Quando ir a Chiang Mai: veja a melhor e a pior época para sua viagem

2

Atualizado em 16 de agosto de 2020

Quando ir a Chiang Mai: veja a melhor e a pior época

Foto: Krunja

Como fica em uma área montanhosa no norte da Tailândia, cercada por florestas tropicais e influenciada pelas monções – período intenso de chuvas que atinge essa parte do globo entre maio e outubro – saber quando ir a Chiang Mai é essencial.

→ Veja qual a melhor época para visitar a Tailândia

A cidade está a 800 quilômetros da capital tailandesa, Bangkok, e tem muita coisa boa para a gente ver e fazer, como visitar um santuário de elefantes, que eu mostro em: Meu incrível encontro com elefantes na Tailândia.

Quando ir a Chiang Mai

Da mesma forma que na maioria dos países tropicais, aqui chove mais no verão do que no inverno, mas faz calor o ano inteiro: a média anual é de 25 graus. No inverno, o frio chega de mansinho. Para você ter uma ideia, janeiro, o mês mais frio, pode ter temperatura mínima de até 12 graus à noite.

Os meses mais quentes são abril e maio, quando o calor é intenso. Nesta época, os termômetros chegam facilmente a 35 graus, mas a sensação térmica é bem maior. Nesses meses também acontece um fenômeno que pode incomodar bastante: as queimadas.

É que a região é muito utilizada para a agricultura e, infelizmente, ainda é normal utilizar esta técnica para limpar e preparar o solo antes da estação chuvosa. Isso é tão grave que, em fevereiro deste ano, um relatório da AirVisual apontou que a qualidade do ar em Chiang Mai era a terceira pior do mundo, atrás apenas de Nova Déli, na Índia, e de Lahora, no Paquistão.

quando ir a Chiang Mai

A melhor época para viajar

O mês mais seco é fevereiro, com pouquíssimas chances de chover. Novembro, dezembro, janeiro e março também são ótimos meses para quem quer evitar que as chuvas atrapalhem os passeios.

Por outro lado, setembro é o mês mais chuvoso. Depois dele, vem agosto, o segundo mês com mais chuvas em todo o ano. Maio, junho, julho e outubro são, também, bastante chuvosos. Resultado das monções, como já falei.

quando ir a Chiang Mai

Festas e festivais

O Yi Peng, que ficou conhecido entre nós como Festival das Lanternas, é a principal festa de Chiang Mai. Neste encontro anual, os tailandeses levam ao céu milhares de lanternas com o objetivo de atrair boas vibrações, eliminando toda a má sorte.

O Festival acontece em novembro, no período de lua cheia, e, portanto, não há uma data fixa. Se antes ele era apenas a manifestação de fé de um povo, hoje, é considerado uma grande festa, muito procurada por turistas do mundo inteiro. Por isso, foi preciso ajustar a logística do evento e, claro, cobrar pela participação nele.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Além do passaporte com seis meses de validade, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Dá para tomar a vacina no aeroporto de Bangkok pagando uma taxa.

Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é indispensável.

Veja mais sobre a Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a Tailândia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

2 Comentários

    • Altier Moulin

      Oi, Nuria.

      A Tailândia é incrível e está muito bem preparada para receber os turistas.
      Você vai ter uma experiência incrível, com toda certeza.

      O Festival acontece em novembro, no período de lua cheia, e, portanto, não há uma data fixa.

      Um abraço.

Escreva um comentário