Pesquisar
Close this search box.

Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias inesquecíveis

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias

Há muita coisa incrível para ver e fazer na Tailândia e, claro, não é por acaso que todo mundo quer vir para cá. Eu achei o país muito preparado para o turismo, com informações em inglês, gente acolhedora, comida boa e preços realmente muito atrativos. Tudo isso é importante na hora de pensar em um roteiro para a Tailândia. Mas, quais cidades você deve visitar e quanto tempo ficar em cada uma delas?

→ Melhor época para conhecer a Tailândia

Quando decidi que queria conhecer a Tailândia, sabia que quinze dias seria pouco tempo para ver tudo o que queria. Então, montei um roteiro para ver o melhor do país, passando pelos principais pontos turísticos, mas, como sempre, indo um pouco além.

Roteiro para a Tailândia

Depois de estudar muito e de avaliar diversas possibilidades, o meu roteiro para a Tailândia ficou assim:

  • Bankgok: três dias
  • Ayutthaya: um dia
  • Chiang Mai: dois dias
  • Chiang Rai: um dia
  • Krabi: dois dias
  • Koh Phi Phi: quatro dias
  • Phuket: dois dias

Eu fiz toda a viagem de avião, porque os preços das passagens aéreas dentro do país, quando compradas com antecedência, são realmente muito interessantes. Assim, economizei tempo e pude fazer mais coisas.

As empresas mais baratas são Vietjet AirAirAsia e Thai Lion Air. Se quiser viajar de ônibus, a forma mais prática de comprar a passagem pela internet é no site 12GO.

Bangkok: três dias

A capital tailandesa é a principal porta de entrada do país. Como concentra um número grande de voos que conectam outros países asiáticos, fica mais barato voar de qualquer lugar do mundo para cá. Então, o que quero dizer, é que uma parada aqui será inevitável. Mas, mais do que isso, Bangkok merece sua atenção.

Eu realmente gostei muito da cidade e acho que dá para aproveitar muito dela e de seus arredores. Superando as minhas expectativas, achei a cidade organizada, limpa e bem menos caótica do que alguns amigos me disseram.

Aproveitei para visitar o Palácio Real, os templos budistas, como o imperdível Wat Pho – o templo do buda reclinado – e os mercados do Trem e o Flutuante, que ficam um pouco mais afastados do Centro, mas que são uma experiência fantástica. Claro, eu não deixei de comer um espetinho de escorpião na Khao San Road, a famosa rua das comidas exóticas.

Ayutthaya: um dia

Eu fiz um bate-volta de Bangkok para Ayutthaya. Como a cidade fica a 80 quilômetros da capital, foi um dia intenso com deslocamentos e muitas visitas aos templos – os mais lindos que vi nessa viagem.

Aliás, Ayutthaya já foi sede de um dos impérios tailandeses e, por isso, tem um complexo gigantesco de templos e construções históricas: são mais de 1500.

Entre os templos que visitei, o Wat Yai Chai Mongkol, foi o primeiro. Então, eu já cheguei tendo uma ótima impressão de tudo o que viria. Depois, visitei o Wat Mahathat, que tem aquela cabeça de Buda encravada nas raízes de uma árvore, o Wat Lokayasutharam, que tem um imenso buda reclinado, e o incrível Wat Phra Si Sanphet, o mais emblemático de todos.

Roteiro para a Tailândia

Um dia é suficiente para ver o essencial de Ayutthaya, porque, por mais que tudo seja interessante, ficar muito tempo aqui pode ser um tanto entediante, já que as principais atrações são exatamente os templos.

Chiang Mai: dois dias

Outra cidade muito importante no meu roteiro para a Tailândia foi Chiang Mai. Ela é a capital cultural do norte do país e, aqui, eu foquei, especialmente, em duas atividades: fazer um bate-volta a Chiang Rai, como eu vou falar em seguida, e uma incrível visita a um santuário de elefantes.

Eu conto os detalhes disso em: Elefantes na Tailândia: como e onde visitar?.

Roteiro para a Tailândia

Chiang Mai é, também, a cidade onde acontece o tradicional Yi Peng, que ficou conhecido entre nós como Festival das Lanternas.

Infelizmente, não participei dessa celebração porque visitei o país em abril e o festival acontece em novembro, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

elefantes na Tailândia

ONDE FICAR

Eu me hospedei no Your Space Hotel – que também é um hostel – e fiquei bem satisfeito. Os quartos são espaçosos e arejados, a cama é boa, o ar condicionado funciona – item essencial na cidade – e o atendimento é precioso: talvez, a melhor coisa daqui. Ele fica perto de restaurantes, lojas e a poucos metros de uma das principais avenidas da cidade.

O Centro, onde a noite é mais animada, fica pertinho e dá pra ir caminhando.

Chiang Rai: um dia

Chiang Rai fica no nordeste da Tailândia e é uma das cidades mais antigas do Sudeste Asiático. Ela tem muita história e serve bem para nos dar uma rápida visão da cultura desse país. Eu adorei conhecer essa região e – de verdade – sugiro que você inclua a cidade no seu roteiro para a Tailândia.

Chiang Rai pode ser apenas um bate-volta, saindo de Chiang Mai – como eu fiz – ou entrar no seu caminho para o Laos: muita gente faz isso. Independentemente de sua escolha, essa região da Tailândia vai lhe mostrar que o país é muito mais do que as belas praias que se popularizaram nas redes sociais.

Chiang Rai

O lugar mais visitado da cidade é o Wat Rong Khun – chamado de Templo Branco, em português –, que é, na verdade, uma grande exposição de arte.

Da mesma forma, o Templo Azul também é muito procurado: as esculturas dos budas são lindas, muito bem feitas e as cores nos lembram os templos hindus.

Chiang Rai e seus arredores também são a casa de dezenas de vilas tradicionais, com costumes bem interessantes e até impactantes. Eu conheci um pouco das tribos Akha, que tem sua origem no Nepal, e, claro, as famosas mulheres-girafa, aquelas que usam várias argolas no pescoço.

Roteiro para a Tailândia

Krabi: dois dias

Provavelmente, esta cidade estará no seu caminho para Koh Phi Phi, onde estão as praias mais famosas da Tailândia. Mas, muito mais do que apenas uma passagem, Krabi – a pronúncia correta é krabí – merece, pelo menos, dois dias para que você consiga explorar suas praias e ilhotas.

A cidade em si não é tão atraente, mas o litoral, sim.

As praias mais famosas daqui são Railay e Ao Nang. De Krabi partem, diariamente, embarcações para Koh Phi Phi, como eu mostro em: Como chegar a Koh Phi Phi: horários e preços.

ONDE FICAR

Eu fiquei no Snoozz Hotel. Ele é um hotel pequeno e básico, mas bem localizado, seguro e limpo. Como eu passaria o dia fora e voltaria ao quarto apenas para dormir, achei o preço justo quando comparei com outras opções da cidade. A cama é muito boa, o banheiro é espaçoso e há uma cafeteria ao lado da recepção.

Koh Phi Phi: quatro dias

O destino turístico do momento se chama Koh Phi Phi. É verdade que as praias daqui já estão famosas há algum tempo, mas, a cada ano, milhões de turistas chegam a este arquipélago reafirmando o seu favoritismo.

Aproveite para ler: Como chegar a Koh Phi Phi: horários, preços e dicas.

Roteiro para a Tailândia

Eu fiquei aqui quatro dias e considerei o suficiente: se ficasse mais tempo, talvez achasse repetitivo. As praias são realmente incríveis – lembrando que Maya Bay está fechada para banho por tempo indeterminado – e a energia do lugar é incomparável, a começar pelo povo tailandês.

Fazer o passeio de Long Tail para visitar Monkey Beach, a praia dos macacos, Bamboo Island e, claro, Maya Bay, é uma programação que jamais pode ficar de fora do seu roteiro para a Tailândia.

Se quiser algo mais animado, você ainda pode fazer um passeio de um dia inteiro no barco pirata, o Phi Phi Pirate Boat.

ONDE FICAR

Em Koh Phi Phi não existe carro e tudo pode ser feito a pé ou de barco. Então, escolher um hotel mais perto do centro é essencial. Eu fiquei no Ibiza House, um complexo com hotel e hostel na praia de Loh Dalam, onde acontecem as melhores festas daqui.

Os quartos perto da piscina têm total privacidade, conforto e, sem dúvida, foi a melhor escolha que poderia fazer para meus dias nesse paraíso.

Phuket: dois dias

Phuket entrou no meu roteiro por causa de um conjunto de ilhas ainda pouco famoso entre os brasileiros. As Ilhas Similan ficam na costa oeste da península, a 1h40 de barco e, de verdade, as praias daqui são coisa de louco.

Diferentemente de Koh Phi Phi, que tem água esverdeada, o mar daqui é azul turquesa e a areia clarinha deixa tudo ainda mais incrível.

Roteiro para a Tailândia

O passeio dura um dia inteiro e o barco faz várias paradas para mergulho e visitas às ilhas. Como toda esta área é um Parque Nacional, só é permitido se hospedar em três das onze ilhas, mas as regras são bem rígidas, algo necessário para manter tudo como está.

Esse foi o passeio mais caro que fiz em todo o meu roteiro pela Tailândia – eu paguei THB 2.800 -, mas valeu cada centavo.

Para saber mais, leia: Ilhas Similan: como conhecer esse paraíso tailandês.

Roteiro para a Tailândia

Lembre-se que a Tailândia está em uma zona de fuso horário bem diferente da nossa: são dez horas a mais. Por isso, pode ser que você troque o dia pela noite no começo. Então, pense no seu roteiro levando isso em consideração.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Olá Altier, o seu texto me ajudou muito criar o meu roteiro, parabéns!!!
    Tenho duas perguntas:

    1. Vou ficar 2 dias em Krabi, gostaria de saber se o Snozz Hotel fica próximo a praia Railay? Gostei muito dessa praia e gostaria de me hospedar lá. Chegarei as 20hs no aeroporto de Krabi.
    2. Estou planejando 2 dias em Phuket, mas o meu vôo para Bangkok partirá de Krabi, você saberia me informar se é fácil me locomover de Phuket à Krabi?
    Chego em Bangkok e vou pra Krabi no mesmo dia e a princípio o meu roteiro está na seguinte ordem:

    2 dias em Krabi
    4 dias em Koo phi phi
    2 dias em Phuket
    3 dias em Bangkok (mas o meu vôo pra lá parte de Krabi)

    Minha dúvida é se esta ordem está boa, considerando principalmente a ida de Phuket a Krabi.

    Muito obrigada 🙂

  2. ola bom dia

    da uma dica, saindo do Brasil chego em Bangkok termino minha viagem em PHUKET, qual cidade melhor para voltar ao Brasil?

  3. Boa tarde Altier!! Como você foi de Krabi para ko phi phi é de lá para phuket, tudo de ferry? Obrigada

  4. Ola, em que mes e ano você foi a Tailandia?

    Seus relatos sao otimos, ja li quase todos sobre a Tailandia, estou planejando minha viagem de Lua de Mel para novembro de 2023, e ja estava dando uma olhada em como teria que fazer lá. Obrigado pelos textos, foram de grande ajuda.

  5. Uai, mas na quarentena você não pode nem sair do hotel. heheheh
    Melhor esperar tudo isso passar. Vá por mim!
    Um abraço.

  6. Olá Altier, estou pensando em ir março. Porém minha dúvida, com essa quarentena de sete dias, tem alguma cidade que daria para ficar os sete dias e conhecer outras? Ou será uma perda de tempo ficar parado em um único local por sete dias?

  7. Que maravilha, Ludmila.
    Esse roteiro está perfeito e tem o melhor do país.
    Você vai gostar demais.

    Um abraço.

  8. Obrigada por fazer o meu roteiro de viagem em 2020. Estou planejando ir para lá no ano que vem e estava pesquisando exatamente isso, quantos dias ficar e o que fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8