Descubra como subir a Table Mountain

13

Atualizado em 11 de julho de 2018

Você não precisa se esforçar muito para perceber a imponente presença dessa montanha no horizonte de Cape Town, na África do Sul. E, certamente, você não resistirá ao seu charme e vai querer subir a Table Mountain.

Ela foi consagrada como uma das Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo em concurso público realizado pela fundação New7Wonders. Com sua paisagem dominante em todos os cantos da cidade, a montanha é a atração turística número um do sudoeste sul-africano.

Subir até o seu topo é uma atividade imperdível por aqui. Essa imensa montanha de cume achatado está dentro do Table Mountain National Park, que se estende por três quilômetros ao redor da Table Bay, a formosa baía da cidade. Seu ponto mais alto supera os mil metros.

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O TABLE MOUNTAIN NATIONAL PARK

Reconhecido como um dos principais atrativos da África do Sul, o Table Mountain National Park é também um importante ícone mundial do turismo no país. E isso não acontece apenas por causa de sua impressionante beleza cênica, mas devido à sua biodiversidade e riqueza de vida. Nessa região, estão cerca de 20% de toda a diversidade de plantas do continente. Por esse motivo, a Unesco a considerou um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Chamada pelos indígenas que habitavam a região de Montanha do Mar, essa imensa formação rochosa teve a sua origem iniciada há 30 mil anos. Criado em 1998, o parque se divide entre áreas urbanas e terras de propriedade privada, assim vencendo o desafio de proteger  os 221 quilômetros quadrados. Além disso, ostenta o título de ser o parque nacional mais visitado da África do Sul, com mais de 4,2 milhões de visitantes a cada ano.

Dentro do parque, apenas algumas áreas podem ser acessadas de carro particular: o Cabo da Boa Esperança e a Signal Hill. Mesmo assim, os veículos estão sujeitos aos limites de velocidade estabelecidos e devem manter-se nas estradas designadas.

Como subir a Table Mountain

Vista da Table Mountain a partir de Robben Island.

Para subir a Table Mountain, você pode usar o moderno teleférico chamado de Cableway. Pode também fazer uma caminhada pelas trilhas da montanha. Se escolher usar o teleférico, reze para não perder pelo menos uma hora na fila de entrada. Quando visitei a Table Mountain, tive que esperar 90 minutos para comprar o ingresso. Essa concentração de turistas acontece porque o clima no topo da montanha é imprevisível e não são raros os dias em que seu cume fica coberto por nuvens. Isso faz com que os visitantes escolham justamente os dias de céu limpo para subir a Table Mountain.

Com os ingressos na mão, tudo fica mais simples e rápido. A cada viagem, o teleférico transporta 65 pessoas, e já adianto que dentro do bondinho não é preciso correr para ficar na janela. Ele gira 360 graus e proporciona uma visão igual a todos os passageiros.

Como subir a Table Mountain

Subindo a Table Mountain.

Como subir a Table Mountain

O mar azul e as praias de areia branca.

Como subir a Table Mountain

Vista de parte de Cape Town, com o estádio da Copa de 2010 ao fundo.

07

O bondinho do teleférico.

Para quem prefere subir a Table Mountain a pé, é importante saber que a trilha é bem íngreme. A caminhada demora quase duas horas, mas a recompensa acontece a cada passo.  Aqui, você está sempre acompanhado de uma paisagem simplesmente fantástica. No topo, você ainda poderá explorar uma enorme área cheia de formações rochosas e pequenos arbustos. Além disso, alguns mamíferos aparecem para nos encantar ainda mais. Do alto da Table Mountain, dá para ver toda a cidade de Cape Town e a imensidão azul do Oceano Atlântico, com suas praias de areias brancas.

Lion’s Head | Ao lado da Table Mountain fica a Lion’s Head, com seus quase 700 metros de altura. A única forma de chegar até ela é caminhando. Quem quiser fazer o trajeto a pé até o seu topo deve subir logo cedo, quando as temperaturas são mais amenas. A caminhada dura pouco mais de uma hora, e vale lembrar que não é recomendado descer depois do pôr do sol.

Signal Hill | Essa pequena montanha se estende bem em frente à Table Mountain e aos pés da Lion’s Head. Ela proporciona uma das mais interessantes vistas da cidade. Sua bem cuidada e sinuosa estrada nos leva até o ponto ideal para apreciação da fabulosa Table Mountain. Além disso, o pôr do sol na Signal Hill é disputado por casais apaixonados que contemplam juntinhos as primeiras estrelas da noite aparecerem sobre o imenso mar.

Como subir a Table Mountain

As trilhas da Table Mountain.

Como subir a Table Mountain

Lios’s Head vista do alto da Table Mountain.

Como subir a Table Mountain

Signal Hill com a Lion’s Head e a Table Mountain ao fundo.

Uma maneira bem radical de ver a Table Mountain e toda a beleza de Cape Town é fazendo um voo de parapente, como mostra o pessoal do blog Turisteiro.

Programe-se para subir a Table Mountain

Quanto custa | O tíquete de subida e descida no teleférico custa ZAR 240. Se preferir subir a pé e descer de bondinho, ou vice-versa, o preço cai par ZAR 125. Estudantes pagam ZAR 130 e ZAR 70, respectivamente. Mas, o desconto vale apenas para as sextas-feiras. Uma forma de evitar filas é comprar o ingresso on-line. Esteja ciente de que justamente no seu dia de subir a Table Mountain o clima pode não estar lá essas coisas e sua visita será prejudicada.

Quando ir | É possível subir a Table Mountain todos os dias do ano. A não ser quando chove forte e a montanha fica fechada para visitantes. O primeiro bondinho parte entre 8h e 8h30, dependendo da época do ano. A última descida varia entre 18h30 e 21h. Veja os horários detalhados aqui.

Cape Town tem as quatro estações do ano bem definidas. O verão, entre novembro e fevereiro, é quente, seco e com pouca chuva. Nesse período, as temperaturas máximas ficam entre 25 e 27 graus. No inverno, os termômetros chegam a marcar sete graus. Os meses de junho a agosto são os mais chuvosos. Em fevereiro, março e novembro, quase não chove.

Quem leva | Há inúmeros passeios muito interessantes em Cape Town. Você pode consultar os preços e fazer a reserva on-line. Veja esse e todos os outros passeios de Cape Town.

Como chegar | Para aliviar o seu bolso você pode usar o transporte gratuito que lhe conduz até o ponto de subida do teleférico. O MyCiTi tem várias rotas pela cidade, e você não paga nada a mais por isso. O ônibus vermelho de Cape Town é outra forma fácil de chegar à Table Mountain. Ele também faz o trajeto até Lion’s Head e Signal Hill. Você também pode chegar até aqui de táxi ou com o Uber, que opera em Cape Town.

Onde ficar | O centro da cidade ganha alguns pontos na hora de escolher onde se hospedar em Cape Town, pois ele fica perto de lugares bastante visitados, como o Waterfront, e é recheado de museus e restaurantes. Além disso, essa região tem fácil acesso aos meios de transporte público, e o preço da hospedagem aqui é mais camarada. Veja as minhas dicas de onde se hospedar em Cape Town.

Reserve já o seu hotel em Cape Town e garanta os melhores preços.

O que levar | Nos dias mais quentes, use roupas leves e um chapéu para se proteger do sol. Nos dias mais frios, um casaco é indispensável para superar o vento no topo da montanha. Independentemente da temperatura, não se esqueça de passar protetor solar.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na África do Sul por até 90 dias. Entretanto, é necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data prevista para o retorno. É muito importante ter um seguro viagem enquanto estiver no país, para ser atendido em caso de incidentes. Veja como comprar o seguro viagem com descontos exclusivos.

O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) contra a febre amarela é obrigatório, e, sem ele, você pode ser impedido de entrar no país. Nessa região, há muitos insetos e, também, casos de malária. Veja como se proteger aqui.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

13 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia, Altier.

    Estou planejando minha viagem para a África do Sul em janeiro.
    Normalmente viajo muito e leio diversos sites, mas ainda não conhecia o Pé na Estrada. Parabéns pelo conteúdo, está me ajudando muito.
    O site é muito legal, com certeza vou continuar acessando para minhas próximas viagens.

  2. Avatar

    Oi Altier! tô montando meu roteiro pra África do Sul, e pelo que to lendo, acho q vou encarar subir a table moutain a pé mesmo (tenho o costume de fazer trilhas e corridas de 10, 12 km). Minha dúvida, se você puder me ajudar: acessa-se a lions head e a signal hill direto pela table mountain mesmo? em um dia é possivel fazer as tres, considerando a subida pela trilha e a descida por teleférico?

    • Altier Moulin

      Oi Nat,

      Sim, o acesso é pela área da Table Mountain. Em um dia você consegue, mas dependendo da época do ano o sol pode ser um complicador.

      Um abraço.

  3. Avatar
    Ivana da Silva Dantas on

    Em janeiro de 2018 iremos a África do Sul. Queremos conhecer Joanesburgo e Cape Town. Ficamos em dúvida se o Safari é um passeio tão indispensável assim. O que tu sugeres ?

  4. Avatar

    Oi Altier!
    Para chegar ao Table Mountain através do ônibus vermelho de Cape Town, é possível pegar esse mesmo ônibus mais tarde, em outro horário após visitar a montanha para retornar a cidade?
    Um abraço!

Escreva um comentário