Pesquisar
Close this search box.

10 pontos turísticos do Egito: lugares para você conhecer

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

10 pontos turísticos do Egito

Qualquer viagem ao país dos faraós não será completa se você não conhecer os 10 pontos turísticos do Egito mais visitados por viajantes do mundo todo. A maioria deles faz parte do período histórico mais importante do país, entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c.

→ Onde ficar no Cairo

O Antigo Egito foi uma das civilizações mais importantes para a humanidade. Com suas construções faraônicas, invenções e métodos usadas em diversas áreas até os dias atuais, os egípcios deram um novo rumo para a História.

10 pontos turísticos do Egito

As atrações turísticas desta lista têm foco nas maravilhas do Antigo Egito e estão concentradas na região do Cairo, a capital do país, em Abu Simbel, Luxor Aswan.

Se você quiser dar uma esticada por áreas mais modernas, duas cidades interessantes são Alexandria, que fica na costa do Mar Mediterrâneo, e Sharm al Sheik, balneário que é excepcional para quem quer curtir belas praias e mergulhar em uma das áreas mais lindas do Mar Vermelho.

Agora, vamos à lista dos 10 pontos turísticos do Egito mais procurados pelos viajantes.

1. Pirâmides de Gizé

A nossa lista não poderia começar de outra forma.

Pode parecer clichê, mas quem chega ao Egito quer mesmo é visitar as pirâmides. E, diferentemente do que muita gente imagina, elas não estão abandonadas no meio do deserto, longe de tudo e de todos.

O conjunto formado por essas imponentes obras fica na cidade de Gizé, a apenas 28 quilômetros do Cairo. É a única das Sete Maravilhas do Mundo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Justamente por isso, é dele todo o mérito pela atenção dos turistas que visitam o Egito.

As pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com 146 metros de altura, a pirâmide de Queóps é a maior do Egito.

Como fazer o passeio

Há agências que fazem visitas com guias em português e vale muito a pena. Geralmente, os roteiros incluem paradas em outros sítios arqueológicos nos arredores de Gizé.

Uma boa opção é a excursão particular de um dia pelas pirâmides de Gizé, de Saqqara e Dahshur. São oito horas de passeio e você vai entender tudo o que está por trás da construção das pirâmides com guia falando português.

Se preferir, você pode fazer um passeio particular pelas pirâmides de Gizé, Dahshur, Sakkara e ainda conhecer Memphis. O guia – falando português – buscará você no hotel, fará todo o roteiro, que deve durar cerca de oito horas, e depois vai lhe deixar confortavelmente no hotel.

Eu indico muito o passeio que visita o Grande Museu Egípcio, as Pirâmides de Gizé e a Esfinge. Ele dura cerca de sete horas e vale a pena demais. É perfeito para quem quer, em um dia, entender tudo sobre a construção das pirâmides e sobre a vida dos faraós.

Também dá para visitar apenas as Pirâmides de Gizé, onde também fica a Esfinge. O passeio dura entre três e cinco horas e é feito com guia que fala português.

Se quiser fazer a visita guiada ao Grande Museu Egípcio separada, também é possível. Esse passeio inclui ingresso e audioguia em Português.

Tem a opção de fazer todo o roteiro das Pirâmides de Gizé com guia mulher – que não fala português.

2. Templo de Karnak

Uma das maravilhas do Antigo Egito é o Templo de Karnak, o maior de todo o país, com uma área de 2.400 metros quadrados.

O Templo fica na cidade de Luxor, a quase 700 quilômetros ao sul do Cairo. Luxor é a cidade onde as pesquisas arqueológicas foram mais produtivas, revelando ao mundo dezenas de monumentos da antiga civilização egípcia.

10 pontos turísticos do Egito
Foto: Alex Azabache

Com um tamanho que supera todos os outros templos do país, sua construção demorou quase dois mil anos e, ainda assim, não foi totalmente concluída, segundo estimam estudiosos.

→ Onde ficar em Luxor

A restauração do Templo de Karnak começou no início no século 18 e até hoje não foi concluída: as buscas no local nunca cessaram e, de tempos em tempos, uma nova descoberta ou uma nova interpretação sobre o templo surge no meio desses empoeirados tijolos.

Como fazer o passeio

Há agências locais que fazem o passeio saindo do Cairo e de Luxor. Eu acho que é bom passar no mínimo três dias em Luxor, porque há um tanto de coisas lindas para conhecer.

Saindo do Cairo, há pacotes que incluem a viagem de ônibus até Luxor e o passeio guiado pelo templo de Karnak, de Luxor e de Hatshepsut, além dos túmulos reais da antiga necrópole do Vale dos Reis.

É um pouco corrido, mas pode ser uma opção prática para quem está com pouco tempo.

Há, também, um pacote com voos do Cairo para Luxor, que visita os mesmos lugares e ainda tem um passeio de felucca – embarcação tradicional – no Nilo.

Se você já estiver em Luxor, vale a pela contratar um passeio guiado para entender melhor toda a grandiosidade dos templo e também as histórias dos faraós que viveram e foram sepultados nos arredores.

Fazer uma excursão particular pelas margens oeste e leste do rio Nilo é a melhor opção e, se quiser aproveitar, ainda dá para fazer um voo de balão de ar quente. Eu fiz e foi sensacional!

Infelizmente, não á guias que falam português disponíveis.

3. Templos de Abu Simbel

Os templos de Abu Simbel ficam no sul do país, já na divisa com o Sudão e estão entre os pontos turísticos do Egito que eu acho mais interessantes. Eles foram construídos por ordem do faraó Ramsés II, em homenagem a si mesmo e à sua esposa preferida, Nefertari.

Só que, no final da década de 1950, uma decisão do governo egípcio de iniciar a construção de uma grande barragem, que inundaria o vale onde estavam os templos de Abu Simbel, gerou grande preocupação internacional.

10 pontos turísticos do Egito

Para evitar uma catástrofe histórica, os templos foram transferidos do seu lugar original para uma parte mais segura. Atualmente, eles estão distantes das águas do Lago Nasser – que são cheias de crocodilos –, numa montanha artificial, a cerca de 200 metros acima da posição original.

Para concluir essa gigantesca tarefa, o Egito contou com a ajuda de vários países que se solidarizaram com a causa. Como agradecimento pela mãozinha, o governo presenteou esses países com relíquias de sua antiguidade.

Como fazer o passeio

O meio mais prático e mais seguro é fazer o passeio de um dia aos Templos de Abu Simbel com traslado do hotel saindo de Aswan. Se preferir, também há passeios privativos saindo de Aswan.

Também tem a opção de visitar os Templos de Abu Simbel saindo de Luxor.

Infelizmente, não há guias que falem português disponíveis.

4. Museus do Egito

Atualmente, há pelo menos dois incríveis museus sobre os achados do Antigo Egito que você deve visitar.

O mais clássico é o Museu Egípcio do Cairo (MCE), que fica nos arredores da praça Tarhir, no Centro da cidade. Ele funciona em um prédio do período neoclássico, que foi construído para receber as relíquias encontradas e estudadas por arqueólogos em todo o território nacional.

Foto: Spencer Davis

Ele funciona desde 1902 e tem um acervo de mais de 100 mil peças do Antigo Egito, entre elas, esfinges, múmias e a máscara mortuária do faraó Tutancâmon.

Já o novíssimo Museu Nacional de Civilização Egípcia (NMCE) foi inaugurado em 2021 para contar a História da civilização egípcia desde a pré-história até os dias atuais.

Para acomodar o acervo de 50 mil peças, foi preciso construir uma área imensa, com 135 mil metros quadrados. O novo museu já é um dos mais concorridos pontos turísticos do Egito.

Como visitar os museus

Eu considero essencial ter um guia para nos ajudar e conhecer os museus. Primeiro porque eles são grandes – o museu novo é gigante – e com o guia, além dele explicar tudo, nos já vamos aos locais mais interessantes sem perder o que é essencial.

Você pode fazer uma visita guiada de meio dia ao Museu Egípcio com guia que fala português. 

Se quiser fazer a visita sem o guia, dá para comprar os ingressos e reservar o transporte o Museu Nacional e para o Museu Egípcio, e ainda fazer uma parada para almoço – tudo no mesmo pacote.

5. Templo de Hatshepsut

Durante todo o período do Antigo Egito, não foram raros os registros de mulheres que alcançaram o poder, e uma das histórias mais interessantes que eu conheci quando visitei o país tem a ver com a dona do Templo de Hatshepsut.

Hatshepsut foi uma das mulheres mais poderosas da civilização egípcia, muito mais do que as famosas Cleópatra e Nefertiti.

10 pontos turísticos do Egito
Foto: Michiel Ton

A história conta que a esperteza dessa rainha a fez memorável e digna de reconhecimento: filha de faraó, a jovem Hatshepsut se casou com seu irmão, o primeiro na linha sucessória: ela tinha apenas 14 anos. Naquela época, era comum o casamento entre membros da família real, já que apenas os filhos da mesma linhagem poderiam assumir o trono.

O reinado de Hatshepsut foi conhecido por um período de paz e de grande estabilidade econômica. As viagens e expedições da rainha pelos países da Ásia e do Mar Vermelho também aumentaram sua fama: toda a área em frente ao Templo de Hatshepsut era um imenso jardim com espécies da fauna e da flora de diferentes lugares.

Como fazer o passeio

Tem um passeio incrível que inclui o Templo Hatshepsut, o Vale dos Reis e um passeio de felucca, com guia que fala inglês. Ele dura cerca de sete horas e o motorista nos busca e deixa no hotel.

Uma opção mais em conta é o passeio pelo Vale dos Reis e uma visita Templo de Hatshepsut, com transporte e guia, mas sem os ingressos.

6. Pirâmides de Saqqara

O conjunto de templos e pirâmides de Saqqara, na cidade de Gizé, talvez seja a primeira experiência dos egípcios na construção de monumentos desse tipo. Só para ter uma ideia, muito antes da construção das pirâmides de Gizé, as estruturas de Saqqara já eram consideradas inspiração para todo o país pela grandiosidade e pela técnica utilizada.

10 pontos turísticos do Egito

Apesar de sua fama atual, esse conjunto arquitetônico do Antigo Egito esteve coberto por areia até a metade do século 20. E, na verdade, a pirâmide de Djoser não é exatamente uma pirâmide: ela foi construída, na primeira fase, em três andares. Depois, foram acrescentados mais dois, atingindo a altura de sessenta metros.

A pirâmide de degraus, como também é conhecida, é misteriosa. A data de sua construção é desconhecida e em seus subterrâneos únicos e misteriosos, nunca foi encontrada uma múmia.

Como fazer o passeio

A visita à pirâmides de Saqqara geralmente é feita combinando outros atrativos do entorno. Isso é perfeitamente possível e fica mais barato.

Esta excursão particular de um dia com almoço visita Sakkara, Memphis e Dahshur em até oito horas de passeio acompanhado de guia que fala português.

Tem esta opção de passeio privativo pelas Pirâmides de Gizé, Memphis e Saqqara. Ele é mais barato, mas não tem guia em português.

7. Rio Nilo

É impossível ignorar a importância do rio Nilo no período do Antigo Egito e, obviamente, também nos dias atuais. Um dos maiores rios do mundo, foi em suas margens que surgiram as primeiras civilização que habitaram o Egito.

O rio que traz vida para as terras áridas do país é, também, um grande atrativo turístico. Navegar por suas águas em embarcações tradicionais – conhecidas como feluccas – e até mesmo fazer um cruzeiro pelo Nilo é uma experiência incrível.

A rota mais comum dos cruzeiros é entre Luxor e Aswan, duas cidades históricas cheias de achados do Antigo Egito.

Como fazer o passeio

Há vários passeios de felucca – embarcação tradicional do Nilo – com curta duração que valem muito a pena.

Tem um passeio que sai pela manhã ou no pôr do sol e tem duração de duas horas. Além de admirar a paisagem, a gente experimenta a culinária tradicional egípcia no café da manhã ou no jantar.

Esta outra opção tem também dura duas horas com opções no café da manhã, almoço e jantar.

Se você quer uma experiência mais completa navegando por um dos rios mais emblemáticos do mundo, fazer um cruzeiro pode ser interessante.

O cruzeiro de 4 dias pelo Nilo para Aswan, inclui voos de balão e visitas a vários pontos turísticos do Egito, incluindo os templos de Luxor, Karnak, Edfu, Kom Ombo, Hatshepsut, Abu Simbel e o Vale dos Reis.

Este pacote é bem interessante por inclui três noite em cruzeiro cinco estrelas, todas as refeições (sem bebidas), visita a todos os lugares que já comentei e a volta para o Cairo é feita de avião, saindo do Aeroporto de Abu Simbel – a passagem aérea faz parte do pacote.

É uma excelente experiência!

8. Templo de Luxor

O Templo de Luxor fica na margem leste do rio Nilo, na cidade de Luxor. Considerado uma obra-prima de Ramsés II, a imagem do faraó está espalhada por todos os cantos: logo na entrada estão quatro estátuas do imperador, sendo que uma foi danificada restando apenas a cabeça.

Descoberto enterrado nas areias do deserto do Saara em 1884, as escavações e buscas arqueológicas do Templo de Luxor só foram concluídas 1960.

Os resultados dessas muitas pesquisas mostram que ele resistiu a vários períodos históricos, e que a sua construção só foi concluída já no período muçulmano. Por isso, dentro do Templo de Luxor funciona uma mesquita que foi construída nas próprias ruínas do templo, fato único em todo o país.

Como fazer o passeio

Há passeios saindo do Cairo e de Luxor.

Saindo do Cairo, há pacotes que incluem a viagem de ônibus até Luxor e o passeio guiado pelo templo de Karnak, de Luxor e de Hatshepsut, além dos túmulos do Vale dos Reis.

Há, também, um pacote com voos do Cairo para Luxor, que visita os mesmos lugares e ainda tem um passeio de felucca – embarcação tradicional – no Nilo.

Se você já estiver em Luxor, fazer uma excursão particular pelas margens oeste e leste do rio Nilo é a melhor opção e, se quiser aproveitar, ainda dá para fazer um imperdível voo de balão.

9. Grande Esfinge de Gizé

A Grande Esfinge de Gizé – um dos mais icônicos pontos turísticos do Egito – é a mais famosa do Egito e fica na área das pirâmides. Foi o faraó Quéfren quem mandou construir a segunda pirâmide de Gizé e a esfinge.

10 pontos turísticos do Egito

Toda esculpida em um único bloco de pedra, a Grande Esfinge de Gizé ainda é objeto de muitas investigações, que acabam não tendo muita concordância entre elas. O que se sabe é que o monumento superou batalhas, foi coberta por areia e que, desde 1925, está de volta ao complexo.

Apesar de seus 57 metros de altura, a Esfinge parece minúscula perto da imponente pirâmide de Quéops, que tem altura equivalente à de um prédio de 50 andares.

Como fazer o passeio

Há agências que fazem visitas com guias em português e vale muito a pena.

A visita à Grande Esfinge é feita junto com as pirâmide, já que todas ficam na mesma área.

Uma boa opção é a excursão particular de um dia pelas pirâmides de Gizé, de Saqqara e Dahshur. São oito horas de passeio e você vai entender tudo sobre a construção das pirâmides.

Se preferir, você pode fazer um passeio particular pelas pirâmides de Gizé, Dahshur, Sakkara e ainda conhecer Memphis.

10. Vale dos Reis e tumba de Tutancamôn

O Vale dos Reis é um imenso sítio arqueológico que compreende um conjunto de 63 tumbas – por isso está entre os pontos turísticos do Egito que você deve conhezer. Elas foram construídas sob uma imensa montanha rochosa que tem o cume em forma de pirâmide, e foi justamente por causa desse detalhe que ela foi escolhida para ser a morada eterna dos poderosos imperadores egípcios.

Debaixo do solo árido do deserto, estão escondidos os retos mortais de dezenas de faraós e importantes figuras da antiguidade egípcia. Eles descansaram em paz até que as escavações começassem no final do século 18 e não parassem mais – sem contar que muitas tumbas já tinham sido violada por ladrões caçadores de tesouros egípcios.

No Vale dos Reis foi encontrada a mais famosa múmia do antigo Egito: a tumba de Tutancâmon.

Descoberta em 1922 por Howard Carter, além do corpo do jovem faraó que assumiu o trono ainda na adolescência e morreu aos 19 anos, também estavam parte de seu tesouro. Isso inclui sua preciosa máscara mortuária moldada em ouro, cravejada por pedras semipreciosas e adornada de vidro colorido.

Ela pode ser vista no Museu Nacional do Egito, no Museu Egípcio do Cairo, um dos principais pontos turísticos do Egito.

Como fazer o passeio

Tem um passeio incrível que pelo Vale dos Reis que inclui um passeio de felucca, com guia que fala inglês. Ele dura cerca de sete horas e o motorista nos busca e deixa no hotel.

Uma opção mais em conta é o passeio pelo Vale dos Reis e uma visita Templo de Hatshepsut, com transporte e guia, mas sem os ingressos.

Para ver a máscara do jovem faraó, você pode fazer uma visita guiada de meio dia ao Museu Egípcio com guia que fala português. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Adorei sua postagem! Quero ir ao Egito este ano e estou programando meu roteiro quando cruzei com sua matéria! Parabéns, encontrei respostas aqui.

  2. Oi, Gustavo.
    Dá sim. Embora os templos sejam gigantescos, as áreas permitidas para visitantes são limitadas. Isso é necessário para preservar os ambientes e as pesquisas que seguem sendo feitas.
    Dividir um pela manhã e outro pela tarde dá certo.
    Aproveite a viagem!
    Um abraço.

  3. Olá Altier! Primeiro de tudo parabéns pela postagem! Queria saber se você acha possível visitar o Templo de Luxor e Karnak no mesmo dia sem ficar correria. Algo como um pela manhã e outro pela tarde. Como são templos grandes, tenho receio de ficar apertado, mas também estou buscando não deixar muito folgada a viagem. Obrigado!

  4. Incrível!
    Já favoritei esse post para minha viagem do ano que vem. Finalmente vou pro Egito hahahaha
    Vlw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *