Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro na Tailândia: como fazer o cambio e preços

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Chegou a hora de entender como usar seu dinheiro na Tailândia. A boa notícia é que as regras para trocar a moeda, usar o cartão de crédito e sacar nos caixas eletrônicos são bem semelhantes às de outros países, e isso facilita muito a nossa vida.

→ Roteiro de 15 dias pela Tailândia

A moeda oficial da Tailândia é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿ – a pronúncia é bá. Como  o real não é aceito nas casas de câmbio daqui, você deve trazer dólares ou euros e trocar na chegada: há quiosques para troca de dinheiro no aeroporto e nos centros das principais cidades.

Dinheiro na Tailândia

Nas áreas mais turísticas, você até pode fazer pagamentos com dólares e euros, mas isso depende muito das regras de cada lugar. De forma geral, o câmbio nesses lugares não é interessante para a gente. Então, evite.

É importante lembrar que, na Tailândia, a forma mais comum de pagamento é em dinheiro: então, sempre ande com umas notas de baht no bolso. Pagamentos com cartão de crédito e débito ainda são bem raros.

A moeda tailandesa é bem estável. Normalmente, um euro vale entre 35-40 bahts e um dólar está na faixa de 30-35 bahts. Para consultar o câmbio atual, acesse este site. As notas da moeda tailandesa vão de THB 20 a THB 1.000.

Saques com cartão

A melhor opção para trocar a moeda é fazer o câmbio nas lojas. Mas, se quiser sacar diretamente de sua conta corrente brasileira usando um caixa eletrônico, que são chamados de ATM, você  precisará ter o seu cartão de débito desbloqueado  para uso no exterior.

O valor que você sacar sairá na moeda tailandesa, o baht, e será cobrada uma tarifa de, aproximadamente, THB 220 por saque, além do imposto brasileiro, o IOF, de 6,38%.

Lembrando que para comprar moedas estrangeiras em bancos e casas de câmbio no Brasil, é cobrado IOF de 1,1% sobre o valor da operação. O imposto sobre as compras internacionais feitas no cartão de crédito chega a 6,38%.

Entrar com dinheiro na Tailândia

Turistas precisam provar que têm condições financeiras de se manter na Tailândia pelo período da viagem.

A regra é comprovar ter THB 20.000 o que dá, aproximadamente, EUR 500. Você pode fazer isso mostrando as notas de dinheiro ou um extrato atual de sua conta corrente.

Essa verificação não acontece com todas as pessoas que chegam ao país, mas pode ser que você dê o azar de ser parado. Então, já fique sabendo disso.

Quanto vou gastar?

O custo de vida na Tailândia é muito barato para turistas. É possível comer um Paid Thai, um prato típico deles que se parece com um yakisoba, por THB 50.

A garrafa pequena de água custa cerca de THB 20. Em locais mais caros, como em Koh Phi PHi, a latinha da Heiniken custa THB 70.

O transporte no país também é barato.

Dá para comprar passagens aéreas domésticas com preços promocionais antecipadamente e os trens ligam várias partes do país por preços super baixos: há passagens de Bangkok para Ayutthaya por THB 20.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. Oi, Flora.
    É melhor deixar o dinheiro na sua conta corrente e sacar usando um cartão de débito internacional quando precisar – é só pedir um cartão Visa ou Master ao banco. 🙂
    UM abraço.

  2. Boa noite,
    Vou para Tailândia começo do ano que vem, gostaria de saber se vale a pena levar dinheiro e uma parte nesses cartões de débito internacional (tipo o nomad) ou se é melhor levar tudo em dinheiro mesmo?

  3. Está escrito na matéria: “Como o real não é aceito nas casas de câmbio daqui, você deve trazer dólares ou euros e trocar na chegada: há quiosques para troca de dinheiro no aeroporto e nos centros das principais cidades”.

  4. Oii
    Uma dúvida da pra trocar real por thb. Ou dólar seria melhor ? Se for o ideal seria levar daqui do Brasil ?

  5. Oi, Daniel.

    Você precisa procurar uma casa de câmbio, mas dificilmente conseguirá quem aceite fazer a troca. Uma boa ideia é tricar com quem está pensando em visitar o país.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1