Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Joanesburgo: melhores bairros e hotéis

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Joanesburgo

De uma forma ou de outra, Joanesburgo vai entrar no seu roteiro para África do Sul. É que os voos que saem do Brasil sempre fazem uma parada na cidade, mas, para aproveitar melhor o que ela tem, é muito importante saber onde ficar em Joanesburgo.

Só que esta tarefa não é tão fácil assim.

Na cidade mais importante da África do Sul, que, infelizmente, nem todo mundo vê como destino turístico, a urbanização aconteceu de uma forma muito peculiar: durante o Apartheid, regime de segregação racial que vigorou no país até 1994, a população negra foi expulsa para a periferia.

→ Como conhecer Soweto

Isso gerou enormes bolsões de pobreza e, ainda hoje, o governo trabalha para reduzir as desigualdades.

Apesar disso, eu adorei tudo o que vi de Joanesburgo e, principalmente, toda a história de luta pela igualdade racial, liderada por Nelson Mandela.

Eu queria muito entender melhor o que foi o Apartheid e, de fato,  não há lugar melhor para isso do que Joanesburgo. 

Entenda Joanesburgo

Antes de decidir onde ficar em Joanesburgo, o primeiro passo é entender um pouco mais da cidade.

Joanesburgo fica em uma região metropolitana com quase nove milhões de pessoas, sendo que metade delas vive em Soweto e em outros subúrbios. Grande parte da população é negra e os brancos somam pouco mais de dez por cento.

Lembra que falei que os negros e pardos foram empurrados para fora da cidade? É assim.

Apesar de ser o centro econômico mais importante da África do Sul e referência para toda a África, o contraste entre ricos e pobres levou Joanesburgo a ter a uma das  maiores taxas de criminalidade  do mundo.

Mas, você não precisa desistir de Joanesburgo por causa da violência. É perfeitamente possível fazer uma viagem segura e agradável, se forem tomadas algumas precauções: é bom evitar fazer deslocamentos longos tarde da noite e nunca andar sozinho depois de anoitecer.

→ O que fazer em Joanesburgo

Para lhe dar um exemplo de que isso é possível, veja o caso do Rio de Janeiro que, apesar de ser muito violento, ainda recebe bem viajantes do mundo todo.

Faixas de preço em Joanesburgo

Antes de ver as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é bom dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Joanesburgo.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Onde ficar em Joanesburgo

Quando estava planejando minha viagem para a África do Sul, mesmo depois de ouvir tantas opiniões negativas sobre a cidade, eu estava certo de que Joanesburgo merecia muito mais do que poucas horas de conexão dentro do aeroporto, mas ainda faltava decidir onde me hospedar.

Então, eu descobri que há duas regiões ideais para ficar em JoanesburgoSandton Rosebank, que são muito procuradas por turistas do mundo todo.

→ Melhores hotéis de Joanesburgo

Nessas áreas, eu estaria próximo da estação do Gautrain, o metrô de superfície que vai até o aeroporto, e perto do Nelson Mandela Square, um shopping que é um dos principais pontos de encontro de Joanesburgo.

Mas claro, há muitas outras áreas interessantes para escolher onde ficar em Joanesburgo. Veja esta lista:

  • Sandton, o novo centro comercial da cidade;
  • Rosebank, o bairro mais interessante para viajantes;
  • Melrose, uma boa escolha na região central;
  • Centro, os melhores bairros são Newtown e Maboneng.

Eu sempre faço minhas reservas com o Booking.com, o site que mais confio. O processo é sempre muito fácil, as regras de cancelamento gratuito são flexíveis e quanto mais uso o site para fazer reservas, mais descontos ganho.

Agora, antes de decidir onde ficar em Joanesburgo, você precisa saber o que tem em cada um desses bairros e quais as melhores opções de hospedagem de cada um.

Antes de prosseguir, eu só quero dizer mais uma coisa muito importante: em Johannesburgo, tudo é longe e espalhado, então não espere encontrar um hotel que fique perto de todos os atrativos da cidade. Escolha um com uma  localização segura  e com bons serviços e comodidades no entorno.

Para ter uma viagem inesquecível, veja estas dicas rápidas:

  • Vá ao Carlton Centre para ver a cidade do alto;
  • Visite a emocionante Constitution Hill;
  • Passe um dia em Sowetto e aprenda muito sobre o Apartheid;
  • Coma o biltong e depois me conte o que achou;
  • Estique a viagem e faça um safári no Kruger Park.

Sandton

Este é o novo centro comercial de Joanesburgo, uma área nobre e muito movimentada. De fato, o bairro não tem a cara da cidade – são shopping e mais shoppings –, mas acaba sendo uma região mais segura e de fácil acesso ao aeroporto.

Tudo é muito organizado, limpo e caro – para os padrões do país, sim, é caro. Veja o que acha destas opções:

Radisson Blu Gautrain Hotel

A localização do Radisson Blu Gautrain Hotel é excelente, na esquina do Nelson Mandela Square, onde existem vários restaurantes, bares, cafés e lojas. A estação do Gautrain fica, praticamente, em frente ao hotel e, com ele, você chega ao aeroporto em menos de 20 minutos.

Onde ficar em Joanesburgo

Os quartos seguem o padrão mundial da rede e é sem decepção: a gente já sabe o que vai encontrar, não é mesmo? O café da manhã é fantástico, as acomodações confortáveis e o pessoal que trabalha no atendimento é muito alegre e educado.

Onde ficar em Joanesburgo

Como tudo na vida, é preciso pagar um pouco mais para ter coisas boas. Em contrapartida, o hotel oferece serviço de traslado gratuito em um raio de quatro quilômetros de distância e tem uma piscina maravilhosa. Por isso tudo, é uma ótima opção para ficar em Joanesburgo.

Onde ficar em Joanesburgo

Signature Lux Hotel

O Signature Lux Hotel é uma opção bem prática. Ele fica coladinho no Nelson Mandela Square e perto de tudo. Os quartos não são grandes, mas sempre estão limpos e têm camas boas. O café da manhã é delicioso e o atendimento é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Joanesburgo

O hotel tem uma decoração bem interessante, uma fachada incrível e um custo-benefício bastante vantajoso. É uma das melhores escolhas para ficar em Joanesburgo sem gastar muito e desfrutar da área mais moderna da cidade.

Onde ficar em Joanesburgo

Protea Hotel by Marriott Babalaika

Subindo bastante o nível, temos o Protea Hotel by Marriott Balalaika. A localização é excelente, a cinco minutos do Nelson Mandela Square. Os quartos são sensacionais, com camas muito macias e banheiros amplos. Eles têm vista para a piscina e para o jardim, de onde vem o canto dos pássaros todas as manhãs.

Onde ficar em Joanesburgo

O atendimento é impecável e o café da manhã é excelente, com todo tipo de comida que você imaginar. O hotel também tem um restaurante excelente que serve jantar e um bar com ótima carta de vinhos.

Onde ficar em Joanesburgo

O hotel preza pelos detalhes e eles fazem muita diferença: saquinhos de chás e chaleiras nos quartos, televisão com acesso a internet, decoração colorida e várias obras de artes fazem a gente se sentir em uma verdadeira exposição. Vale cada centavo!

Onde ficar em Joanesburgo

The Capital 20W

O The Capital 20 West também fica bem pertinho do Nelson Mandela Square e tem quartos modernos que parecem apartamentos de tão grande. Alguns têm cozinha completa e você pode preparar suas refeições e economizar. A piscina ao ar livre é sensacional e o terraço é perfeito para o fim de tarde.

Onde ficar em Joanesburgo

Como fica em Sandton, você terá tudo a um passo do hotel: bons restaurantes e shoppings com lojas famosas estão na lista. O atendimento é muito elogiado e todos os funcionários sempre estão disponíveis para nos ajudar.

Onde ficar em Joanesburgo

Sem dúvida, tem um excelente custo-benefício, porque o valor da diária é muito bom se comparado com hotéis desta área. A única coisa é que o café da manhã deveria ser incluído no valor da diária.

Onde ficar em Joanesburgo

Sandton Executive Suites

O Sandton Executive Suites é um conjunto de apartamentos muito bem localizado, com ambientes espaçosos e completamente mobiliados. Cada apartamento tem tudo o que a gente precisa – e muito mais. Eu acho esta opção perfeita para quem está viajando com um grupo de amigos ou em família.

Onde ficar em Joanesburgo

A cozinha tem micro-ondas, geladeira e outros utensílios básicos, ideal para quem gosta de preparar as próprias refeições ou para quem tem algum tipo de restrição alimentar. O banheiro tem banheira e um chuveiro muito bom: eu adoro uma boa ducha.

Onde ficar em Joanesburgo

Depois de um dia inteiro andando pela cidade, a gente ainda pode relaxar na piscina ou caminhar tranquilamente pelo jardim. Outro ponto positivo é ótima relação custo-benefício, o que faz dele uma ótima opção para ficar em Joanesburgo.

Onde ficar em Joanesburgo

Rosebank

Uma parada depois de Sandton, para quem vai sair do aeroporto usando o Gautrain, Rosebank é um meio-termo cultural da cidade. Ele é a mistura de muita coisa boa e está cheio de manifestações de arte e cultura pelas ruas.

Há, também, muitos cafés, restaurantes, lojas e galerias de arte. Então, a região acaba sendo privilegiada.

Rosebank tem áreas mais comerciais e outras mais residenciais e é um bairro que combina perfeitamente a magia da África com as tendências da Europa. Isso faz dele  o bairro mais legal de Joanesburgo. 

Holiday Inn Johannesburg-Rosebank

Muito bem localizado, o Holiday Inn Johannesburg-Rosebank tem uma ótima relação custo-benefício e comodidades essenciais para que seus dias sejam perfeitos. Muito bem conectado com o resto da cidade, fica fácil de explorar todos os cantos de Joanesburgo.

Além disso, o hotel tem um serviço de traslado gratuito, em horários programados, para o Rosebank Mall, a estação Gautrain Rosebank, o shopping Sandton City, a estação Gautrain Sandton e para o Nelson Mandela Square.

O café da manhã é espetacular, sempre com muita variedade e o atendimento realmente é um diferencial do hotel. Há vários shoppings, restaurantes, bares por perto. Então, não vai faltar opção para sua programação.

Easy Stay

O Easy Stay é bem localizado e dá para explorar bastante a área em curtas caminhadas: há muitos restaurantes ótimos ao redor do hotel e, pelo menos, uma boa experiência gastronômica já está garantida. Se precisar de dicas, é só perguntar ao pessoal da recepção que eles ajudam com tudo.

Os quartos são espaçosos, bem arejados, sempre muito limpos e organizados. A decoração é leve, as camas são boas, os banheiros também,  e a maioria dos quartos tem uma sala de estar, que deixa tudo mais confortável. É um bom hotel com custo-benefício justo.

54 On Bath

O 54 on Bath é um espetáculo e nunca decepciona. Sua arquitetura estilosa, os jardins super bem cuidados, a piscina, as mesinhas e cadeiras do lado de fora mostram que ele é um hotel diferente, com aquele aconchego bom de encontrar em uma viagem.

Onde ficar em Joanesburgo

Os quartos são extremamente confortáveis, com camas grandes, salas de estar, banheiros muito bem planejados e são limpos várias vezes por dia. O nome disso é cuidado!

O café da manhã é ótimo, com muitas variedades, e o atendimento é sempre muito elogiado, já que um dos pontos fortes é contar com a simpatia do povo sul-africano. É uma excelente opção para ficar em Joanesburgo.

Modern Apartment In Rosebank

Se você vai ficar mais tempo e procura um apartamento de temporada, o Modern Apartment in Rosebank é a melhor opção do bairro. Ele fica pertinho da estação do Gautrain, em uma área bem movimentada e segura, perto dos melhores shoppings, restaurantes, bares e lojas.

O apartamento tem 75 metros quadrados e acomoda bem até duas pessoas. Todos os ambientes são muito bem decorados, com móveis bons, novos e bem cuidados. A cama é maravilhosa, o banheiro é ótimo, a cozinha é completa e a varanda deixa tudo mais arejado.

O anfitrião é muito atencioso e facilita todo o processo de entrada e saída. Se precisar de alguma ajuda, ele também estará à disposição. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Melrose

O Melrose fica na região central, perto do Rosebank e também é muito bom: vale a pena ficar na área, especialmente se você for um viajante que busca tranquilidade, sem estar muito longe da agitação.

O bairro tem um ambiente muito acolhedor e é uma excelente escolha para quem viaja em família e ainda não decidiu onde ficar em Joanesburgo.

Para quem gosta de ar puro e de fazer caminhadas e trilhas, os parques dessa área são perfeitos. É uma boa ideia combinar esses refúgios de natureza com a efervescente cena urbana de Joanesburgo, não acha?

The Capital Melrose

Um dos melhores hotéis do bairro é o The Capital Melrose. Os quartos são extremamente bem decorados, assim como todo o hotel, e o atendimento é precioso. Você vai notar isso na hora do check-in, no bar e até com as camareiras.

Onde ficar em Joanesburgo

Algumas unidades têm uma cozinha completa e isso ajuda muito quem gosta de preparar a própria comida. De qualquer forma, o café da manhã não pode ser ignorado, porque ele é muito elogiado – muito mesmo.

O bairro, que é muito indicado para quem gosta de apreciar a gastronomia local, também tem ótimas opções para quem viaja sozinho e quer se divertir à noite.

Oxford Healthcare Retrea

O hotel mais bem avaliado da área é o Oxford Healthcare Retrea. Ele é soberbo, cercado por jardins bem cuidados, com uma piscina maravilhosa e atendimento de primeiro mundo. É uma ilha de bom gosto e privilégios na agitação de Joanesburgo.

Onde ficar em Joanesburgo

Os quartos são extremamente aconchegantes, muito espaçosos e bem cuidados. Todos tem área de estar, banheiro grande, com chuveiro bom e roupa de cama e de banho de qualidade: o hotel preza por isso em todas as áreas.

É um lugar para quem precisa relaxar e vai ter tempo de curtir o hotel, porque vale a pena passar o dia revezando entre a cama, a sauna, a piscina e o restaurante, não acha? Isso também faz parte de uma viagem.

Onde ficar em Joanesburgo

Melrose Arch Luxury Apartment

Já o melhor apartamento de temporada é o Melrose Arch Luxury Apartment. Pelas fotos a gente já vê que ele é um espetáculo e a localização é ótima, em uma área mista entre residencial e comercial, com tudo perto.

O apartamento é grande, tem 110 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas. Isso ajuda a deixar o custo-benefício ainda mais interessante e vantajoso para quem viaja em grupo de amigos ou com a família,

Todos os ambientes são muito bem decorados, tudo novinho e bem cuidado. A cozinha é completa e o prédio tem uma piscina boa. É uma ótima opção para ficar em Joanesburgo.

Centro de Joanesburgo

A região central de Joanesburgo é um tanto quanto caótica, mas pode ser muito interessante pelo preço e, principalmente, porque você terá um contato mais real com a vida da cidade.

Nos arredores da Praça Gandhi, há opções em conta, mas confortáveis o suficiente para lhe garantir uma boa noite de sono. Na região, eu sugiro ficar nos bairros Newtown ou Maboneng.

Newtown é um dos bairros mais movimentados de Joanesburgo. Ele fica no Centro, onde estão algumas das principais atrações turísticas de Joanesburgo. Por isso, pode ser perfeito para quem está na cidade pela primeira vez.

O bairro tem várias galerias de arte e museus, como o Museum Africa, que deve estar no seu roteiro. Outro ponto positivo é que há muitos restaurantes, cafés e várias lojas.

O Maboneng também tem uma pegada bem cultural, com muitas lojas, restaurantes e espaços de arte. O mais incrível é que esta área era totalmente abandonada, sem qualquer atrativo para turistas e moradores.

Só que a transformação foi tão grande que, hoje, o Maboneng virou uma boa opção para você escolher onde ficar em Joanesburgo.

Outro ponto muito positivo é que essa é a área da cidade com maior quantidade de opções mais baratas, com excelente custo-benefício.

City Lodge Newtown

O City Lodge Newtown tem a melhor localização do bairro, coladinho no Museum Africa, com acesso fácil a várias partes da cidade: lembrando que, em Joanesburgo, tudo é espalhado e longe. Não adianta! Esta é a lógica da cidade e não existe um hotel que seja perto de tudo.

Onde ficar em Joanesburgo

O hotel tem uma pegada mais para turismo de negócios, mas atende muito bem quem está de férias e quer uma estadia prática e segura. O atendimento é super profissional e sempre muito elogiado, o que eleva o padrão de qualidade do hotel.

Os quartos são ótimos, com camas grandes e há várias categorias para você escolher o que cabe melhor no seu bolso. Então, dê uma olhada com calma, porque o custo-benefício é interessante.

The Franklin Loft Apartments

O The Franklin Loft Apartments é um prédio de apartamentos de temporada que eu considero os melhores desta parte de Joanesburgo. Todos são muito bem decorados, com móveis de boa qualidade e conforto sem medida.

Eles são perfeitos para até duas pessoas e são bem completos, com cozinha super bem equipada e tudo mais. Além disso, o pé-direito é alto e dá mais amplitude aos espaços – a paredes de vidro na fachada nos proporcionam uma vista linda ao anoitecer.

O atendimento da administração do condomínio é sempre muito elogiado pelos hóspedes e você pode apostar que será muito bem atendido. Depois, me conta se estou certo ou não. Combinado?

12 Decades Art Hotel

O 12 Decades Art Hotel reflete bem o símbolo da transformação que o Maboneng viveu nos últimos anos, deixando seu jeitão abandonado para se tornar uma das áreas mais cult da cidade. Eu digo isso porque o estilo do hotel se encaixa perfeitamente com o do bairro.

Onde ficar em Joanesburgo

Há várias opções de quartos, incluindo estúdios e apartamentos com decoração moderna, sem luxo, mas com muito bom gosto: o hotel parece até uma galeria de arte vintage. Há bons restaurantes nos arredores e o atendimento da recepção é impecável, um show de simpatia.

Cozy, Modern Living In Maboneng

O Cozy, Modern Living in Maboneng é um loft muito interessante para quem quer mais privacidade e vai ficar mais tempo na cidade. Ele também tem muita personalidade, com a mesma pegada do bairro.

A cama é grande, boa e macia. A cozinha tem todos os itens que precisamos no dia a dia e a localização é muito boa, a uma quadra da Rua Fox, onde estão vários bares e restaurantes super descolados. Eu curto muito essa coisa mais alternativa.

Curiocity Backpackers Johannesburg

O Curiocity Backpackers Johannesburg é o hostel mais interessante desta parte de Joanesburgo. Ele é super descolado, tem ambientes arejados, com quartos compartilhados ou suítes privativas: sempre é bom ter opções, né?

O hostel é muito bem avaliado e tem um custo-benefício muito interessante. Por isso, é uma ótima opção para quem quer se hospedar no coração da cidade sem estourar o orçamento. Avalie com calma, porque pode ser um bom lugar para você ficar em Joanesburgo.

Perto do Aeroporto

Eu já expliquei que é fácil sair do aeroporto usando o Gautrain, o metrô de superfície de Joanesburgo. Mas, se você quiser ficar mais perto ainda, você pode se hospedar no InterContinental Johannesburg OR Tambo Airport Hotel. Ele fica a poucos metros e você consegue até ir a pé.

Já o Holiday Inn Johannesburg Airport fica um pouco mais longe – mas, ainda assim, bem perto do aeroporto. Ele é mais barato que o anterior e tem serviço de traslado até o OR Tambo, de onde partem os voos internacionais da cidade.

Onde ficar em Joanesburgo

Depois e ler tudo, você já entendeu que Joanesburgo é uma cidade vibrante, com áreas muito bem estruturadas e com uma vida cultural bastante animada.

Se você tem um perfil baladeiro, a cidade vai lhe dar um monte de opções interessantes. Mas, se gosta de áreas tranquilas e de experiências mais leves, é certo que encontrará algo no seu estilo.

Você também vai comer bem e se sentir muito acolhido pelos sul-africanos: eles realmente nos deixam muito à vontade e adoram uma conversa.

Embora ainda não seja uma cidade segura, muitos avanços já aconteceram e as coisas tendem a melhorar: você só precisa ter alguns cuidados, como já falei.

Eu mostrei quais as melhores áreas para você escolher onde ficar em Joanesburgo, e, resumindo, é isso:

  • Rosebank é o bairro mais legal da cidade – fique aqui;
  • O Centro é bom para quem está na cidade pela primeira vez;
  • Em Maboneng há ótimas opções econômicas;
  • Sandton é a área mais moderna da cidade.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.

Documentos

É exigido passaporte com validade de pelo menos seis meses da data de chegada e 30 dias da data de saída.

Dinheiro

O rand (ZAR) é a moeda local. Para sua viagem, leve dólares ou euros e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 22 de junho de 2022, não há mais exigências específicas relacionadas ao Covid-19 para a entrada de viajantes na África do Sul. As autoridades locais não mais exigem teste negativo ou certificado de vacina para a entrada no país.

Seguro viagem

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 24 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA +COVID-19 é um dos seguros mais baratos e tem USD 24.000 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19, que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da África do Sul

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da África do Sul.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *