San Andrés, o Caribe que você pode pagar

112

Atualizado em 8 de junho de 2017

San Andrés é uma pequena ilha colombiana que fica bem perto da Nicarágua, no mar de infinito azul do Caribe. E, embora a sua beleza já seja mundialmente conhecida, muitos não imaginam que esse é um destino bem acessível. Sem aqueles casarões de artistas famosos e com poucos resorts, como os que encontramos abundantemente em tantas outras praias caribenhas – especialmente em Punta Cana, na República Dominicana –, San Andrés tem se tornado a paixão de viajantes do mundo inteiro por ser o Caribe que todos podem pagar.

Então, se você sonha conhecer esse pequeno paraíso, mas não está disposto a gastar muito, saiba que aqui há comida, hospedagem e passeios que você pode pagar sem se preocupar com a fatura do cartão de crédito. Além de barata, San Andrés tem um aperitivo a mais: a ilha é um imenso duty free, onde pagar impostos não está no seu vocabulário.

A cidade de San Andrés não é bonita, e quem disser algo contrário estará mentindo. As casas de uma parte da ilha são muito simples e têm até um aspecto de pobreza. Mas, certamente, nossa viagem até aqui tem outro objetivo: experimentar a beleza natural dessa ilha.

BREVE HISTÓRIA DE SAN ANDRÉS

Mas, antes de dar o próximo passo, eu preciso dizer que San Andrés está pronta para receber todos os tipos de turistas: há hotéis e restaurantes caros esperando por você – se essa for a sua escolha. Entretanto, neste post vou dar as dicas para quem quer viajar com dignidade sem se comprometer financeiramente.

San Andrés

Paisagem de cinema das ilhas ao redor de San Andrés.

San Andrés

Imagine mergulhar em uma mar como este: você pode!

San Andrés

Se o mar é lindo, a cidade nem tanto. Mas quem se importa?

Para planejar sua viagem para essa ilha, eu sugiro que você leia todos os posts que escrevi sobre San Andrés. Os passeios, as melhores praias, o lugar ideal para se hospedar, e tudo o que você precisa para ficar bem informado sobre esse destino está aqui. Eu também escrevi um artigo explicando quanto custa viajar para San Andrés, e ele pode ser muito útil no seu planejamento.

Programe sua viagem a San Andrés

Quando ir | É possível visitar essa adorável ilha o ano todo, já que as temperaturas são praticamente estáveis: sempre entre 28 e 30 graus. As chuvas, ainda que raras, são mais frequentes entre maio e novembro. Para nossa alegria, San Andrés não está na rota de ciclones e furacões que atingem o Caribe todos os anos.

Quanto custa | Todos os valores estão especificados nos artigos que detalham cada passeio, mas se você quiser uma ajuda para fazer seu planejamento financeiro, leia: Quanto custa viajar para San Andrés. Para saber qual a melhor forma de levar seu dinheiro na viagem, leia: Dinheiro na Colômbia: câmbio, saque e taxas.

Quem leva | Se você quiser sair do Brasil com tudo garantido, uma boa opção é comprar logo o seus passeios, já que na alta estação há muitos turistas na ilha. Veja algumas opções de passeios em San Andrés.

O que fazer em San Andrés

Como chegar | Quando decidi viajar para San Andrés, eu fiz uma busca em várias companhias aéreas, e o preço das passagens era realmente desanimador. Mas, então, eu ouvi falar da Viva Colombia, uma companhia aérea que tem os melhores preços do país. A Viva Colombia tem voos periódicos para San Andrés, partindo de Bogotá, Cáli, Cartagena e Medellín. Neste artigo, eu conto como é voar com a Viva Colombia e dou todas as dicas para você entender como ela funciona.

É também muito importante saber que, antes de embarcar para a ilha, é preciso ter um boleto turístico. Ele custa COP 99.000 e você pode comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia aérea, mas o pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro. A compra do boleto não é obrigatória para quem for permanecer na ilha por menos de 24 horas nem para crianças de até sete anos.

Ao chegar a San Andrés, é preciso fazer um novo processo de imigração, apresentando o passaporte – ou sua carteira de identidade – e o boleto turístico. O aeroporto de San Andrés (ADZ) é modesto, mas bem resolvido: tem até internet na sala de embarque.

San Andrés

Aeronave da Viva Colômbia, a low cost colombiana.

San Andrés

O boleto turístico: sem ele você não entra na ilha.

Onde ficar | Antes de escolher o seu hotel por aqui, eu sugiro que você leia as minhas dicas de onde se hospedar em San Andrés.

Eu fiquei no El Viajero e gostei bastante do serviço que encontrei. Além disso, ele fica muito bem localizado, no Centro, de onde é possível caminhar para os principais pontos da ilha. O valor do táxi do aeroporto até aqui é COP 10.000. Não pague mais do que isso, porque o hostel fica tão perto do aeroporto que é possível ir a pé.

Onde comer | Pertinho do El Viajero, há um supermercado, o Super Todo, ideal para comprar aquelas coisas básicas com um preço melhor: água, lanche e até mesmo os ingredientes do almoço, se quiser preparar algo no hostel. Mas, se você não for chegado a cozinha, na esquina do hostel – Avenida 20 de Julio -, eu achei um restaurante simplesinho – lembra que tudo aqui é muito simples? –, porém com um bom tempero.

O melhor do El Parqueadero é o preço bastante camarada: eu paguei COP 8.500 por um almoço que inclui uma sopinha de verduras para a entrada; um farto prato principal com frango frito ou ensopado, arroz, banana frita e salada; e tem ainda um refresco. O restaurante serve refeições o dia inteiro, portanto, é ideal pra quem chega dos passeios com muita fome.

San Andrés

A comida do El Parqueador.

Segurança | De forma geral, San Andrés é muito segura, e, como o seu principal motor econômico é o turismo, há muito respeito por quem chega aqui. Portanto, você não terá problemas ao caminhar nas imediações dos hotéis ou no centro da cidade em qualquer hora do dia. A única coisa que você deve evitar é andar sozinho durante a noite em bairros mais afastados do Centro.

Visto e documentos | Brasileiros não precisam de visto para ficar na Colômbia por até 90 dias, e, como o país faz parte do Mercosul, você só precisa apresentar sua carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitida há menos de dez anos, ou o passaporte, claro. Eu esclareço essa e algumas outras dúvidas nesse vídeo.

Informações importantes | Para planejar sua viagem com segurança e tranquilidade, eu sugiro que você também leia este post: Viagem para a Colômbia: visto, taxas e vacinas.

Vídeo sobre San Andrés

Se você quiser saber um pouco mais sobre essa adorável ilha, assista ao vídeo abaixo. Nele, eu mostro porque San Andrés está ficando tão famosa. Se preferir, você pode acessar o post completo em: Conheça San Andrés.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

112 Comentários

    • Altier Moulin

      Oi Leticia,

      Como eu comentei em outros posts, eu fui do Brasil para Bogotá. Minha passagem ficou em torno de R$ 800.

      Quanto aos hotéis, sugiro que dê uma pesquisada, pois não tenho essas informações.

      Um abraço!

  1. Parabéns pelo seu Blog, dicas muito valiosas, estou planejando fazer um roteiro semelhante e estava querendo ficar no Hostel El VIajeto, mas me atendei a uma frase sua:
    “Diferente do El Viajero de Cartagena, aqui encontrei um ambiente tranquilo e bastante seguro”
    O Hostel de Cartagena não é seguro? ou você só achou ele meio badalado ?

    Obrigado

    • Altier Moulin

      Anderson,

      Eu achei muito tumultuado e barulhento. Como contei no post, me senti um pouco incomodado com a desorganização do hostel, mas nada que me impedisse de ficar lá novamente.

      Um abraço.

  2. Olá Altier,
    Estou querendo ir a San Andres agora em maio, mas meu passaporte expirou e não vou conseguir agendar na PF para emitir outro antes de maio. Sabe me informar se é possível viajar pra San Andres só com RG brasileiro ou o passaporte é indispensável? Obrigado.

  3. Acredito que eu ja tenha lido todos os seus posts sobre San Andres hahahha
    Planejando de ir para la em março/2016. Sobre a conversão de peso colombiano para o real, ja pesquisei em alguns sites e encontrei que se dividirmos os valores por mil chegaremos ao equivalente em reais. É isso mesmo? COP 48.000 equivalente a “mais ou menos” R$50?

  4. Oie, boa noite
    Pode nos ajudar por favor …
    Pretendemos comprar passagem brasilxsan andresx brasil porém chegando em san andres direto do aeroporto já ir para cartagena, ficar uns dias la pra depois retornar san andres aproveitar e voltar para o brasil, minhas perguntas sao as seguintes:
    1) como nao vou ja direto entrar na ilha, preciso ja pagar o ticket de entrada?
    2) se positivo posso reaproveitá-lo para quando retornar de cartagena para san andres, ou terei que comprar dois?
    3) e vc acha que tem diferença economica fazer o inverso? Brasilxcartagenax brasil e de cartagena ir para san andres passear e retornar para cartagena para ir embora?

    • Altier Moulin

      Oi Marcela,

      Olha, primeiro quero dizer que eu não faria como você está planejando. A melhor opção é ir do Brasil a Cartagena e de lá ir para San Andres. Geralmente este voo é mais barato. Mas vamos às suas respostas.

      a) Provavelmente sim. Ao desembarcar no aeroporto você fará o processo de imigração e terá que pagar o tíquete.
      b) Você terá que comprar para cada período que estiver na ilha. Se forem duas entradas, serão dois tíquetes.
      c) Sim, tem muita diferença. Compre um voo Brasil x Cartagena ou Brasil x Bogotá e faça as viagens internas com a Viva Colômbia. Veja esse post: http://www.penaestrada.blog.br/como-e-voar-viva-colombia/

      Um abraço e boa viagem!

  5. Olá, muito bom seu comentário sobre a ilha.

    Eu irei agora no início de dezembro para esse lugar. Vou me hospedar no Decameron Hotel.

    Sobre o Ticket, eu estarei indo pela Copa Airlines passando pelo Panamá, esse ticket eu adquiro no Aeroporto de San Andrés mesmo?

    A partir do Decameron Hotel, é facil de fazer os passeios? Estarei sozinho, sem falar ingês ou espanhol :p

    • Altier Moulin

      Oi Joacir,

      Você pode comprar o tíquete no aeroporto de San Andrés, também. Há vários Decameron na ilha. Em qual você ficará? De qualquer forma, todos são muito bem localizados.

      Um abraço.

      • Não entendo que ticket é esse. Vou no ano que vem para San Andrés. Desço no Panamá e depois, no próximo dia, sigo para San Andrés. Precisarei desse ticket? Como funciona?

        • Altier Moulin

          Oi Cleusa, é exatamente como está no texto:

          “Antes de embarcar para a ilha é preciso comprar um boleto turístico. Ele custa COP 48.000 e você pode comprá-lo no aeroporto, no guichê da companhia que fica já na sala de embarque. Ao chegar à ilha é preciso fazer um novo processo de imigração: apresentando o passaporte, ou seu documento de identificação, e o boleto turístico.”

          Quando você chegar em San Andrés eles vão te orientar onde comprar, mas tenho quase certeza que a sua companhia aérea também ira lhe informar.

          Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Rayane,

      Não forneço esse tipo de informação pois cada viagem é diferente. O seu estilo pode não ser o meu e assim eu posso mascarar os custos reais.

      Um abraço.

  6. Olá,
    Estou planejando ir em Abril, encontrei no site decolar algumas ofertas de passeios para serem inclusas no pacote aereo+hotel, vc acha que tem necessidade de comprar antecipado?
    Acho que lá podemos ter uma ideia melhor de passeios e dos dias que usaremos, né?

  7. Ola ! Estou indo semana que vem a San Andres , e vi que os hoteis cobram uma taxa bem alta por dia . Vc sabe dizer que somos obrigdos a pagar essa taxa ?
    Obrigada por compartilhar suas experiencias .
    Um abraco

  8. ADORANDO SEU BLOG ALTIER, PARABENS PELO TRABALHO!
    COMO FACO PARA COMPRAR OS TRECHOS INTERNOS COM A VIVA COLOMBIA? POSSO COMPRAR DO BRASIL? VI EM UM BLOG QUE SÓ PODIA COMPRAR DIRETO NA COLOMBIA ISSO É VERDADE? VC SABERIA INFORMAR SE TERIA COMO EU IR DE SAN ANDRES PARA QUITO? É QUE EU QUERIA FAZER BOGOTÁ – CARTAGENA- SAN ANDRES- CIDADE DO PANAMA E QUITO. SAINDO DO RIO DE JANEIRO VC INDICARIA COMEÇAR E TERMINAR POR ONDE? MUITO OBRIGADA

  9. Olá Altier, parabéns pelo blog! Você poderia compartihar a média dos preços dos passeios por favor. Embora eu vá em datas diferentes, queria ter idéia do quanto gastarei.

  10. Olá , desculpe a ignorância mas gostaria de saber se eu devo trocar reais por COP aqui no Brasil antes de ir (é possível?) pois eu quero ir em julho mas vendo vc falar os preços em COP fiquei em dúvida quanto a isso.. Vc levou seu dinheiro todo em COP para gastar com esses passeios em San Andres? Ou troco reais por COP já no aeroporto colombiano assim que chegar? obrigada. muito úteis suas informaçóes.

    • Altier Moulin

      Oi Juliana,

      Eu fiz assim: desbloqueei o meu cartão do banco – no meu caso o Banco do Brasil – e lá na Colômbia saquei direto da minha conta nos caixas automáticos. Asssim não é necessário fazer cambio nas lojas ou nos bancos de la. Eu acho mais prático. Paga-se uma taxa que varia de banco pra banco, mas mesmo assim eu opto por isso.

      Se preferir, você pode levar dólares e lá fazer a troca por COP.

      Um abraço!

  11. Anna Carolina Dias on

    Adorei o Blog, tenho visto muitos e esse com toda certeza é o mais esclarecedor , viajo sozinha, no final do mês de abril, se alguém quiser companheira para passeios . Primeira viagem sozinha, rs, ainda insegura!

    • Anna, San Andres é uma cidade maravilhosa, independente para quem viaja sozinha ou com amigos. È segura, vale a pena. Fiquei lá por 8 dias, usei carrinho de golfe, onibus, taxi, barco. Tudo de bom. Andei relaxado. Há muitos turistas animados para ficar na areia ao lado do El Corral Hamburgueira que fica bem na frente do mar. Por que isso? Tem muitas sombras para refrescar.

  12. Boa tarde Altier, vou para San Andres dia 24/2/16, li suas dicas, ótimas.
    A conversão de reais para peso colombiano que estou preocupada.
    Dúvidas? levo dólar ou saco no banco, troco quando chegar por pesos?
    Grata. Dora.
    Qual o valor da taxa para entrar na ilha?
    Grata.

  13. Este blog tem informações básicas, mas não é tão assim. San Andres é uma cidade bonita e estilosa da ilha, tem um calçadão de várias lodas de duty free. Vários restaurantes bons. Mas este blog é meio exagero dizer apenas casas simples. o autor deste blog nem conhece a ilha toda. Fiquei na ilha em 8 dias, top! Voltaria.

    • Altier Moulin

      Oi Daniel,

      Que bacana receber seu comentário. É sempre bom ouvir opiniões diferentes, não é? Bom, eu rodei toda a ilha. De norte a sul, de lesta a oeste, mas realmente não a conheço toda. Eu não conheço nem toda a cidade onde moro :/. Talvez você não tenha lido os meus outros textos sobre San Andrés. Neles eu falo dos diferentes bairros, da lojas de Duty Free e do quando a ilha é agradável. Mas viajar é mesmo uma experiência pessoal. Eu acho até que você também deveria escrever um blog para contar todas as suas dicas e experiência de ter morado na ilha, mesmo que por oito dias apenas. Adoraria ler.

      Um abraço.

  14. ola
    Vou passar minha lua de mel em San andres, e gostaria de ajuda, só consegui voo parando em bogota por 13horas. Alguma dica do que fazer por lá?
    Passarei 7 dias lá e gostaria de saber se você sabe da existência de fotografo para trash the dress.
    Grata

  15. Olá Altier,
    Gostei mto das dicas, estamos indo para San Andres e Cartagena nessa sexta feira, o que vc aconsenha fazer fazer nos primeiros dias.

  16. Olá,

    Gostei de suas dicas. Estou querendo ir a San Andrés na segunda quinzena de outubro. mas estava lendo nos sites que é bastante chuvoso. To apreensiva…

  17. César Barreto on

    Boa tarde Altier,

    Gostaria de saber se você acha que dá para aproveitar legal 15 dias conhecendo Cartagena e San Andres. Quanto você recomenda levar para gastos com alimentação, hospedagem, passeios e balada?

    Grato pela atenção.

  18. Izabela Vilas Boas on

    Boa tarde Altier,

    Estou planejando ir para San Andres no final de agosto. A princípio eu iria fazer a viagem com três amigas, mas todas desistiram. Eu nunca viajei só. San Andres é um local que dá para fazer amizades, tem diversão diurna e noturna? Quanto você recomenda levar para gastos em 5 dias? Eu já compro os pesos aqui no Brasil? Tem como usar real na ilha ou trocar real por pesos?

  19. Olá Altier Moulin,

    Estou indo a San Andrés agora em dezembro eu e minha esposa, comprei passagem pela decolar (Lantam) saindo de são Paulo por R$ 1000,00, por pessoa, e reservei o hotel para 6 diárias. Gostaria de saber se com 2500,00 reais consigo pagar passeios e alimentação para nós 2?
    Pretendo fazer seguintes passeios
    1dia/ alugar um carrinho de golfe e dar a volta na ilha.
    2dia/ passeio a johnny cay somente.
    3dia/ passeio a aquario somente.
    4dia/ passeio a cayo bolivar.
    5dia/ mergulho batismo.
    6dia/ aproveitar a praia rocky cay
    7dia/ conexão Bogotá manhã/tarde livre tem alguma dica de passeios em 8 horas de conexão?

  20. Olá você diz que não precisa comprar o boleto turístico quem for ficar no caso mais de 24H, mas, em seguida, você diz que sem o boleto não entra em San Andres. Afinal, é obrigatório todos terem ou não o boleto ?

    • Altier Moulin

      Oi Larissa,

      O texto é bem claro: se você não vai ficar menos de 24 horas na ilha ou não tem menos de 12 anos, é preciso comprar o boleto. 😉

      Um abraço.

  21. SAMIA SAADE CREIMER on

    Ola Altieer! Viajareim para Colombia com minha mae , 85 , e queriamos conhecer o Restaurante Andre Vies Carne,! E possivel irmos de taxi , ou uma empresa conhecida que leve e traz os clientes, mas sem ter que marcar o Ida e Volta? Teria taxis de la facilmente para voltarmos quando estivessemos prontas?

  22. Olá!
    Estou amando as dicas… e já me preparando para viajar.
    Só estou com dúvidas na hora de converter pesos colombianos para real.
    Você pode me ajudar?

  23. Oiii
    Gostaria de saber se é mais econômico pegar um voo do Brasil até alguma cidade e outro pela Viva Colombia, para ir em San Andrés e se sim, qual seria a cidade?

    • Altier Moulin

      Oi Dheyse,

      Não há uma regra para sua pergunta. Com as promoções, pode ser mais vantajoso ir direto para San Andrés, mas tem que ficar de olho para aproveitar os preços baixos.
      Se você não encontrar uma boa promoção, pode ser que as passagens indo para Bogotá sejam mais baratas, há que é para cá que a Avianca tem mais voos.
      Mas, como disse, você precisa consultar caso a caso antes de decidir.

      Um abraço.

  24. Mariane Domingos Arruda on

    Olá Alteir, adorei tudo que li sobre San Andrés e Cartagena, mas eis a minha dúvida: Eu caso em abril/2017 e viajo pra Cartagena dia 10/04, ficaremos 6 dias lá, mas queria muito ir à San Andrés, quanto você acha que gastaríamos nesse desvio pra lá? Fiquei meio confusa, pois entrei no site da Viva Colombia, mas não consegui visualizar ainda voos para 2017. Você pode me orientar? Abraço e parabéns pelo bolg!

  25. Bom dia Altier, tudo bem?

    Estou planejando minhas férias em abril/17 e uma das opções é: Bogotá (tenho amigos que moram lá, ficar alguns dias ) e seguir para San Andres, mas tenho um filho de 2,7 (na época estará com essa idade) e não encontrei muitas informações de San Andrés com crianças. Você poderia me dizer se vale a pena a cidade inclusive para as crianças?
    As suas dicas sobre a cidade estão sendo super valiosas.
    tks

    • Altier Moulin

      Oi Andreia,

      Sim, existem opções para crianças também. Na ilha, há algumas praias mais ‘urbanas’ como Rocky Cay e Spratt Bight, por exemplo. Elas têm sombras, não têm ondas fortes e são rasinhas. Ele vai adorar, mas não se esqueça do protetor solar:)

      Um abraço.

  26. Oi Altier,
    Adorei a série de posts sobre San Andrés. Muito bem elaborados.
    Aproveitando… você poderia me informar onde fica o restaurante El Parqueadero?
    Abraço.

  27. Olá Altier, estou amando ler seu blog, parabéns! Pretendo ir para San Andrés em Junho de 2017, queria comemorar meu aniversário lá, mas ouvi dizer que o melhor período é até Maio. Pela sua experiência aconselharia uma viagem em Junho? Será que corro o risco de perder bons passeios e me deparar com chuvas fortes? Obrigada.

    • Altier Moulin

      Oi Fabi,

      Raramente você terá dias inteiros de chuva. Em junho as chances de chuva são um pouco maiores, mas isso significa que pode chover em parte do dia. Um chuva rápida.

      Um abraço e boa viagem.

  28. Altier, estarei indo para Cartagena daqui a duas semanas e gostaria de saber se é possível comprar passagens da Viva Colômbia para San Andreas no aeroporto em Cartagena.Grato!!!

  29. Olá, Altier.
    Li no post sua dica sobre o El Parqueadero, mas não consigo achar no mapa. Vc pode me dizer onde exatamente fica? Eu vou estar hospedada perto do Super Todo. Há mais algum restaurante nas proximidades com preços bacanas e boa comida? Obrigada!

    • Altier Moulin

      Daniele,

      Ele está identificado no mapa que está no texto (Procure pelo ícone com um garfo e faca). De qualquer forma, o restaurante fica quase em frente ao Super Todo.

      Um abraço.

  30. Estou amando suas dicas para quem vai para San Andrés, vou para lá no próximo final de semana em lua de mel !! Vou chegar bem informa, muito obrigado. Um abraço!

  31. Lugar maravilhoso, fui em março de 2015. Conheço Cancun também e o mar de San Andrés é muito mais encantador!! Com certeza voltarei para este paraíso!

  32. Fernanda Carmassio on

    Olá !
    Estava lendo o Blog com as dicas para conhecer San Andrés.
    Quantos dias são necessários para conhecer San Andrés ?

    Obrigado

    Fernanda

  33. Olá, passei horas procurando um destino paradisíaco que fosse um pouco mais em conta, e San Andrés é a escolha perfeita! Olhei as passagens pelo Decolar.com, e estão por volta de 1400 reais (está barato comparado a outros destinos como Punta Cana ou Aruba). Pretendo ir em junho, vc acha que é uma época ruim para visitar a ilha?

Escreva um comentário