Um dia em Ayutthaya: um guia rápido e super prático para um bate-volta

1

Atualizado em 5 de outubro de 2020

Ayutthaya é uma das cidades mais visitadas da Tailândia. Ela fica a cerca de 80 quilômetros ao norte de Bangkok e, por isso, é perfeita para viagens rápidas de um ou dois dias. Eu passei um dia em Ayutthaya, saindo cedo da capital tailandesa e retornando no fim da tarde.

Esse tempo foi ideal para visitar os principais sítios arqueológicos, como eu mostro em: Os templos de Ayutthaya: quais visitar?

Breve história de Ayutthaya

Fundada no século 14, Ayutthaya se tornou uma das maiores cidades do mundo e sua beleza e poder foram tão grandemente apreciadas que chegou a ser  chamada de Veneza Oriental. 

No século 18, ela foi praticamente toda destruída durante a guerra com os birmaneses. Hoje, nós podemos ver apenas algumas das ruínas que restaram, mas elas são suficientes para nos dar uma ideia clara de quão impressionante a cidade era no passado.

A parte central de Ayutthaya é uma ilha cercada por três rios. É nesta área que fica a maioria dos templos considerados Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Como esse complexo ainda é sagrado para o budismo, muitos praticantes desta fé visitam os templos todos os anos.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Dicas para passar um dia em Ayutthaya

Como falei, é possível fazer um bate-volta de Bangkok para Ayutthaya: eu acho esse tempo suficiente.

A viagem começa bem cedo e só termina no fim do dia. Então, é bom se preparar para caminhar bastante. Nos itens abaixo, eu explico tudo o que você precisa para organizar sua viagem.

Quando ir

A estação chuvosa nesta parte do país vai de maio a outubro e a melhor época para fazer um bate-volta para Ayutthaya, especialmente se você está planejando explorar os seus muitos templos a pé ou de bicicleta, é de novembro a fevereiro, quando a temperatura está mais agradável.

Claro, você pode planejar sua viagem para qualquer época do ano, porque, sim, isso é possível. Mas, é bom saber que o calor é intenso nos meses de março e abril. Para saber mais, leia: Quando ir a Ayutthaya.

Transporte

O principal ponto de partida para quem quer chegar a Ayutthaya é Bangkok. Isso significa que dá para ir de uma cidade para a outra de carro, de ônibus e de trem facilmente em poucas horas de viagem, já que somente 80 quilômetros separam uma cidade da outra. Isso eu explico em: Como chegar a Ayutthaya.

Para se locomover em Ayutthaya você não terá muitos problemas. Os templos ficam a uma distância curta um do outro e você pode fazer isso de bicicleta ou de tuk-tuk – os meios mais tradicionais.

O aluguel da bicicleta custa cerca de THB 50 por dia, mas, se quiser uma bicicleta motorizada, o preço sobe para THB 200.É fácil achar lojas que oferecem esse serviço na área da avenida Naresuan.

O preço do tuk-tuk, geralmente, é negociado: nunca aceite o valor inicial dado pelo piloto, porque eles já esperam que você peça um desconto.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Onde comer

Com tantos anos de história, a culinária de Ayutthaya não poderia ser menos diversificada. A mistura de sabores e ingredientes faz da cidade um destino gastronômico aonde você vai comer bem e gastar pouco.

As melhores opções são as feiras noturnas, os mercados de peixe – lembra que Ayutthaya está cercada por rios? – e, claro, os muitos restaurantes que servem pratos típicos da cozinha tailandesa.

Aqui, você tem que experimentar o famoso boat noodles. Se não quiser nada da cozinha local, você ainda tem opção de comer algo nos restaurantes e fast food ocidentais que ficam, geralmente, na área mais turística da cidade.

Onde ficar

Ayutthaya tem uma grande variedade de hotéis e hostels com preços e categorias diferentes. Como a maioria das pessoas chegam apenas para passar apenas um dia en Ayutthaya, sempre é fácil encontrar um quarto para dormir, mesmo sem fazer reserva com antecedência: a não ser que seja um feriado nacional, por exemplo.

→ Onde se hospedar em Ayutthaya, na Tailândia

É verdade que muitos meios de hospedagem não estão na internet e isso dificulta um pouco na hora de encontrar um lugar. Eu fiz uma lista com as melhores opções de hotéis e hostels da cidade com diárias que começam em THB 150.

Um dia em Ayutthaya: guia rápido e prático para sua viagem

Segurança

Como na maioria das cidades tailandesas, Ayutthaya é considerada uma cidade segura. Por incrível que pareça, nos templos, você precisa ter cuidado com batedores de carteiras que se aproveitam de turistas desavisados, especialmente, nos dias de mais movimento.

O maior perigo que percebi aqui é, realmente, o trânsito, porque há muitas motocicletas e elas aparecem de todos os lados. Lembrando que, na Tailândia, os carros seguem a mão inglesa, com um sentido de circulação contrário ao que temos no Brasil.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Além do passaporte com seis meses de validade, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Dá para tomar a vacina no aeroporto de Bangkok pagando uma taxa.

Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é indispensável.

Veja mais sobre a Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a Tailândia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

1 comentário

  1. Pingback: Destaques de Viagem: 31 de Maio de 2019 – Roteiro Planejado

Escreva um comentário