Pesquisar
Close this search box.

Um dia em Ayutthaya: guia prático para um bate-volta

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Ayutthaya é uma das cidades mais visitadas da Tailândia. Ela fica a cerca de 80 quilômetros ao norte de Bangkok e, por isso, é perfeita para viagens rápidas de um ou dois dias. Eu passei um dia em Ayutthaya, saindo cedo da capital tailandesa e retornando no fim da tarde.

Esse tempo foi ideal para visitar os principais sítios arqueológicos, como eu mostro em: Os templos de Ayutthaya: quais visitar?

Breve história de Ayutthaya

Fundada no século 14, Ayutthaya se tornou uma das maiores cidades do mundo e sua beleza e poder foram tão grandemente apreciadas que chegou a ser  chamada de Veneza Oriental. 

No século 18, ela foi praticamente toda destruída durante a guerra com os birmaneses. Hoje, nós podemos ver apenas algumas das ruínas que restaram, mas elas são suficientes para nos dar uma ideia clara de quão impressionante a cidade era no passado.

A parte central de Ayutthaya é uma ilha cercada por três rios. É nesta área que fica a maioria dos templos considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Como esse complexo ainda é sagrado para o budismo, muitos praticantes desta fé visitam os templos todos os anos.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Dicas para passar um dia em Ayutthaya

Como falei, é possível fazer um bate-volta de Bangkok para Ayutthaya: eu acho esse tempo suficiente.

A viagem começa bem cedo e só termina no fim do dia. Então, é bom se preparar para caminhar bastante. Nos itens abaixo, eu explico tudo o que você precisa para organizar sua viagem.

Quando ir

A estação chuvosa nesta parte do país vai de maio a outubro e a melhor época para fazer um bate-volta para Ayutthaya, especialmente se você está planejando explorar os seus muitos templos a pé ou de bicicleta, é de novembro a fevereiro, quando a temperatura está mais agradável.

Claro, você pode planejar sua viagem para qualquer época do ano, porque, sim, isso é possível. Mas, é bom saber que o calor é intenso nos meses de março e abril. Para saber mais, leia: Quando ir a Ayutthaya.

Transporte

O principal ponto de partida para quem quer chegar a Ayutthaya é Bangkok. Isso significa que dá para ir de uma cidade para a outra de carro, de ônibus e de trem facilmente em poucas horas de viagem, já que somente 80 quilômetros separam uma cidade da outra. Isso eu explico em: Como chegar a Ayutthaya.

Para se locomover em Ayutthaya você não terá muitos problemas. Os templos ficam a uma distância curta um do outro e você pode fazer isso de bicicleta ou de tuk-tuk – os meios mais tradicionais.

O aluguel da bicicleta custa cerca de THB 50 por dia, mas, se quiser uma bicicleta motorizada, o preço sobe para THB 200.É fácil achar lojas que oferecem esse serviço na área da avenida Naresuan.

O preço do tuk-tuk, geralmente, é negociado: nunca aceite o valor inicial dado pelo piloto, porque eles já esperam que você peça um desconto.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Onde comer

Com tantos anos de história, a culinária de Ayutthaya não poderia ser menos diversificada. A mistura de sabores e ingredientes faz da cidade um destino gastronômico aonde você vai comer bem e gastar pouco.

As melhores opções são as feiras noturnas, os mercados de peixe – lembra que Ayutthaya está cercada por rios? – e, claro, os muitos restaurantes que servem pratos típicos da cozinha tailandesa.

Aqui, você tem que experimentar o famoso boat noodles. Se não quiser nada da cozinha local, você ainda tem opção de comer algo nos restaurantes e fast food ocidentais que ficam, geralmente, na área mais turística da cidade.

Onde ficar

Ayutthaya tem uma grande variedade de hotéis e hostels com preços e categorias diferentes. Como a maioria das pessoas chegam apenas para passar apenas um dia en Ayutthaya, sempre é fácil encontrar um quarto para dormir, mesmo sem fazer reserva com antecedência: a não ser que seja um feriado nacional, por exemplo.

→ Onde ficar em Ayutthaya

É verdade que muitos meios de hospedagem não estão na internet e isso dificulta um pouco na hora de encontrar um lugar. Eu fiz uma lista com as melhores opções de hotéis e hostels da cidade com diárias que começam em THB 150.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Segurança

Como na maioria das cidades tailandesas, Ayutthaya é considerada uma cidade segura. Por incrível que pareça, nos templos, você precisa ter cuidado com batedores de carteiras que se aproveitam de turistas desavisados, especialmente, nos dias de mais movimento.

O maior perigo que percebi aqui é, realmente, o trânsito, porque há muitas motocicletas e elas aparecem de todos os lados. Lembrando que, na Tailândia, os carros seguem a mão inglesa, com um sentido de circulação contrário ao que temos no Brasil.

Onde ficar em Ayutthaya

Ayutthaya vive em torno de seu conjunto de templos, que estão concentrados no Parque Histórico. Como essa parte da cidade é cercada por rios, ela acaba sendo chamada de ilha. Pratuchai é um distrito da ilha e tem ótimas opções de hospedagem. Aqui, você estará perto de tudo, e eu, realmente, acho que esta é  a melhor parte da cidade .

Ficar fora da ilha pode até ser uma opção, mas avalie se você não vai acabar gastando mais tempo e dinheiro com o transporte. No mapa abaixo. você vai conseguir visualizar isso melhor.

Eu sempre faço minhas reservas com a Booking.com porque ele é o site que eu mais confio. Mas, o que eu acho mais legal é que, quanto  mais a gente usa o site para fazer reservas, mais descontos a gente ganha: veja como participar aqui.

Onde ficar em Ayutthaya

Nas sugestões abaixo, eu coloquei as melhores opções nas áreas que acho mais legais, mas você também pode dar uma olhada nessa lista completa de hospedagem.

Phuttal Residence

Essa pousada fica de frente para o rio e tem um jardim muito bem cuidado, onde a gente pode relaxar, receber uma massagem tailandesa, tomar um café, ler um bom livro ou simplesmente dormir nas cadeiras e esteiras que eles sempre deixam para os hóspedes.

Onde ficar em Ayutthaya

O atendimento é sempre muito elogiado, os quartos são sensacionais – não dá vontade de ir embora – e o café da manhã e delicado e saboroso. Além disso, o Phuttal Residence fica pertinho do Centro Histórico, onde estão os principais templos.

Onde ficar em Ayutthaya

The Old Palace

Esse resort segue um padrão simples, com quartos básicos, mas muito confortáveis com cama grande, uma vista bonita para o jardim, banheiros amplos e limpos. O atendimento é impecável: como sempre, os tailandeses mandam muito bem.

Onde ficar em Ayutthaya

O The Old Palace Resort fica um pouco mais afastado do Centro Histórico, onde estão os principais templos. Por isso, eu recomendo alugar uma bicicleta ou uma moto aqui mesmo. Se preferir, peça ao atendente para chamar um tuk-tuk para você. O preço da diária para duas pessoas é realmente muito bom.

Onde sficar em Ayutthaya

Baan Baimai Boutique

O Baan Baimai Boutique é um hotelzinho indicado para quem não abre mão do conforto de uma boa cama, de um quarto privado e, ainda assim, não quer gastar muito. A cama é extremamente agradável e o jardim, bem cuidado, é excelente para relaxar pela manhã ou no fim de tarde.

Onde ficar em Ayutthaya

Decorado com cores vibrantes e sempre muito limpo, o atendimento também é muito elogiado. Há bicicletas para alugar e eles também organizam passeios para visitar os templos. Sem dúvida, eu acho esse hotel um dos melhores lugares para ficar em Ayutthaya.

Onde ficar em Ayutthaya

Niwas Ayutthaya

A localização do Niwas Ayutthaya é excelente: ele fica em uma rua calma, perto dos templos mais famosos. Além disso, a equipe que trabalha aqui faz de tudo para nos deixar à vontade. Eles ajudam com informações, organizam as visitas e isso conta muito para deixar nossos dias mais leves.

Onde ficar em Ayutthaya

Aliás, tranquilidade é o que a gente tem quando entra nos quartos. Eles são muito aconchegantes, bem decorados, arejados e seguem uma linha minimalista no estilo tailandês. Se você precisa de um hotel sem muitas regalias, que lhe garanta uma noite de sono renovadora, esse é o lugar. O preço é um dos melhores na categoria de quartos individuais com banheiro do lado de fora.

Onde se hospedar em Ayutthaya

Ban U Thong

Os quartos são exatamente como a gente vê nas fotos e isso é um ponto muito importante. O Ban U Thong fica é um casarão na margem do rio Chao Praya e, além do conforto que você precisa para dormir bem e relaxar depois de longas caminhadas nos templos, a vista que a gente tem dos quartos é sensacional.

O atendimento desse lugar é realmente precioso e o café da manhã é sempre muito elogiado. O hotel tem um restaurante e um bar que funcionam em um deque na margem do rio. A diária, diferentemente do que você deve estar pensando, tem um preço justo.

Woraburi Ayutthaya

Essa opção é para quem gosta de hotéis grandes, cheios de conforto e privacidade. Piscina, vista para o rio, serviços de spa – incluindo uma relaxante massagem tailandesa. Tudo isso você terá se ficar hospedado aqui.

Onde ficar em Ayutthaya

Os quartos do Woraburi Ayutthaya são realmente espaçosos, muito confortáveis e, mesmo na categoria mais simples, são muito mais do que a gente precisa para ter uma noite boa de sono. O mais legal é que o preço não é absurdo.

Onde se hospedar em Ayutthaya

Plus Hostel Ayutthaya

O Plus Hostel é sempre muito bem avaliado pelos hóspedes em quesitos como atendimento e limpeza. Ele fica perto dos principais templos: dá para ir caminhando ou de bicicleta tranquilamente, e você pode usar a cozinha do hostel para preparar as suas refeições e conhecer outros viajantes nas áreas próximas ao jardim.

Os quartos compartilhados são espaçosos, têm iluminação e tomadas individuais e o café da manhã está incluso no valor da diária, que, por sinal, é uma pechincha. Só tem um detalhe: é preciso fazer a reserva com antecedência, porque o hostel vive lotado.

Faixas de preços em Ayutthaya

Agora que você já viu as minhas opções preferidas na cidade – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Ayutthaya.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da ilha.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *