Pesquisar
Close this search box.

Quando ir à Tailândia: melhores épocas para planejar sua viagem

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Uma das preocupações de quem está planejando uma viagem para a Tailândia é, justamente, qual a melhor época para conhecer o país. Como é marcado por um verão de calor intenso e chuvas que parecem durar uma eternidade, eu acho bom escolher com cuidado quando ir à Tailândia para não se frustrar.

Só para você ter uma referência, a Tailândia é um pouco menor que a Bahia e isso ajuda para que as variações climáticas sejam pequenas. Por isso, há, basicamente, duas estações: verão e inverno.

Quando ir à Tailândia

Como na maioria dos países tropicais, o verão é chuvoso e quente. Esse período é marcado pelas monções, fenômeno climático que traz muita chuva de maio até o final de outubro. O inverno vai de novembro a março e, apesar de não fazer frio de verdade, as temperaturas são mais agradáveis e há pouca chance de chover na maioria das regiões.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Abril e maio são os meses mais quentes. O calor é realmente intenso com termômetros acima dos 35 graus. Eu estive na Tailândia no mês de abril e os dias estavam lindos, com céu completamente limpo, mas o calor era de castigar.

Qual a melhor época?

A melhor época para sua viagem à Tailândia é entre os meses de novembro a março. Nessa época, os dias são mais frescos e a chance de chover é pequena.

Dezembro é o melhor mês para visitar Bangkok, a capital tailandesa, quando a temperatura máxima fica em torno dos 30 graus: faz calor, mas não é insuportável. Abril é o mês mais quente.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Chiang Mai, que fica no norte, tende a ser mais fresca do que a capital. Novembro é o melhor mês para conhecer a cidade, porque o clima é bom e é neste período que acontece o tradicional Festival das Lanternas, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

Nas ilhas e cidades do sul, o clima é mais constante, com pequenas variações entre aquelas que ficam no mar de Andamão, no lado oeste, e do Golfo da Tailândia, no lado leste. Em Phuket, o mês mais quente é março e, aqui, chove bastante no período das monções, de maio a outubro.

Nas Koh Phi Phi, onde fica a famosa praia Maya Bay, as temperaturas são altas o ano inteiro, mas a quantidade de chuva é menor. Mesmo assim, é bom evitar os meses das monções. A melhor época é de novembro a março, sendo que os meses com menos chance de chover são janeiro e fevereiro.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Tailândia e o período de permanência é de 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por até um ano.

Documentos

Além do passaporte com validade de seis meses, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.

Dinheiro

A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 

Vacinas

O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há restrições relacionadas a covid-19. Isso significa que não é necessário apresentar comprovante de vacinação ou exames.

Entretanto, é preciso preencher o Thailand Health Pass para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar sem um seguro viagem.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

Affinity 35 Mundo (exceto EUA) +COVID-19 tem um ótimo custo-benefício, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais barato é o MTA 30 Mundo (exceto EUA) +Telemedicina Albert Einstein, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Veja mais dicas da Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Tailândia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi, Olga.
    Você pode comprar uma imagem de Buda sim, mas tendo em mente que ela é sagrada, não apenas um objeto de decoração. Acredito que a mensagem que os tailandeses querem passar com isso é a de que é preciso ter respeito. Todas as religiões tem suas regras, seus dogmas e a gente tem que respeitar isso, mesmo sem entender claramente. 😉
    Você vai ver muitos lugres vendendo imagens de Buda e isso não é errado. Errado é dar um uso diferente a ela que não seja o sagrado.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

  2. Olá, fiquei com dúvida em relação a comprar “qualquer símbolo de Buda”. Não pode comprar a estátua do Buda de corpo inteiro? (já tinha ouvido falar que não pode comprar apenas a cabeça). Agradeço desde já.

  3. Boa noite Altier, primeira vez que acesso o blog, eu tenho pesquisado sobre os lugares que vou, mas a grande maioria dos sites deixa à desejar com informações superficiais apenas. Em relação ao seu, a riqueza de detalhes e informações, das mais variadas, é incrível, parabéns pelo trabalho e dedicação em produzir e manter um espaço com um material de qualidade e muito útil para nós viajantes, pois quanto mais informação melhor.
    Sucesso.

    Fabian Buhr

  4. MARAVILHOSO ….. AMEIIII… QUAL MELHOR LUGAR PARA SE FICAR , E HOSPEDAGEM MAIS EM CONTA …..

  5. Estamos fazendo pesquisas para nossos próximos possíveis destinos e encontramos muita informação aqui!
    A Tailândia já está em nossos planos a algum tempo e quem sabe em 2020 estaremos lá.
    Obrigada por compartilhar tantas informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *