Como chegar ao Cairo: todas as opções para conhecer a capital do Egito

0

Atualizado em 22 de outubro de 2020

Você não vai ter dificuldades para chegar ao Cairo, a capital do Egito, destino obrigatório de quem quer visitar as pirâmides.

O aeroporto da cidade é moderno, e, mesmo para quem vem de outras cidades egípcias – como Alexandria, Luxor e Aswan –, a viagem é facilmente cumprida por terra, pelo ar e até navegando pelo Rio Nilo.

Como chegar ao Cairo

Vale lembrar que o Cairo é a maior cidade da África e, com toda essa grandeza, você vai facilmente perceber que o caos tem residência fixa aqui.

O trânsito é assustador, os motoristas buzinam constantemente e a poluição e o calor podem irritar.

Ainda assim, chegar ao Cairo vale a pena: esse canto do mundo tão cheio de história e rico em cultura é único.

Avião

Não existe voo direto do Brasil para o Egito. Mesmo com conexão em algum país europeu, você irá chegar pelo Aeroporto Internacional do Cairo (CAI).

Ele fica a 22 quilômetros da cidade.

A EgyptAir é a principal empresa aérea do país.  Mas, há Muitas outras que operam no país, como a KLM, British Airways, Lufthansa e Air France.

Você também encontra trechos feitos por empresas árabes, como Qatar e Emirates.

Do aeroporto ao Centro

Para ir do aeroporto até o centro da cidade você pode tomar um táxi. Mas, lembre-se de combinar o valor antes de iniciar a corrida, já que os motoristas costumam não usar taxímetro.

Carros de aplicativo também funcionam Cairo. Uma corrida do aeroporto até a Praça Tarhir, no Centro, custa entre EGP 55 e 70.

Também é possível usar o transporte público e vans, mas pode ser desconfortável entrar em um ônibus lotado carregando uma mala.

Como chegar ao Cairo

Ônibus

Chegar ao Cairo de ônibus é uma boa opção apenas para quem já está no país e em regiões próximas, como Alexandria.

Viajar de ônibus no Egito não é tão simples mesmo. Veja só:

  • Os horários marcados nem sempre são respeitados, então, não escolha viajar ônibus se estiver com um cronograma cheio;
  • Alguns veículos não têm ar-condicionado, o que, no Egito, é simplesmente um tormento;
  • Algumas regiões do país não são atendidas por linhas regulares e, além disso, os veículos só circulam em comboio, principalmente no extremo sul, na divisa com o Sudão.
  • Há questões sérias relacionadas a segurança em parte do país e turistas não podem viajar de carro e de ônibus por elas.

Trem

Você pode usar o sistema ferroviário para chegar ao Cairo e também a outras cidades como Alexandria, Aswan e Luxor.

A principal estação é a Estação Ramsés, e é possível contratar o serviço de primeira classe e também cabines de luxo, com ar-condicionado e um conforto razoável.

Uma dica é sempre comprar as passagens com pelo menos um dia de antecedência.

Assim como os ônibus, o horário de partida dos trens pode não ser respeitado. Então, para não perder tanto tempo, escolha trechos noturnos quando as cidades forem mais distantes.

Eu viajei nos trens egípcios e conto essa experiência em: Como é o trem para Luxor e Aswan.

Como chegar ao Cairo

Veja mais sobre o Egito

Essas foram as minhas dicas, mas, se você ainda ficou com dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite para ver outros posts sobre o Egito.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário