Quando ir à Tailândia: veja a melhor época para planejar sua viagem

6

Atualizado em 7 de junho de 2022

Uma das preocupações de quem está planejando uma viagem para a Tailândia é, justamente, qual a melhor época para conhecer o país. Como é marcado por um verão de calor intenso e chuvas que parecem durar uma eternidade, eu acho bom escolher com cuidado quando ir à Tailândia para não se frustrar.

Só para você ter uma referência, a Tailândia é um pouco menor que a Bahia e isso ajuda para que as variações climáticas sejam pequenas. Por isso, há, basicamente, duas estações: verão e inverno.

Veja essas dicas rápidas sobre o clima na Tailândia:

  • Como o território é pequeno, as variações climáticas são poucas;
  • O período chuvoso vai de maio a outubro – é bom evitar;
  • Os meses mais quentes são abril e maio;
  • A melhor época é de novembro a março;
  • Em novembro acontece o Festival das Lanternas;
  • O ano-novo tailandês é comemorado em abril;
  • Veja isso: Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias.

Quando ir à Tailândia

Como na maioria dos países tropicais, o verão é chuvoso e quente. Esse período é marcado pelas monções, fenômeno climático que traz muita chuva de maio até o final de outubro. O inverno vai de novembro a março e, apesar de não fazer frio de verdade, as temperaturas são mais agradáveis e há pouca chance de chover na maioria das regiões.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Abril e maio são os meses mais quentes. O calor é realmente intenso com termômetros acima dos 35 graus. Eu estive na Tailândia no mês de abril e os dias estavam lindos, com céu completamente limpo, mas o calor era de castigar.

Qual a melhor época?

A melhor época para sua viagem à Tailândia é entre os meses de novembro a março. Nessa época, os dias são mais frescos e a chance de chover é pequena.

Dezembro é o melhor mês para visitar Bangkok, a capital tailandesa, quando a temperatura máxima fica em torno dos 30 graus: faz calor, mas não é insuportável. Abril é o mês mais quente.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Chiang Mai, que fica no norte, tende a ser mais fresca do que a capital. Novembro é o melhor mês para conhecer a cidade, porque o clima é bom e é neste período que acontece o tradicional Festival das Lanternas, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

Nas ilhas e cidades do sul, o clima é mais constante, com pequenas variações entre aquelas que ficam no mar de Andamão, no lado oeste, e do Golfo da Tailândia, no lado leste. Em Phuket, o mês mais quente é março e, aqui, chove bastante no período das monções, de maio a outubro.

Nas Koh Phi Phi, onde fica a famosa praia Maya Bay, as temperaturas são altas o ano inteiro, mas a quantidade de chuva é menor. Mesmo assim, é bom evitar os meses das monções. A melhor época é de novembro a março, sendo que os meses com menos chance de chover são janeiro e fevereiro.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Então, antes de viajar, verifique quais as medidas protetivas  estão sendo adotadas no seu destino. Alguns lugares exigem o comprovante de vacinação contra covid-19, o uso de máscara e até seguro viagem.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns dos hotéis;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento social;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto;
  • Restrição de horários e de capacidade de público em museus e eventos.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias. Veja como solicitar o visto.
Documentos | Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. A comprovação de vacinação contra covid-19, não.

SEGURO VIAGEM

 O seguro viagem com cobertura para covid-19 é obrigatório.  Sem ele, você não consegue fazer a solicitação do visto para entrar no país.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas da Tailândia.