A divertida visita ao Aquário de Cape Town

8

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018

Tubarões, peixes coloridos, tartarugas, focas, arraias, pinguins e muitas outras espécies nadam nas águas do aquário de Cape Town. Localizado na parte mais charmosa da cidade, o Waterfront, o Two Oceans Aquarium reúne mais de três mil espécies dos oceanos Atlântico e Índico, que se unem no extremo sudoeste do continente africano, onde está o famoso Cabo da Boa Esperança.

No aquário, você também pode assistir de perto aos animais sendo alimentados. Os pinguins, por exemplo, têm refeições duas vezes ao dia, às 11h30 e às 14h30. É nesse momento que os tratadores transformam a hora sagrada da alimentação em uma verdadeira aula de ecologia. Eles explicam os motivos de os animais viverem em cativeiro, descrevem os hábitos das espécies e ensinam por que devemos cuidar dos nossos mares.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

Uma das moreias do aquário de Capetown.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

Show de cores e formas.

06

Outro incrível ambiente do aquário.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

Hora do lanche: é possível aprender mais sobre as espécies enquanto elas são alimentadas.

Na seção dos predadores, você não vai encontrar o temido tubarão-branco. Apesar de sua fama e presença constante nas águas da península, o aquário de Cape Town possui apenas alguns exemplares do tubarão-touro, que tem suas fileiras de dentes expostas. No tanque, o comprimento médio dos animais é de três metros, e você pode nadar entre eles.

Eu aproveitei também para apreciar o ambiente das arraias e ficar bem perto desses incríveis animais. Contemplei as moreias, os cavalos marinhos e as outras aves que dividem espaço com os pinguins.

Na saída do aquário de Cape Town, há uma lojinha onde você pode comprar suvenires para levar como lembrança e, ainda, contribuir com a manutenção dos projetos de preservação ambiental que o Two Oceans Aquarium desenvolve.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

O tanque dos predadores.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

O tubarão-touro: mais de três metros de comprimento.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

A dentição protuberante do tubarão-touro.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

O nado suave da arraia.

Planeje sua visita ao aquário de Cape Town

Quanto custa | A entrada para adulto custa ZAR 135. Crianças de 4 a 13 anos pagam ZAR 65, e de 14 a 17, ZAR 100. Para mergulhar com os tubarões, você paga ZAR 790, incluindo o equipamento. Se comprar o ingresso pela internet, você tem descontos especiais.

Quando ir | O aquário de Cape Town abre diariamente – inclusive aos sábados, domingos e feriados –, das 9h30 às 18h. Os pinguins são alimentados duas vezes ao dia, às 11h30 e às 14h30.

Cape Town tem as quatro estações do ano bem definidas. O verão, entre novembro e fevereiro, é quente, seco e com pouca chuva. Nesse período, as temperaturas máximas ficam entre 25 e 27 graus. No inverno, os termômetros chegam a marcar sete graus, sendo os meses de junho a agosto os mais chuvosos. Em fevereiro, março e novembro quase não chove.

A divertida visita ao Aquário de Cape Town

Fachada do Two Oceans Aquarium, no Waterfront.

Quem leva | Há inúmeros passeios muito interessantes em Cape Town, e você pode consultar os preços e fazer a reserva on-line. Veja esse e todos os outros passeios de Cape Town.

Como chegar | O Two Oceans Aquarium fica em uma das áreas mais movimentadas da cidade, o Waterfront. Para chegar aqui você pode usar os ônibus do sistema MyCiTi. As linhas T01 e 104 param praticamente em frente ao aquário. A tarifa é calculada pela distância percorrida e, para você ter uma ideia, do centro para cá a passagem custa ZAR 17.80

Onde ficar | O centro da cidade ganha alguns pontos na hora de escolher onde se hospedar em Cape Town, pois ele fica perto de lugares bastante visitados, como o Waterfront, e é recheado de museus e restaurantes. Além disso, essa região tem fácil acesso aos meios de transporte público e o preço da hospedagem aqui é mais camarada. Veja as minhas dicas de onde se hospedar em Cape Town.

Reserve já o seu hotel em Cape Town e garanta os melhores preços.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na África do Sul por até 90 dias. Entretanto, é necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data prevista para o retorno. É muito importante ter um seguro viagem enquanto estiver no país para ser atendido em caso de incidentes. Veja como comprar o seguro viagem com descontos exclusivos.

O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) contra a febre amarela é obrigatório. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país. Nessa região, há muitos insetos e, também, casos de malária. Veja como se proteger aqui.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Fala Altier,

    Não conheci o aquário de Cape Town, mas fiz todos os passeios possíveis para ver os animais na natureza. Indo para o Cabo da Boa Esperança são vários, principalmente pinguins e babuínos. Também fiz o mergulho com o temido tubarão branco.

    Abração

    • Altier Moulin

      Então, só a estrada que vai pra Cape Point já vale a viagem. Vi uns pinguins em Saimon’s Town. O Tubarão eu não fiz. Fica pra próxima. Vlw!

  2. Acabei de voltar da África do Sul e agora que to vendo seus posts! rs Tb fui no aquário, fazia tanto tempo que não ia em nenhum… Mas não vi esse monte de pinguins não, (só na praia a caminho de Cape Point rs).

    • Altier Moulin

      Fernanda,

      Tem uma área no segundo andar, se não me engano, que tem muitos pinguins e você pode vê-los se alimentando. É uma graça! 🙂

      Um abraço!

  3. MARCIO ROGERIO FERREIRA DA SILVA on

    OLÁ, TD BEM, VOU PARA CAPE TOWN EM JUNHO, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ SABE QUANTO TEMPO LEVA MAIS OU MENOS PARA CONHECER TODO O AQUÁRIO.

    GRATO PELA ATENÇÃO.

Escreva um comentário