Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Chiang Rai: atrações imperdíveis da cidade

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Chiang Rai

Há bastante coisas interessantes para conhecer aqui, mas, como a gente nunca tem tempo sobrando, será preciso escolher o que fazer em Chiang Rai. A cidade fica no nordeste da Tailândia e é uma das mais antigas do Sudeste Asiático.

Ela tem muita história e serve bem para nos dar uma rápida visão da cultura ancestral desse país.

Para você ter mais uma referência, foi nessa cidade que um grupo de adolescentes ficou preso em uma caverna em 2018. A notícia correu o mundo e, felizmente, teve um final feliz: todos foram resgatados vivos.

É justamente por causa desse complexo de cavernas tão extenso que a gente encontra várias piscinas de águas termais por aqui.

O que fazer em Chiang Rai

Chiang Rai pode entrar no seu roteiro apenas como um bate-volta, saindo de Chiang Mai, ou no seu caminho para o Laos: muita gente faz isso.

Independentemente de sua escolha, essa região da Tailândia vai lhe mostrar que o país é muito mais do que as belas praias que se popularizaram nas redes sociais.

Principais templos

Um dos mais antigos templos daqui é o Wat Phra Kaew, cheio de peças de ouro que datam do século 14.

Mas, foi uma construção bem mais moderna que se tornou a principal atração da cidade: o Wat Rong Khun – chamado de Templo Branco, em português -, que é, na verdade, uma grande exposição de esculturas do artista plástico, Charlemchal Kositpipat, nascido na cidade.

Muita gente não sabe que, hoje, o templo é propriedade de Kositpipat e que ele foi erguido a partir das ruínas de outro templo bem antigo que existia nesse terreno.

O que fazer em Chiang Rai

Da mesma forma que o anterior, o Templo Azul é mais uma expressão de arte. As esculturas dos budas são lindas, muito bem feitas e as cores nos lembram os templos hindus.

Tanto o Templo Branco quanto o Templo Azul mostram como a arte anda junto com a religião, aqui e em diversas partes do mundo: veja os exemplos da Capela Sistina, no Vaticano, e da Mesquita Azul, na Turquia.

Se der tempo, você pode esticar até o Baan Damm Museum, chamado de Black House. Ele tem peças de arte bem macabras, com animais empalhados e conjuntos de mesas e cadeiras feitos de marfim.

Para mim, é algo totalmente dispensável, a não ser que você valorize muito esse tipo de trabalho.

Chiang Rai

Comunidades tradicionais

Chiang Rai e seus arredores também são a casa de dezenas de vilas tradicionais, com costumes bem interessantes e até impactantes.

Eu conheci um pouco das tribos Akha, que tem sua origem no Nepal, e, claro, as famosas mulheres-girafa, aquelas que usam várias argolas no pescoço.

A vila da etnia Karen que visitei, fica perto dos principais pontos turísticos de Chiang Rai, mas o acesso não é fácil: você vai precisar contratar um agência local. Além disso, os moradores não costumam receber qualquer pessoa.

Então, é melhor não correr o risco de dar com a porta na cara.

O que fazer em Chiang Rai

Veja algumas informações rápidas sobre as mulheres-girafa:

  • Elas são, originalmente, da antiga Birmânia, hoje, Myanmar;
  • Seu povo migrou para o norte da Tailândia em busca de melhor qualidade de vida;
  • Nos primeiros anos, elas usavam as argolas para se proteger do ataque de tigres;
  • Com o tempo, as argolas viraram símbolo de beleza: quanto mais alta, mais bonita;
  • As mulheres tiram as argolas a cada 4-5 anos para poder aumentá-las;
  • Ma-ba, a mulher da foto, tem o maior colar da tribo: 37 centímetros;
  • O colar que ela usa pesa cerca de cinco quilos.

A visita dura cerca de uma hora e, sem dúvida, era o programa que mais me despertava expectativas em toda a viagem por Chiang Rai.

Isso eu mostro em: Mulheres-girafa da Tailândia: como e onde visitar?

Planeje sua viagem a Chiang Rai

É super fácil organizar uma viagem para Chiag Rai. Aliás, eu achei a Tailândia muito preparada para o turismo, com informações em inglês, gente acolhedora, comida boa e preços realmente muito atrativos. Abaixo, eu explico cada item essencial para seu planejamento.

Como chegar

A forma mais prática é pegar um voo até Chiang Mai e, de lá, seguir viagem de carro ou de ônibus. Os voos domésticos são, de forma geral, bem baratos na Tailândia e podem ser uma mão-na-roda se você estiver com pouco tempo.

As empresas mais baratas que fazem essa rota são Vietjet Air, AirAsia e Thai Lion Air.

De ônibus, a viagem de Bangkok a Chiang Mai dura cerca de 10 horas e a forma mais prática de comprar a passagem pela internet é no site 12GO. Ele é um buscador de passagens  – de ônibus, de trem e de avião – e atende vários países dessa região.

Onde comer

Comer bem em toda a Tailândia não será um problema. Na maioria das cidades turísticas, os cardápios estão traduzidos para o inglês e o tempero já é adaptado para o nosso paladar – com menos pimenta.

Perto do Templo Branco, na mesma calçada, eu encontrei o Jeabthai Food & Buffet, um restaurante bem legal, com bufê livre e muita variedade: você pode se servir à vontade, quantas vezes quiser, de prato típicos, como o delicioso Pad Thai, de salada, sobremesa e tem até suco. Tudo isso por THB 100.

Quando ir

Faz calor o ano inteiro em Chiang Rai, mas abril é o mês mais quente. Ele antecede a estação das chuvas, que começa em maio e vai até outubro. O mês mais chuvoso é agosto, por isso, é bom evitar essa época. Fevereiro é o mês com menos chances de chover.

Os meses mais agradáveis são de dezembro a março, quando os termômetros podem marcar mínimas de 15 graus com céu limpo.

O que fazer em Chiang Rai

Onde ficar

Em Chiang Mai, eu me hospedei no Your Space Hotel – que também é um hostel – e fiquei bem satisfeito. Os quartos são espaçosos e arejados, a cama é boa, o ar condicionado funciona – item essencial na cidade – e o atendimento é precioso: talvez, a melhor coisa daqui.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Oi, Yasmin.
    Varia muito de uma cidade para a outra e o tipo de hospedagem.
    Não consigo dizer um valor.
    Um abraço.

  2. Estou pensando em visitar minha amiga na Tailândia daqui a alguns anos,gosto muito de saber sobre o país antes de viajar(Para não ter problemas depois),mas,em média você sabe quanto custa a diária de Hotel na Taiândia?

    Grata por tudo.

  3. Maravilha, Lory.
    Um privilégio conhecer Chiang Rai e compartilhar essa experiência.

    Um abraço.

  4. Valeu pelas preciosas dicas super informativas! Todas as duvidas foram sanadas pela sua experiência vivida e compartilhada! Obrigado pelo material e profissionalismo .. e pé na estrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *