Como chegar ao Cairo

0

Atualizado em 12 de Abril de 2018

Terra dos antigos faraós e destino obrigatório de quem quer visitar as pirâmides do Egito. Para chegar ao Cairo você não vai ter dificuldades. Isso porque, o aeroporto da cidade é moderno, e, mesmo para quem sai das principais cidades – como Alexandria, Luxor e Aswan –, a viagem é facilmente cumprida com os meios de transporte do país.

A capital do Egito é a maior cidade da África. Junto a essa grandeza, você facilmente percebe o caos que reina na cidade. O trânsito é assustador, os motoristas buzinam constantemente e a poluição e o calor podem até nos irritar. Ainda assim, chegar ao Cairo vale a pena. Esse é um canto do mundo cheio de história e rico em cultura.

Como chegar ao Cairo

Avião | Não existe voo direto do Brasil para o Egito. Mesmo com conexão em algum país europeu, você irá chegar pelo Aeroporto Internacional do Cairo (CAI). Ele fica a 22 quilômetros da cidade.

As principais companhias aéreas são a KLM, British Airways, Lufthansa e Air France. Mas, você também encontra trechos feitos por empresas árabes, como Qatar e Emirates.

Para ir do aeroporto até o centro da cidade você pode tomar um táxi. Mas, lembre-se de combinar o valor antes de iniciar a corrida, já que os motoristas costumam não usar taxímetro. O Uber funciona no Cairo e uma corrida do aeroporto até a Praça Tarhir, no Centro, custa entre EGP 55 e 70.

Reserve já o seu hotel no Cairo e garanta os melhores preços.

Também é possível usar o transporte público e vans, mas eu não acho nada confortável entrar em um ônibus lotado carregando uma mala.

Como chegar ao Cairo

Estrada que passa dentro da área das pirâmides.

Ônibus | Chegar ao Cairo de ônibus é uma boa opção apenas para quem já está no país e em regiões próximas, como Alexandria. Os horários marcados nem sempre são respeitados, então não opte pelo ônibus se estiver com um cronograma cheio. Isso sem contar que alguns veículos não têm ar-condicionado, o que, no Egito, é simplesmente um tormento.

Viajar de ônibus no Egito não é tão simples mesmo. Algumas regiões do país não são atendidas por linhas regulares e, além disso, os veículos só circulam em comboio, principalmente no extremo sul, na divisa com o Sudão.

Como chegar ao Cairo

O pobre vagão do trem para Aswan.

Trem | Você pode usar o sistema ferroviário para chegar ao Cairo e também a outras cidades como Alexandria, Aswan e Luxor. A principal estação é a Estação Ramsés, e é possível contratar o serviço de primeira classe e também cabines de luxo, com ar-condicionado e um conforto razoável.

Uma dica é sempre comprar as passagens com pelo menos um dia de antecedência e evitar estresse. Assim como os ônibus, o horário de partida dos trens pode não ser respeitado. Então, para não perder tanto tempo, escolha trechos noturnos quando as cidades forem mais distantes.

Eu viajei nos trens egípcios e conto essa experiência em: Como é o trem para Luxor e Aswan.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário