Quando ir a Cape Town

2

Atualizado em 24 de julho de 2018

Rica em belezas naturais e com uma cultura exótica, para aproveitar ao máximo essa surpreendente cidade, é importante escolher bem quando ir a Cape Town. É que apesar de não ter variações bruscas de temperatura, há estações certas para cada tipo de atividade. Mas é claro que, independentemente da época que você escolher, atividades não vão faltar: a cidade lhe oferece uma mistura de esportes radicais e de imersão na natureza, além da memória de seu passado, desde a colonização até o fim do apartheid.

A África do Sul segue a mesma lógica do Brasil para as estações – quando é verão aqui, é verão lá -, então, planejar quando ir a Cape Town fica bem mais fácil.

Quando ir a Cape Town

Não há exatamente um período ideal para visitar Cape Town, já que, como disse, você pode explorar a região o ano inteiro. O que acontece é que alguns períodos são melhores para certas atividades. Então, é bom viajar sabendo disso, para conseguir fazer melhor o que mais quer.

Reserve já o seu hotel em Cape Town e garanta os melhores preços.

O clima da cidade é mediterrâneo, e as estações são bem definidas. Durante o inverno, é possível que acumule neve no topo das montanhas mais altas. No verão, há sempre 90% de chance dos dias serem ensolarados e com céu azul. Aqui, não há grandes extremos de temperatura, e é por isso que conhecer Cape Town será maravilhoso em qualquer época do ano.

Na região, a altitude máxima é de 3.840 metros acima do nível do mar, mas somente em lugares específicos, então o mal de altitude não será um problema. Como está na região de encontro de dois oceanos – Atlântico e Índico –,  os ventos podem chegar a velocidades altíssimas. Em março deste ano, a Cape Town Cycle Tour, importante competição de ciclismo da cidade, foi cancelada devido a rajadas de vento que chegavam aos 100 quilômetros por hora.

Quando ir a Cape Town

O Waterfront é ideal para uma caminhada no fim das tardes ensolaradas.

Primavera: outubro a novembro

Em outubro e novembro é baixa estação. O clima gostoso da primavera chega com a queda no número de turistas e quase tudo fica mais barato e menos cheio de gente.

Verão: dezembro a fevereiro

No verão, assim como no Brasil, os dias são mais longos, ensolarados e ideais para explorar o lado natural da cidade. As temperaturas variam entre 25 e 32 graus. Se você esta pensando em mergulhar, escolha os meses de abril a setembro, assim como se a sua prioridade for surfar boas ondas.

É no verão que acontece o Galileo Open Air Cinema, um projeto que oferece cinema ao ar livre em vários pontos da cidade. Ótima pedida para finalizar o dia e uma das diversas maneiras de aproveitar a vida de Cape Town.

Além disso, de dezembro a abril você consegue apreciar o Kirstenbosch Summer Sunset Concerts, que, como o nome já diz, é um festival de verão com diversas bandas, que acontece no jardim botânico.

Quando ir a Cape Town

Há belas praias nessa parte da África do Sul.

Outono: março a junho

Essa é uma ótima época para viajar, já que o clima é bom e é baixa temporada. É neste período que chegam as baleias francas-austrais na costa sul-africana, ficam até outubro, e dão um show com seus saltos.

Inverno: julho e agosto

Entre julho e agosto, no inverno, faz bastante frio e as chuvas são muito frequentes. Nevascas não são tão constantes como as chuvas, mas elas chegam levemente à cidade com alguma frequência. A temperatura no inverno pode chegar aos 8 graus.

QUANDO IR A CAPE TOWN
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 16 26 15  6
Fevereiro 16 27 17  5
Março 14 25 20  5
Abril 12 23 41  8
Maio 9 20 69  11
Junho 8 18 93  13
Julho 7 18 82  12
Agosto 8 18 77  14
Setembro 9 19 40  10
Outubro 11 21 30  9
Novembro 13 24 14  5
Dezembro 15 25 17  6
CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Boa noite,

    Gostei muito do Blog de vocês. Parabéns!!!

    Estou planejamento uma viagem a África do Sul no ano que vem e ouvi dizer que Cape Town estava passando por uma grave crise hídrica no início deste ano, com expectativas inclusive de chegar ao dia zero, onde o fornecimento de água potável seria totalmente interrompido.

    As ultimas notícias que encontrei na net são de março de 2018. Vocês sabem me dizer se a crise foi superada e como está a situação hoje?

    Desde já, agradeço a atenção!

    Att,

    Ricardo

    • Altier Moulin

      Oi, Ricardo.

      Sim, esta crise é real e ainda não está superada: os moradores têm sofrido muito reduzindo o tempo de banho, as atividades domésticas e etc, já que cada pessoa só pode consumir 25 litros de água por dia para fazer tudo.
      Isso é muito, muito sério.
      As autoridades não descartaram o Dia Zero, mas ele está sendo adiado e a esperança é que chova em maior volume nos próximos meses.
      De qualquer forma, os hotéis e as atrações turísticas têm se preparado para minimizar os reflexos dessa falta de água na vida dos turistas.
      Porém, é bom viajar sabendo da real.

      Já publicamos um post sobre isso. Veja isso: https://www.penaestrada.blog.br/day-zero-cape-town-pode-ficar-sem-agua/

      Um abraço.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.