Como chegar a Joanesburgo

0

Atualizado em 24 de julho de 2018

Se você vem à África do Sul, é por aqui que você entra nessa terra de maravilhas. Chegar a Joanesburgo é estar um passo mais perto de explorar o exótico continente africano. Esta cidade não é, na maioria das vezes, a escolha principal dos turistas. Mas, acredite, existe muitos encantos em Joanesburgo.

Com programas para qualquer época do ano, você deve saber quando vir para cá de acordo com as suas preferências. Depois disso, chegar a Joanesburgo é só mais um caminho em direção à aventura.

Como chegar a Joanesburgo

AviãoO Aeroporto Internacional Oliver Tambo (JNB) é o mais movimentado da África. Ele é a principal porta de entrada para quem quer chegar a Joanesburgo e visitar as maravilhas da África do Sul.

O aeroporto fica a 22 quilômetros do Centro e recebe voos que partem do Brasil, exclusivamente, do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU). Além da South African Airways (SAA), a companhia aérea nacional, muitas outras empresas internacionais voam do Brasil para cá. Dente elas a Emirates, Air France e KLM.

Reserve já o seu hotel em Joanesburgo e garanta os melhores preços.

Para voos dentro do país, há duas linhas aéreas de baixo custo que ligam as principais cidades sul-africanas. A Kulula e a Mango. A South African Express e Airlink atendem apenas cidades menores.

Do aeroporto até o Centro, a melhor opção é usar o Gautrain, o serviço de transporte público que, infelizmente, não atende todas as áreas da cidade. Se estiver em grupo, tomar um táxi ou chamar o Uber pode ser interessante.

Como chegar a Joanesburgo

O sistema de trens urbanos é uma boa opção para sair do aeroporto.

Trem | Saindo de cidades como Pretória e Cape Town – entre outras – você consegue chegar a Joanesburgo de trem. Os trens de passageiros ligam diversas cidades sul-africanas e as principais linhas são operadas pela Shosholoza Meyl, empresa pública que assumiu os serviços ferroviários em 1997.

Atualmente, o percurso entre Joanesburgo e Cape Town é operado com trens modernos e a viagem ficou mais curta: de 35 horas no antigo Trans Karoo para, aproximadamente, 26 horas. A passagem na classe econômica custa cerca de ZAR 450.

A Blue Train também faz o transporte ferroviário de passageiros, mas os vagões operados por ela são exclusivos para a primeira classe, e só embarca nele quem puder pagar pelo luxo.

A Rovo Rail também é internacionalmente famosa e igualmente requintada, mas, como você pode imaginar, os preços são bem altos. Também, isso não é por acaso: esses trens são considerados os mais luxuosos do mundo.

Como chegar a Joanesburgo

O trem turístico mais caro do mundo está na África do Sul.

Ônibus | Viajar de ônibus na África do Sul é seguro e confortável, o que faz chegar a Joanesburgo usando o transporte rodoviário, uma boa opção.

Com serviços de qualidade, as empresas do país ligam grandes centros, pequenas cidades e até pequenas vilas. As principais empresas de ônibus na África do Sul são: Greyhound, Intercape, AS Roadlink e Translux.

A Baz Bus, muito usada por quem viaja de uma forma econômica, tem frequentes saídas entre Joanesburgo e Cape Town.

Você também vai notar que há inúmeras rotas feitas por vans e micro-ônibus alternativos. Sem muita segurança, esses veículos são mais usados por nativos, moradores de regiões mais afastadas dos centros urbanos. Se mesmo assim você escolher se arriscar em um desses carros, fique sabendo que sua viagem pode ser interrompida na primeira blitz policial que encontrar pelo caminho.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário