Quando ir à Tailândia: veja a melhor época para planejar sua viagem

Atualizado em 27 de novembro de 2023 – 2 min de leitura

Uma das preocupações de quem está planejando uma viagem para a Tailândia é, justamente, qual a melhor época para conhecer o país. Como é marcado por um verão de calor intenso e chuvas que parecem durar uma eternidade, eu acho bom escolher com cuidado quando ir à Tailândia para não se frustrar.

Só para você ter uma referência, a Tailândia é um pouco menor que a Bahia e isso ajuda para que as variações climáticas sejam pequenas. Por isso, há, basicamente, duas estações: verão e inverno.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Quando ir à Tailândia

Como na maioria dos países tropicais, o verão é chuvoso e quente. Esse período é marcado pelas monções, fenômeno climático que traz muita chuva de maio até o final de outubro. O inverno vai de novembro a março e, apesar de não fazer frio de verdade, as temperaturas são mais agradáveis e há pouca chance de chover na maioria das regiões.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Abril e maio são os meses mais quentes. O calor é realmente intenso com termômetros acima dos 35 graus. Eu estive na Tailândia no mês de abril e os dias estavam lindos, com céu completamente limpo, mas o calor era de castigar.

Qual a melhor época?

A melhor época para sua viagem à Tailândia é entre os meses de novembro a março. Nessa época, os dias são mais frescos e a chance de chover é pequena.

Dezembro é o melhor mês para visitar Bangkok, a capital tailandesa, quando a temperatura máxima fica em torno dos 30 graus: faz calor, mas não é insuportável. Abril é o mês mais quente.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Chiang Mai, que fica no norte, tende a ser mais fresca do que a capital. Novembro é o melhor mês para conhecer a cidade, porque o clima é bom e é neste período que acontece o tradicional Festival das Lanternas, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

Nas ilhas e cidades do sul, o clima é mais constante, com pequenas variações entre aquelas que ficam no mar de Andamão, no lado oeste, e do Golfo da Tailândia, no lado leste. Em Phuket, o mês mais quente é março e, aqui, chove bastante no período das monções, de maio a outubro.

Nas Koh Phi Phi, onde fica a famosa praia Maya Bay, as temperaturas são altas o ano inteiro, mas a quantidade de chuva é menor. Mesmo assim, é bom evitar os meses das monções. A melhor época é de novembro a março, sendo que os meses com menos chance de chover são janeiro e fevereiro.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

É muito importante saber que a Tailândia trata de forma diferente passageiros vacinados e não vacinados contra covid-19. Isso é um fato!

Para embarcar para a Tailândia, você precisará ter os seguintes comprovantes em mãos:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19, com duas doses, exigido apenas de viajantes vacinados – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque, exigido de viajantes não vacinados;
  3. Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.

Quem estiver com o esquema de vacinação completo – com pelo menos duas doses –, não precisa apresentar qualquer teste para a doença, nem o RT-PCR nem o de antígeno, e também não precisa fazer quarentena.

Um detalhe sobre a vacinação é que a segunda dose  deve ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem  e, claro, você precisará comprovar isso.

Eu já expliquei como solicitar o comprovante de vacinação contra covid-19 pela internet em português e inglês. É só conferir em Certificado de Vacinação contra covid-19.

Quem ainda não está com o esquema vacinal completo – o que eu considero lamentável – também pode viajar para a Tailândia sem muitas complicações no processo de entrada. Porém, é preciso ter atenção em alguns detalhes.

Um dos pontos mais importantes é que a quarentena só não é obrigatória se o viajante apresentar um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

CABEÇA DE BUDA

Antes de viajar para a Tailândia, eu não sabia que a cabeça de buda tem um simbolismo tão grande para os tailandeses. É que, quando os templos do país foram saqueados e destruídos depois das guerras, as cabeças dos budas foram roubadas e vendidas, como peça de decoração, ou destruídas na tentativa de achar o anel que, supostamente, um imperador havia escondido em uma delas.

Depois que entendi essa história, comecei a perceber que muitas esculturas mais antigas de buda estão sem cabeça. Por isso, comprar ou tatuar cabeças de buda, por exemplo, é algo ofensivo para o budismo tailandês.

Inclusive, nos aeroportos há avisos indicando que comprar, transportar e usar qualquer símbolo de buda como mercadoria, como peça decorativa, em tatuagem ou ter posse de uma cabeça – assim como qualquer outra peça do corpo – é errado e você pode ter complicações se transgredir essa regra.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

8 Comentários

  1. Olga

    Olá, fiquei com dúvida em relação a comprar “qualquer símbolo de Buda”. Não pode comprar a estátua do Buda de corpo inteiro? (já tinha ouvido falar que não pode comprar apenas a cabeça). Agradeço desde já.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Olga.
      Você pode comprar uma imagem de Buda sim, mas tendo em mente que ela é sagrada, não apenas um objeto de decoração. Acredito que a mensagem que os tailandeses querem passar com isso é a de que é preciso ter respeito. Todas as religiões tem suas regras, seus dogmas e a gente tem que respeitar isso, mesmo sem entender claramente. 😉
      Você vai ver muitos lugres vendendo imagens de Buda e isso não é errado. Errado é dar um uso diferente a ela que não seja o sagrado.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço!

      Responder
  2. Fabian Erich Buhr

    Boa noite Altier, primeira vez que acesso o blog, eu tenho pesquisado sobre os lugares que vou, mas a grande maioria dos sites deixa à desejar com informações superficiais apenas. Em relação ao seu, a riqueza de detalhes e informações, das mais variadas, é incrível, parabéns pelo trabalho e dedicação em produzir e manter um espaço com um material de qualidade e muito útil para nós viajantes, pois quanto mais informação melhor.
    Sucesso.

    Fabian Buhr

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Fabian.
      Um abraço!

      Responder
  3. VALERIA

    MARAVILHOSO ….. AMEIIII… QUAL MELHOR LUGAR PARA SE FICAR , E HOSPEDAGEM MAIS EM CONTA …..

    Responder
  4. Ana Paula

    Estamos fazendo pesquisas para nossos próximos possíveis destinos e encontramos muita informação aqui!
    A Tailândia já está em nossos planos a algum tempo e quem sabe em 2020 estaremos lá.
    Obrigada por compartilhar tantas informações.

    Responder
    • Altier Moulin

      Que maravilha, Ana Paula.

      Se precisar de alguma informação é só avisar aqui.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...