Quando ir a Ayutthaya: veja a melhor época para planejar sua viagem

0

Atualizado em 7 de junho de 2022

Para conhecer um pouco da antiga capital tailandesa, é bom evitar a estação chuvosa e os meses mais quentes. Por isso, é muito importante saber quando ir a Ayutthaya.

A cidade fica fica a cerca de 80 quilômetros de Bangkok e, sem dúvida alguma, deve entrar no seu roteiro. É que aqui está o maior complexo de templos e prédios históricos do país: são mais de 1500 e muitos deles estão na lista de Patrimônios da Humanidade.

→ Veja qual a melhor época para visitar a Tailândia

Mas, antes de escolher a data da sua viagem, entenda um pouco porque eu acho que essa cidade deve entrar no seu roteiro.

Breve história da cidade

A história de Ayutthaya – a pronúncia em português é Aiutaiá – começou em 1350 e ela logo se tornou a segunda capital do Império Siamese – a primeira foi Sukhothai. Durante os séculos de seu apogeu, Ayutthaya foi um dos mais cosmopolitas centros urbanas do mundo, com intensas atividades comerciais. Nesse período, a população da cidade chegou a um milhão de pessoas.

No século 18, exatamente no dia 7 de abril de 1767, Ayutthaya foi devastada pelo exército birmanês, que hoje faz parte do Myanmar, e muitos prédios e templos foram queimados e saqueados. Por isso, muito do que vemos, hoje, são apenas ruinas.[/su_spoiler]

Quando ir a Ayutthaya

Como na maioria dos países de clima tropical, chove mais no verão do que no inverno, mas faz calor o ano inteiro: a temperatura média da cidade é 28 graus. Em dezembro, o mês mais fresco, os termômetros podem chegar a 19 graus à noite. Não dá para dizer que faz frio, né?

→ Onde se hospedar em Ayutthaya

Os meses mais quentes são março e abril, quando o calor é insuportável: eu estive na cidade em abril e sei muito bem como sofri. Nesta época, os termômetros superam facilmente os 35 graus, mas a sensação térmica é bem maior.

Estação chuvosa

A estação chuvosa, que vai de maio a outubro, não é uma boa época para ir a Ayutthaya. As monções, como são chamadas, podem atrapalhar os seus planos e, como Ayutthaya é cercada por rios, o risco de inundações nesse período é maior. A última grande catástrofe causada pelas chuvas foi em 2011, quando vários templos ficaram debaixo d’água e, pelo menos, 220 pessoas morreram.

A melhor época para ir a Ayutthaya

Estação seca

Se quiser fugir das chuvas,  prefira os meses de novembro a abril,  a estação seca, mas, como falei, esteja preparado para o calor. Janeiro é o mês com menos possibilidade de chover. Novembro é um excelente mês para programar sua viagem.

Festas e festivais

Aproveite que você está planejando ir a Ayutthaya e curta os muitos festivais que acontecem na cidade durante todo o ano. Em janeiro, tem o Festival do Artesanato e, em novembro, o Bang Sai Long Krathong, que nós conhecemos como Festival das Lanternas e tem, ainda, o ano-novo tailandês, que acontece em abril.A melhor época para ir a Ayutthaya

O principal evento daqui é o Ayutthaya Heritage Fair, que, geralmente, acontece em dezembro e tem shows de luz e som nos templos e nas construções históricas da cidade. O ingresso custa cerca de THB 500, mas, em setembro, há uma prévia gratuita dessa apresentação.

Como as datas dos festivais e dos feriados variam um pouco de um ano para outro, você precisa conferir o calendário tailandês antes de programar a sua viagem.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Então, antes de viajar, verifique quais as medidas protetivas  estão sendo adotadas no seu destino. Alguns lugares exigem o comprovante de vacinação contra covid-19, o uso de máscara e até seguro viagem.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns dos hotéis;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento social;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto;
  • Restrição de horários e de capacidade de público em museus e eventos.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias. Veja como solicitar o visto.
Documentos | Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. A comprovação de vacinação contra covid-19, não.

SEGURO VIAGEM

 O seguro viagem com cobertura para covid-19 é obrigatório.  Sem ele, você não consegue fazer a solicitação do visto para entrar no país.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas da Tailândia.