Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro no Egito: entenda como fazer câmbio e saques

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quem não sonha conhecer a terra dos faraós e ver de perto as pirâmides? Só que para planejar sua viagem, você precisa entender como funciona o dinheiro no Egito.

Para começar, eu sempre digo que a melhor forma de se planejar como gastar seu dinheiro em uma viagem, é levando um pouco de cada forma. Ou seja, dinheiro em espécie, cartão de débito e crédito.

Mesmo que não vá utilizar todos elas, na hora de uma emergência, isso pode ser muito útil.

Moeda do Egito

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pelas siglas EGP ou LE e pelo símbolo £, o mesmo da libra britânica. Cada libra equivale a 100 piastras, que são como os centavos aqui no Brasil.

As notas são de 1, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 libras. As moedas, de 5, 10, 20, 25 e 50 piastras e 1 libra.

Quando estive no Egito, era muito difícil saber o valor de cada nota, já que todos dados estavam em árabe – inclusive os numerais. Atualmente, as moedas têm informações em árabe e inglês, o que facilitou muito a nossa vida.

Dinheiro no Egito: câmbio, taxas e saques

Como trocar seu dinheiro

Não é possível encontrar libra egípcia nas casas de câmbio do Brasil. Então, você deve levar dólar e fazer a conversão assim que chegar ao Egito. O real não é aceito nas casas de câmbio de lá.

A melhor escolha são as casas de câmbio legalizadas, como as que funcionam dentro dos hotéis, ou os bancos. Mesmo que sejam mais caras, elas são mais seguras. Trocar seu dinheiro no Egito com qualquer pessoa na rua pode ser desvantajoso e perigoso.

Outra coisa que você deve saber é que, no dia a dia, nem sempre você conseguirá fazer pagamentos com cartão de crédito ou débito, a não ser em lojas e hotéis maiores.

A entrada para todos os museus e locais históricos deve ser feita na moeda nacional, pois o dólar, por exemplo, não é aceito. Então, sempre ande com um trocado no bolso para agilizar sua vida.

Dinheiro no Egito: câmbio, taxas e saques

Além disso, os egípcios amam uma gorjeta e você, praticamente, se sentirá coagido a dar algumas libras a mais por um serviço prestado. No táxi, no hotel, na lavanderia e até mesmo o seu guia vai lhe pedir claramente que você contribua com algo além do que você normalmente pagaria. Em alguns casos, a recusa poderá causar constrangimentos.

Fique esperto com um golpe muito comum aplicado por vendedores ambulantes: eles falam o preço em libra, e quando você vai pagar, dizem que é libra esterlina, utilizada no Reino Unido e muito mais cara. Então, recuse e pague com EGP mesmo.

Saques em caixas eletrônicos

É muito fácil sacar dinheiro no Egito. As principais cidades têm caixas eletrônicos nas ruas e nos comércios. Em sua maioria, esses equipamentos funcionam 24 horas e têm opção para o idioma inglês.

Você poderá sacar EGP diretamente de sua conta corrente usando seu cartão de débito. Para fazer isso, você precisará autorizar o uso de seu cartão no exterior e pagará o IOF de 6,38%.

Desde 2013, todos os gastos feitos com cartão no exterior têm o acréscimo do IOF, independentemente da forma como você gasta: crédito, débito ou pré-pago. A menor taxação é para a moeda em espécie, que é de 1,1%.

Taxas

Na hora de sacar seu dinheiro no Egito, é importante ficar atento às mensagens que aparecem na tela. Isso porque alguns bancos cobram taxas para saques em cartões de outros países. Então, só confirme a transação depois de conferir se outros bancos não oferecem isenção da cobrança, como os que fazem parte da Global ATM Alliance.

Os gastos feitos com cartão de crédito no exterior são convertidos para o dólar turismo – na maioria dos cartões –. E, depois, reconvertidos para o real no dia do fechamento de sua fatura. É isso que pode fazer a sua conta dobrar caso haja uma forte variação no preço do dólar.

Dinheiro no Egito: câmbio, taxas e saques

Dinheiro no Egito

Na chegada ao país, se estiver transportando um montante igual ou superior a USD 10.000, ou o equivalente em outras moedas, você deverá informar isso. Se não declarar a entrada da moeda estrangeira ou fizer declarações falsas, incompletas ou equivocadas, as autoridades poderão reter os valores e impor sanções cambiais.

O Egito não é um país caro, se comparado com outros do Oriente Médio. Se quiser fazer as contas, você deve ler: Quanto custa viajar para o Egito.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

35 respostas

  1. Pra usar cartão de crédito ou débito preciso atualizar ele aqui em meu banco de origem do cartão

  2. Estou pesquisando pra viajar ao Egito preciso de informações sobre hotel e câmbio de dinheiro em real para dólar

  3. Oi, Andréa.
    Desde 17 de junho de 2022, o Egito suspendeu todas as restrições de covid-19 para viajantes que chegam ao país. Portanto, não há necessidade de comprovar a vacinação ou de apresentar teste de RT-PCR negativo.
    Um abraço.

  4. oi, sobre o covid, quantas doses são necessarias? e mesmo com elas completas é preciso apresentar o exame ?
    Obrigada

  5. Oi, Martha.
    Apesar de não haver nenhuma orientação legal para isso, algumas casas de câmbio podem negar aceitar notas mais antigas.
    Então, prefira viajar com notas emitidas mais recentemente – após 2013.
    Um abraço.

  6. Quais notas de US$ são aceitas no Egito? As emitida após o ano 2000 ou somente as super novas (a partir de 2013)?

  7. bom dia eu quero ir pro egito mais saindodo brasil so vai ate cairo como posso chegar em alexandria pagando mais barato
    por que vou ficar em alexandria aviagém toda

  8. bom dia eu quero ir pro egito mais saindodo brasil so vai ate cairo como posso chegar em alexandria pagando mais barato
    por que vou ficar em alexandria aviagém toda

  9. Gostaria de saber sobre a viagem para o Cairo como q faço Pra mim estala em hotel ou aluga casa pra mora no Egito e difícil mulher arruma emprego no Cairo e nos milhares tem alguma segurança no Cairo sim for ir sozinha pro Egito por favor mim digar preciso mim mantém irformada

  10. Gostaria de saber sobre a viagem para o Cairo como q faço Pra mim estala em hotel ou aluga casa pra mora no Egito e difícil mulher arruma emprego no Cairo e nos milhares tem alguma segurança no Cairo sim for ir sozinha pro Egito por favor mim digar preciso mim mantém irformada

  11. Preciso receber um pagamento de um cidadão egípcio, há alguma maneira de conseguir receber, estando eu aqui no Brasil?

  12. Como faço para receber dinheiro quê vai ser depositado na minha conta bancária, aqui Brasil São Paulo, é seguro esse depósito?

  13. Como fasso para receber dinheiro de alguém que mora no Egito ..
    Hadaeq Al Qubbah, ele mora lá e deste lugar mais quer me enviar vc dinheiro como faço para receber como ????

  14. Oi, Leda.

    Eu troquei lá mesmo: levei dólares e fiz o câmbio lá.
    Você também pode levar euros.
    As casas de câmbio do Brasil não têm a moeda egípcia.

    Um abraço.

  15. Oi Altier, tudo bem? Gosto muito do seu blog. Sempre um excelente conteúdo! Primeiramente, parabéns. 🙂
    Queria saber onde você trocou dinheiro para ir para o Egito? Conhece alguma casa brasileira? Está difícil achar casa de cambio que trabalha com a libra egípcia em Sp.

    Se vc tiver qq ideia sobre isso, agradeço.

    Sucesso e obrigada pelas informações 😉

  16. Bom dia se eu quiser que envia 2000 reais para o brasil como eu faço pode ser pela minha conta brasileira.

  17. Sim, Estevam.
    São aceitos normalmente com as bandeiras internacionais, como Visa e Master.
    Você pode pagar no débito ou sacar nos caixas eletrônicos.

    Um abraço.

  18. Olá,
    Grato pelas informações!
    Saberia informar se os cartões pré pagos (como por exemplo Cash Passaport) são aceitos?
    Grato e bom trabalho!

  19. Quero saber se é verdade que meu namorado que é egípcio é proibido de mim enviar libra egipcia para mim que moro no Brasil? Se ele mim enviar dinheiro ele vai ser preso?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *