Quando ir à Tailândia: veja a melhor época para planejar sua viagem

4

Atualizado em 16 de agosto de 2020

Uma das preocupações de quem está planejando uma viagem para a Tailândia é, justamente, qual a melhor época para conhecer o país. Como é marcado por um verão de calor intenso e chuvas que parecem durar uma eternidade, eu acho bom escolher com cuidado quando ir à Tailândia para não se frustrar.

Só para você ter uma referência, a Tailândia é um pouco menor que a Bahia e isso ajuda para que as variações climáticas sejam pequenas. Por isso, há, basicamente, duas estações: verão e inverno.

Veja essas dicas rápidas sobre o clima na Tailândia:

  • Como o território é pequeno, as variações climáticas são poucas;
  • O período chuvoso vai de maio a outubro – é bom evitar;
  • Os meses mais quentes são abril e maio;
  • A melhor época é de novembro a março;
  • Em novembro acontece o Festival das Lanternas;
  • O ano-novo tailandês é comemorado em abril;
  • Veja isso: Roteiro para a Tailândia: o melhor do país em 15 dias.

Quando ir à Tailândia

Como na maioria dos países tropicais, o verão é chuvoso e quente. Esse período é marcado pelas monções, fenômeno climático que traz muita chuva de maio até o final de outubro. O inverno vai de novembro a março e, apesar de não fazer frio de verdade, as temperaturas são mais agradáveis e há pouca chance de chover na maioria das regiões.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Abril e maio são os meses mais quentes. O calor é realmente intenso com termômetros acima dos 35 graus. Eu estive na Tailândia no mês de abril e os dias estavam lindos, com céu completamente limpo, mas o calor era de castigar.

Qual a melhor época?

A melhor época para sua viagem à Tailândia é entre os meses de novembro a março. Nessa época, os dias são mais frescos e a chance de chover é pequena.

Dezembro é o melhor mês para visitar Bangkok, a capital tailandesa, quando a temperatura máxima fica em torno dos 30 graus: faz calor, mas não é insuportável. Abril é o mês mais quente.

Quando ir à Tailândia: a melhor época para viajar

Chiang Mai, que fica no norte, tende a ser mais fresca do que a capital. Novembro é o melhor mês para conhecer a cidade, porque o clima é bom e é neste período que acontece o tradicional Festival das Lanternas, como eu mostro em: Quando ir a Chiang Mai.

Nas ilhas e cidades do sul, o clima é mais constante, com pequenas variações entre aquelas que ficam no mar de Andamão, no lado oeste, e do Golfo da Tailândia, no lado leste. Em Phuket, o mês mais quente é março e, aqui, chove bastante no período das monções, de maio a outubro.

Nas Koh Phi Phi, onde fica a famosa praia Maya Bay, as temperaturas são altas o ano inteiro, mas a quantidade de chuva é menor. Mesmo assim, é bom evitar os meses das monções. A melhor época é de novembro a março, sendo que os meses com menos chance de chover são janeiro e fevereiro.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o período máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Além do passaporte com seis meses de validade, você precisa ter outros documentos para entrar na Tailândia.
Dinheiro | A moeda tailandesa é o baht, identificado pela sigla THB e pelo símbolo ฿. Veja como usar seu dinheiro na Tailândia. 
Vacinas | O certificado de vacinação contra a febre amarela é obrigatório. Dá para tomar a vacina no aeroporto de Bangkok pagando uma taxa.

Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é indispensável.

Veja mais sobre a Tailândia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite, também, para ler outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

4 Comentários

  1. Avatar

    Estamos fazendo pesquisas para nossos próximos possíveis destinos e encontramos muita informação aqui!
    A Tailândia já está em nossos planos a algum tempo e quem sabe em 2020 estaremos lá.
    Obrigada por compartilhar tantas informações.

Escreva um comentário