Como é o trem para Luxor e Aswan: a forma mais barata de viajar pelo Egito

Atualizado em 13 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Se você está planejando uma viagem para o Egito, é necessário entender como é viajar no trem para Luxor e Aswan, cidades cheias de achados arqueológicos é são base para quem deseja visitar os templos de Abu Simbel.

Embora a maior atração do Egito – as pirâmides de Gizé – esteja a poucos quilômetros do Cairo, é mais ao sul do país que se encontra o maior número de sítios arqueológicos de todo o Antigo Egito.

Em Luxor, a 670 quilômetros da capital, está um vasto conjunto de templos e construções desta antiga civilização. Hoje, depois de um trabalhoso processo de pesquisa, muitos estão disponíveis para visitação.

O trem é uma das opções mais baratas e mais interessantes para quem viaja do Cairo para Luxor.

Apesar de não ter o conforto dos vagões europeus nem o glamour dos que percorrem a Transiberiana, o trem oferece comodidade e segurança.

Eu viajei em duas categorias diferentes, sozinho, com malas e todos os meus equipamentos a bordo. É isso que eu conto a partir de agora

O trem para Luxor

Para chegar a Luxor, a melhor opção é o trem turístico – o famoso sleeping train.

Operado pela empresa ERNST, ele parte diariamente da estação de Guiza às 20h05, mas é sempre bom consultar os horários para ver se há interrupção nas linhas ou mudanças de itinerário.

A passagem custa USD 80, em cabine dupla, e USD 120, em cabine individual. Uma informação importante é que esses valores são para estrangeiros. Os egípcios pagam EGP 450e EGP 700, respectivamente.

As cabines são limpas, equipadas com camas, travesseiros, cobertores, toalhas e lavatório.

A viagem dura cerca de 10 horas, e o trem é acompanhado por policiais. Essa medida foi adotada pelo governo depois do atentado de 1997.

Tanto na cabine dupla quanto na individual há serviço de bordo com jantar e café da manhã. Você pode ver as opções de refeições disponíveis no site da ERNST.

Na minha viagem de trem para Luxor, eu dividi a cabine com um turista australiano, e a viagem durou 16 horas: a ferrovia foi interrompida por manifestantes em protesto pelo acidente de trem que vitimou 19 pessoas e deixou dezenas de feridos poucos dias antes.

O trem ficou parado por horas. Com isso, a chegada a Luxor, que estava prevista para as 5h45, não aconteceu antes do meio-dia.

O trem para Aswan

O trajeto entre Luxor e Aswan é rápido e pode ser feito em trens não turísticos, o que representa uma economia e tanto, já que a passagem não custa mais do que USD 10, ou EGP 160 para egípcios.

Entretanto, as péssimas condições do trem que parte de Luxor para Aswan nos primeiros horários do dia jamais lembram o conforto e a tranquilidade que desfrutei no caminho do Cairo para Luxor.

Empoeirados, com cadeiras quebradas e quase sempre lotados, os vagões são uma lamentável constatação da realidade egípcia distante do que é preparado para o turista ver.

Além disso, as estações estão sempre tumultuadas e com inúmeros taxistas oferecendo seus serviços. Afoitos, eles nos abordam incessantemente, gerando até mesmo um clima de insegurança. Portanto, evite – evite mesmo – tomar um táxi nas estações. Opte por serviços contratados com antecedência ou procure por táxis legalizados.

Cruzeiro no Rio Nilo

A grande maioria dos viajantes independentes que planeja sua própria viagem para o Egito se esbarra em uma questão: vale a pena fazer um cruzeiro no Rio Nilo?

Como você pode imaginar, esta é uma escolha que, de fato, depende do estilo de cada um, mas eu reuni algumas informações que podem ajudar na decisão. E o melhor é que você vai ver que é muito mais fácil fazer as reserva do que, talvez, você estivesse pensando.

É que, hoje, dá para fazer a reserva do cruzeiro como se fosse a de um hotel. A gente escolhe a data, a cabine e pronto. E ainda tem a possibilidade de cancelar sem pagar taxas extras. Não é uma maravilha?

A primeira coisa que você precisa saber sobre os navios é que eles seguem basicamente o mesmo padrão. Então, esqueça aquela ideia de navios enormes, com milhares de pessoas e infinitos ambientes e opções de entretenimento.

O grande ponto positivo de fazer um cruzeiro é ter a comodidade de ter tudo à disposição durante a viagem: cama boa, restaurante com várias opções, piscina e um certo sossego que algumas cidades não têm.

Outra coisa que é comum a todos os navios é que eles funcionam no sistema all inclusive. Isso significa que as refeições – café da manhã, almoço e jantar – e as bebidas estão incluídos no preço.

Eu selecionei três opções para você ter uma ideia de como são os cruzeiros e, claro, já garantir a sua reserva.

Jaz Crown Jewel

O Jaz Crown Jewel faz a viagem entre Luxor e Aswan, uma rota super tradicional, rodeada por achados arqueológicos que deixam tudo ainda mais especial.

Há partidas de Luxor, com pacotes de sete ou quatro noites, e de Aswam, com pacote único de três noites.

PARTIDAS DE LUXOR
Todos os sábados
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as quartas-feiras
Pacote de 3 noites

Cruzeiro no Rio Nilo

Jaz Crown Prince

O Jaz Crown Prince também tem partidas de Luxor e de Aswan, com opções de sete, quatro e três noites dependendo de qual for a sua base.

Cruzeiro no Rio Nilo

PARTIDAS DE LUXOR
Todos os sábados
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as quartas-feiras
Pacote de 3 noites

Cruzeiro no Rio Nilo

Nile Monarch Nile Cruise

O Nile Monarch também faz a rota entre Luxor e Aswan e tem pacotes de sete e quatro noites, saindo de Luxor, e de três noites, saindo de Aswan.

Cruzeiro no Rio Nilo

PARTIDAS DE LUXOR
Todas as segundas-feiras
Pacotes de 4 ou 7 noites
PARTIDAS DE ASWAN
Todos as sextas-feiras
Pacote de 3 noites

Cruzeiro no Rio Nilo

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

De acordo com as informações da Autoridade de Turismo do Egito, antes de viajar para o país, você precisa estar preparado para apresentar os seguintes comprovantes:

  1. Seguro viagem com cobertura para covid-19, exigido para todos os viajantes, vacinados ou não – faça uma cotação do seguro viagem.
  2. Certificado de vacinação que tenha um QR Code válido – veja como solicitar o certificado internacional de vacinação contra covid;
  3. Resultado negativo do teste RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72 horas antes da partida do seu voo para o Egito – exigido de viajantes que não estiverem com o esquema vacinal completo;
  4. Formulário de declaração de saúde fornecido pela companhia aérea ou no aeroporto de chegada.

Testes de detecção de covid-19 estão disponíveis em nos aeroportos internacionais do Egito e custam, em média, USD 30, o RT-PCR.

As vacinas recebidas devem ser aprovadas pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Autoridade de Medicamentos do Egito, e você deve ter recebido a segunda dose para vacinas que requerem duas doses (Moderna, AstraZeneca, Sputnik V, Sinovac e Sinopharm) ou a primeira dose para vacinas que requerem apenas uma dose (Johnson & Johnson e Sputnik light) pelo menos 14 dias antes de entrar no Egito.

Todos os viajantes estão sujeitos a exames de saúde na chegada, como verificações de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde podem ser necessários para aqueles que apresentam sintomas gripais.

RETORNO AO BRASIL

De acordo com informações da Anvisa, viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Devido à pandemia de covid-19,  o Egito tornou o seguro de viagem um requisito para todos os visitantes internacionais.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

Os dados da apólice do seguro viagem serão necessários para preencher o formulário de declaração de saúde, exigido para entrar no país.

Não há requisitos mínimos de cobertura para o seguro de viagem, exceto que a duração da cobertura seja equivalente ao período que você planeja ficar no país.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

29 Comentários

  1. Claudia

    Fui em Nov/21…Para quem gosta de liberdade e ter seu horário, não aconselho o cruzeiro. O navio tem horas para aportar e partir então, ficamos limitados a esse horario. Isso me deixou muito nervosa pois sai do templo querendo ir nas feirinhas e não podia.
    Achei $80 dolares caro para um trem pois paguei um pouco mais que isso por um voo da Egiptian air.
    Da proxima vez quero ir sem prazos e pretendo ir de trem.
    As bebidas não estavam inclusas no cruzeiro (fui no steingenberg legacy). A latinha de coca custava 17 reias
    Deixo uma dica boa. Fui pela Emirates. 3 hrs de voo entre Dubai e Cairo. Na volta, peguem uns 3, 4 dias em Dubai. É bom aproveitar que ja esta ali ao lado…..

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Claudia.
      Obrigado pelas dicas.
      Um abraço.

      Responder
  2. Jurandir

    Altier, parabens pelo blog. Precos do trem: o valor que vc cita é por pessoa na cabine dupla? Qual o custo das refeições q vc mostrou? Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Jurandir.
      O preço é por pessoa.

      Um abraço.

      Responder
  3. louise

    voce sabe como se chama a estação de trem de luxor?

    Responder
  4. Lilhian

    Saudações meu amigo. Eu gostaria de saber se é fácil comprar na hora as passagens de trem. Ou preciso comprar com antecedência ?? E gostaria de também de saber o horário de volta de Luxor para o Cairo, pois não encontrei no link que você mandou

    Responder
  5. Tiago

    Ola meu amigo. Ótimo blog. Eu gostaria de saber os horários do trem para voltar para o Cairo.

    Responder
  6. Daian Zini

    Olá !
    Parabéns pelo ótimo relato.
    Não sou muito a favor de comprar “pacotes turísticos fechados”, mas não me sinto seguro para ir ao Egito por conta própria, comprando passagens de trem ou outros meios de transporte.
    Você acha que é possível fazer um roteiro básico pelo Egito, comprando tudo na hora, sem a ajuda de agentes de viagens?

    Responder
    • Altier Moulin

      Daian, Eu fiz isso.

      Fui sozinho e comprei tudo de pequenos operadores locais. Mas é preciso ter bom inglês e bastante jogo de cintura, porque eles são bem espertos. rs

      Um abraço.

      Responder
  7. Adriano Luiz Soares

    Vou pegar todas as dicas para minha viagem ao Egito em 2017, que estou iniciando o planejamento neste primeiro mês do ano.

    Responder
    • Altier Moulin

      Aproveite, Adriano. 😉

      Responder
  8. Juliana Sampaio

    Ola,
    desde de infância que sonho em conhecer o Egito e ler seus post parece que me transporta. Até te enviei um email fazendo perguntas sobre como funciona o país, mas nao tive resposta. Enfim, to estudando sua viagem para fazer a minha, se deus quiser, no próximo ano. Parabéns!

    Responder
  9. João Tura

    Gostei muito.

    Você pode me dizer p horário que o trem sai de Aswan para Luxor?

    Obrigado!

    Responder
  10. alfredo

    Olá gosto muito da comida árabe. Sim os árabes são muito hospedeiros e a questão de tocar no assunto Israel e Estados Unidos vai depender de quem você fala ou pessoa se for muçulmano com certeza vai falar mal. Você for lá no Egito você vai encontrar muitos cristãos. O cristianismo está crescendo no Egito e ta em alta, pois o governo cristão derrubou irmandade muçulmana no Egito. O Egito e um maravilhoso cheio de cultura.

    Responder
  11. ANDERSON

    Parabéns pelo bLOG.

    Tenho 7 dias somente para visitar Jerusalem e Egito, o que aconselha, vale a pena tomar um trem de cairo a luxor.

    E se não for a ABU SIMBEL, vou cortar meus pulsos depois rsrs

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Anderson,

      Acho que já trocarmos informações pelo Facebook, mas vale sim ir de trem até Luxor. Se todo modo achar que vai ficar corrido, há voos pela EgyptAir. Novamente, com pouco tempo, não vale a pena se deslocar até Abum Simbel para ver os templos que, na verdade, só são interessantes por fora.

      Um abraço.

      Responder
      • Ana E P L da Silva

        Verdade! Foi grande a decepçåo com o interior dos templos de Abu Simbel… A vuda toda querendo ve_ los e não parecem ter sido feitos pelos mesmos trabalhadores! Luxor é encantadora! E tudo o mais! Estive em setembro passado.Amei e voltaria novamente.

        Responder
        • Altier Moulin

          Coisas que a gente não tem como prever, né, Ana? 😉

          Um abraço.

          Responder
    • Conceição Aparecida da silva

      Oi..estou me preparando para ir em janeiŕo. Alguém pode me dizer qual uma empresa correta para q Eu eu meu esposo possamos ir tranquilos….ele tem bastante receio.
      Obrigada

      Responder
  12. Régis

    Mais uma dúvida sanada, rs. Obrigado, Altier! O seu blog norteará toda a minha ao Egito.

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Régis.

      Responder
  13. suzanne tomaz miranda

    Sempre vejo tuas fotos,e agora acompanhando suas viajem com o penaestrada,achei tudo muito fácil e bem explicativo,parabéns Altier,pelo sucesso e pelas tuas matérias.

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado Suzanne!
      Espero te ver sempre por aqui.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Luxor: A Cidade Dos Templos Egípcios Before 30 Project - […] indicada para turistas, a ERNST e também a do governo, a Egyptian National Railways. O blog Pé na Estrada…
  2. Luxor: A Cidade dos Templos Egípcios • Vai Pra Onde, Lívia?Vai Pra Onde Livia? - […] indicada para turistas, a ERNST e também a do governo, a Egyptian National Railways. O blog Pé na Estrada…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo