Como preencher o Check-Mig: agora é obrigatório para entrar na Colômbia

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Como preencher o Check-Mig

Antes de embarcar para qualquer destino colombiano, você precisa saber como preencher o Check-Mig. O formulário online serve como uma declaração de saúde e é obrigatório para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia.

Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país, dentro de um período de 72 horas a uma hora antes de atravessar a fronteira.

Tudo é feito online, no site Migración Colombia ou no aplicativo disponível na Play Store e na App Store. O processo é rápido e gratuito.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Como preencher o Check-Mig

O formulário funciona como uma medida de segurança durante a pandemia de covid-19, tornando mais fácil para as autoridades colombianas rastrear possíveis casos e entrar em contato com viajantes infectados.

Além disso, com todas as suas informações já cadastradas, a entrevista de controle de imigração será muito mais rápida, reduzindo o tempo de espera.

Para isso você precisará ter em mãos:

  1. Número do voo;
  2. Nome da companhia aérea;
  3. Motivo da viagem (turismo, estudo ou trabalho);
  4. Confirmação da hospedagem (com endereço completo;
  5. Documentos pessoais (carteira de identidade ou passaporte);

Depois de juntar essas informações, você precisa acessar o site da Migração Colombiana – ou usar o aplicativo para celular – e preencher o formulário Check-Mig  entre 72 horas e 1h antes de sua chegada à Colômbia. 

No site, você vai escolher o idioma de sua preferência, pode ser inglês, francês ou espanhol. Em seguida, clique na primeira opção “Realizar seu Check-Mig”.

A segunda opção, “Viajante Frequente”, que aparece na tela, permite a criação de uma conta de usuário e, assim, seus dados pessoais já ficarão salvos para viagens futuras.

Isso é interessante para quem vai entrar e sair da Colômbia com frequência.

A terceira opção “Consulte seu Check-Mig” é para verificar a situação do seu processo e, caso precisa, para corrigir algum erro no preenchimento do formulário.

Como preencher o Check-Mig

Na tela seguinte, clique no meio de transporte que vai utilizar. São quatro opções: aéreo, terrestre, marítimo e fluvial.

Na mesma tela, selecione o tipo de registro: entrada na Colômbia ou saída da Colômbia – é necessário preencher o formulário também na saída, como eu explico mais abaixo.

Ainda nesta tela, escolha onde será sua entrada na Colômbia. Se estiver viajando de avião, por exemplo, ele exibirá uma lista com todos os aeroportos internacionais e você poderá selecionar o que consta no seu bilhete aéreo.

Como preencher o Check-Mig

Em seguida, preencha os seguintes dados

  • Data da viagem;
  • Tipo de voo (voo não regular/particular ou voo comercial;
  • Origem do voo;
  • Companhia aérea
  • País;
  • Estado;
  • Cidade;

Depois de incluir as informações, clique em continuar na tela abaixo.

Como preencher o Check-Mig

Em seguida, aparecerá outra tela para você informar os seguintes dados:

  • Nacionalidade;
  • Tipo de documento (passaporte ou carteira de identidade);
  • Número do documento;
  • Número do passaporte e dada de validade (se estiver usando o passaporte);
  • Nome e sobrenome;
  • Gênero;
  • Data de Nascimento;
  • País de nascimento;
  • País de residência;
  • E-mail;
  • Confirmação do e-mail (digite seu e-mail novamente);
  • Profissão;
  • Responda se já tem visto para entrar na Colômbia (o visto antecipado é exigido para quem vai estudar ou trabalhar);
  • Motivo da viagem.

Como preencher o Check-Mig

Por último, inclua as informações de sua hospedagem na Colômbia.

Se for visitar mais de uma cidade, considere a cidade por onde você vai entrar no país. Se for necessário, você poderá informar detalhes do seu roteiro aos oficiais da imigração no aeroporto.

Os dados solicitados nesta tela são:

  • Departamento;
  • Cidade;
  • Endereço;
  • Telefone de contato.

A aprovação do cadastro é praticamente imediata e a resposta chegará no e-mail informado.

Se houver alguma informação incorreta, você também será avisado por e-mail e poderá corrigir o que for necessário clicando na opção “Consulte seu Check-Mig” na tela inicial do site da Migração Colombiana.

Se você não receber o e-mail, você pode acessar a opção “Consulte seu Check-Mig” para fazer download do seu comprovante de pré-cadastro.

Preencher o Check-Mig na saída

Para deixar o país, também é preciso preencher o formulário Check-Mig no prazo de 72 horas a uma hora antes de embarcar no voo de saída.

O formulário é praticamente o mesmo, mas note que na primeira tela você deverá escolher a opção “Saída da Colômbia”, logo depois de selecionar o meio de transporte que vai usar.

Depois, é só preencher os dados solicitados e pronto. A confirmação chegará no seu e-mail.

Check-Mig para voos em conexão

As condições de entrada em qualquer país são estabelecidas por ele e nem sempre ficam muito claras, ainda mais com a pandemia, quando tudo muda muito rápido.

Sendo assim, precisamos ter em mente que a atual lei colombiana exige o preenchimento do Check Mig de todas as pessoas que pretendem “entrar” ou “sair” da Colômbia.

O conceito de entrar pode ser interpretado e formas diferentes. Por exemplo: se você precisar trocar de terminal no aeroporto ou de retirar sua bagagem, isso pode ser considerado uma entrada no país. Aí, os oficiais podem exigir o Check Mig ou eles podem ser bonzinhos e não exigir nada, justamente porque você vai ficar pouco tempo. Mas, sim, eles podem aplicar a lei ao pé da letra.

Acredito que seja muito importante se assegurar de que essas “conexões” não impliquem em mudança de terminal, retirada de bagagem ou algo assim, o que obrigaria a fazer o processo de entrada no país.

A melhor forma de se informar sobre isso é com a própria companhia aérea. Ela poderá te assegurar quais procedimentos estão adotando.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde que reabriu suas fronteiras, o Colômbia adotou várias medidas de prevenção e controle dos casos de covid-19. Isso significa que é preciso cumprir alguns requisitos sanitários e legais para entrar no país.

De forma geral, os documentos exigidos para a entrada de brasileiros – além dos já citados acima – são os seguintes:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19 com esquema vacinal completo, com a última vacina aplicada há, pelo menos, quatorze dias – exigido apenas de viajantes vacinados maiores de 18 anos – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR feito há, no máximo, 72 horas antes do embarque, ou de antígeno (teste rápido) feito, no máximo, 48 horas antes do embarque – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de 18 anos;
  3. Formulário Check-Mig preenchido e enviado eletronicamente entre 72h e 1h antes da chegada à Colômbia – exigido de todos os viajantes – veja como preencher o Check-Mig;
  4. Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.
FORMULÁRIO CHECK-MIG

O Check-Mig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário funciona como uma medida de segurança durante a pandemia covid-19, tornando mais fácil para as autoridades colombianas rastrear possíveis casos e entrar em contato com viajantes infectados.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia e pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store.

→ Como preencher o Check-Mig

Você pode acompanhar atualizações no site do Governo da Colômbia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem durante a pandemia não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com o esquema vacinal completo, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Viajantes de países que fazem parte do Mercosul ou que são associados ao bloco podem viajar usando apenas a carteira de identidade.

Isso foi possível por causa de um acordo, assinado em 2008, que reconhece a validade dos documentos de identificação pessoal de cada país como documento de viagem válido para Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela (suspenso temporariamente), Bolívia (em processo de adesão), Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Embora a carteira de identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas podem negar identidades emitidas há mais de dez anos, por medida de segurança contra fraudes.

Havendo dúvida quanto ao estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.

É muito importante saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras de identificação emitidas por órgãos de classe, como OAB e CRM, por exemplo, não são aceitas.

A certidão de nascimento também não é válida como documento de identificação. Portanto, crianças e adolescentes devem apresentar a carteira de identidade ou o passaporte para viajar.

Nos casos em que o motivo da viagem é diferente de turismo – trabalho, estudo, residência, etc. –, a carteira de identidade não será suficiente, sendo obrigatório apresentar o passaporte válido e visto específico, se for o caso.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

13 Comentários

  1. rebecamavasconcelos

    oi, quantas doses de covid estão sendo exigidas? procurei e não encontrei essa informação

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Rebeca.
      No mínimo duas doses, mas é bom viajar com todas as doses de reforço possível.
      Um abraço.

      Responder
  2. Lorrayne

    A apresentação do CIVP é no check in ou no embarque? Precisa levar várias cópias ou eles olham no sistema?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Lorrayne.
      Algumas companhias fazem a checagem no check-in, antes do embarque.
      No momento de entrada no país, você terá que apresentar o comprovante novamente.
      Você pode levar uma cópia apenas, porque ela fica com você o tempo todo.
      Um abraço!

      Responder
  3. Evelyn

    Bom dia Altier,
    Minha dúvida é a mesma da Mônica, quem fará apenas uma conexão de 1:30 precisa preencher o documento?
    Quando chega na etapa de hospedagem, o que preencher?

    Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Evelyn.
      Vou tentar explicar da melhor forma. 🙂

      As condições de entrada em qualquer país são estabelecidas por ele e nem sempre ficam muito claras, ainda mais com a pandemia, quando tudo muda muito rápido.

      Sendo assim, precisamos ter em mente que a atual lei colombiana exige o preenchimento do Check Mig de todas as pessoas que pretendem “entrar” ou “sair” da Colômbia.

      O conceito de entrar pode ser interpretado e formas diferentes. Por exemplo: se você precisar trocar de terminal no aeroporto ou de retirar sua bagagem, isso pode ser considerado uma entrada no país. Aí, os oficiais podem exigir o Check Mig ou eles podem ser bonzinhos e não exigir nada, justamente porque você vai ficar pouco tempo. Mas, sim, eles podem aplicar a lei ao pé da letra.

      Acredito que seja muito importante se assegurar de que essas “conexões” não impliquem em mudança de terminal, retirada de bagagem ou algo assim, o que obrigaria a fazer o processo de entrada no país.

      A melhor forma de se informar sobre isso é com a própria companhia aérea. Ela poderá te assegurar quais procedimentos estão adotando.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

      Responder
      • Evelyn

        Muito obrigada pelos esclarecimentos.

        Responder
      • Hélio evangelista

        Olá, estou com uma dúvida,o formulário checkMig deve ser preenchido para voo interno? Vou de Bogota para Cartagena, preciso refazer ou não?

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Hélio.
          Não. Só é necessário para entrada e saída do país.
          Em voos domésticos não precisa.
          Um abraço.

          Responder
  4. Monica

    É necessário Check-Mig pra quem só passa por conexão ? ( não pretendo sair do aeroporto)

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Monica
      O formulário é obrigatório para entrar e sair da Colômbia e, sem ele, você pode ser impedida de embarcar.
      Então, sugiro preencher. É simples e gratuito.
      Um abraço!

      Responder
    • geguimaraes62@yahoo.com.br

      No cheche miga como faço para preencher a parte de hospedagem, se não vou hospedar, pois estou em conexão.?

      Responder
      • Altier Moulin

        Oi,
        Consulte sua companhia aérea.
        Um abraço.

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *