Documentos para entrar na Tailândia: tudo que você precisa para sua viagem

Atualizado em 13 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Documentos para entrar na Tailândia

Você deve estar aí planejando sua viagem e pensando nos documentos que precisa para entrar na Tailândia. Eu acabei de atualizar todas as informações e explico tudo de forma rápida e prática para você não ter imprevistos. As regras são simples, mas é bom prestar atenção em alguns detalhes.

Documentos para entrar na Tailândia

Esta é a lista de documentos que você vai precisar para sua viagem à Tailândia. Os itens mais importantes são, sem dúvida, o passaporte dentro da validade e o certificado de vacinação.

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia.

Na verdade, a sua entrada no país é feita no momento em que você passa pela imigração tailandesa e, por isso, é preciso ter a documentação correta em mãos.

Caso contrário, você poderá ser impedido de entrar no país.

Passaporte

Você precisa ter um passaporte para entrar na Tailândia. Ele é obrigatório, inclusive, para crianças e adolescentes. Além disso, é importante conferir a data de validade do documento. De forma geral, o passaporte deve ter validade de seis meses.

Além de estar na validade, seu passaporte precisa ter uma folha em branco para que os oficiais da imigração carimbem a sua entrada e a sua saída do país.

Certificado de vacinação

É obrigatório ser vacinado contra febre amarela e, mais do que isso, você precisa ter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), um documento emitido pela Anvisa, aqui no Brasil, que  comprova que você está imunizado contra a doença.

A emissão do certificado é gratuita e pode ser feita em um posto de atendimento da Anvisa ou pela internet, como eu mostro em: como solicitar o certificado de vacinação pela Internet.

Se, por acaso, você não foi vacinado contra febre amarela ou se perdeu o certificado de vacinação, existe a possibilidade de tomar a vacina na chegada à Tailândia, especialmente no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi (BKK), em Bangkok, mas é preciso pagar uma taxa de THB 700.

Informações sobre covid-19

É muito importante saber que a Tailândia trata de forma diferente passageiros vacinados e não vacinados contra covid-19. Isso é um fato!

Para embarcar para a Tailândia, você precisará ter os seguintes comprovantes em mãos:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19, com duas doses, exigido apenas de quem foi vacinado – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque, exigido de viajantes não vacinados;
  3. Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.

Quem estiver com o esquema de vacinação completo – com pelo menos duas doses –, não precisa apresentar qualquer teste para a doença, nem o RT-PCR nem o de antígeno, e também não precisa fazer quarentena.

Um detalhe sobre a vacinação é que a segunda dose  deve ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem  e, claro, você precisará comprovar isso.

Eu já expliquei como solicitar o comprovante de vacinação contra covid-19 pela internet em português e inglês. É só conferir em Certificado de Vacinação contra Covid.

Quem ainda não está com o esquema vacinal completo – o que eu considero lamentável – também pode viajar para a Tailândia sem muitas complicações no processo de entrada. Porém, é preciso ter atenção em alguns detalhes.

Um dos pontos mais importantes é que a quarentena só não é obrigatória se o viajante apresentar um teste RT-PCR negativo feito em até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Comprovante de hospedagem

É muito importante ter informações precisas sobre a sua hospedagem. Elas podem ser solicitadas pelos oficiais da imigração.

As autoridades tailandesas orientam ficar em um hotel certificado pelo programa de sanitarização do país, o SHA Extra Plus, mas isso não é mais obrigatório. De qualquer forma, ficar em um hotel com o selo do programa pode lhe garantir mais segurança.

Outros documentos

Você viu quais os documentos para entrar na Tailândia, mas é bom ter em mãos alguns outros.

Como em toda viagem internacional, você precisa estar preparado para as perguntas que podem ser feitas pelos oficiais da imigração. Embora isso não aconteça com todos os viajantes, eles podem fazer questionamentos sobre o seu roteiro, sobre o hotel que vai ficar e quanto de dinheiro você tem para se manter no país.

No caso do dinheiro, a regra é comprovar ter, no mínimo, THB 20.000 o que dá, aproximadamente, EUR 500. Você pode fazer isso mostrando as notas de dinheiro ou um extrato atual de sua conta corrente.

É bom levar impressas as reservas dos hotéis, as passagens de avião e qualquer outro documento que possa lhe ajudar com informações precisas. Nenhum oficial da imigração me fez qualquer pergunta assim, mas é importante estar preparado para elas.

→ Entenda como funciona o dinheiro na Tailândia

Crianças e adolescentes que estiveram viajando desacompanhados de um dos pais precisam de uma autorização específica. Esta regra é válida para qualquer viagem internacional e você pode se informar melhor no site do Ministério das Relações Exteriores.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

37 Comentários

  1. Larissa Amanda

    Olá, irei pra Tailândia em abril 2023, sabe informar se é solicitado o comprovante da passagem de volta para o Brasil?, a principio ficaria uns 15 dias mas se curtisse ficaria mais tempo

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Larissa.
      É um procedimento que pode ser adotado, sim, mas nem sempre eles pedem.
      Você pode ter uma passagem da Tailândia para um país vizinho, por exemplo e isso já resolve o caso.
      Um abraço.

      Responder
  2. Nathan

    cara, faltou a principal informação, o valor da taxa do visto a se pagar na hora do desembarque.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Nathan.
      Acho que você não leu o texto.
      Lá está escrito: “Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia.”
      Um abraço.

      Responder
  3. Paulo Roberto Gayer

    Vou aproveitar!!! Turismo sexual FEMININO!!! E a questão da aids e doenças venerias? Pode informar ? Já tenho local específico: PATTAYA. O QUE PODERÁ ME INFORMAR?

    Responder
    • Altier Moulin

      Não tenho informação sobre turismo sexual.
      Um abraço!

      Responder
      • ANDERVAL CELESTINO DOS SANTOS

        Boa noite.
        Atualme é necessário preencher o healthpass antes de embarcar?

        Responder
        • Altier Moulin

          Não mais, Anderval.
          Um abraço.

          Responder
    • Paulo Gerlin

      Fevereiro de 23. É obrigatório a apresentação de thailand pass?

      Responder
      • Altier Moulin

        Oi, Paulo.
        O Thais Pass não é mais necessário.
        Um abraço.

        Responder
  4. RICARDO JOSE CARDOSO

    Tenho uma cabeça de buda tatuada no antebraço q maravilha kkkk

    Responder
    • Altier Moulin

      Hehhehe… provavelmente eles entenderão que é uk estrangeiro. 😉
      Um abraçoa.

      Responder
  5. Fabiano Pedreira

    Oi, Altier!
    Vou viajar em março e meu passporte vence em maio. Será que tem problema?
    Obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Olha, ele tem que estar na validade antes de você voltar ao país. De qualquer forma, é bom verificar com a companhia aérea.
      Um abraço!

      Responder
  6. Alan

    Acho que esse negócio da da vacinação contra covid, caiu, não precisa mais, poderia me dizer algo a respeito?
    Ouvi um argentino dizendo isso, ele entrou lá recentemente!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Alan.
      As informações que tenha atualizadas são essas mesmo.
      Um abraço!

      Responder
  7. Matheus

    Oi!

    Acho que o seguro contra covid eh obrigatório hein

    Responder
  8. Barbara

    Vc não precisou ficar em um hotel específico para fazer teste de
    Pcr no dia 01 e 05? Estou lendo algo sobre isso.
    Foi só chegar com tudo que listou e ir para o hotel reservado. Me ajuda por favor.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Barbara.
      Eu fui em 2019, sem pandemia.
      Um abraço.

      Responder
      • Teka

        Olá. Pretendo ir no início de 2023 ou final. Onde posso pesquisar bons hostels? É fácil achar cafeterias em Bangkok? Mulheres solteiras viajando naquele país é comum?

        Responder
  9. Mariana Arze

    Olá, meu pai é boliviano e toda vez que viajamos temos que tirar visto pra ele…sabe dizer de pra Tailândia boliviano tb precisa? Não estou encontrando essa lista de países que precisam de visto em lugar nenhum 😵

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Mariana.
      Sugiro entrar em contato com o consulado tailandês no Brasil.
      Um abraço.

      Responder
  10. Maicon Rones Gomes Da Silva

    Eu conheci uma tailandesa e vou me casar com ela na Tailândia, nesse caso eu preciso viajar do Brasil para a Tailândia. Nesse caso, teria um visto específico ou apenas um visto de turismo ou algo assim??

    Responder
    • Altier Moulin

      Maicon,
      Acredito que o visto de turista resolva, mas depois você terá que solicitar o visto de permanência, se for morar por lá.
      Um abraço!

      Responder
    • Verônica

      Altier, bom dia. Irei em julho/23, quer dizer que poderei me deparar com chuva? Isso atrapalha muito o passeio? Obrigada

      Responder
      • Altier Moulin

        Oi, Verônica.
        Sim. Pode atrapalhar e muito.
        O período chuvoso vai de maio a outubro – é bom evitar
        Vamos torcer para dar tudo certo.
        Um abraço.

        Responder
  11. Mariano

    Manter a vacina em dia é sempre importante. obrigado pelas dicas

    Responder
    • Altier Moulin

      Valeu, Mariano.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...