Dinheiro na Tailândia: como e onde fazer o cambio?

0

Atualizado em 17 de junho de 2019

Chegou a hora de entender como usar seu dinheiro na Tailândia. A boa notícia é que as regras para trocar a moeda, usar o cartão de crédito e sacar nos caixas eletrônicos são bem semelhantes às de outros países, e isso facilita muito a nossa vida.

→ Veja o meu roteiro de 15 dias pela Tailândia

A moeda oficial da Tailândia é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿ – a pronúncia é bá. Como  o real não é aceito nas casas de câmbio daqui, você deve trazer dólares ou euros e trocar na chegada: há quiosques para troca de dinheiro no aeroporto e nos centros das principais cidades.

Como fazer o câmbio

Nas áreas mais turísticas, você até pode fazer pagamentos com dólares e euros, mas isso depende muito das regras de cada lugar. De forma geral, o câmbio nesses lugares não é interessante para a gente. Então, evite.

É importante lembrar que, na Tailândia, a forma mais comum de pagamento é em dinheiro: então, sempre ande com umas notas de baht no bolso. Pagamentos com cartão de crédito e débito ainda são bem raros.

A moeda tailandesa é bem estável. Normalmente, um euro vale entre 35-40 bahts e um dólar está na faixa de 30-35 bahts. Para consultar o câmbio atual, acesse este site. As notas da moeda tailandesa vão de THB 20 a THB 1.000.

Saques com cartão

A melhor opção para trocar a moeda é fazer o câmbio nas lojas. Mas, se quiser sacar diretamente de sua conta corrente brasileira usando um caixa eletrônico, que são chamados de ATM, você  precisará ter o seu cartão de débito desbloqueado  para uso no exterior. O valor que você sacar sairá na moeda tailandesa, o baht, e será cobrada uma tarifa de, aproximadamente, THB 220 por saque, além do imposto brasileiro, o IOF, de 6,38%.

Lembrando que para comprar moedas estrangeiras em bancos e casas de câmbio no Brasil, é cobrado IOF de 1,1% sobre o valor da operação. O imposto sobre as compras internacionais feitas no cartão de crédito chega a 6,38%.

Entrar com dinheiro na Tailândia

Turistas precisam provar que têm condições financeiras de se manter na Tailândia pelo período da viagem. A regra é comprovar ter THB 20.000 o que dá, aproximadamente, EUR 500. Você pode fazer isso mostrando as notas de dinheiro ou um extrato atual de sua conta corrente. Essa verificação não acontece sistematicamente com todas as pessoas que chegam ao país, mas pode ser que você dê o azar de ser parado. Então, já fique sabendo disso.

Quanto vou gastar?

O custo de vida na Tailândia é muito barato para turistas. É possível comer um Paid Thai, um prato típico deles que se parece com um yakisoba, por THB 50. A garrafa pequena de água custa cerca de THB 20. Em locais mais caros, como em Koh Phi PHi, a latinha da Heiniken custa THB 70.

O transporte no país também é barato. Dá para comprar passagens aéreas domésticas com preços promocionais antecipadamente e os trens ligam várias partes do país por preços super baixos: há passagens de Bangkok para Ayutthaya por THB 20.

Veja todos os posts da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário