo africano. Um grande destaque são as obras de arte de alguns dos melhores artistas contemporâneos da África do Sul.

Experientes sommeliers estão à disposição para nos aconselhar sobre o estilo de cada bebida das safras atuais.

O salão de vinhos tem uma grande lareira, ideal para os dias de inverno. No verão, a varanda é um cenário perfeito para a degustação.

Vinícolas de Cape Town e arredores

Sentado sob a sombra de uma imensa árvore, na varanda do Wine Lounge, saboreio vinhos finos e suaves. Todos produzidos das uvas colhidas das videiras à minha frente.

 A visita pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 9h30 às 16h.

Haute Cabrière

A terceira vinícola que conheci foi a Haute Cabrière, formada por duas fazendas com uma história rica e um cenário deslumbrante.

Nela são produzidos os exclusivos Pierre Jourdan e Haute Cabrière.

Vinícolas de Cape Town e arredores

Em um salão construído sob um monte, como se fosse uma caverna, os visitantes são levados a uma viagem íntima através da história e da filosofia da Haute Cabrière.

A vinícola abre para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h. Nos sábados e feriados, das 10h às 16h, e aos domingos, das 11h às 16h.

Spice Route

A última safra de vinícolas do meu passeio é a fazenda originalmente chamada De Leuwen Jagt, mas que recentemente mudou seu nome para Spice Route.

Vinícolas de Cape Town e arredores

Além de experimentar o verdadeiro sabor do vinho produzido nessas terras, eu escolhi almoçar um delicioso filé de gazela com molho de vinho tinto acompanhado de legumes grelhados.

Quem quiser conhecer esta fazenda pode chegar aqui de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Conheça as vinícolas de Cape Town

Quanto custa

O preço cobrado para degustação nas vinícolas de Cape Town varia de ZAR 75 a ZAR 280.

Quando ir

Cape Town tem as quatro estações do ano bem definidas.

O verão, entre novembro a fevereiro, é quente, seco e com pouca chuva. Nesse período, as temperaturas máximas ficam entre 25 e 27 graus.

Vinícolas de Cape Town e arredores

No inverno, os termômetros chegam a marcar sete graus, sendo os meses de junho a agosto os mais chuvosos. Em fevereiro, março e novembro, quase não chove.

Eu visitei as vinícolas de Cape Town em janeiro e as videiras estavam como nas fotos: cheias de folhas verdinhas.

Como chegar

Sem dúvida, a melhor forma de curtir esse passeio é alugando um carro. Assim, você faz tudo no seu tempo e para onde quiser – você precisará de um motorista que não vá fazer a degustação de vinhos, porque beber e dirigir não combima.

Existem alguns pacotes operados por agências que fazem essa rota. O ônibus vermelho, que faz o City Tour em Cape Town, também tem paradas nas vinícolas que ficam mais perto, como a Groot Constantia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

8 Comentários

  1. Amanda de Freitas

    Oi, Áltier! tudo bem? estou planejando uma viagem para a África do Sul e pretendo visitar as vinícolas. porém, não desejo fazer a degustação de vinhos.. queria saber se é necessário pagar para visitar as vinícolas (tirar fotos, andar pelas videiras, etc) ou se apenas a degustação é taxada! desde ja obrigada 🙂

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Amanda.
      Na maioria delas há tarifas para quem vai degustar e para quem vai apenas usar o espaço, almoçar e etc.
      Pode ficar tranquila.
      Um abraço.

      Responder
  2. Vinicius Canuto

    Estou indo e dezembro para Cape Town e vou dedicar pelo menos um dia para a região das vinículas. Fez em carro próprio ou contratou algum serviço de transporte?

    Responder
    • Altier Moulin

      Fui com o carro de um amigo, Vinicius.
      Para dirigir no país, brasileiros precisam da permissão internacional.

      Um abraço.

      Responder
  3. Pedro Marins

    Olá, Altier. Tudo bem?

    Estou indo para Cape Town no próximo mês. O passeio nas vinícolas está incluso no meu roteiro. Porém, surgiu uma dúvida: Eu vou me hospedar em Camps Bay e fico com um carro alugado o tempo todo.
    É possível fazer todos os passeios, e passar o dia por lá, e voltar para camps bay sem maiores problemas ou é muito cansativo?
    Já vi várias dicas que diziam para se hospedar lá, mas isso encareceria e eu prefiro não ficar por durante a noite.

    Atenciosametnte,

    Responder
    • Altier Moulin

      Eu fiz o passeio em um dia, no esquema bate-volta, Pedro.

      Um abraço.

      Responder
  4. Luciana

    Gostei muito dos seus posts da África do Sul e queria copiar alguns comentários e dicas para compor a minha viagem.
    Sei que o plágio não é nada legal, mas nem todo mundo que quer copiar e colar vai plagiar! Pena que eu consegui…

    Responder
    • Altier Moulin

      Ei Luciana,

      Não seu se entendi muito bem o seu comentário. Mas, se não entendi errado, você quer mesmo é incluir essas informações no seu roteiro de viagem, certo? Então fique a vontade. Mas, se for utilizar em outro blog – ou qualquer outro tipo de material – é preciso autorização por escrito como consta no rodapé do blog.

      Um abraço e boa viagem!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35
Share to...