Pesquisar
Close this search box.

Mulheres-girafa da Tailândia: saiba como e onde visitar

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Mulheres-girafa da Tailândia

Conhecer culturas diferentes é um dos grandes presentes que a vida de viajante nos dá e, provavelmente, você também já desejou ver de perto como vivem as mulheres-girafa da Tailândia, famosas por usarem aquelas argolas enormes no pescoço.

As comunidades onde vivem essas mulheres já foram relativamente comuns no nordeste da Tailândia, mas, atualmente, há poucos lugares onde a gente pode ver e interagir com elas. Eu visitei uma vila que fica na região de Chiang Rai e tive uma experiência sensacional.

Quem são as mulheres-girafa?

A etnia karen sempre viveu na região onde hoje é o Myanmar, mas começou a migrar para a Tailândia depois dos conflitos armados que estouraram no país no fim da década de 1940. Pelo que contam por aqui, o hábito de usar os colares surgiu porque as mulheres precisavam atravessar a floresta dominada por tigres, que geralmente atacam no pescoço.

Com o passar do tempo, esses acessórios  acabaram virando um símbolo de beleza.  Hoje, as mulheres-girafa da Tailândia usam os colares simplesmente por vaidade: quanto maior ele for, mais bonita a mulher é considerada.

Veja algumas informações rápidas sobre as mulheres-girafa:

  • Elas são, originalmente, da antiga Birmânia, hoje, Myanmar;
  • Seu povo migrou para o norte da Tailândia em busca de segurança;
  • Nos primeiros anos, elas usavam as argolas para se proteger do ataque de tigres;
  • Com o tempo, as argolas viraram símbolo de beleza;
  • As mulheres tiram as argolas a cada 4 ou 5 anos para poder aumentá-las;
  • Ma-ba tem o maior colar da tribo: 37 centímetros;
  • O colar que ela usa pesa cerca de cinco quilos.
  • Aproveite para ler: Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias.

O pescoço mais longo

Ma-ba tem o colar mais longo entre as mulheres de karen: são exatos 37 centímetros. Ela carrega quase cinco quilos no pescoço e é isso que empurra seus ombros para baixo criando a sensação de que ela é mais alta. Mas, na verdade,  o pescoço não aumenta , é o tórax que é forçado para baixo.

Mulheres-girafa da Tailândia

O colar é feito de uma peça única de bronze e são dadas várias voltas até que ele alcance o tamanho desejado. Normalmente, elas não tiram o colar com frequência, mas não é proibido. O que elas dizem por aqui é que já não conseguem mais ficar sem o acessório.

Esse processo começa ainda criança: aos cinco anos as meninas já ganham seu primeiro colar e algumas nunca param. Isso, claramente, implica em várias adaptações na vida. Para dormir, por exemplo, essas mulheres precisam usar dois travesseiros: um para a cabeça e outro para o pescoço. Como você deve imaginar, homens não usam colares.

Leve em consideração

Ao visitar as mulheres-girafa da Tailândia, lembre-se de que você estará entrando no cotidiano de pessoas. Tenha cuidado ao se aproximar, seja educado, peça para tirar fotos, converse e valorize a cultura e a história delas. A maioria das famílias da etnia Karen sobrevive do que o turismo gera. Então, compre o artesanato que elas vendem.

A etnia Karen é considerada refugiada na Tailândia e ainda há muitas questões sociais que precisam ser resolvidas com o governo tailandês. Se você já ouviu alguma história relacionando o uso do colar com o adultério, esqueça. Isso é apenas uma lenda.

Planeje sua visita às mulheres-girafa da Tailândia

Sem dúvida, essa foi uma das experiências mais incríveis que vivi na Tailândia. É verdade que o contato com novas culturas é sempre desafiador, porque tudo que é diferente daquilo que estamos acostumados a ver e a viver causa uma sensação de estranheza, de desconforto.

Apesar disso, eu aproveitei o contato com o pessoal da vila – especialmente com as mulheres – para entender um pouco mais sobre o estilo de vida dos karen, sem preconceitos ou julgamentos. Por isso, eu indico que você também vá conhecer as mulheres-girafa de perto.

Como chegar

A comunidade da etnia Karen que visitei fica na região de Chiang Rai, mas apesar de ficar perto dos principais pontos turísticos da cidade, o acesso à vila das mulheres-girafa não é fácil: você vai precisar contratar um agência local.

Eu fiz esse passeio com a TPT Tour.

Além disso, elas não costumam receber qualquer pessoa. Então, é melhor não correr o risco de dar com a porta na cara. A visita, normalmente, dura cerca de uma hora.

A forma mais prática de chegar a Chiang Rai é pegar um voo até Chiang Mai e, de lá, seguir viagem de carro ou de ônibus. Os voos domésticos são, de forma geral, bem baratos na Tailândia e podem ser uma mão-na-roda se você estiver com pouco tempo. As empresas mais baratas que fazem essa rota são Vietjet AirAirAsia e Thai Lion Air.

De ônibus, a viagem de Bangkok a Chiang Mai dura cerca de 10 horas e a forma mais prática de comprar a passagem pela internet é no site 12GO. Ele é um buscador de passagens  – de ônibus, de trem e de avião – e atende vários países dessa região.

Quanto custa

É preciso  pagar uma taxa de THB 300  para entrar na vila das mulheres-girafa da Tailândia. Geralmente, a visita é vendida com outros passeios que incluem os templos de Chiang Rai, como mostro em: O que fazer em Chiang Rai, no norte da Tailândia.

Quando ir

Faz calor o ano inteiro em Chiang Rai, mas abril é o mês mais quente. Ele antecede a estação das chuvas, que começa em maio e vai até outubro. O mês mais chuvoso é agosto, por isso, é bom evitar essa época. Fevereiro é o mês com menos chances de chover.

Os meses mais agradáveis são de dezembro a março, quando os termômetros podem marcar mínimas de 15 graus com céu limpo.

Onde ficar

Em Chiang Mai, eu me hospedei no Your Space Hotel – que também é um hostel – e fiquei bem satisfeito. Os quartos são espaçosos e arejados, a cama é boa, o ar condicionado funciona – item essencial na cidade – e o atendimento é precioso: talvez, a melhor coisa daqui.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi, Gabriela.

    Algumas delas falam inglês, além da língua local.
    Eu até encontrei uma que falava algumas palavras em português, mas não dava para ter uma comunicação clara.
    A dica então é falar inglês.

    Um abraço.

  2. Oi, Katiuscia.

    É preciso pagar uma taxa de THB 300 para entrar na vila das mulheres-girafa da Tailândia.
    Geralmente é feito com outros passeios, como explico no post.

  3. Oi, Igor.

    Contratei no momento que cheguei a Chiang Rai, no aeroporto mesmo.
    Dei aquela chorada que brasileiro sabe fazer muito bem e comprei. heheh
    O passeio inclui isso tudo: transfer, visita aos templos, à comunidade e almoço.
    A empresa é a TPT Tour.
    Vale muito a pena.

    Um abraço.

  4. Olá, Altier.

    Muito interessante essa experiência. Vc contratou a agência local em Chiang Mai ou direto em Chiang Rai? O passeio já incluia os transfers, visita a comunidade e visita aos templos? Se possível, poderia passar o nome e contato da agência? Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3