Pesquisar
Close this search box.

Templo de Karnakr: como visitar o maior templo do Antigo Egito

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Templo de Karnak, em Luxor

Não é novidade para ninguém que o Egito é cheio de monumentos incríveis e a gente sempre vai achar um motivo a mais para atiçar a nossa vontade de conhecer o país. Uma dessas maravilhas é o Templo de Karnak, o maior de todo o Egito, com uma área de 2.400 metros quadrados.

O Templo fica em Luxor, a quase 700 quilômetros ao sul do Cairo, a capital do Egito. Luxor é a cidade onde as pesquisas arqueológicas foram mais produtivas, revelando ao mundo dezenas de monumentos da antiga civilização egípcia.

→ Onde ficar em Luxor

Dividida pelo Rio Nilo, as margens leste e oeste abrigam abundantes relíquias que têm sido restauradas e mantidas ao longo dos anos.

Templo de Karnak, em Luxor

O Templo de Karnak

É na margem leste do rio Nilo, dedicada à vida e aos vivos, que está o Templo de Karnak.

Com um tamanho que supera todos os outros do país, sua construção demorou quase dois mil anos. E, ainda assim, não foi totalmente concluída, segundo estimam os estudiosos.

Sua restauração e conservação tiveram início no século 18 e, até hoje, não foram terminadas: as buscas no local nunca cessaram e, de tempos em tempos, uma nova descoberta ou uma nova interpretação sobre o templo surge no meio desses empoeirados tijolos.

Templo de Karnak, em Luxor

Dedicado ao deus sol, Amon-Rá, o gigantesco complexo de templos chegou a ter cerca de 80 mil trabalhadores em sua fase mais pesada.

Naquela época, imensas avenidas o interligavam aos demais templos da região. A principal delas, que levava ao Templo de Luxor, era ladeada por esfinges em todos os seus três quilômetros.

Como o templo foi ocupado por diferentes faraós – um deles, o famoso Ramsés II –, em suas paredes há dois diferentes estilos de escrita.

O primeiro, feito em alto relevo, era mais fácil de ser danificado. Já no segundo, as pedras eram talhadas em profundidade, e isso permitia que os registros permanecessem intactos por mais tempo.

Templo de Karnak, em Luxor

Em Karnak, ainda restam algumas das mais de 130 gigantescas colunas esculpidas em pedra maciça. Cada uma delas tem mais de 20 metros de altura, e não há quem não se sinta minúsculo perto delas.

Aliás, é bom que você dedique um tempo para visitar este complexo de construções tão importantes: uma manhã inteira é o suficiente. Qualquer visita ao Egito não seria a mesma sem uma digna visita ao Templo de Karnak.

Templo de Karnak, em Luxor

É importante lembrar que as descobertas deste complexo estão espalhadas por uma área de mais de dois quilômetros quadrados, e você pode andar em boa parte desse espaço para explorar seus detalhes.

Mas, lembre-se que você estará visitando um templo, um local sagrado e por isso é importante usar roupas adequadas e não exagerar nas poses para fotos.

Os antigos egípcios acreditavam que seu deus vivia em Karnak e, justamente por isso, foi considerado o principal centro de adoração de todo o país durante três dinastias, entre os séculos 16 e 11, antes da era cristã.

Ainda hoje, Karnak é considerado um dos maiores complexos religiosos do mundo.

Planeje sua visita ao Templo de Karnak

Quanto custa

A entrada no Templo de Karnak custa EGP 200 e estudantes pagam EGP 40. Dentro do templo, alguns homens se apresentam como guias. Se considerar justo, você pode contratar um deles, mas eu aconselho procurar um guia profissional.

Quando ir

A visita pode ser feita todos os dias do ano, das 9h às 17h, mas eu sugiro a você que visite o Templo de Karnak no início do dia, quando ainda está mais vazio. Depois das 11h, o movimento aumenta com a chegada dos ônibus de excursão.

O melhor período para visitar o Egito é de outubro a maio, quando as temperaturas não são muito agressivas.

Nos outros quatro meses – junho, julho, agosto e setembro –, é verão no Egito e as temperaturas muitas vezes podem chegar perto dos 50 graus, principalmente em Luxor, Aswan e em outras partes do sul do país.

Apesar do calor, é nessa época que dá para ver o país sem aqueles milhões de turistas.

Nos feriados de fim de ano e na Páscoa, tudo fica muito mais tumultuado por causa dos turistas europeus que chegam aqui com frequência – principalmente para fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Templo de Karnak, em Luxor

Como chegar

Para chegar a Luxor, cidade a 700 quilômetros do Cairo, você pode fazer a viagem de trem. Eu explico isso em: O trem para Luxor e Aswan.

O Templo de Karnak fica na margem leste do Rio Nilo e você pode pegar um micro-ônibus que sai do Centro. Basicamente usado por moradores locais, esses veículos não têm muito conforto, e por isso são bem baratos: a passagem custa cerca de EGP 2.

A maneira mais cômoda de fazer a visita é contratando um passeio com traslado e guia incluso, mas avalie bem o preço que vão lhe cobrar. Uma boa opção é consultar a recepção de seu hotel.

Onde ficar em Luxor

Para decidir onde ficar em Luxor, o primeiro passo é escolher entre a parte ocidental ou oriental da cidade. Lembra que eu falei que Luxor é cortada pelo Nilo? Pois, é isso.

A parte Oriental – Chamada de East Bank – é que está a estrutura da cidade, os principais templos e a maioria dos hotéis. Eu considero essa parte da cidade  a melhor área para ficar em Luxor. 

Do outro lado do Nilo – no West Bank –, ficam as acomodações mais baratas, mas você pode ter a sensação de estar em um lugar abandonado.

Independentemente da área que escolher, um fator que vai interferir no preço é a proximidade com o rio: quanto mais perto dele, mais caro.

Como falei, eu considero melhor ficar na parte Oriental da cidade, que tem mais atrações e serviços como restaurantes, lojas, shoppings e etc.

Na lista abaixo estão as melhores opções de hospedagem nas duas áreas para você avaliar com calma antes de decidir onde ficar em Luxor.

Sofitel Winter Palace Luxor

O Sofitel Winter Palace Luxor tem uma localização excelente, com vista para o Rio Nilo com seus segredos milenares. Os quartos são extremamente confortáveis, limpos, arejados e decorados como se fossem de uma realeza – a sensação é de estar em um palácio.

Onde ficar em Luxor

O jardim é muito bem cuidado, a piscina é fantástica e o atendimento de toda a equipe é super elogiado. Vale cada centavo e pode ser sua escolha de onde ficar em Luxor.

Onde ficar em Luxor

Steigenberger Resort Achti

O Steigenberger Resort Achti tem uma estrutura linda, com quartos amplos, limpos e muito bem decorados e os banheiros são excelentes, espaçosos e ótimos também. Todos os funcionários são muito atenciosos e o café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Luxor

A área da piscina é maravilhosa e os restaurantes servem comida boa e fresquinha, com muitos pratos da culinária árabe feitos por quem realmente entende do assunto.

Hilton Luxor Resort & Spa

Para falar do Hilton Luxor Resort & Spa é preciso fazer uma lista de elogios. Localização muito boa – afastado da parte mais agitada da cidade –, funcionários sempre profissionais e carismáticos, quartos extremamente confortáveis e café da manhã muitíssimo bom. Precisamos de mais alguma coisa?

Onde ficar em Luxor

As duas piscinas são ótimas, têm ambientes diferentes e uma tem borda infinita com vista para o Nilo. Se quiser um momento romântico, é só combinar para jantar à beira da piscina. Sua viagem será inesquecível.

Onde ficar em Luxor

Pavillon Winter Luxor

O Pavillon Winter Luxor fica em uma área bem central, perfeita para quem pretende explorar Luxor e a região. O café da manhã é servido no jardim, perto da piscina que é excelente para o dias quentes do verão, quando a gente só quer sombra e água fresca.

Os quartos são bastante espaçosos e os banheiros são muito bons também. Toda a decoração clássica dá a ideia de que estamos em um palácio. O atendimento é sempre muito elogiado e o custo-benefício é vantajoso.

Onde ficar em Luxor

Pyramisa Hotel Luxor 

O Pyramisa Hotel Luxor tem uma vista linda para o Nilo, com direito a pôr do sol sobre o Vale dos Reis. Os jardins e toda as áreas comuns são muito bem cuidadas e sempre estão muito limpas.

Onde ficar em Luxor

Os quartos são bem amplos e aconchegantes. Não é exatamente um hotel novo, mas carrega história e tradição que se traduzem em bom atendimento e preços justos.

Sonesta St. George Hotel 

O Sonesta St. George Hotel fica na área dos principais hotéis, e isso garante mobilidade e agilidade na hora de sair para os passeios. Os quartos são muito espaçosos, com camas excelentes e tudo de primeira. A decoração é impecável e você vai notar isso.

Onde ficar em Luxor

Os funcionários são muito bem treinados, a limpeza é criteriosa e o pessoal da cozinha capricha no café da manhã. Meu destaque vai para os quartos com banheira e vista para o Nilo. Sensacional, não acha?

Iberotel Luxor

O Iberotel Luxor tem uma localização ótima, de frente para o Rio Nilo, e os quartos são amplos, extremamente confortáveis e decorados com muito bom gosto. O restaurante serve pratos da culinária internacional e é sempre muito elogiado.

Onde ficar em Luxor

O jardim é enorme e super gostoso para desfrutar a tranquilidade do fim de tarde, longe da agitação da cidade. A piscina que flutua sobre o rio é sem dúvida outra maravilha deste que é um dos melhores lugares para ficar em Luxor.

Djorff Palace

Do outro lado do rio, na parte ocidental, a única opção que acho que realmente vale a pena é o Djorff Palace. Como expliquei, esta parte é menos estruturada e você pode acabar se sentindo perdido se ficar em outro lugar.

Onde ficar em Luxor

Isso não acontece no Djorff Palace porque ele é uma ilha, tem de tudo que você precisa com muita personalidade e serviços super elogiados, com altíssimo padrão de qualidade. Vale a pena dar uma olhada com calma.

In Luxor Nile Apartments

Para quem quer alugar um apartamento para ficar mais tempo na região, o IN LUXOR Nile Apartments é uma boa ideia. Ele fica na parte ocidental, numa área tranquila e menos turística.

Os apartamentos são modernos, bem equipados e satisfazem bem nossas necessidades. Eles acomodam até quatro pessoas, e todo mundo elogia o atendimento dos proprietários. Quem sabe você não decide chamar um deles de casa?

Onde ficar em Luxor

Faixas de preço em Luxor

Agora que você já viu quais são as minhas sugestões para escolher onde ficar no Luxor, vamos dar uma olhada nos preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e  você só precisa clicar nos pins azuis para ver os detalhes.  



Booking.com

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Adorei seu blog!!!!!
    Essas informações faz com que nós turistas qdo chegamos a determinados locais ,já chegamos cheio de boas informações!!!!!
    Parabens

  2. Oi Layane,

    Muito obrigado. Que sua viagem seja inesquecível como foi para mim. 😉

    Um abraço.

  3. Altier Moulin,

    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar. Fiquei encantada com tudo que escreveu sobre o Egito. Confesso que de todas as pesquisas que fiz e li, a sua foi a que mais gostei e a que mais me chamou a atenção pela riqueza de informações.
    Estou embarcando agora em julho para o Egito, e já estou levando o protetor solar fator 100 rsrsrs, na verdade era de 60 mais depois do seu texto mudei para o de fator 100.
    Parabéns, que você consiga realizar seu desejo de conhecer todos os lugares que tem vontade.
    Abraço e obrigada por compartilhar seu conhecimento e suas experiências.
    Layane Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1