Todo o Egito é cheio de relíquias de sua antiguidade, mas é incrível como a gente consegue encontrar lugar tão especiais pertinho do Cairo, a capital. Dois desses lugares são o Complexo de Saqqara e a cidade perdida de Mênfis, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Complexo de Saqqara
O conjunto de templos e pirâmides de Saqqara, na cidade de Guiza, talvez seja a primeira experiência dos egípcios na construção de monumentos desse tipo.
Só para ter uma ideia, muito antes da construção das pirâmides de Guiza, as estruturas daqui já eram consideradas inspiração para todo o país pela grandiosidade e pela técnica utilizada.
Apesar de sua fama atual, esse conjunto arquitetônico do Antigo Egito esteve coberto por areia até a metade do Século 20. E, na verdade, a pirâmide de Djoser não é exatamente uma pirâmide.
Ela foi construída, na primeira fase, em três andares. Depois, foram acrescentados mais dois, atingindo a altura de sessenta metros.
A pirâmide de degraus, como também é conhecida, é misteriosa. A data de sua construção é desconhecida. Com subterrâneos simplesmente únicos e misteriosos, um fato curioso é que nesta área nunca foi encontrada uma múmia.
Um pouco mais distante da capital – e também menos famoso –, o complexo de Saqqara é muito mais tranquilo de ser visitado. Não há aquele tanto de turistas ou vendedores ambulantes como eu encontrei em Guiza.
Portanto, é possível caminhar com mais calma pelo gigantesco espaço que reúne as construções.
Quando estiver por aqui, não deixe de apreciar o muro que circula o complexo. Ele é absolutamente incrível. Foi feito de granito maciço, perfeitamente talhado. O muro tem dez metros de altura, 14 portas falsas e apenas uma verdadeira.
A cidade perdida de Mênfis
Para concluir o roteiro pelos sítios arqueológicos ao redor do Cairo, chega a hora de visitar Mênfis. Isso depois de ter passado pelas pirâmides de Gizé e de Saqqara.
Uma das muitas antigas capitais do Egito, a cidade perdeu sua importância somente depois da ascensão de Alexandria.
Na verdade, pesquisas mostram que Mênfis está, hoje, soterrada sob a vila de Mit Rahina. Arqueólogos acreditam que sua importância ao longo da história faraônica nunca foi superada por qualquer outra cidade.
Até mesmo quando Tebas passou a ser a capital real e religiosa, Mênfis manteve seu status de sede administrativa do país.
Aqui, a principal atração é o que restou do Templo de Ptah, o mais famoso da cidade. Ptah era a divindade de Mênfis e, segundo os registros históricos, venerado como um deus criador.
Todos os homens teriam surgido do desejo de seu coração manifestado por meio de sua voz.
Importante centro de peregrinação, o grande Templo de Ptah era uma das estruturas mais proeminentes da cidade. Ele cobria uma área enorme, que passou a ser ocupada pela lavoura dos camponeses que vivem na região.
Felizmente, as ruínas da cidade perdida de Mênfis têm sido fortemente preservadas desde que se tornaram Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1979.
No que restou do templo, as principais atrações são a esfinge, a estátua e o colosso de Ramsés II. Por falar nisso, em Mênfis encontra-se um grande número de esculturas representando esse faraó.
Na única parte coberta do museu, fica o que restou do colosso de Ramsés II esculpido em alabastro. Essa imensa escultura tem 13 metros de altura e pesa 180 toneladas.
Descoberta em 1820, perto de um dos portões do Templo de Ptah, a estátua teve seus pés quebrados e, por isso, é exibida deitada.
O reinado de Ramsés II foi o mais importante da história egípcia, principalmente nos aspectos econômico e militar. Ele foi também um dos mais longos do Antigo Egito e, por isso, é chamado de Ramsés, o Grande.
Programe sua visita a Saqqara
A entrada nos complexos de templos e pirâmides de Saqqara e na cidade perdida de Mênfis custa EGP 180.
Você pode visitar Saqqara todos os dias, das 8h às 16h. A melhor época para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas.
Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito. As temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país.
Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.
Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo
As pirâmides de Saqqara ficam a cerca de 30 quilômetros do Cairo, e dificilmente você vai encontrar transporte público que chegue aqui com agilidade.
Portanto, a melhor opção é contratar uma agência que leve você aos principais sítios arqueológicos da região, como as pirâmides de Guiza e a cidade de Mênfis.
5 melhores passeios do Cairo
Qualquer viagem ao Cairo, a mítica terra dos faraós, não será completa se você não conhecer os pontos turísticos mais visitados por viajantes do mundo todo. A maioria deles faz parte do período histórico mais importante do país, entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c.
Pirâmides de Gizé
A nossa lista não poderia começar de outra forma.
Pode parecer clichê, mas quem chega ao Egito quer mesmo é visitar as pirâmides. E, diferentemente do que muita gente imagina, elas não estão abandonadas no meio do deserto, longe de tudo e de todos.
O conjunto formado por essas imponentes obras fica na cidade de Gizé, a apenas 28 quilômetros do Cairo. É a única das Sete Maravilhas do Mundo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Justamente por isso, é dele todo o mérito pela atenção dos turistas que visitam o Egito.
As pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com 146 metros de altura, a pirâmide de Queóps é a maior do Egito.
Como fazer o passeio
Há agências que fazem visitas com guias em português e vale muito a pena. Geralmente, os roteiros incluem paradas em outros sítios arqueológicos nos arredores de Gizé.
Uma boa opção é a excursão particular de um dia pelas pirâmides de Gizé, de Saqqara e Dahshur. São oito horas de passeio e você vai entender tudo o que está por trás da construção das pirâmides com guia falando português.
Se preferir, você pode fazer um passeio particular pelas pirâmides de Gizé, Dahshur, Sakkara e ainda conhecer Memphis. O guia – falando português – buscará você no hotel, fará todo o roteiro, que deve durar cerca de oito horas, e depois vai lhe deixar confortavelmente no hotel.
Eu indico muito o passeio que visita o Grande Museu Egípcio, as Pirâmides de Gizé e a Esfinge. Ele dura cerca de sete horas e vale a pena demais. É perfeito para quem quer, em um dia, entender tudo sobre a construção das pirâmides e sobre a vida dos faraós.
Também dá para visitar apenas as Pirâmides de Gizé, onde também fica a Esfinge. O passeio dura entre três e cinco horas e é feito com guia que fala português.
Se quiser fazer a visita guiada ao Grande Museu Egípcio separada, também é possível. Esse passeio inclui ingresso e audioguia em Português.
Tem a opção de fazer todo o roteiro das Pirâmides de Gizé com guia mulher – que não fala português.
de uma grande barragem, que inundaria o vale onde estavam os templos de Abu Simbel, gerou grande preocupação internacional.
Museus do Cairo
Atualmente, há pelo menos dois incríveis museus sobre os achados do Antigo Egito que você deve visitar.
O mais clássico é o Museu Egípcio do Cairo (MCE), que fica nos arredores da praça Tarhir, no Centro da cidade. Ele funciona em um prédio do período neoclássico, que foi construído para receber as relíquias encontradas e estudadas por arqueólogos em todo o território nacional.
Ele funciona desde 1902 e tem um acervo de mais de 100 mil peças do Antigo Egito, entre elas, esfinges, múmias e a máscara mortuária do faraó Tutancâmon.
Já o novíssimo Museu Nacional de Civilização Egípcia (NMCE) foi inaugurado em 2021 para contar a História da civilização egípcia desde a pré-história até os dias atuais.
Para acomodar o acervo de 50 mil peças, foi preciso construir uma área imensa, com 135 mil metros quadrados. O novo museu já é um dos mais concorridos pontos turísticos do Egito.
Como visitar os museus
Eu considero essencial ter um guia para nos ajudar e conhecer os museus. Primeiro porque eles são grandes – o museu novo é gigante – e com o guia, além dele explicar tudo, nos já vamos aos locais mais interessantes sem perder o que é essencial.
Você pode fazer uma visita guiada de meio dia ao Museu Egípcio com guia que fala português.
Se quiser fazer a visita sem o guia, dá para comprar os ingressos e reservar o transporte o Museu Nacional e para o Museu Egípcio, e ainda fazer uma parada para almoço – tudo no mesmo pacote.
Pirâmides de Saqqara
O conjunto de templos e pirâmides de Saqqara, na cidade de Gizé, talvez seja a primeira experiência dos egípcios na construção de monumentos desse tipo. Só para ter uma ideia, muito antes da construção das pirâmides de Gizé, as estruturas de Saqqara já eram consideradas inspiração para todo o país pela grandiosidade e pela técnica utilizada.
Apesar de sua fama atual, esse conjunto arquitetônico do Antigo Egito esteve coberto por areia até a metade do século 20. E, na verdade, a pirâmide de Djoser não é exatamente uma pirâmide: ela foi construída, na primeira fase, em três andares. Depois, foram acrescentados mais dois, atingindo a altura de sessenta metros.
A pirâmide de degraus, como também é conhecida, é misteriosa. A data de sua construção é desconhecida e em seus subterrâneos únicos e misteriosos, nunca foi encontrada uma múmia.
Como fazer o passeio
A visita à pirâmides de Saqqara geralmente é feita combinando outros atrativos do entorno. Isso é perfeitamente possível e fica mais barato.
Esta excursão particular de um dia com almoço visita Sakkara, Memphis e Dahshur em até oito horas de passeio acompanhado de guia que fala português.
Tem esta opção de passeio privativo pelas Pirâmides de Gizé, Memphis e Saqqara. Ele é mais barato, mas não tem guia em português.
Rio Nilo
É impossível ignorar a importância do rio Nilo no período do Antigo Egito e, obviamente, também nos dias atuais. Um dos maiores rios do mundo, foi em suas margens que surgiram as primeiras civilização que habitaram o Egito.
O rio que traz vida para as terras áridas do país é, também, um grande atrativo turístico. Navegar por suas águas em embarcações tradicionais – conhecidas como feluccas – e até mesmo fazer um cruzeiro pelo Nilo é uma experiência incrível.
A rota mais comum dos cruzeiros é entre Luxor e Aswan, duas cidades históricas cheias de achados do Antigo Egito.
Como fazer o passeio
Há vários passeios de felucca – embarcação tradicional do Nilo – com curta duração que valem muito a pena.
Tem um passeio que sai pela manhã ou no pôr do sol e tem duração de duas horas. Além de admirar a paisagem, a gente experimenta a culinária tradicional egípcia no café da manhã ou no jantar.
Esta outra opção tem também dura duas horas com opções no café da manhã, almoço e jantar.
Se você quer uma experiência mais completa navegando por um dos rios mais emblemáticos do mundo, fazer um cruzeiro pode ser interessante.
O cruzeiro de 4 dias pelo Nilo para Aswan, inclui voos de balão e visitas a vários pontos turísticos do Egito, incluindo os templos de Luxor, Karnak, Edfu, Kom Ombo, Hatshepsut, Abu Simbel e o Vale dos Reis.
Este pacote é bem interessante por inclui três noite em cruzeiro cinco estrelas, todas as refeições (sem bebidas), visita a todos os lugares que já comentei e a volta para o Cairo é feita de avião, saindo do Aeroporto de Abu Simbel – a passagem aérea faz parte do pacote.
É uma excelente experiência!
Cairo Antigo
Andar pelas ruas do Cairo Antigo é uma experiência que vai deixar sua viagem muito mais completa, pois é uma verdadeira imersão no modo de vida dos egípcios, e de como eles lidam com questões religiosas e comportamentais.
Conhecer o bazar Khan El Khalili, um dos mais antigos e famosos do Oriente Médio – ele começou a funcionar em 1382 –, visitar a Igreja Ortodoxa Copta da Santa Maria Virgem, conhecida como “Igreja Pendurada”, que data do século 3, e a Sinagoga de Ben Ezra que, segundo a tradição local, está localizada no ponto onde Moisés foi encontrado quando era bebê.
É tudo muito fascinante!
Como fazer o passeio
Há um passeio particular pelo Cairo Antigo que tem duração de cinco horas. Ele é conduzido por um guia egiptólogo e também inclui taxas de entrada nos locais visitados e transporte saindo do hotel em que estiver hospedado.
Onde ficar no Cairo
Os bairros mais indicados para ficar no Cairo, sem erro, são Zamalek, Centro e Garden City.
Quando visitei a capital do Egito, eu fiquei na parte histórica da cidade, bem perto da Praça Tahir e do Museu Egípcio do Cairo.
Esta parte é onde o coração da cidade parece bater mais forte, mas é nela, também, que a confusão é maior. De qualquer forma, não há como conhecer o Cairo sem fazer parte disso tudo.
No Zamalek e no Garden City, regiões mais nobres à beira do Rio Nilo, estão os resorts famosos, ideais para quem pode e quer curtir a cidade com mais conforto.
Você também tem a opção de ficar em um hotel com vista para as pirâmides. Só que eles ficam bem longe do Centro do Cairo e isso pode exigir muitos deslocamentos.
Então, para resumir, há três áreas principais para ficar no Cairo:
→ No Centro, nos arredores da Praça Tahrir;
→ Perto do Nilo, nos bairros mais modernos;
→ Na área das pirâmides, em Gizé.
Na lista abaixo, você encontra excelentes opções nas áreas mais interessantes da cidade, inclusive na área das pirâmides.
Melhores opções para ficar no Cairo
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, hostels e apartamentos mais reservadas pelos leitores.
→ CENTRO
Fairmont Nile City: impecável e tem vista para a cidade.
The Square Boutique Hotel: uma das melhores opções do Centro.
Tahrir Plaza Suites: tem uma localização excelente.
Steigenberger El Tahrir Cairo: é muito elogiado pela estrutura dos quartos.
The Nile Ritz-Carlton é um clássico com vista para o Rio Nilo.
Town View Hotel: bom para quem não quer gastar muito.
Cairo Hub Hostel: um dos melhores hostels da cidade.
→ ZAMALEK
New President Hotel Zamalek: ótimo para quem esta viajando em família.
Hilton Cairo Zamalek Residences: tem um estilo vintage que agrada a muita gente.
Sofitel Cairo Nile El Gezirah: localização maravilhosa perto dos pontos turísticos.
Cairo Marriott Hotel: tem uma vista linda para o rio Nilo.
→ GARDEN CITY
InterContinental Cairo Semiramis: para quem quer relaxar vista para o Centro do Cairo.
Four Seasons Hotel Cairo: é um cinco estrelas e isso já diz muita coisa.
Kempinski Nile Hotel: é o meu preferido desta lista.
→ MAADI
Holiday Inn & Suites: prático, confortável e bem localizado.
Ultra Loaloa Nile Maadi: quartos amplos e bom custo-benefício.
Royal Maadi Hotel: perto de ótimos restaurantes.
Lovely Large Master Bedroom: apartamento de um quarto.
Ivory Petal Bliss: apartamento para até quatro pessoas.
→ PERTO DAS PIRÂMIDES
Steigenberger Pyramids Cairo: é um dos melhores com vista para as pirâmides.
Marriott Mena House: é sua melhor escolha na área das pirâmides.
Informações Básicas
Visto
Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.
Documentos
É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.
Dinheiro
A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.
Vacinas
É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.
Informações sobre covid-19
Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.
Seguro viagem
O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ PLANOS MAIS INDICADOS
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.
O GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.
Veja mais dicas do Egito
Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.
Respostas de 3
Eu recomendo fortemente o https://instagram.com/walid.yehia.39?utm_medium=copy_link
É um excelente guia, fala português perfeitamente. É muito honesto e ama o que faz
Oi, Rodrigo.
Não, eu fiz a visita com um guia local em inglês.
Um abraço.
Parabéns pelo site! Você conseguiu guias que falavam português? São fáceis de encontrar? Abc