Quando ir à Tailândia: veja a melhor época para viajar

0

Atualizado em 17 de junho de 2019

Uma das preocupações de quem está planejando uma viagem para a Tailândia é, justamente, qual a melhor época para conhecer o país. Como é marcado por um verão de calor intenso e chuvas que parecem durar uma eternidade, eu acho bom escolher com cuidado quando ir à Tailândia para não se frustrar.

Só para você ter uma referência, a Tailândia é um pouco menor que a Bahia e isso ajuda para que as variações climáticas sejam pequenas. Por isso, há, basicamente, duas estações: verão e inverno.

Veja essas dicas rápidas sobre o clima na Tailândia:

  • Como o território é pequeno, as variações climáticas são poucas;
  • O período chuvoso vai de maio a outubro – é bom evitar;
  • Os meses mais quentes são abril e maio;
  • A melhor época é de novembro a março;
  • Em novembro acontece o Festival das Lanternas;
  • O ano-novo tailandês é comemorado em abril;
  • Veja isso: Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias.

Quando ir à Tailândia

Como na maioria dos países tropicais, o verão é chuvoso e quente. Esse período é marcado pelas monções, fenômeno climático que traz muita chuva de maio até o final de outubro. O inverno vai de novembro a março e, apesar de não fazer frio de verdade, as temperaturas são mais agradáveis e há pouca chance de chover na maioria das regiões.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Abril e maio são os meses mais quentes. O calor é realmente intenso com termômetros acima dos 35 graus. Eu estive na Tailândia no mês de abril e os dias estavam lindos, com céu completamente limpo, mas o calor era de castigar.

Qual a melhor época?

A melhor época para sua viagem à Tailândia é entre os meses de novembro a março. Nessa época, os dias são mais frescos e a chance de chover é pequena.

Dezembro é o melhor mês para visitar Bangkok, a capital tailandesa, quando a temperatura máxima fica em torno dos 30 graus: faz calor, mas não é insuportável. Abril é o mês mais quente.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Chiang Mai, que fica no norte, tende a ser mais fresca do que a capital. Novembro é o melhor mês para conhecer a cidade, porque o clima é bom e é neste período que acontece o tradicional Festival das Lanternas, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

Nas ilhas e cidades do sul, o clima é mais constante, com pequenas variações entre aquelas que ficam no mar de Andamão, no lado oeste, e do Golfo da Tailândia, no lado leste. Em Phuket, o mês mais quente é março e, aqui, chove bastante no período das monções, de maio a outubro.

Nas Koh Phi Phi, onde fica a famosa praia Maya Bay, as temperaturas são altas o ano inteiro, mas a quantidade de chuva é menor. Mesmo assim, é bom evitar os meses das monções. A melhor época é de novembro a março, sendo que os meses com menos chance de chover são janeiro e fevereiro.

Veja todos os posts da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a Tailândia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário