Como é visitar o Lion Park, na África do Sul

26

Atualizado em 27 de julho de 2018

Bem pertinho de Joanesburgo está mais um atrativo que você deve incluir em sua lista do que fazer quando estiver por aqui. O parque se autodenomina a atração número um dessa parte da África do Sul. Além disso, foi eleito pela revista Newsweek como uma das cem atrações que você deve conhecer no mundo. Eu fiz o passeio e conto como é visitar o Lion Park. Assim, você terá uma ideia do que lhe espera.

Reserve já o seu hotel em Joanesburgo e garanta os melhores preços.

E o que faz esse lugar ser tão especial? Quem vem ao Parque vai ver centenas de espécies de animais da savana africana. Além disso, poderá alimentar girafas e tirar fotos acariciando filhotes de leão. Tudo sempre acompanhado por profissionais e obedecendo às regras de segurança, é claro.

visitar o Lion Park

Gnus se alimentam no gigantesco espaço dos antílopes.

Quando cheguei ao Lion Park, eu escolhi dar uma volta para conhecer o local. Assim eu poderia ter uma visão geral de todo o território. Esse passeio pode ser feito em carro próprio ou no veículo do parque.

A primeira área em que entro é a dos antílopes. Aqui, zebras, girafas, gazelas e gnus podem correr pelo imenso espaço cercado, longe dos seus predadores naturais. Passo bem perto desses animais e observo detalhes que só tinha visto em fotos.

visitar o Lion Park

Uma das muitas zebras que vivem no Lion Park.

Em outros ambientes estão chitas, hienas, cachorros-selvagens e eles, os famosos leões. Quando entro no espaço onde ficam os felinos mais imponentes da África, parece que não estou com sorte. Por alguns minutos, nada de leões. Aqui, é muito importante seguir a rota pré-estabelecida. Ah, e é expressamente proibido abrir os vidros do carro, caso esteja em veículo próprio. Apesar de não serem comuns, acidentes podem ser fatais, como o que aconteceu com essa turista norte-americana ao visitar o Lion Park.

visitar o Lion Park

Gazelas são vistas com tranquilidade durante o passeio.

Sigo por mais alguns metros até que dois enormes leões apareçam deitados sob uma árvore. Não demora muito para que outros turistas os encontrem, mas nada os abala. Sonolentos, eles permanecem em paz.

visitar o Lion Park

O passeio pode ser feito em carro próprio ou nos veículos do parque.

Ando mais um pouco e encontro uma família dormindo confortavelmente. Eles são os raríssimos leões brancos, resultado de uma mutação genética que deixa a cor dos pelos mais clara, e por aqui vejo muitos deles.

visitar o Lion Park

De repente eles aparecem deitados sob uma grande árvore.

visitar o Lion Park

O raro leão branco, resultado de uma mutação genética.

visitar o Lion Park

Hora da soneca.

visitar o Lion Park

A chita acordando de seu preguiçoso sono.

O encontro com filhotes do Lion Park

Chega, então, a hora de me encontrar com os bebês do parque. Primeiro, alimento um filhote de girafa e, em seguida, entro no recinto dos bebês leões. Eles já não são tão pequenos assim – posso dizer que estão chegando à adolescência –, o que me causou um pouco de desconforto e insegurança. Se ficassem em pé eles poderiam alcançar facilmente o meu peito e pior, eu estava em desvantagem: eram pelo menos seis leões. Imagina se eles resolvem brincar comigo? É melhor mudar de assunto.

visitar o Lion Park

Acariciando uma jovem girafa.

Sigo as orientações da veterinária que cuida dos bichinhos: devo acariciar levemente, com a mão aberta, apenas a região das costas. O tempo aqui é curtíssimo. Mal dá para tocá-los, tirar algumas fotos, e já é hora de sair.

Há várias opções disponíveis para visitar o Lion Park. O programa que fiz é o mais básico. Você pode ainda caminhar com chitas ou fazer um safári à noite, quando os felinos estão mais ativos, e há também o encontro com filhotes de leopardo. Se preferir, você pode se hospedar em uma das modernas barracas do parque.

visitar o Lion Park

Aqui é possível alimentar bebês girafa.

Outro lugar muito interessante para você conhecer quanto estiver em Joanesburgo é o Rhino & Lion Park. Você pode ver dicas no blog Turisteiro.

Se planeje para visitar o Lion Park

Quanto custa | O passeio com duração de, mais ou menos, uma hora e o encontro com os leõezinhos custam ZAR 225. Se quiser fazer apenas o passeio, sem tirar foto com os filhotes, o preço cai para ZAR 175. Para saber quanto custa os outros programas, consulte a página do Lion Park.

visitar o Lion Park

O grande momento: acariciando o leãozinho.

Quando ir | O parque funciona todos os dias, das 8h30 às 21h. No verão, há mais chances de ver os bebês que nasceram na primavera. Se você estiver de veículo próprio, a entrada só é permitida até às 17h.

Joanesburgo fica a 1.750 metros acima no nível do mar e isso influencia muito em seu clima. Nos meses de inverno, entre maio e setembro, há pouca chuva e as temperaturas caem bastante, chegando bem perto do zero. No verão, entre outubro e abril, faz calor e chove com mais frequência, sendo que de novembro a março as chuvas são bem mais frequentes. Nessa estação, os termômetros registram temperaturas próximas aos 30 graus. Julho é o mês em que menos chove, enquanto janeiro é o mais chuvoso.

Quem leva | Há inúmeros passeios muito interessantes em Cape Town, e você pode consultar os preços e fazer a reserva on-line. Veja esse e todos os outros passeios de Cape Town.

Como chegar | Para visitar o Lion Park você deve seguir até Lanseria, cidade que fica a 47 quilômetros de Joanesburgo. A melhor forma de chegar aqui é alugando um carro para dirigir pelas agradáveis rodovias da África do Sul, mas não se esqueça que o trânsito segue as normas britânicas.

Onde ficar | Joanesburgo é uma cidade grande, populosa e cheia de atrativos. Por isso, escolher bem onde se hospedar aqui é essencial para aproveitá-la melhor. Veja as minhas dicas de onde se hospedar na cidade. Se você quiser ter uma experiência diferente e passar a noite dentro do Parque, eles oferecem hospedagem em charmosas tendas.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na África do Sul por até 90 dias. Entretanto, é necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, um mês depois da data prevista para o retorno. É muito importante ter um seguro viagem enquanto estiver no país, para ser atendido em caso de incidentes. Veja como comprar o seguro viagem com descontos exclusivos.

O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) contra a febre amarela é obrigatório. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país. Nessa região, há muitos insetos e, também, casos de malária. Veja como se proteger aqui.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

26 Comentários

  1. Avatar
    Gabriella Camargo on

    Olá Altier,

    Adorei, as dicas!! Você sabe me informar se é possível comprar apenas as entradas para o Lion Park antecipadamente? Vou para a África em dezembro, e já queria garantir essa atração! =)

  2. Avatar

    O meu sonho é ver leões de perto tocar neles eu quero tanto isso é o meu maior sonho porém não tenho condições…..
    Mas é o que amo leão leão. E leão
    Fico muito triste por saber q ñ posso realizar esse meu sonho tão especial de ver vários leões?

  3. Avatar

    Boa noite Altier, tudo bem?

    Adorei seu relato sobre sua visita ao Lion Park.
    Tenho apenas uma dúvida: eu posso apenas alimentar as girafas e visitar os filhotes de leão? Ou é obrigatório pagar pelo self drive?
    É que após Joanesburgo irei me hospedar em um lodge no Kruger e quero deixar para fazer os safaris lá.
    Obrigada.
    Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi, Anna.

      Não sei de nenhuma restrição para entrada de crianças de três anos no Parque. Inclusive, no site, a propaganda diz que é “um paraíso para crianças”.

      O que pode acontecer é que algumas atividades sejam limitadas, como o encontro com filhote de leões, que não deve permitir crianças pequenas.

      Um abraço.

  4. Avatar

    Boa noite Altier

    gosto de fazer meus roteiros sem depender de excursão ou pacote turistico. Minha dúvida é se seria seguro alugar um carro em Joannesburgo para ir até o lion-park e passar uns 03 dias no Kruger ? É tranquilo rodar de carro por lá ?

    Abraço e obrigado !

    Renato

  5. Pingback: 3 lugares imperdíveis de visitar quando estiver em Joanesburgo - Seu blog para todas as viagens

  6. Avatar

    Olá Altier, tudo bem?

    Pretendo ir à Africa em Abril e provavelmente irei ao Lion Park. Sabe me dizer se é fácil chegar lá sem alugar um carro?

Escreva um comentário