Como chegar a Ayutthaya, na Tailândia, para visitar seus famosos templos

0

Atualizado em 5 de outubro de 2020

Como chegar a Ayutthaya, na Tailândia, para visitar seus famosos templos

O principal ponto de partida para quem quer chegar a Ayutthaya é Bangkok. Isso significa que dá para ir de uma cidade para a outra de carro, de ônibus e de trem facilmente em poucas horas de viagem, já que somente 80 quilômetros separam uma cidade da outra.

A história de Ayutthaya – a pronúncia em português é Aiutaiá – começou em 1350 e ela logo se tornou a segunda capital do Império Siamese – a primeira foi Sukhothai. Durante os séculos de seu apogeu, Ayutthaya foi um dos mais cosmopolitas centros urbanas do mundo, com intensas atividades comerciais. Nesse período, a população da cidade chegou a um milhão de pessoas.

Como chegar a Ayutthaya

A opção mais barata e mais fácil de chegar a Ayutthaya, saindo de Bangkok, é o trem. As combinações partem várias vezes por dia da estação Hua Lamphong e, por isso, não é necessário comprar a passagem com antecedência. A viagem dura cerca de duas horas e a paisagem que a gente vê pela janela é realmente muito interessante.

→ Onde se hospedar em Ayutthaya, na Tailândia

A passagem nos vagões da terceira classe são bem baratas, custam apenas THB 20, mas eles costumam lotar e pode ser que você tenha que viajar em pé, sem ar-condicionado, o que nos dias mais quentes pode ser bem desconfortável. Bem mais cara, a segunda classe custa THB 300. Por esse preço, você vai viajar com assento marcado e em um ambiente climatizado.

Como Ayutthaya é cercada por rios, depois que chegar à estação ferroviária, você vai precisar caminhar até a estação de balsas e atravessar até à ilha. A passagem custa THB 5.

Há ônibus e vans regulares que partem da estação Mo Chit a cada 20 ou 30 minutos. A viagem também dura cerca de duas horas e o preço é, mais ou menos, THB 70. É importante saber que as vans não partem mais do Centro de Bangkok, perto do Monumento à Vitória, como acontecia até pouco tempo.

Note que os tailandeses chamam vans e micro-ônibus de ônibus, então, é sempre bom perguntar em qual o veículo que você vai viajar

Apesar de não ser tão comum, algumas empresas ainda oferecem cruzeiros de Bangkok a Ayutthaya. Há percursos de um dia e de vários dias e você pode comprar seu pacote com uma das agências da capital tailandesa.

Para quem vai sair de outras cidades, há linhas de trem que ligam Ayutthaya a muitas partes do país. De Chiang Mai, por exemplo, os preços podem varias de THB 250 a THB 1.000, dependendo do tipo de vagão que você escolher. A viagem é longa, dura cerca de 12 horas.

O melhor site para comprar e consultar preços de passagens é o 12Go.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Além do passaporte com seis meses de validade, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Dá para tomar a vacina no aeroporto de Bangkok pagando uma taxa.

Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é indispensável.

Veja mais sobre a Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a Tailândia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário