Para conhecer um pouco da antiga capital tailandesa, é bom evitar a estação chuvosa e os meses mais quentes. Por isso, é muito importante saber quando ir a Ayutthaya.
A cidade fica fica a cerca de 80 quilômetros de Bangkok e, sem dúvida alguma, deve entrar no seu roteiro. É que aqui está o maior complexo de templos e prédios históricos do país: são mais de 1500 e muitos deles estão na lista de Patrimônios da Humanidade.
→Melhor época para visitar a Tailândia
Mas, antes de escolher a data da sua viagem, entenda um pouco porque eu acho que essa cidade deve entrar no seu roteiro.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Breve história da cidade
A história de Ayutthaya – a pronúncia em português é Aiutaiá – começou em 1350 e ela logo se tornou a segunda capital do Império Siamese – a primeira foi Sukhothai. Durante os séculos de seu apogeu, Ayutthaya foi um dos mais cosmopolitas centros urbanas do mundo, com intensas atividades comerciais. Nesse período, a população da cidade chegou a um milhão de pessoas.
No século 18, exatamente no dia 7 de abril de 1767, Ayutthaya foi devastada pelo exército birmanês, que hoje faz parte do Myanmar, e muitos prédios e templos foram queimados e saqueados. Por isso, muito do que vemos, hoje, são apenas ruinas.
Quando ir a Ayutthaya
Como na maioria dos países de clima tropical, chove mais no verão do que no inverno, mas faz calor o ano inteiro: a temperatura média da cidade é 28 graus. Em dezembro, o mês mais fresco, os termômetros podem chegar a 19 graus à noite. Não dá para dizer que faz frio, né?
Os meses mais quentes são março e abril, quando o calor é insuportável: eu estive na cidade em abril e sei muito bem como sofri. Nesta época, os termômetros superam facilmente os 35 graus, mas a sensação térmica é bem maior.
Estação chuvosa
A estação chuvosa, que vai de maio a outubro, não é uma boa época para ir a Ayutthaya. As monções, como são chamadas, podem atrapalhar os seus planos e, como Ayutthaya é cercada por rios, o risco de inundações nesse período é maior. A última grande catástrofe causada pelas chuvas foi em 2011, quando vários templos ficaram debaixo d’água e, pelo menos, 220 pessoas morreram.
Estação seca
Se quiser fugir das chuvas, prefira os meses de novembro a abril, a estação seca, mas, como falei, esteja preparado para o calor. Janeiro é o mês com menos possibilidade de chover. Novembro é um excelente mês para programar sua viagem.
Festas e festivais
Aproveite que você está planejando ir a Ayutthaya e curta os muitos festivais que acontecem na cidade durante todo o ano. Em janeiro, tem o Festival do Artesanato e, em novembro, o Bang Sai Long Krathong, que nós conhecemos como Festival das Lanternas e tem, ainda, o ano-novo tailandês, que acontece em abril.
O principal evento daqui é o Ayutthaya Heritage Fair, que, geralmente, acontece em dezembro e tem shows de luz e som nos templos e nas construções históricas da cidade. O ingresso custa cerca de THB 500, mas, em setembro, há uma prévia gratuita dessa apresentação.
Como as datas dos festivais e dos feriados variam um pouco de um ano para outro, você precisa conferir o calendário tailandês antes de programar a sua viagem.
Onde ficar em Ayutthaya
Ayutthaya vive em torno de seu conjunto de templos, que estão concentrados no Parque Histórico. Como essa parte da cidade é cercada por rios, ela acaba sendo chamada de ilha. Pratuchai é um distrito da ilha e tem ótimas opções de hospedagem. Aqui, você estará perto de tudo, e eu, realmente, acho que esta é a melhor parte da cidade .
Ficar fora da ilha pode até ser uma opção, mas avalie se você não vai acabar gastando mais tempo e dinheiro com o transporte. No mapa abaixo. você vai conseguir visualizar isso melhor.
Eu sempre faço minhas reservas com a Booking.com porque ele é o site que eu mais confio. Mas, o que eu acho mais legal é que, quanto mais a gente usa o site para fazer reservas, mais descontos a gente ganha: veja como participar aqui.
Nas sugestões abaixo, eu coloquei as melhores opções nas áreas que acho mais legais, mas você também pode dar uma olhada nessa lista completa de hospedagem.
Phuttal Residence
Essa pousada fica de frente para o rio e tem um jardim muito bem cuidado, onde a gente pode relaxar, receber uma massagem tailandesa, tomar um café, ler um bom livro ou simplesmente dormir nas cadeiras e esteiras que eles sempre deixam para os hóspedes.
O atendimento é sempre muito elogiado, os quartos são sensacionais – não dá vontade de ir embora – e o café da manhã e delicado e saboroso. Além disso, o Phuttal Residence fica pertinho do Centro Histórico, onde estão os principais templos.
The Old Palace
Esse resort segue um padrão simples, com quartos básicos, mas muito confortáveis com cama grande, uma vista bonita para o jardim, banheiros amplos e limpos. O atendimento é impecável: como sempre, os tailandeses mandam muito bem.
O The Old Palace Resort fica um pouco mais afastado do Centro Histórico, onde estão os principais templos. Por isso, eu recomendo alugar uma bicicleta ou uma moto aqui mesmo. Se preferir, peça ao atendente para chamar um tuk-tuk para você. O preço da diária para duas pessoas é realmente muito bom.
Baan Baimai Boutique
O Baan Baimai Boutique é um hotelzinho indicado para quem não abre mão do conforto de uma boa cama, de um quarto privado e, ainda assim, não quer gastar muito. A cama é extremamente agradável e o jardim, bem cuidado, é excelente para relaxar pela manhã ou no fim de tarde.
Decorado com cores vibrantes e sempre muito limpo, o atendimento também é muito elogiado. Há bicicletas para alugar e eles também organizam passeios para visitar os templos. Sem dúvida, eu acho esse hotel um dos melhores lugares para ficar em Ayutthaya.
Niwas Ayutthaya
A localização do Niwas Ayutthaya é excelente: ele fica em uma rua calma, perto dos templos mais famosos. Além disso, a equipe que trabalha aqui faz de tudo para nos deixar à vontade. Eles ajudam com informações, organizam as visitas e isso conta muito para deixar nossos dias mais leves.
Aliás, tranquilidade é o que a gente tem quando entra nos quartos. Eles são muito aconchegantes, bem decorados, arejados e seguem uma linha minimalista no estilo tailandês. Se você precisa de um hotel sem muitas regalias, que lhe garanta uma noite de sono renovadora, esse é o lugar. O preço é um dos melhores na categoria de quartos individuais com banheiro do lado de fora.
Ban U Thong
Os quartos são exatamente como a gente vê nas fotos e isso é um ponto muito importante. O Ban U Thong fica é um casarão na margem do rio Chao Praya e, além do conforto que você precisa para dormir bem e relaxar depois de longas caminhadas nos templos, a vista que a gente tem dos quartos é sensacional.
O atendimento desse lugar é realmente precioso e o café da manhã é sempre muito elogiado. O hotel tem um restaurante e um bar que funcionam em um deque na margem do rio. A diária, diferentemente do que você deve estar pensando, tem um preço justo.
Woraburi Ayutthaya
Essa opção é para quem gosta de hotéis grandes, cheios de conforto e privacidade. Piscina, vista para o rio, serviços de spa – incluindo uma relaxante massagem tailandesa. Tudo isso você terá se ficar hospedado aqui.
Os quartos do Woraburi Ayutthaya são realmente espaçosos, muito confortáveis e, mesmo na categoria mais simples, são muito mais do que a gente precisa para ter uma noite boa de sono. O mais legal é que o preço não é absurdo.
Plus Hostel Ayutthaya
O Plus Hostel é sempre muito bem avaliado pelos hóspedes em quesitos como atendimento e limpeza. Ele fica perto dos principais templos: dá para ir caminhando ou de bicicleta tranquilamente, e você pode usar a cozinha do hostel para preparar as suas refeições e conhecer outros viajantes nas áreas próximas ao jardim.
Os quartos compartilhados são espaçosos, têm iluminação e tomadas individuais e o café da manhã está incluso no valor da diária, que, por sinal, é uma pechincha. Só tem um detalhe: é preciso fazer a reserva com antecedência, porque o hostel vive lotado.
Faixas de preços em Ayutthaya
Agora que você já viu as minhas opções preferidas na cidade – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Ayutthaya.
No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da ilha. Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.
Documentos
Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro
A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia.
Vacinas
O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.
Informações sobre covid-19
É muito importante saber que a Tailândia trata de forma diferente passageiros vacinados e não vacinados contra covid-19. Isso é um fato!
Para embarcar para a Tailândia, você precisará ter os seguintes comprovantes em mãos:
- Comprovante de vacinação contra covid-19, com duas doses, exigido apenas de viajantes vacinados – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
- Resultado negativo de teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque, exigido de viajantes não vacinados;
- Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.
Quem estiver com o esquema de vacinação completo – com pelo menos duas doses –, não precisa apresentar qualquer teste para a doença, nem o RT-PCR nem o de antígeno, e também não precisa fazer quarentena.
Um detalhe sobre a vacinação é que a segunda dose deve ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem e, claro, você precisará comprovar isso.
Eu já expliquei como solicitar o comprovante de vacinação contra covid-19 pela internet em português e inglês. É só conferir em Certificado de Vacinação contra covid-19.
Quem ainda não está com o esquema vacinal completo – o que eu considero lamentável – também pode viajar para a Tailândia sem muitas complicações no processo de entrada. Porém, é preciso ter atenção em alguns detalhes.
Um dos pontos mais importantes é que a quarentena só não é obrigatória se o viajante apresentar um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque.
RETORNO AO BRASIL
Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.
Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.
Seguro viagem
Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
CABEÇA DE BUDA
Antes de viajar para a Tailândia, eu não sabia que a cabeça de buda tem um simbolismo tão grande para os tailandeses. É que, quando os templos do país foram saqueados e destruídos depois das guerras, as cabeças dos budas foram roubadas e vendidas, como peça de decoração, ou destruídas na tentativa de achar o anel que, supostamente, um imperador havia escondido em uma delas.
Depois que entendi essa história, comecei a perceber que muitas esculturas mais antigas de buda estão sem cabeça. Por isso, comprar ou tatuar cabeças de buda, por exemplo, é algo ofensivo para o budismo tailandês.
Inclusive, nos aeroportos há avisos indicando que comprar, transportar e usar qualquer símbolo de buda como mercadoria, como peça decorativa, em tatuagem ou ter posse de uma cabeça – assim como qualquer outra peça do corpo – é errado e você pode ter complicações se transgredir essa regra.
Veja mais dicas da Tailândia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.
0 comentários