Quando ir a Chiang Mai: veja a melhor e a pior época

0

Atualizado em 17 de junho de 2019

Como fica em uma área montanhosa no norte da Tailândia, cercada por florestas tropicais e influenciada pelas monções – período intenso de chuvas que atinge essa parte do globo entre maio e outubro – saber quando ir a Chiang Mai é essencial.

→ Veja qual a melhor época para visitar a Tailândia

A cidade está a 800 quilômetros da capital tailandesa, Bangkok, e tem muita coisa boa para a gente ver e fazer, como visitar um santuário de elefantes, que eu mostro em: Meu incrível encontro com elefantes na Tailândia.

Quando ir a Chiang Mai

Da mesma forma que na maioria dos países tropicais, aqui chove mais no verão do que no inverno, mas faz calor o ano inteiro: a média anual é de 25 graus. No inverno, o frio chega de mansinho. Para você ter uma ideia, janeiro, o mês mais frio, pode ter temperatura mínima de até 12 graus à noite.

Os meses mais quentes são abril e maio, quando o calor é intenso. Nesta época, os termômetros chegam facilmente a 35 graus, mas a sensação térmica é bem maior. Nesses meses também acontece um fenômeno que pode incomodar bastante: as queimadas.

É que a região é muito utilizada para a agricultura e, infelizmente, ainda é normal utilizar esta técnica para limpar e preparar o solo antes da estação chuvosa. Isso é tão grave que, em fevereiro deste ano, um relatório da AirVisual apontou que a qualidade do ar em Chiang Mai era a terceira pior do mundo, atrás apenas de Nova Déli, na Índia, e de Lahora, no Paquistão.

quando ir a Chiang Mai

A melhor época para viajar

O mês mais seco é fevereiro, com pouquíssimas chances de chover. Novembro, dezembro, janeiro e março também são ótimos meses para quem quer evitar que as chuvas atrapalhem os passeios.

Por outro lado, setembro é o mês mais chuvoso. Depois dele, vem agosto, o segundo mês com mais chuvas em todo o ano. Maio, junho, julho e outubro são, também, bastante chuvosos. Resultado das monções, como já falei.

quando ir a Chiang Mai

Festas e festivais

O Yi Peng, que ficou conhecido entre nós como Festival das Lanternas, é a principal festa de Chiang Mai. Neste encontro anual, os tailandeses levam ao céu milhares de lanternas com o objetivo de atrair boas vibrações, eliminando toda a má sorte.

O Festival acontece em novembro, no período de lua cheia, e, portanto, não há uma data fixa. Se antes ele era apenas a manifestação de fé de um povo, hoje, é considerado uma grande festa, muito procurada por turistas do mundo inteiro. Por isso, foi preciso ajustar a logística do evento e, claro, cobrar pela participação nele.

Veja todos os posts da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a Tailândia.

Foto: Jirka Matousek

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário