Pesquisar
Close this search box.

Quando ir ao Egito: melhores épocas com dicas mês a mês

Atualizado em 29 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir ao Egito

Para escolher quando ir ao Egito, você precisa ter algumas informações básicas. A primeira delas é saber que o país fica numa região desértica e que a variação da temperatura pode ser muito grande em algumas áreas durante o ano e até no mesmo dia.

→ Onde ficar no Cairo

Dá para resumir o clima do Egito assim: verão quente e inverno suave. Eu falo isso porque, o frio do inverno não chega nem perto de compensar o calor da estação mais quente.

Eu vou explicar tudo isso e muito mais com detalhes a partir de agora.

Quando ir ao Egito: estações do ano

O clima do Egito tem, na prática,  duas estações: inverno suave, de outubro a abril, e verão quente e seco, começando e maio e terminando em setembro.

Como você pode imaginar, o calor é intenso nos meses do verão, que é no meio do ano – junho a agosto – já que o Egito fica no Hemisfério Norte.

Por isso, as estações seguem os mesmos meses da Europa, com dias mais quentes no meio do ano e inverno no final, ao contrário do que acontece no Brasil.

Baixa e alta temporada

O verão é considerado baixa temporada no Egito. Só que, mesmo com o aperto do calor o período mais quente pode ser interessante para quem quer fugir do tumulto de turistas que chegam aos montes na alta temporada – que coincide com os meses mais agradáveis, de outubro a abril.

Quando ir ao Egito

Com isso em mente, é bom saber de algumas peculiaridades.

A região onde está Alexandria é a mais chuvosa do Egito. O Cairo, a capital, tem chuvas mais frequentes no verão. Já em algumas regiões do interior, como Aswam e Luxor, chuva é uma raridade.

Na primavera, especialmente em abril, é comum ter tempestade de areia. O fenômeno é chamado de siroco – khamsin em árabe – e também acontece em outras partes da África.

Inverno

De outubro a abril, o Egito tem um clima bem agradável. A média de temperatura fica em torno dos 16 graus, na região do Cairo, contando que as noites são mais frescas – não deixe de levar um casaco.

Nessa época, é possível caminhar pelas ruas e conhecer os pontos turísticos sem tanto desconforto, mas o sol ainda se faz presente e o calor também.

Por ser a melhor época para conhecer o Egito sem desmaiar de calor – acredite, isso acontece – os preços também ficam mais altos, então seu orçamento deve estar preparado para isso.

Verão

O calor fica mais intenso entre maio e setembro. Ir ao Egito durante o verão significa sentir o que você sempre imaginou que sentiria em um deserto: muito calor.

Junho, julho e agosto são os meses mais quentes, quando os termômetros marcam em torno dos 35 graus, mas a sensação térmica pode chegar a 50 graus.

Quando ir ao Egito

O calor do verão desafia a força de vontade de qualquer um, principalmente porque diversos programas turísticos envolvem ficar em baixo do sol, com roupas que cobrem boa parte do corpo, e ouvindo longas explicações de guias turísticos.

Dentro das grandes pirâmides o calor transforma o lugar em uma sauna – eu não indico fazer isso no verão.

Dicas mês a mês

Janeiro

Janeiro costuma ser um mês ensolarado e com possibilidade de chuvas ocasionais, que não chegam a atrapalhar a viagem.

É um mês de alta temporada, já que as temperaturas estão agradáveis, entre 10 e 19 graus.

Isso significa que hotéis e cruzeiros devem ser reservados com antecedência e que e pontos turísticos podem ficar mais movimentados.

Fevereiro

Com características semelhantes às de janeiro, fevereiro é um bom mês para conhecer o Egito e suas riquezas arqueológicas.

A temperatura dá uma leve subida, variando entre 12 e 22 graus. Este é o mês da Maratona da Cisjordânia – que pode ser no final de janeiro ou no começo de fevereiro.

Quando ir ao Egito

Março

Março é mais interessante até a primeira quinzena do mês, quando a temperatura ainda é bastante agradável. No final do mês, os termômetros já podem marcar 26 graus, com sensação térmica de quase 30 graus.

Ele é o último mês da estação de chuvas, que são raras  – lembre-se de que o Egito é um país de grandes desertos.

Abril

O clima já fica mais quente, mas ainda é possível visitar o país sem passar aperto. O período da Semana Santa é super movimentado e os preços ficam bem mais altos.

Em abril é muito comum acontecerem tempestades de areia trazidas pelo siroco, vento que sopra forte do deserto.

Em abril também acontece o Sham al Nessim, um festival cristão que teve origem no Antigo Egito e que celebra a chegada da primavera.

Maio

Em maio, as temperaturas já estão sempre acima dos 30 graus e o ar seco nos lembra constantemente que estamos em um deserto.

Por isso, não se esqueça da hidratação, da proteção solar e de cuidar dos olhos, porque muitas pessoas sentem ardência nas vistas.

Junho

Junho é o início do calor escaldante do verão, mas as temperaturas ainda não atingiram o pico. Portanto, pode ser um ótimo momento para visitar o país, se você não se importar com o calor.

É que, como já falei, os preços são muito mais baixos do que durante os meses mais amenos do ano.

Julho e Agosto

Julho e agosto são considerados os picos do verão, com temperaturas absurdamente altas e a sensação térmica pode chegar a 50 graus.

Como mencionei antes, além dos preços mais baixos, você terá mais tranquilidade, já que o volume de turistas é infinitamente menor do que o da alta estação – entre outubro e abril.

Se fosse você, eu tiraria esses meses da lista de quando ir ao Egito. Porém, eles são bons meses para quem quer fazer um cruzeiro pelo Nilo.

Setembro

O clima em setembro é bastante semelhante ao de junho. As temperaturas ainda estão altas, mas a brisa do mar torna o calor mais suportável e os preços geralmente são mais baixos do que entre outubro e abril.

Pode ser a melhor época para visitar lugares como o Mar Vermelho, já que você escapará das férias escolares e das multidões da alta temporada de outono e inverno.

Outubro

A chegada do outono marca o começo da alta temporada. Neste período, de outubro a abril, as temperaturas estão agradáveis e caminhar sob o sol já não é tão incômodo.

Na região do Cairo, a temperatura máxima pode chegar aos 30 e a mínima fica em torno de 20 gruas. Geralmente, os fins de tarde são lindos.

Novembro

Em novembro, as temperaturas caem bastante, podendo chegar a mínimas de 13 graus no Cairo e 11 graus em Luxor.

É o mês que a gente percebe com mais clareza o aumento do número de turistas chegando de várias partes do mundo.

Os hotéis já costumam a lotar e os grupos de turismo estão cada vez mais cheios.

Dezembro

Dezembro é o mês de transição entre outono e inverno, mas vale lembrar que o inverno não significa frio severo – mas, claro, que um casaco bom nunca será demais.

No Natal e no Ano Novo, os hotéis e cruzeiros aumentam significativamente as tarifas e as reservas precisam ser feitas meses antes. Por isso, eu aconselho planejar sua viagem com antecedência.

Melhor época para ir ao Egito

Provavelmente, você já se sente mais confortável para escolher quando ir ao Egito. Certo? Mas antes de bater o martelo, veja minhas conclusões.

A  melhor época para conhecer o Egito é entre outubro e abril,  quando as temperaturas são mais frescas em todo o país.

Nesta época, é mais confortável explorar as ruas movimentadas do Cairo, visitar as pirâmides no deserto e explorar as antigas tumbas faraônicas pelo interior do país.

Quando ir ao Egito

O verão, que vai de maio a setembro, é muito quente, embora as altas temperaturas sejam atenuadas pelo ar muito seco. Nesta época há menos visitantes e os preços ficam mais baixos.

Isso significa que o verão ainda é uma estação viável para sua viagem. Quem pretende fazer o cruzeiro no Nilo, o verão também é uma boa escolha.

Eu estive no Egito em janeiro, no inverno, e peguei dias ensolarados, agradáveis, mas a temperatura caia um pouco à noite, sem frio intenso.

5 melhores passeios do Cairo

Qualquer viagem ao Cairo, a mítica terra dos faraós, não será completa se você não conhecer os pontos turísticos mais visitados por viajantes do mundo todo. A maioria deles faz parte do período histórico mais importante do país, entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c.

Pirâmides de Gizé

A nossa lista não poderia começar de outra forma.

Pode parecer clichê, mas quem chega ao Egito quer mesmo é visitar as pirâmides. E, diferentemente do que muita gente imagina, elas não estão abandonadas no meio do deserto, longe de tudo e de todos.

O conjunto formado por essas imponentes obras fica na cidade de Gizé, a apenas 28 quilômetros do Cairo. É a única das Sete Maravilhas do Mundo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Justamente por isso, é dele todo o mérito pela atenção dos turistas que visitam o Egito.

As pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com 146 metros de altura, a pirâmide de Queóps é a maior do Egito.

Como fazer o passeio

Há agências que fazem visitas com guias em português e vale muito a pena. Geralmente, os roteiros incluem paradas em outros sítios arqueológicos nos arredores de Gizé.

Uma boa opção é a excursão particular de um dia pelas pirâmides de Gizé, de Saqqara e Dahshur. São oito horas de passeio e você vai entender tudo o que está por trás da construção das pirâmides com guia falando português.

Se preferir, você pode fazer um passeio particular pelas pirâmides de Gizé, Dahshur, Sakkara e ainda conhecer Memphis. O guia – falando português – buscará você no hotel, fará todo o roteiro, que deve durar cerca de oito horas, e depois vai lhe deixar confortavelmente no hotel.

Eu indico muito o passeio que visita o Grande Museu Egípcio, as Pirâmides de Gizé e a Esfinge. Ele dura cerca de sete horas e vale a pena demais. É perfeito para quem quer, em um dia, entender tudo sobre a construção das pirâmides e sobre a vida dos faraós.

Também dá para visitar apenas as Pirâmides de Gizé, onde também fica a Esfinge. O passeio dura entre três e cinco horas e é feito com guia que fala português.

Se quiser fazer a visita guiada ao Grande Museu Egípcio separada, também é possível. Esse passeio inclui ingresso e audioguia em Português.

Tem a opção de fazer todo o roteiro das Pirâmides de Gizé com guia mulher – que não fala português.

de uma grande barragem, que inundaria o vale onde estavam os templos de Abu Simbel, gerou grande preocupação internacional.

Museus do Cairo

Atualmente, há pelo menos dois incríveis museus sobre os achados do Antigo Egito que você deve visitar.

O mais clássico é o Museu Egípcio do Cairo (MCE), que fica nos arredores da praça Tarhir, no Centro da cidade. Ele funciona em um prédio do período neoclássico, que foi construído para receber as relíquias encontradas e estudadas por arqueólogos em todo o território nacional.

Foto: Spencer Davis

Ele funciona desde 1902 e tem um acervo de mais de 100 mil peças do Antigo Egito, entre elas, esfinges, múmias e a máscara mortuária do faraó Tutancâmon.

Já o novíssimo Museu Nacional de Civilização Egípcia (NMCE) foi inaugurado em 2021 para contar a História da civilização egípcia desde a pré-história até os dias atuais.

Para acomodar o acervo de 50 mil peças, foi preciso construir uma área imensa, com 135 mil metros quadrados. O novo museu já é um dos mais concorridos pontos turísticos do Egito.

Como visitar os museus

Eu considero essencial ter um guia para nos ajudar e conhecer os museus. Primeiro porque eles são grandes – o museu novo é gigante – e com o guia, além dele explicar tudo, nos já vamos aos locais mais interessantes sem perder o que é essencial.

Você pode fazer uma visita guiada de meio dia ao Museu Egípcio com guia que fala português. 

Se quiser fazer a visita sem o guia, dá para comprar os ingressos e reservar o transporte o Museu Nacional e para o Museu Egípcio, e ainda fazer uma parada para almoço – tudo no mesmo pacote.

Pirâmides de Saqqara

O conjunto de templos e pirâmides de Saqqara, na cidade de Gizé, talvez seja a primeira experiência dos egípcios na construção de monumentos desse tipo. Só para ter uma ideia, muito antes da construção das pirâmides de Gizé, as estruturas de Saqqara já eram consideradas inspiração para todo o país pela grandiosidade e pela técnica utilizada.

10 pontos turísticos do Egito

Apesar de sua fama atual, esse conjunto arquitetônico do Antigo Egito esteve coberto por areia até a metade do século 20. E, na verdade, a pirâmide de Djoser não é exatamente uma pirâmide: ela foi construída, na primeira fase, em três andares. Depois, foram acrescentados mais dois, atingindo a altura de sessenta metros.

A pirâmide de degraus, como também é conhecida, é misteriosa. A data de sua construção é desconhecida e em seus subterrâneos únicos e misteriosos, nunca foi encontrada uma múmia.

Como fazer o passeio

A visita à pirâmides de Saqqara geralmente é feita combinando outros atrativos do entorno. Isso é perfeitamente possível e fica mais barato.

Esta excursão particular de um dia com almoço visita Sakkara, Memphis e Dahshur em até oito horas de passeio acompanhado de guia que fala português.

Tem esta opção de passeio privativo pelas Pirâmides de Gizé, Memphis e Saqqara. Ele é mais barato, mas não tem guia em português.

Rio Nilo

É impossível ignorar a importância do rio Nilo no período do Antigo Egito e, obviamente, também nos dias atuais. Um dos maiores rios do mundo, foi em suas margens que surgiram as primeiras civilização que habitaram o Egito.

O rio que traz vida para as terras áridas do país é, também, um grande atrativo turístico. Navegar por suas águas em embarcações tradicionais – conhecidas como feluccas – e até mesmo fazer um cruzeiro pelo Nilo é uma experiência incrível.

A rota mais comum dos cruzeiros é entre Luxor e Aswan, duas cidades históricas cheias de achados do Antigo Egito.

Como fazer o passeio

Há vários passeios de felucca – embarcação tradicional do Nilo – com curta duração que valem muito a pena.

Tem um passeio que sai pela manhã ou no pôr do sol e tem duração de duas horas. Além de admirar a paisagem, a gente experimenta a culinária tradicional egípcia no café da manhã ou no jantar.

Esta outra opção tem também dura duas horas com opções no café da manhã, almoço e jantar.

Se você quer uma experiência mais completa navegando por um dos rios mais emblemáticos do mundo, fazer um cruzeiro pode ser interessante.

O cruzeiro de 4 dias pelo Nilo para Aswan, inclui voos de balão e visitas a vários pontos turísticos do Egito, incluindo os templos de Luxor, Karnak, Edfu, Kom Ombo, Hatshepsut, Abu Simbel e o Vale dos Reis.

Este pacote é bem interessante por inclui três noite em cruzeiro cinco estrelas, todas as refeições (sem bebidas), visita a todos os lugares que já comentei e a volta para o Cairo é feita de avião, saindo do Aeroporto de Abu Simbel – a passagem aérea faz parte do pacote.

É uma excelente experiência!

Cairo Antigo

Andar pelas ruas do Cairo Antigo é uma experiência que vai deixar sua viagem muito mais completa, pois é uma verdadeira imersão no modo de vida dos egípcios, e de como eles lidam com questões religiosas e comportamentais.

Conhecer o bazar Khan El Khalili, um dos mais antigos e famosos do Oriente Médio – ele começou a funcionar em 1382 –, visitar a Igreja Ortodoxa Copta da Santa Maria Virgem, conhecida como “Igreja Pendurada”, que data do século 3, e a Sinagoga de Ben Ezra que, segundo a tradição local, está localizada no ponto onde Moisés foi encontrado quando era bebê.

É tudo muito fascinante!

Como fazer o passeio

Há um passeio particular pelo Cairo Antigo que tem duração de cinco horas. Ele é conduzido por um guia egiptólogo e também inclui taxas de entrada nos locais visitados e transporte saindo do hotel em que estiver hospedado.

Onde ficar no Cairo

Os bairros mais indicados para ficar no Cairo, sem erro, são Zamalek, Centro e Garden City.

Quando visitei a capital do Egito, eu fiquei na parte histórica da cidade, bem perto da Praça Tahir e do Museu Egípcio do Cairo.

Esta parte é onde o coração da cidade parece bater mais forte, mas é nela, também, que a confusão é maior. De qualquer forma, não há como conhecer o Cairo sem fazer parte disso tudo.

No Zamalek e no Garden City, regiões mais nobres à beira do Rio Nilo, estão os resorts famosos, ideais para quem pode e quer curtir a cidade com mais conforto.

Você também tem a opção de ficar em um hotel com vista para as pirâmides. Só que eles ficam bem longe do Centro do Cairo e isso pode exigir muitos deslocamentos.

Então, para resumir, há três áreas principais para ficar no Cairo:

→ No Centro, nos arredores da Praça Tahrir;
→ Perto do Nilo, nos bairros mais modernos;
→ Na área das pirâmides, em Gizé.

Na lista abaixo, você encontra excelentes opções nas áreas mais interessantes da cidade, inclusive na área das pirâmides.

Melhores opções para ficar no Cairo

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, hostels e apartamentos mais reservadas pelos leitores.

→ CENTRO

Fairmont Nile City: impecável e tem vista para a cidade.

The Square Boutique Hotel: uma das melhores opções do Centro.

Tahrir Plaza Suites: tem uma localização excelente.

Steigenberger El Tahrir Cairo: é muito elogiado pela estrutura dos quartos.

The Nile Ritz-Carlton é um clássico com vista para o Rio Nilo.

Town View Hotel:  bom para quem não quer gastar muito.

Cairo Hub Hostel: um dos melhores hostels da cidade.

→ ZAMALEK

New President Hotel Zamalek: ótimo para quem esta viajando em família.

Hilton Cairo Zamalek Residences: tem um estilo vintage que agrada a muita gente.

Sofitel Cairo Nile El Gezirah: localização maravilhosa perto dos pontos turísticos.

Cairo Marriott Hotel: tem uma vista linda para o rio Nilo.

→ GARDEN CITY

InterContinental Cairo Semiramis: para quem quer relaxar vista para o Centro do Cairo.

Four Seasons Hotel Cairo: é um cinco estrelas e isso já diz muita coisa.

Kempinski Nile Hotel: é o meu preferido desta lista.

→ MAADI

Holiday Inn & Suites: prático, confortável e bem localizado.

Ultra Loaloa Nile Maadi: quartos amplos e bom custo-benefício.

Royal Maadi Hotel: perto de ótimos restaurantes.

Lovely Large Master Bedroom: apartamento de um quarto.

Ivory Petal Bliss: apartamento para até quatro pessoas.

→ PERTO DAS PIRÂMIDES

Steigenberger Pyramids Cairo: é um dos melhores com vista para as pirâmides.

Marriott Mena House: é sua melhor escolha na área das pirâmides.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

34 respostas

  1. Olá! Fui para o Egito em 2003 e amei! Na época contratei uma empresa de turismo no Cairo que reservou os hotéis e fez toda a programação com guia e van particular para minha família. Me lembro que não foi caro.
    Agora quero voltar para lá e gostaria de saber se você tem indicação de empresas idôneas ou guias que fazem este trabalho.
    Obrigada!

  2. Vou pra o Egito em novembro, posso levar e usar a moeda brasileira? qual o valor em relação a moeda do Egito?

  3. Estamos planejando ir para o Egito no mês de abril de 2024, é possivel que essas tempestades de areia atrapalhem o passeio?

  4. Estou a pensar em ir em Julho mas estou com receio que seja muito quente. Vivo numa cidade em Portugal, que por vezes atinge os 40º e é insuportável. O que acha ? uma vez que vive no Egipto, pode me dar a sua opinião ?!

  5. Oi, Altier!
    Vou ao Egito com a família em janeiro. É possível conhecer os templos do sul do país sem fazer o cruzeiro? Sempre li que o Egito é um país barato, mas agora que estou fazendo o roteiro, fiquei assustada com os valores praticados pelos guias. E é importantíssimo o auxílio de um guia, já que é uma viagem à historia!
    Parabéns pelo blog!

  6. Oi, Selma.
    Tem várias: KLM, Air France, Lufthansa, Britich Airways, Egyptair, etc.
    Um abraço,

  7. Olá,
    Pensando em conhecer o Egito em Setembro saindo de SP. Poderia indicar qual a melhor opção de cias aéreas via Europa?
    Obrigada!

  8. Olá, Lolo.
    Dizer que as chuvas são mais frequentes não significa dizer que chova muito ou o verão todo. É uma questão de interpretação de texto: os meses do verão têm mais chance de chuva e isso é confirmado pelo dados históricos feitos pela previsão do tempo.
    Um abraço.

  9. Adorei as informações.
    Estou pretendendo ir ao Egito em 2022. Estou em dúvidas se o melhor mês seria abril ou setembro.
    O que vc me aconselha?
    Irei com uma amiga e pretendemos fazer um cruzeiro no Nilo.

  10. Oi, Maria.
    A fonte maia segura é consultar a embaixada do Egito e procurar informações em sites oficiais. Essa regras mudam com frequência, mas pelo que tenho visto é só apresentar o teste negativo e embarcar.
    Um abraço.

  11. Olá Altier, sou Portuguesa estou a trabalhar na Holanda.
    Eu e minha cara metade estamos a pensar visitar o Egito em Setembro.
    Podes informar, se é obrigatório vacina? Temos que faxer quarentena?
    Parabéns pelo teu blog.

  12. Olá Altier, sou Portuguesa estou a trabalhar na Holanda.
    Eu e minha cara metade estamos a pensar visitar o Egito em Setembro.
    Podes informar, se é obrigatório vacina? Temos que faxer quarentena?
    Obrigada.

  13. Ola boa tarde! Minhas colegas Agentes de Viagem estiveram lá recentemente (coisa de 20 dias atrás) e fizeram tudo: Cairo, Luxor – Aswan no Cruzeiro, Sharm el sheikh etc. Elas pegaram tudo aberto. Foram de Qatar.
    Você falou com guias locais no Cairo? Tenho um casal embarcando pra lá.
    Help!

  14. Ola ALTIER MOULIN.
    Muito bom seu Blog.
    Estou pretendendo ir ao Egito em Setembro 2022, eu e minha esposa temos 74 e 66 anos e gostaria de saber se você pode nos indicar uma empresa idonea e que não tenhamos problema no Egito.

  15. Imprevisível.
    Falei ontem com um guia de la e está tudo fechado, sem previsão de retomada.

  16. Oi, Nelson.
    Não indico planejar viagem neste momento. Atualmente, o Egito exige que seja feita quarentena. Além disso, as melhores rotas para chegar ao país passam pela Europa, que ainda não suspenderam as restrições para brasileiros. É muito arriscado.
    Um abraço.

  17. Prezado Altier, boa noite.
    Parabéns pelo teu blog, muito didático e bem escrito.
    Estou pensando em ir em set/2021, visto que as restrições quanto à pandemia não estão severas.
    Se não for te pedir muito, faria um roteiro para uns 25 dias pelo Egito.

    Grato.
    Nelson Chida.

  18. Oi, tudo bem? Estou querendo ir na segunda quinzena de outubro, o clima está época é mais ameno?

  19. Oi, Marcos.
    Temperatura em torno dis 30 graus, especialmente a partir da segunda quinzena.

  20. Olá! Eu vou em abril e estou com medo do calor ? vc saberia me dizer se em abril o calor é de matar?? ???

  21. Olá! Tenho muita vontade de conhecer essa terra fantástica. Pelo que pude entender, a melhor época para ir é no inverno. Vc acha necessário levar casacos muito quentes, ou o inverno é parecido com o do Brasil? As mulheres estrangeiras precisam andar com cabeça coberta nas ruas? Já me sinto dando os primeiros passos rumo às pirâmides, só em obter essas informações. Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4