Quando ir a Cape Town: a melhor época para viajar

2

Atualizado em 7 de julho de 2020

Quando ir a Cape Town

Rica em belezas naturais e com uma cultura exótica, para aproveitar ao máximo essa surpreendente cidade, é muito importante escolher bem quando ir a Cape Town.

É que apesar de não ter variações bruscas de temperatura,  há estações certas para cada tipo de atividade.  Mas é claro que, independentemente da época que você escolher, opções não vão faltar.

A Cidade do Cabo, como é chamada em português, tem uma incrível mistura de atividades ao ar livre, esportes radicais e de imersão na natureza, além de nos proporcionar uma viagem ao seu passado, desde a colonização até o fim do Apartheid.

Quando ir a Cape Town

Como é o clima na cidade?

A África do Sul segue a mesma lógica do Brasil para as estações do ano – quando é verão aqui, é verão lá -, então, planejar quando ir a Cape Town fica bem mais fácil.

O clima de Cape Town é mediterrâneo e as estações são bem definidas. Durante o inverno, é possível que acumule um pouco de neve no topo das montanhas mais altas e, no verão, há 90% de chance dos dias serem ensolarados e com céu azul.

Aqui, não há grandes extremos de temperatura, e é por isso que conhecer Cape Town será maravilhoso em qualquer época do ano.

Ventos fortes são frequentes

Como está na região de encontro de dois oceanos – Atlântico e Índico –,  os ventos podem chegar a velocidades altíssimas.

Você vai notar isso caminhando pela orla da cidade: as copa das árvores são inclinadas no sentido do vento.

Recentemente, a Cape Town Cycle Tour, importante competição de ciclismo da cidade, foi cancelada devido a rajadas de vento que chegavam aos 100 quilômetros por hora.

Quando ir a Cape Town

Não existe exatamente um período ideal para visitar Cape Town, já que, como disse, você pode explorar a região o ano inteiro.

O que acontece é que alguns períodos são melhores para certas atividades ao ar livre, que estão relacionadas à natureza. Então, é bom viajar sabendo disso, para conseguir fazer o que mais quer sem se frustrar.

Como subir a Table Mountain

Em minha opinião,  Cape Town combina com calor, céu aberto e dias ensolarados. A cidade é linda e a paisagem natural fica mais exuberante em dias assim.

Então, se quiser minha opinião, evite o inverno.

Nos meses de dezembro e janeiro, especialmente, a cidade recebe mais turistas e acontecem muitos eventos. É sensacional.

Primavera e verão

O clima gostoso da primavera, que vai de outubro a novembro, chega com a queda no número de turistas e quase tudo fica mais barato e menos cheio de gente, porque esse período é considerado baixa estação.

No verão, de dezembro a fevereiro, os dias são mais longos, ensolarados e ideais para explorar o lado natural da cidade. As temperaturas variam entre 25 e 32 graus.

Mas, se você está pensando em tomar um banho de mar, talvez mude de ideia: a temperatura da água é muito gelada. Os meses de abril a setembro são mais indicados para isso. O mesmo vale se a sua prioridade for surfar boas ondas.

É no verão que acontece o Galileo Open Air Cinema, um projeto que oferece cinema ao ar livre em vários pontos da cidade. Ótima pedida para finalizar o dia e uma das diversas maneiras de aproveitar a vida de Cape Town.

Além disso, de dezembro a abril você consegue apreciar o Kirstenbosch Summer Sunset Concerts, que, como o nome já diz, é um festival de verão com diversas bandas, que acontece no jardim botânico.

Como subir a Table Mountain

Outono e inverno

O outono vai de março a junho e é uma ótima época para viajar, já que o clima é bom e é baixa temporada. É neste período que chegam as baleias francas-austrais na costa sul-africana. Elas ficam até outubro e dão um show com seus saltos.

Entre julho e agosto, no inverno, faz bastante frio e as chuvas são muito frequentes. Nevascas não são tão constantes como as chuvas, mas elas chegam levemente à cidade com alguma frequência. A temperatura no inverno pode cair para 8 graus e os ventos fortes deixam tudo mais gelado.

Quando ir a Cape Town

A minha principal dica, então, é evitar o inverno, porque, realmente, a paisagem de  Cape Town não combina com chuva,  frio e templo nublado.

Até porque uma das principais atividades da cidade é subir a Table Mountain e isso só faz sentido em dias claros, de tempo aberto.

Para você se organizar melhor, dê uma olhada na tabela abaixo. Ela mostra as temperaturas e a quantidade de dias chuvosos em cada mês.

QUANDO IR A CAPE TOWN
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 16 26 15  6
Fevereiro 16 27 17  5
Março 14 25 20  5
Abril 12 23 41  8
Maio 9 20 69  11
Junho 8 18 93  13
Julho 7 18 82  12
Agosto 8 18 77  14
Setembro 9 19 40  10
Outubro 11 21 30  9
Novembro 13 24 14  5
Dezembro 15 25 17  6

Todos os posts de Cape Town

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

  1. Avatar

    Boa noite,

    Gostei muito do Blog de vocês. Parabéns!!!

    Estou planejamento uma viagem a África do Sul no ano que vem e ouvi dizer que Cape Town estava passando por uma grave crise hídrica no início deste ano, com expectativas inclusive de chegar ao dia zero, onde o fornecimento de água potável seria totalmente interrompido.

    As ultimas notícias que encontrei na net são de março de 2018. Vocês sabem me dizer se a crise foi superada e como está a situação hoje?

    Desde já, agradeço a atenção!

    Att,

    Ricardo

    • Altier Moulin

      Oi, Ricardo.

      Sim, esta crise é real e ainda não está superada: os moradores têm sofrido muito reduzindo o tempo de banho, as atividades domésticas e etc, já que cada pessoa só pode consumir 25 litros de água por dia para fazer tudo.
      Isso é muito, muito sério.
      As autoridades não descartaram o Dia Zero, mas ele está sendo adiado e a esperança é que chova em maior volume nos próximos meses.
      De qualquer forma, os hotéis e as atrações turísticas têm se preparado para minimizar os reflexos dessa falta de água na vida dos turistas.
      Porém, é bom viajar sabendo da real.

      Já publicamos um post sobre isso. Veja isso: https://www.penaestrada.blog.br/day-zero-cape-town-pode-ficar-sem-agua/

      Um abraço.

Escreva um comentário